Your SlideShare is downloading. ×
Asoso   tipos de aplicações móveis (1)
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Asoso tipos de aplicações móveis (1)

293
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
293
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1.  Alguns anos atrás, um dos maioresproblemas com a disparidade entre asplataformas era a manutenção daaplicação, controle de atualizações ecusteamento de equipes comconhecimentos específicos nos maisvariados dispositivos e sistemasoperacionais.
  • 2.  Para suprir tais problemas surgiramalgumas alternativas nodesenvolvimento de aplicações móveis. Estes novos meios/plataformas permitemque o código seja escrito uma vez e omesmo execute em diversos tipos dedispositivos e sistemasoperacionais, como:Android, iOS, BlackBerry, WindowsPhone, etc.
  • 3.  Isso é possível devido as seguintestecnologias web:› HTML5;› CSS3;› Linguagem JavaScript;
  • 4.  Estas novas tecnologias ocasionaram adivisão das plataformas dedesenvolvimentos móvel em trêscategorias:› WebApp;› Nativa;› Híbrida.
  • 5.  São aplicações projetadas para serem executadas em browsersde dispositivos móveis. A sua interface gráfica é adaptadapara dispositivos que não utilizam mouse e que tenham telasmenores utilizando conceitos como o responsive. “Responsive são websites com excelente visualização eexperiência em plataformas e resoluções diferentes.” Estas aplicações são hospedadas em servidores web eprogramadas para serem carregadas em máquinas de “baixo”processamento e também com baixa velocidade de bandade rede. Vantagem:› Atualização/manutenção no próprio servidor;› Todos os dispositivos recebem a nova versão automaticamentebastando apenas atualizar a página no browser e isso independe daplataforma. Desvantagem:› Persistência dos dados no próprio dispositivo.
  • 6. O Gmail, quando acessado pelo navegador de um dispositivoiOS ou Android, é um ótimo exemplo de um site que comporta-secomo se fosse um aplicativo. Ainda hoje é possível acessar o Facebookpelo navegador de um smartphone e ter uma interface muito parecidacom a do aplicativo que é baixado pela iTunes Store ou pelo GooglePlay.
  • 7.  Se diz Nativa as aplicações que são desenvolvidasespecificamente para uma plataforma, como: Android(utilizando Java) ou para iOS (utilizando ObjectiveC). Grande parte das aplicações baixadas da iTunes Store oudo Google Play são feitas assim. As vantagens e desvantagens são:› total acesso aos recursos dos dispositivos e hardwares;› armazenamento local de dados;› maior desempenho;› componentes projetados para a plataforma, entre outras.› necessita de tempo para desenvolver código diferente paracada plataforma;› UX mais específica;› SDK pode facilitar o desenvolvimento e teste dos aplicativos;› a atualização do aplicativo depende de Apple/Play Store e dousuário.
  • 8.  A ideia, é que você faça um código único e no final,gere uma aplicação para iOS, outra para Android e assimpor diante, sem alterar seu código ou com alteraçõesrealmente mínimas. Um exemplo claro, é o framework Sencha Touch,produzido e mantido pela Sencha, Inc. O Sencha Touchpossibilita desenvolvimento ágil e implementa o padrãoarquitetural MVC (Model, View e Controller).Aplicaçõesdesenvolvidas com esse framework são consideradasHíbridas pelo seguinte motivo: o código é desenvolvidoem linguagem de script, utilizando normalmente a“velha” linguagem dos browsers, JavaScript.

×