Regras básicas do torneio futebol de salão 2014

4,383 views

Published on

Published in: Sports
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,383
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2,256
Actions
Shares
0
Downloads
23
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Regras básicas do torneio futebol de salão 2014

  1. 1. Torneio de Futebol de Salão 2014 REGRAS BÁSICAS DO TORNEIO DE FUTEBOL DE SALÃO – 2014 (Jogadores e outros) 1. Cada equipa só pode ter equipado no máximo 10 Jogadores. 2. No banco cada equipa apenas pode ter 10 jogadores, 1 delegado e 1 treinador, ou 2 delegados prescindindo do treinador. 3. O número de jogadores para se poder iniciar um jogo é de 5 jogadores por equipa sendo um deles o guarda-redes e o mesmo ou outro, o capitão. 4. No caso de expulsão de jogadores, o jogo terminará quando uma equipa tiver apenas 2 jogadores no retângulo de jogo. 5. É permitido ao guarda-redes jogar fora da sua área de grande penalidade, mas apenas com os pés. 6. Não é permitida a inscrição de jogadores já inscritos noutras equipas em qualquer altura da competição, bem como na segunda fase da competição. 7. Cada jogador inscrito só poderá representar uma equipa. (Substituições) 1. É autorizado um número indeterminado de substituições, sendo que o atleta substituto só poderá entrar no terreno de jogo depois do substituído sair. 2. O guarda-redes pode trocar de posto com qualquer outro dos seus colegas, mas somente se o árbitro ou a mesa for disso previamente informado. 3. O banco de suplentes de cada equipa terá sempre de ser do lado onde a equipa defende (todas as equipas terão de trocar de banco ao intervalo). 4. As substituições só são permitidas na zona frontal ao banco de suplentes.
  2. 2. Torneio de Futebol de Salão 2014 (Tempo de Jogo) 1. Os jogos de Seniores e Femininos terão a duração de 40 minutos corridos divididos por dois períodos de 20 minutos cada (o tempo será parado no ultimo minuto de cada parte e quando o arbitro o assim entender), podendo ser alargado para a excussão de um pontapé da marca de grande penalidade, ou livre direto. 2. Os jogos dos restantes escalões terão a duração de 30 minutos corridos divididos por dois períodos de 15 minutos cada (o tempo será parado no ultimo minuto de cada parte e quando o arbitro o assim entender), podendo ser alargado para a excussão de um pontapé da marca de grande penalidade, ou livre direto. 3. O intervalo dos jogos terá a duração entre os 5 – 10 minutos. (Pontapés Livres) Faltas Passíveis de Livre Direto:  Dar ou tentar dar um pontapé num adversário.  Passar ou tentar passar uma rasteira.  Saltar sobre o adversário.  Agredir ou tentar agredir um adversário.  Empurrar um adversário.  Cuspir sobre um adversário.  Tocar deliberadamente a bola com as mãos (exceto o guarda redes dentro da sua área de grande penalidade).
  3. 3. Torneio de Futebol de Salão 2014 Faltas Passíveis de Livre Indireto:  Será punido com pontapé livre indireto sempre que o guarda-redes depois de ter soltado a bola, volte a recebe-la no seu meu campo, sem ter sido jogado ou tocado por um adversário.  Será punido com pontapé livre indireto sempre que o guarda-redes toque com as mãos na bola quando esta é atirada deliberadamente com os pés por um seu colega.  O guarda-redes não pode controlar a bola com as mãos ou com os pés mais de 4 segundos, exceto se tiver no meio campo adversário.  O guarda-redes tem 4 segundos para executar o lançamento de baliza, este tempo começa a contar quando o guarda-redes tiver a bola nas mãos.  Jogo perigoso.  Fazer obstrução.  Impedir o guarda-redes de soltar a bola com as mãos.  A bola não pode ser levantada em altura superior à altura da tabela salvo num ressalto de bola ou num remate direto à baliza (exceto nos escalões de traquinas, benjamins, infantis e Iniciados/Juvenis).  Será punido com pontapé de livre indireto sempre que um jogador jogue com a tabela por um período superior a 4 segundos.  Em qualquer situação de recomeço de jogo o jogador a fazê-lo tem 4 segundos para o efeito (exceto nos pontapés livres diretos após a quinta falta e nos pontapés de grande penalidade, situações em que o cronómetro estará parado), sob a pena de ser marcado pontapé livre indireto contra a sua equipa no local onde foi cometida a infração. (os 4 segundos só começaram a contar a partir da autorização do arbitro) (Sanções Disciplinares) Advertência: (Cartão Amarelo)  Comportamento antidesportivo.  Manifestar desacordo por palavras e atos.  Infringir com persistência as leis de jogo.  Retardar o recomeço do jogo.  Não respeitar a distância exigida a quando a execução de um pontapé de canto, pontapé de linha lateral ou lançamento de baliza.  Infringir a regra das substituições.
  4. 4. Torneio de Futebol de Salão 2014 Expulsão: (Cartão Vermelho)  Conduta Violenta.  Atos de Brutalidade.  Cuspir no adversário ou sobre qualquer outra pessoa.  Usar linguagem ou gestos ofensivos injuriosos ou grosseiros.  Impedir um a ocasião clara de golo tocando deliberadamente a bola com as mãos.  Destruir uma clara ocasião de golo dum adversário que se dirija em Direcção da sua baliza cometendo uma falta passível de pontapé livre direto ou pontapé de grande penalidade.  Receber uma segunda advertência no mesmo jogo. - No caso de expulsão a equipa terá de jogar 2 minutos com menos um jogador, exceto se for marcado um golo pela equipa contrária e estando esta em superioridade numérica. - Após o cumprimento dos 2 minutos o jogador a entrar só o poderá fazer com ordem da mesa. - Haverá uma Comissão Disciplinar que analisará e decidirá sobre os castigos a aplicar. - Os cartões amarelos não acumulam de jogo para jogo, o vermelho por acumulação dá um jogo de suspensão, o vermelho direto dá no mínimo 2 jogos de suspensão sendo estes casos analisados individualmente pela comissão disciplinar. (Faltas Acumuladas) 1. As faltas passíveis de livre direto são acumuláveis 2. A partir da 5ª falta não é permitida a formação de barreira 3. A equipa pode optar pela execução de um pontapé da marca da segunda marca de grande penalidade após a Quinta Falta. 4. Na execução do livre direto após a quinta falta, ninguém poderá estar entre o jogador que vai executar o pontapé livre e a bola. (num corredor de 5 metros)
  5. 5. Torneio de Futebol de Salão 2014 (Outras) 1. O guarda-redes em qualquer situação de jogo tem de repor a bola a uma altura inferior à da tabela, caso contrário será marcado Livre Indireto, em cima da linha área no ponto mais próximo onde a infração foi cometida. 2. Caso a bola seja levantada pelo guarda-redes será marcado um pontapé livre indireto contra essa equipa. 3. Nos pontapés de canto, nos pontapés de linha lateral e nos pontapés livres a distância mínima a que um jogador da equipa contrária se pode encontrar é de 5 metros. 4. As equipas terão de estar presentes no recinto de jogo até ao máximo de 15 minutos da hora marcada para o mesmo, caso contrário será averbada falta de comparência e respetiva derrota. (Derrota por 5 a zero) 5. As faltas de comparência, convenientes e atempadamente (24 horas) justificadas serão consideradas pela Comissão Disciplinar 6. Ao fim de três faltas de comparência a equipa será desclassificada 7. Os casos omissos são resolvidos pela Comissão Disciplinar. 8. Nos jogos da Taça e da Fase Final (jogos a eliminar), em caso de empate no final do jogo, segue-se para a marcação de 5 grandes penalidades (se houver necessidade para a morte súbita).
  6. 6. Torneio de Futebol de Salão 2014 Critérios de Desempate Entre duas Equipas: 1. O resultado do confronto direto entre as duas equipas. 2. A diferença entre os golos marcados e sofridos em todo o campeonato. 3. O maior número de golos marcados em todo o campeonato. 4. A equipa mais disciplinada. 5. O número de pontos obtidos com o 1º Classificado e assim sucessivamente até desempatarem. Entre três ou mais equipas: 1. O número de pontos obtidos, nos resultados entre as equipas envolvidas no desempate. 2. A diferença entre os golos marcados e sofridos em todo o campeonato. 3. O maior número de golos marcados em todo o campeonato. 4. A equipa mais disciplinada. 5. O número de pontos obtidos com o 1º Classificado e assim sucessivamente até desempatarem.
  7. 7. Torneio de Futebol de Salão 2014 Eleição de Melhor Jogador do Torneio: 1. Apenas o Treinador (devidamente inscrito), poderá efetuar a votação. 2. Cada treinador terá até ao fim da fase regular para apresentar a sua votação. 3. A votação será efetuada da seguinte forma: Cada treinador tem direito a eleger o que para si foi o 1º, 2º e 3º melhor atleta do Torneio. 4. Cada jogador votado em 1º lugar soma 5 pontos Cada jogador votado em 2º lugar soma 3 pontos Cada jogador votado em 3º lugar soma 1 ponto 5. É eleito o Melhor Jogador do Torneio o atleta que somar mais pontos. 6. O Treinador só poderá votar em atletas que não façam parte da sua própria equipa.

×