História
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

História

on

  • 136 views

lista bibliográfica

lista bibliográfica

Statistics

Views

Total Views
136
Views on SlideShare
84
Embed Views
52

Actions

Likes
0
Downloads
1
Comments
0

5 Embeds 52

http://livrosentidos.blogspot.pt 38
http://livrosentidos.blogspot.com.br 6
http://livrosentidos.blogspot.com 5
http://livrosentidos.blogspot.com.es 2
http://livrosentidos.blogspot.co.uk 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

História Document Transcript

  • 1. diretores de turma, os pro- fessores encarregados de tutorias, de atividades de apoio pedagógico ou de ensino especial. (…) a BE deve munir-se de instru- mentos práticos de articu- lação curricular e de inter- venção na gestão do currí- culo, dando visibilidade aos itens do seu fundo em que o currículo está acessí- vel a docentes e discentes, no espaço da BE evidente- mente, mas também na sal de aula (materialmente ou em linha). “ In Newslleter de junho de 2013 “Parcerias internas: uma vocação prioritária para a biblioteca escolar?”, Rui Manuel Afonso Mateus É nesta linha de atuação que se justifica o presente bole- tim informativo para as dis- ciplinas de História e Geo- grafia de Portugal e Histó- ria. “Num texto intitulado School Libraries in the 21st Century, publicado em janeiro de 2010 no boletim School Libraries Worldwide, Carol Collier Kuhlthan faz a secção dedicada à reflexão sobre o papel da Biblioteca Escolar (BE) na aprendi- zagem (sobretudo quando considerada nas suas modalidades mais ativas e capazes de envolver o aluno no processo de aquisição de competên- cias e sabres) gravitar em torno da palavra collabo- ration. Ente esta investi- gadora que dificilmente se pode conceber que a BE seja um fator crítico na construção de aprendi- zagens e na obtenção de inquiry skills por parte dos alunos (que lhes sir- vam, ao longo da vida, para a pesquisa e aplica- ção de conhecimento em circunstâncias sempre renovadas) se não se esta- beleceram mecanismos eficazes de colaboração entre a BE e outros par- ceiros na escola (…) Segundo um velho pro- vérbio inglês, charity beguns at home, ou seja, é em casa que temos de começar por mostrar a nossa valia e o interesse da nossa ação. Esta é uma ideia que se aplica inteiramente à BE, quando a entendemos como agente preferen- cial de representação e acesso autónomo ao saber no interior da escola e enquanto pro- motora de parcerias. Que estruturas são essas e que objetivos particu- lares pode a BE propor- se atingir com cada um dos parceiros?(…) Se estiver em causa o domínio da articulação curricular, uma área nuclear do trabalho da BE, os principais par- ceiros a cativar são os departamentos curricu- lares, os grupos discipli- nares e outros responsá- veis pela formação cien- tífica, humana e cívica dos alunos, como os HISTÓRIA BOLETIM INFORMATIVOM A R Ç OV O L U M E 1 , E D I Ç Ã O 1 O objetivo deste boletim é dar a conhecer o fundo documental que permitir apoiar as disciplinas de HGP e História nas atividades de sala de aula.
  • 2. P Á G I N A 2 As viagens e os descobri- mentos feitos pelos portu- gueses ao longo dos sécu- los XV e XVI são retrata- dos nos vários volumes desta publicação. B O L E T I M I N F O R M A T I V O São vários os volumes que abordam diferentes épocas da nossa história de uma forma acessível a todos os alunos.
  • 3. P Á G I N A 3V O L U M E 1 , E D I Ç Ã O 1 O Atlas do Mundo abarca todas as eta- pas da evolução histórica do nosso mundo até aos nossos dias Esta publicação é constituída por 10 volumes que começam na origem do Homem e chegam aos primeiros con- flitos dos nossos dias
  • 4.  História Universal—20 volumes que começam na Pré-História e terminam nos nos- sos dias.  História Universal Comparada—2 volumes.  História Ilustrado do Mundo—10 volumes.  Antigo Egipto—Círculo de Leitores.  História da Humanidade—10 volumes.  Grandes Batalhas da História Universal—15 volumes.  História do Século XX: década a década—10 volumes.  Reis de Portugal (1ª à 4ª dinastia).  História da Vida Privada em Portugal: da Idade Média aos nossos dias.  História dos Descobrimentos Portugueses—5 volumes.  Na crista da onda (abordagem simples da história dos descobrimentos).  Dicionário da História de Portugal.  As viagens dos descobrimentos, Porto Editora. Em 5 volumes a autora aborda a história de Portugal de uma for- ma atraente para os alunos dos dois ciclos. Outras sugestões: