Your SlideShare is downloading. ×
Meio ambiente
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Meio ambiente

326
views

Published on

Published in: Technology, Business

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
326
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Meio ambiente
    Pontos importantes
    Discentes:
    Carolina Botelho
    Inês Souza
    Lilian Medeiros
  • 2. Introdução
    Meio ambiente atualmente.
    A cada dia aumenta a freqüência de noticias e preocupações em relação ao meio ambiente: queimadas, poluição do ar, desmatamentos, destruição de florestas e principalmente fatos relacionados à água como : poluição por esgoto doméstico, vazamentos de óleo, resíduos industriais e agroquímicos, assoreamento de rios devido a desmatamentos clandestinos e destruição de matas ciliares, causando aumento da ocorrência e da gravidade das enchentes, reservatórios destinados ao abastecimento das populações com cada vez menor quantidade e qualidade de água disponível.
  • 3. Efeito estufa
    O efeito estufa ou efeitos das estufas é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância, pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
    O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que destabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um fenómeno conhecido como aquecimento global.
  • 4. Água
    Com o crescimento da população, as cidades incharam e a necessidade de água potável, sempre crescente, deu margem à criação de inúmeras empresas de saneamento e abastecimento de capital oficial, e o entendimento que se tinha das perdas protagonizadas no passado pelo gotejamento ganhou outros contornos. Hoje, em virtude da complexidade que envolve o sistema de captação, adução e distribuição, com a água sendo bombeada de pontos cada vez mais distantes – notadamente no caso de grandes metrópoles –, do custo elevado dessas operações e do sempre lembrado risco de desabastecimento, esse desperdício virou sinônimo de irresponsabilidade.
    A solução para evitar uma crise global de escassez de água, segundo os cientistas, está na utilização mais eficiente da água e no desenvolvimento de novas tecnologias.
  • 5. LIXO
    Borrachas, plásticos e etc, demoram centenas de anos para se decomporem, acumulando bactérias, poluindo águas.peças com metal pesado (como peças de computadores ou eletrônicos) contaminam o ambiente, solo e água; gases dentro de geladeiras velhas vão para a camada de ozônio; animais às vezes se alimentam desses dejetos, nós nos alimentamos dos animais e isso acaba ficando no nosso organismo, do mesmo modo que agrotóxicos nos vegetais.
    Cerca de 50% de todo material descartado como lixo pode ser recuperado como matéria-prima, sendo reutilizado na fabricação de um novo produto. A reciclagem é uma ótima alternativa.
  • 6. Conclusão
    Temos que respeitar o planeta pois ele é nosso lar podemos por isso em pratica com significativas ações como:
    Diminuiro uso de energia elétrica.
    Economizar papel. Imprimir apenas documentos importantes e procurar usar os dois lados da folha. O verso de uma folha pode ser usado como rascunho, bloco de recados ou para os desenhos das crianças.
    Participar de ações de preservação e defesa de mangues, rios e mares.
    Participar de projetos sociais para construção de cisternas e casas com esgotamento sanitário para famílias de baixa renda, em áreas urbanas ou rurais.
    Incentivaro uso de sacolas reutilizáveis para compras, o uso de produtos feitos com material reciclado.
     
  • 7. Contribuir com a limpeza da cidade, praticando ações simples como não acumular lixo em casa, ruas, terrenos, praias, rios e mares. Não jogar lixo pela janela.
    Não fumar em ambientes públicos fechados.
    Utilizar a água que sobrou da chaleira, do cozimento de ovos e da lavagem de vegetais para aguar plantas. Armazenar água da chuva, em recipientes fechados, para lavar carros e calçadas, economizando água – recurso natural limitado – nas ações cotidianas.
    Fazercampanhas de uso racional de água e energia.
    Plantar árvores nas ruas é muito importante, porém é preciso pedir licença à prefeitura e aos moradores.
    Implementar a coleta seletiva nas escolas, no condomínio ou no bairro e divulgar o benefício de produtos biodegradáveis ou recicláveis.
    Realizar mutirões de limpeza e rearborização de praças, rios e lagos. Entre outras ações.
  • 8. Referencias
    http://www.agsolve.com.br/noticia.php?cod=2306
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_estufa
    http://www.planetaorganico.com.br/meiolixo1.htm
    http://www.agrobyte.com.br/agua.htm

×