Your SlideShare is downloading. ×
Significado e Significante e a Dinâmica do Inconsciente na Terapia Regressiva
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Significado e Significante e a Dinâmica do Inconsciente na Terapia Regressiva

2,393
views

Published on

Published in: Education, Technology, Business

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
2,393
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Significado e Significante e a Dinâmica do Inconsciente na Terapia Regressiva
  • 2. Significado e Significante na Terapia Regressiva Idalino Almeida - A dinâmica do inconsciente e sua relação com os objetos, as ações e vivências externas (Significado) e as imagens, as sensações, emoções e as imagos internas (Significantes). - A Terapia Regressiva trabalhando os conteúdos (Significantes) do inconsciente, expurgando as emoções negativas agregadas, geradoras dos conflitos.
  • 3. O Inconsciente definido por Freud e reforçado por Lacan Idalino Almeida O inconsciente é formado por um conjunto de imagens-cópia do objeto ou situações reais de vivências diversas, arquivadas no inconsciente. São chamadas por Lacan (Psicanálise) e Saussure (Linguística) de significantes, sejam eles uma representação do som ou da escrita e/ou sensações. (Aqui está a origem dos conflitos e a habilidade do trabalho terapêutico).
  • 4. Definindo Significado e Significante Idalino Almeida Significado = (Plano da realidade) - É o objeto, a experiência, a ideia ou o conteúdo do contexto e o conceito, que permite a formação da imagem ou significante gravada na mente do indivíduo. Significante = é uma cópia da realidade; é, também, o lado psíquico das palavras, ou seja, é a impressão psíquica da realidade ou o plano de expressão psíquica do som, quando esse evoca a imagem e essa, as emoções e sentimentos.
  • 5. Exemplificando Significado X Significante Idalino Almeida Significado seria o objeto real. Porém, no exemplo ao lado, temos apenas a imagem do carro, que, analisando o conjunto de letras da palavra c a r r o, forma corresponde a imagem do Significado. Ex.: car, em outra língua, também é carro, mas o indivíduo que não sabe Inglês, estaria tentando procurar uma imagem correspondente ao som da palavra. Significante é o som que o conjunto de letras forma. Ex.: carro, car, coche... Muda-se a forma de falar. Não importa o idioma, o significado é o mesmo.
  • 6. Hemisfério (Lado) Esquerdo Formata em imagem aquilo que está vendo, vivenciando ou acontecendo e arquiva no cérebro direito (gabinete de trabalho do subconsciente), que passaremos a chamar de Significante. Hemisfério (Lado) Direito Arquivo das imagens (memória). Logo vamos chamar de Significantes, que são uma cópia do real em forma de imagem, seja de um objeto, uma situação, um som, um cheiro etc. Essa imagem poderá estar fiel, associada a um sentimento positivo de felicidade, alegria etc. (esses não causam conflitos), ou alterada e deformada, agregada a conteúdos emocionais negativos, arquivadas na memória do corpo (couraças Wilhelm Reich), como: raiva, ódio, medo, pânico, stress, tristeza, insegurança etc. As emoções e os sentimentos são arquivados no SOMA (corpo). Portanto, são as emoções negativas associadas às imagens, que, quando trazidas ao palco da consciência, passam a ser chamadas de lembranças ou recordações, provocando os conflitos, sintomas e somatizações. Cérebro Humano Representação Gráfica do Cérebro HE HD
  • 7. Significado e Significante Idalino Almeida O Significante de um rato, por exemplo, gravado no subconsciente, pode estar totalmente perfeito, neutro, uma cópia fiel e sadia. Ou pode estar distorcido e doentio, com agregados a conteúdos emocionais aterradores, que deformam a imagem, transformando em IMAGOS ou Significantes negativos, lembrando que podem estar acrescidos de sons, sensações, cor, cheiro etc.
  • 8. Realidade Paralela Idalino Almeida Ao estar diante de um rato, os neurônios que originalmente formataram a imagem ou imago do rato pela primeira vez, sob a emoção ou em estado de choque, se reúnem novamente toda vez que o indivíduo volta a estar diante do rato, de uma fotografia ou algo que lembre o rato (objeto ou fato), formando a imagem daquele momento, do jeito que foi gravado. Se não houve trauma, a imagem é limpa, sem sensações. Mas se houver medo, de alguma forma (no exemplo anexo) é acionada às sensações de terror arquivadas no soma (corpo), externando o pavor. Assim também são as sensações e todos os traumas formatados em nosso inconsciente. A Terapia Regressiva, ao acessar os conteúdos do inconsciente, traz ao palco da consciência a imagem agregada às emoções. Ou seja, o que vai para a consciência é a questão que se quer trabalhar, como no exemplo ao lado.
  • 9. Significado e Significante Idalino Almeida Significado Significante – imagem real sem distorção
  • 10. Significado e Significante Idalino Almeida Ex.: Medo, pânico de rato e de tudo que se associe a ele, disparando o Significante. Significado Significante (Imago, imagem alterada) da imagem distorcida do rato Ela vê o rato normal, mas só enxerga um monstro e todo o mal que ele pode causar, pois é assim que a imagem do rato está arquivada em seu inconsciente. O papel da terapia é limpar essa imagem, trabalhando a causa, dissociando do conteúdo emocional negativo, para, enfim, expurgá-lo.
  • 11. Região de Muito Acúmulo de Tensões Idalino Almeida Representação simbólica de algumas tensões mais comuns na caixa do peito, chamadas de Couraças, pelo pesquisador Wilhelm Reich.
  • 12. Realidade Paralela Idalino Almeida O Inconsciente A dinâmica do inconsciente opera através do HD, cérebro de reação, abstrato, sempre associado à parte sinestésica. Portanto, para ele, 4+4 pode ser o que dissermos ou sugerirmos; ele não questiona se é certo ou errado, pois não é regido pela lógica. Com isso, o Terapeuta dispõe de vários mecanismos para criar realidades paralelas, como metáforas, personificação de contextos e, assim, fazer, com segurança, a Dessensibilização (dissolução das cargas emocionas negativas). Na Terapia, a cura está em acessar os conteúdos inconscientes (significantes), trazê-los para a consciência, através do contexto da causa, desvincular as imagens dos agregados de sensações negativas e dissolvê-los. Logo, com os significantes limpos das emoções negativas, não há mais sofrimento, é apenas um registro.
  • 13. Dinâmica do Inconsciente Através do Significante na Construção de um Arquivo Patológico Associado à Carga Emocional Idalino Almeida ESTE ponto vermelho representa a parte intelectiva da vivência. O REGISTRO no momento do trauma, DA VIVÊNCIA ETC. Cérebro esquerdo: gabinete de trabalho do consciente. Cérebro direito: gabinete de trabalho do inconsciente. O REGISTRO arquivado no HD (inconsciente), com a carga emocional respectiva, vamos chamar de Significante. . Ele vem do inconsciente com a carga existente e, ao sofrer tudo novamente, lhe é acrescentada mais uma auréola ao arquivar. É interessante como a natureza seleciona cada situação e arquiva cada coisa em seu lugar. Exemplo de uma recordação. Cada vez que o Significante vem para o consciente, traz a auréola de tensões agregadas, revivendo todo o conflito e sua carga emocional, reforçando o sintoma com mais uma auréola, a ser arquivada no HD.
  • 14. Significante na Terapia Dissolvendo as Cargas Emocionais Agregadas Idalino Almeida 1ª Sessão (durante): traz o conteúdo do inconsciente para o consciente e trabalha-o. Na Terapia, o caminho é inverso. Cada sessão vai dissolvendo uma auréola, enfraquecendo o trauma. Obs.: quando volta para o inconsciente, ele volta com menos 1 auréola e, assim, sucessivamente, até expurgar completamente o conteúdo conflituoso. Pós 1ª Sessão: o cliente volta para casa bem melhor. Note que tem menos 1 auréola. 2ª Sessão: processo idem primeira Final da 2ª Sessão: O cliente está liberado; o sofrimento não existe. EXEMPLO ILUSTRATIVO ABAIXO (Resolução em duas sessões) O Significante no HE é trabalhado pela Dessensibilização, seja pela fantasia dirigida, estimulação da memória, técnica de Hipnoterapia, repetição de frases- chave, metáforas, criação de realidades paralelas etc. Ficou somente o registro em forma de imagem limpa, sem mais conflito. O arquivo é aflorado tal qual está arquivado no HD (não importa a técnica indutiva usada) e é trabalhado no HE.
  • 15. ATENDIMENTO – CURSOS – WORKSHOPS – PALESTRAS TREINAMENTOS IN COMPANY Consultório: R. Minas Gerais, 508, 1° Andar – Pituba Marcação de Consultas: 71 3346-3924 / 8841-8077 E-mail: idalino@idalinoalmeida.com.br Twitter: @idalinoalmeida Orkut: Dr. Idalino Almeida - Psicanalista www.idalinoalmeida.com.br www.sjwenzinger.com.br
  • 16. • Psicanalista com Extensão em Sócio-Psicossomática • Graduado em Psicologia • Doutor em Filosofia (PhD) com Ênfase em Psicologia (Cambridge I. University ) • Mestre em Psicanálise Clínica (U.P.E.) • Pós-Graduado em Psicopedagogia Clínica • Terapeuta de Regressão • Hipnoterapeuta Clássico e Ericksoniano • Doutor em Ciência das Religiões • Presidente da ABTR – Associação Brasileira de Terapia Regressiva • Conferencista • Pesquisador da Mente Humana