Your SlideShare is downloading. ×
0
Psicanálise Transpessoal
Psicanálise Transpessoal
Psicanálise Transpessoal
Psicanálise Transpessoal
Psicanálise Transpessoal
Psicanálise Transpessoal
Psicanálise Transpessoal
Psicanálise Transpessoal
Psicanálise Transpessoal
Psicanálise Transpessoal
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Psicanálise Transpessoal

901

Published on

Published in: Education, Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
901
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  1. Psicanálise transpessoal João Carvalho Neto
  2. Psicanálise x Transpessoalidade João Carvalho Neto Função da Psicanálise: promover uma ação conscientizadora sobre a história biográfica do ser humano, libertando-o dos traumas da infância e da fragilidade do Ego que geram comportamentos neuróticos. Função da TVP: promover uma ação conscientizadora sobre os conflitos, traumas, sistemas de crenças e traços de caráter de vidas passadas que permaneçam influenciando a vida atual.
  3. João Carvalho Neto Conflito e trauma Os conflitos e traumas de vidas passadas podem permanecer gerando conflitos e traumas na vida atual esperando a oportunidade de elaboração para o crescimento pessoal. A gênese do sintoma não está no conflito ou trauma, mas em por que o paciente não conseguiu elaborar eficientemente os conflitos e traumas dessa e de outras vidas.
  4. João Carvalho Neto Libido e agressividade E, por trás disso, estão sempre as forças de vida, as forças sexuais da alma, a libido e a agressividade, que adoecem, ficam bloqueadas ou desviadas em suas funções, gerando sintomas neuróticos transpessoais como forma de escoar inadequadamente aquilo que permanece impedindo o bem estar e a felicidade do ser humano.
  5. João Carvalho Neto Conceitos freudianos Os conceitos desenvolvidos por Freud como complexo de Édipo, trauma de castração, trauma de nascimento, princípio de prazer e de realidade, Ego ideal, narcisismo primário e secundário, masoquismo, sadismo, perversão, transferência, resistência, mecanismos de defesa do Ego, entre outros, não perdem sua importância. Ao contrário, permanecem vivos na teoria da Psicanálise Transpessoal, sendo que podem ter sido experienciados na vida atual ou em vidas passadas, deixando suas marcas no presente, inclusive com as predisposições para a repetição dos mesmos comportamentos quando da repetição das situações.
  6. João Carvalho Neto Psicanálise transpessoal Associação da teoria psicanalítica com a terapia de vidas passadas, ensejando um olhar psicanalítico sobre a transcendência humana. Objetivo Geral Proporcionar ao paciente um processo de auto-conhecimento, através de uma ação conscientizadora sobre seus sistemas de crenças, traços de caráter e condicionamentos que produziram as experiências na sua vida atual e nas vidas passadas, liberando-o dos sintomas a elas vinculados através de insights e catarse, e preparando-o para a continuação de seu desenvolvimento pessoal.
  7. João Carvalho Neto Objetivos Favorecer a produção de insights para uma ação conscientizadora sobre a história de sua vida atual. Levar o paciente a tomar consciência sobre seus sistemas de crenças, condicionamentos e traços de caráter que se repetem ao longo das vidas sucessivas. Provocar estados regressivos induzidos que coloquem o paciente em contato com traumas de vidas passadas, realizando catarse e desligando-os. Provocar estados regressivos induzidos que coloquem o paciente em contato com suas tendências de comportamento de vidas passadas que permanecem presentes na vida atual. Propor um olhar transpessoal para as perspectivas futuras de vida do paciente. Ajudar o paciente a organizar idéias a respeito da estruturação e funcionamento de sua vida psíquica transpessoal, ajudando-o a perceber-se enquanto ser imortal.
  8. João Carvalho Neto Estratégia terapêutica Utilizar o método da associação livre e da regressão a vidas passadas, pontuando e interpretando as lembranças resgatadas do passado, bem como os atos falhos, sonhos, chistes, percepções e idéias distorcidas da realidade na vida atual.
  9. João Carvalho Neto Psicanálise Transpessoal João Carvalho Neto autor de “Psicanálise da alma” e “Casos de um divã transpessoal” www.joaocarvalho.com.br joaoneto@joaocarvalho.com.br Tel: (22) 2653-3087
  10. João Carvalho Neto Psicanálise Transpessoal João Carvalho Neto autor de “Psicanálise da alma” e “Casos de um divã transpessoal” www.joaocarvalho.com.br joaoneto@joaocarvalho.com.br Tel: (22) 2653-3087

×