• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Trabalho para Disciplina Comportamento Organizacional - UFPel
 

Trabalho para Disciplina Comportamento Organizacional - UFPel

on

  • 337 views

 

Statistics

Views

Total Views
337
Views on SlideShare
337
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Trabalho para Disciplina Comportamento Organizacional - UFPel Trabalho para Disciplina Comportamento Organizacional - UFPel Presentation Transcript

    • Universidade Federal de Pelotas CST em Processos Gerenciais Disciplina de Comportamento Organizacional Profª. Drª. Francielle Molon da Silva Cultura, Estrutura e Diversidade nas organizações: • Natura Cosméticos • Microsoft Corporation Daiane Torres, Greice Marques, Luciano Konrad, Lucinara Silveira, Sílvia Ferreira e Vera Krüger Agosto de 2013
    • Introdução ▪ Temas selecionados: ▪ Cultura organizacional ▪ Estrutura organizacional ▪ Gestão da diversidade ▪ Utilizadas duas empresas como base de pesquisas para explanações, exemplos e conceitos dos temas, elas possuem: ▪ Segmentos distintos ▪ Nacionalidades diferentes
    • Introdução Natura Cosméticos ▪ Baseou-se na curiosidade de como uma empresa genuinamente brasileira, expõe suas características para o mundo (qualidades e defeitos), como lida com a questão da diversidade e principalmente como expõe uma sua cultura organizacional para os povos de outros países. ▪ Para Stoner e Freeman (1999, p. 165), "cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, atitudes e normas compartilhadas que moldam o comportamento e as expectativas de cada membro da organização".
    • Introdução Microsoft ▪ inspirada na curiosidade que muitos têm de compreender funcionamento, procedimentos e condutas em uma empresa que delibera plena autonomia a seus profissionais e como organiza e mantém um padrão estrutural a nível mundial. ▪ Gestão da Diversidade foi o maior colaborador para a escolha da Microsoft, pois por estar representada de alguma forma no mundo inteiro, convive com todas as dimensões da diversidade: ▪ Diversidade demográfica (gênero etnia e idade) ▪ Diversidade psicológica (valores, crenças e conhecimento) ▪ Diversidade organizacional (tempo de casa, ocupação e nível hierárquico)
    • Case I
    • Natura Cosméticos ▪ Em 1969, Jean-Pierre Berjeaut e Antônio Luiz da Cunha Seabra fundaram a “Indústria e Comércio de Cosméticos G.Berjeaut”. ▪ Objetivo: disponibilizar produtos de cuidado pessoal fabricados com insumos naturais e com preços acessíveis. ▪ Maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. ▪ Líder no setor de venda direta no Brasil ▪ Está no mercado há 44 anos. ▪ Presente no Brasil, França, Argentina, Chile, Colômbia, Peru,Venezuela e México e Bolívia (atua via distribuidor local).
    • Natura Cosméticos ▪ Desde dezembro de 2006 não realizam testes em animais. ▪ Possuí como guias no planejamento de estratégias e direcionamentos: ▪ Políticas de Qualidade ▪ Meio Ambiente ▪ Segurança do Produto e ▪ Segurança e Saúde no Trabalho ▪ 304 mil consultores ▪ 6,7 mil colaboradores ▪ Reconhecida pela Revista Exame S/A, seis vezes como uma das "Melhores Empresas para se Trabalhar“.
    • Cultura Organizacional - Visão ▪ A Natura por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesma, como o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo. (NATURA COSMÉTICOS, 2008)
    • Cultura Organizacional - Crenças ▪ A vida é um encadeamento de relações. ▪ Importância das relações. ▪ Busca permanente do aperfeiçoamento. ▪ Compromisso com a verdade. ▪ Maior a diversidade das partes. ▪ Busca da beleza. ▪ Empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações.
    • Cultura Organizacional - Missão
    • Cultura Organizacional - Valores Humanismo Relações e potenciais humanos Criatividade Ousar, inovar Equilíbrio Harmonia,independência Transparência Claro, evidente, que se deixa conhecer
    • Cultura Organizacional - Direcionadores ▪ Foram criados para orientar escolhas e atitudes. São como trilhos, desenhando caminhos concretos e sinalizando o que merece atenção especial no dia a dia de trabalho. ▪ Fruto de um processo colaborativo que envolveu: ▪ fundadores da empresa ▪ membros do comitê executivo ▪ Time de liderança. ▪ Baseado nas reflexões dos diálogos de Cultura, eventos realizados em 2009 com 150 colaboradores dos públicos administrativo, operacional e da força de vendas, provenientes de todas as posições.
    • Cultura Organizacional - Direcionadores ▪ Compromisso com a verdade ▪ Cuidar das relações ▪ Aperfeiçoamento contínuo ▪ Fazer benfeito ▪ Inovação ▪ Desenvolvimento sustentável ▪ Prazer e alegria ▪ “A Natura é provavelmente o exemplo mais evoluído que vimos até o momento de empresa que gerencia seu mundo em todas as suas cores e maximiza o valor agregado de sua ecologia ” Christophear Meyer, Standing on the sun: How explosion of capitalism abroad will change business everywhere.
    • Estrutura Organizacional ▪ O Sistema de Gestão é baseado em três pilares: ▪ Processos, ▪ Cultura e ▪ Liderança. ▪ Empresa mais leve, ágil e eficiente na tomada de decisões, com menos níveis hierárquicos, mais próxima dos consumidores e do mercado. ▪ Modelo de unidades de negócios e unidades regionais, promovem uma atuação mais autônoma, direcionada e descentralizada. ▪ Ao longo do ano é realizado seis reuniões do Conselho de Administração, visando aproximar o Conselho dos gestores da companhia. ▪ São importantes momentos de integração dos times, possibilitando aos conselheiros melhor conhecimento de cada operação, mantendo a liderança motivada e participativa.
    • Estrutura Organizacional ▪ Conta com organizações subsidiárias, além da Companhia em si. Dentre estas organizações podemos citar: ▪ Indústria e Comércios de Cosméticos Natura Ltda. ▪ Natura Logística e Serviços Ltda. ▪ Natura Inovação e Tecnologia de Produtos Ltda. ▪ Innovation et Technologie de Produits SAS ▪ Ybios ▪ Natura Cosméticos S.A. ▪ Natura Cosméticos C.A. ▪ Natura Europa SAS e Natura Brasil SAS ▪ Natura Educação
    • Estrutura Organizacional Estrutura Comercial ▪ Cada nível é responsável por determinados objetivos,.Comporta por: ▪ Diretoria Comercial Geral ▪ Diretoria Regional ▪ Gerentes Estaduais ▪ Promotoras de Vendas
    • Gestão da Diversidade ▪ Valorizam as diferenças étnicas e a inclusão dessas etnias dentro da empresa, contribui para a criação de uma sociedade mais justa e sustentável. ▪ 2004 - parceiros de uniões homoafetivas têm os mesmos direitos declarados aos parceiros de uniões heterossexuais, sendo necessária apenas a apresentação de uma “declaração de convivência”, efetivada em um cartório. ▪ 2007 - o projeto Promotora Aprendiz, marcou o início da intensificação dos esforços na inclusão de profissionais com deficiência na área comercial. ▪ Projeto Renovação abrange todas as áreas da empresa, e também os diferentes cargos, desde programas de estágios e trainee, a cargos de mais importância na alta gerência.
    • Gestão da Diversidade ▪ Acredita que a educação é base para o desenvolvimento sustentável dos negócios. ▪ Mudaram do treinamento tradicional, voltado para suprir as deficiências do sistema de ensino brasileiro e as necessidades do próprio, evoluiu para o conceito de educação corporativa. ▪ Possui alguns programas ligados a educação, como: ▪ Jovem Aprendiz ▪ Estágios ▪ Trainee ▪ MBA
    • Gestão da Diversidade ▪ 2011, baseados na estratégia e características da empresa, definiram três focos de atuação: ▪ Inclusão social, Feminino e Multiculturalismo. ▪ Institucionalmente, integram importantes fóruns de discussão sobre a participação e o empoderamento político e econômico das mulheres. ▪ Será inaugurado neste ano (2013), um centro de distribuição no qual investiram em alta tecnologia, o que permitirá oferecer oportunidades de trabalho a pessoas com diferentes deficiências, especialmente as cognitiva, nas linhas se separação de pedido (picking). ▪ Disponibilizam um berçário para as crianças de até dois anos e 11 meses de idade, criaram flexibilidade no horário de trabalho para amamentação e colocaram à disposição um programa de acompanhamento com médicos e assistentes sociais durante a licença-maternidade .
    • Gestão da Diversidade ▪ O indicador multiculturalidade faz parte de uma estratégia de futuro mais ampla e traduz o interesse cada vez maior da empresa em ter pessoas com vivências diferentes, mas sempre alinhadas aos valores e essência da empresa. Multiculturalidade termo utilizado para descrever a existência de variadas culturas numa certa cidade, região ou até mesmo país, sem que nenhuma dessa culturas predomine sobre as outras.
    • Case II
    • Microsoft Corporation ▪ Companhia norte-americana, possui 37 anos. ▪ Sonho de Bill Gates: “um computador em cada mesa e em cada casa”. ▪ No Brasil, estão em atividade a 22 anos. ▪ Bill Gates se tornou milionário aos 31 anos. ▪ Microsoft = Microcomputer + Software. ▪ 89 mil funcionários em mais de 100 países ▪ Líder no fornecimento de softwares, serviços e soluções em Tecnologia da Informação (TI).
    • Microsoft Corporation ▪ Brasil : ▪ 601 funcionários ▪ 14 filiais pelo Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Fortaleza, Florianópolis, Recife, Belém, Salvador, Londrina, Campinas e Ribeirão Preto).
    • Estrutura Organizacional ▪ Tomada de decisão deixará de ser feita pelo presidente. Cada divisão ter autonomia. ▪ Hierárquica e formal. ▪ Acreditam no trabalho em rede. ▪ Empresas com rigidez hierárquica e em seus sistemas de produção e administração mecanicista ficam certamente em desvantagem competitiva num ambiente de incertezas e instabilidades. Porque não terão a agilidade, a especialização e o conhecimento necessários para responderem a demandas contínuas de seus clientes ou possíveis clientes.
    • Estrutura Organizacional brasileira ▪ Estruturada em 12 diretorias vinculadas à presidência. ▪ Microsoft Brasil é uma sociedade limitada (Ltda.) e não tem Conselho de Administração. ▪ Ciclo de avaliação de desempenho, em que são discutidos o aprimoramento e o feedback. ▪ "Os funcionários se sentem valorizados e retribuem com ideias frescas” Raymundo Peixoto, diretor-geral no Brasil
    • Cultura Organizacional - Missão ▪ Ajudar pessoas, empresas e parceiros a atingirem todo o seu potencial.
    • Cultura Organizacional ▪ Programas de sustentabilidade (econômica, social e ambiental) ▪ Apoio ao empreendedorismo, incentivo à pesquisa local e inclusão digital ▪ Respeitam e aceitam as habilidades e perspectivas exclusivas de cada um, cria um ambiente que incentiva extraordinárias inovações. ▪ “Talento não escolhe classe social, etnia ou região geográfica. Oportunidade sim. É por esse motivo que nós, da Microsoft, temos como principal propósito na nossa atuação empresarial criar instrumentos para que as pessoas – individualmente ou como organizações – possam desenvolver todo o seu potencial, todo o seu talento. Essa é a nossa razão de existir.” Michel Levy, Presidente da Microsoft Brasil
    • Cultura Organizacional ▪ Microsoft Partner Network visa aumentar o grau de satisfação e nível de engajamento do ecossistema de parceiros da Microsoft. ▪ Código de conduta de negócios. ▪ Política Mundial de Anticorrupção. ▪ As empresas cadastradas tem de concordar com a Política de Ética Comercial da companhia. ▪ Todos os funcionários têm ensino superior e os salários de homens e mulheres que ocupam cargos iguais são os mesmos. ▪ Cultura de Responsabilidade.
    • Cultura Organizacional ▪ Todos os anos, a Microsoft realiza a pesquisa interna mundial de satisfação. Em 2012, as conclusões foram: ▪ 92 por cento dos funcionários recomendariam a Microsoft como um ótimo local para trabalhar. ▪ 95 por cento sentem-se tratados com respeito e dignidade por seus gerentes. ▪ 93 por cento sentem que a Microsoft é uma empresa responsável em suas comunidades e em todo o mundo. ▪ Está na lista das 100 melhores empresas para trabalhar pelo Great Places to Work Institute. ▪ Estimula a descontração, exemplo: ▪ Você faz aniversário, mas quem ganha presente são seus colegas.
    • Gestão da Diversidade ▪ “O que vale mais é a competência, sempre. Em um momento de promoção, não podemos olhar para a pele ou para a fé de alguém para basear a nossa decisão e sim para a capacidade e o talento” Elisa Furusho, diretora de recursos humanos da Microsoft Brasil. ▪ Plano estratégico de diversidade e inclusão social (“Global Diversity & Inclusion” – GD&I) ,três pilares: representação, inclusão e inovação. ▪ Fazem questão de frisar respeitam estrangeiros, gays e lésbicas, negros, mulheres, deficientes, enfim, todo o tipo de minoria.
    • Gestão da Diversidade - Programas ▪ GLEAM (grupo formado por gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros). ▪ Dia DigiGirlz. ▪ Blacks Employee Resource Group (ERG) estão envolvidos em uma série de iniciativas e programas, tais como: ▪ Iniciativas de diversidade, ▪ Series Speaker carreira, ▪ Programa de tutoria do empregado, ▪ Liderança Afro-Americano e conferência de desenvolvimento, ▪ Programa de tutoria do estagiário College.
    • Conclusão ▪ Com os avanços mercadológicos atuais, as empresas procuram adaptarse a formas mais flexíveis de organização e administração, com o objetivo de adquirir vantagens competitivas, pois assim, tornam-se mais ágeis perante as incertezas e instabilidades. ▪ As duas empresas, já em sua cultura, são voltadas para a diversidade e sustentabilidade. Sua visão relacionada as diferenças estimula o processo produtivo e criativo das mesmas, além disso trabalham para que cada vez mais estas diferenças sejam aceitas pelos colaboradores, com o reconhecimento de cada um tem suas limitações e capacidades distintas e devem ser aproveitadas.
    • Conclusão ▪ O desenvolvimento da criatividade está diretamente ligado ao ambiente e o clima organizacional de uma empresa. Percebemos que as empresas estão cientes de que necessitam levar um retorno para sociedade, gerando resultados econômicos, sociais e ambientais. ▪ Observamos que as companhias analisadas possuem políticas internas para a promoção da diversidade, todavia nenhuma conseguiu se livrar dos preconceitos e, em alguns casos, vislumbramos tomadas de ações retrógradas e conservadoras.
    • Referências ▪ Material da Disciplina de Comportamento Organizacional ▪ Site institucional Microsoft ▪ Site institucional Microsoft brasileira ▪ Infomaney ▪ Revista Exame ▪ Technoblog | Techno Mundo ▪ Relatórios Natura de 2004 à 2012 ▪ Site Instituciona Natura ▪ Artigos acadêmicos
    • Obrigado!