Projeto Sabor da Terra

  • 336 views
Uploaded on

Nos da UnB Cerrado pretendemos trazer as pessoas do colégio Zeca de Farias para uma alimentação saudável e sustentável!!

Nos da UnB Cerrado pretendemos trazer as pessoas do colégio Zeca de Farias para uma alimentação saudável e sustentável!!

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
336
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3

Actions

Shares
Downloads
1
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Projeto Alimentação SaudávelApresentaçãoSomos bolsistas do Centro UnB Cerrado, do projeto Alimentação Saudável e do grupo Sabor daTerra.O grupo Sabor da Terra tem como missão realizar ações ligadas ao meio ambiente e àalimentação. Este trabalho será desenvolvido na horta da Escola Municipal Zeca de Faria,localizada na cidade de Alto Paraíso de Goiás. As ações do projeto Alimentação Saudável serãodesempenhadas com a finalidade de trazer melhorias na merenda e no ambiente escolar.ObjetivoO grupo Sabor da Terra pretende continuar com o trabalho que foi realizado em 2012, pelogrupo Vida Verde, cuidando da horta escolar juntamente com os alunos. Incentivando a todos oconsumo de alimentos orgânicos e saudáveis, de forma lúdica, atraente e divertida.JustificativaPor meio de ações a serem realizadas na horta da Escola Zeca de Faria, estimularemos o contatodos alunos com a natureza e com práticas agroecológicas, e, em sala de aula, realizaremosdinâmicas em grupo com alunos e professores, abordando temas relacionados à alimentaçãoorgânica. Considerando que na infância os hábitos alimentares costumam ser inadequados e queexiste a necessidade de se ter uma alimentação saudável, principalmente nessa faixa etária, aidéia é dar continuidade às atividades realizadas em 2012 pelo grupo Vida Verde e, mais umavez, alcançar resultados que reflitam no incremento da merenda escolar com a produção da hortae na participação ativa dos alunos envolvidos no projeto. Em 2013, o grupo Sabor da Terrapretende reforçar a nova cultura de produção e consumo de alimentos no ambiente escolar,iniciada no ano passado, e promover atividades que incentivem hábitos de vida conscientes.Sendo assim, consideramos importante a realização deste projeto na escola.Metodologia e AtividadesNosso trabalho será desenvolvido por meio da colaboração de alunos e professores da escolajuntamente com os bolsistas do projeto Alimentação Saudável do UnB Cerrado. O método desseano é dar continuidade ao trabalho que foi feito no ano passado, promovendo atividades tanto naprática quanto na teoria, envolvendo mais estes alunos, podemos citar atividades tais como:plantio das hortaliças fazendo mandalas e dinâmicas que serão desempenhadas na sala de aula,fazendo com que aprendam e se divirtam e ao mesmo tempo. Pesquisar hortaliças para cada estação do ano. Fazer composteiras (quando necessário). Promover melhorias na alimentação dos alunos, elaborando novos cardápios. Envolvimentos de todos nas aulas práticas e teóricas. Fazer camisetas para o grupo Sabor da Terra e xícaras para os funcionários do centro UnBCerrado. Dinâmicas sobre uma alimentação saudável.
  • 2. Temas envolvidosOs temas que serão envolvidos são: pesquisas trabalhadas em grupo, sobre o manejo de umahorta e como trabalhar de forma criativa, como fazer o plantio de hortaliças corretamente, qual aimportância de não usar agrotóxicos nos alimentos, pesquisas para dinâmicas trabalhadas em salade aula.Definições de papeis da equipeO trabalho em equipe será realizado de forma coletiva em aulas praticas e teóricas.AvaliaçãoO projeto será avaliado pelos alunos ao final de cada atividade levantando os pontos positivos enegativos das atividades realizadas.Metas Manutenção e limpeza da horta juntamente com 20 alunos da escola. Preparar adequadamente o terreno, e fazer sete canteiros em forma de mandalas para o plantiode hortaliças tais como: salsa, coentro, cebolinha, couve, ervas, cenoura, alface, pimentão,beterraba, são em torno de três saquinhos de sementes de cada. Plantar 20 ervas em 20 garrafas pet e colocar no muro ao lado da horta.CronogramaTarefasMesesLimpezaa da hortaPreparaçãodos canteirose composteirasPesquisas p/o manejoda hortaManutençãodoscanteirosAtividadesnasala de aulaCamisetaseXícarasFinalizaçãodo projetoFevereiro X X X X XMarço X X X X XAbril X X X XMaio X X X XJunho X X X X XJulho- FériasAgosto X X X X XSetembro X X XOutubro X X X X XNovembro X X X X XDezembro X X
  • 3. RecursosHumanos – alunos e professores da escola, e estudantes bolsistas da UnB Cerrado.Materiais – enxadas, carrinho de mão, luvas, regador, mangueira, saco de lixo, sementes, pá e adubo.OrçamentoMaterial QuantidadeV Valor unitário ValorSementes 10 2,00 20,00Luvas 11 5,00 55,00Ferramentas 06 - -Canecas N 35 14,00 490,00Camisetas 20 18,00 360,00Bolsistas 03 - -Total - - 925,00
  • 4. Universidade de BrasíliaCentro de estudos UnB/CerradoElaboração de projetosEstudantes:Késia Elieth Xavier SoaresMaiza Monique da Silva PiasRaine Alves PinheiroAlto Paraíso de Goiás, Novembro de 2012.