Guia elaboracaotrabalhos2010 2011

439 views
406 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
439
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Guia elaboracaotrabalhos2010 2011

  1. 1. Agrupamento de Escolas Finisterra Febres Biblioteca EscolarRealizado no Ano Lectivo 2010/2011 Centro de Recursos Educativos e Multimédia
  2. 2. Antes de começar deves saber que… Podes utilizar os itenssublinhados para navegar nestedocumento, pois contêm umahiperligação associada. Para isso, basta que cliquessobre eles! Um clique no botão Modelo de pesquisa, permite-te avançar para o Big6diapositivo seguinte. Um clique no botão, permite-te regressar ao Sumário.
  3. 3. Tens um trabalho para fazer? Vamos propor-te 6 etapas para fazeres a tuaEis algumas das questões que se pesquisa….. levantam… 1. Definição da tarefa a realizar Como e por onde começar? 2. Estratégias de pesquisa de informação Onde encontrar a 3. Localização e acesso informação 4. Utilização da informação necessária? 5. Síntese 6. Avaliação O que fazer com essa informação? Como organizar e apresentar a informação? Vamos ver o que deves fazer em cada uma…
  4. 4. 1. Definição da Tarefa 2. Estratégias de pesquisa a realizar de informação Já tens o tema? Estabelece um plano de trabalho. Percebeste exactamente o Como e onde vou encontrarque se pretende? a informação? Enciclopédias Não escolhas um tema muito Livros vasto! Revistas Ex.: Em vez de “Poluição” Internet Inquéritos/Entrevistas  escolhe um determinado Tenta fazer uma lista de palavras tipo de poluição chave. Ajudar-te-ão a encontrar a Determina o que afinal informação. ::. Exemplo: Dinossáurios queres saber!  Dinossáurios voadores  Jurássico  Etc.
  5. 5. 3. Localização e acesso 4. Utilização da informação Vais pôr em prática Deves ler, visualizar e interagiras estratégias atrás com a informação disponível edefinidas. decidir que aspectos são úteis para o teu trabalho. Deves utilizar os Toma notas, fazlivros da Biblioteca resumos, esquemas oue/ou a Internet. gráficos. Deverás eliminar o que não é importante. Utiliza as palavras chave. i Deves ir anotando a fonte Consulta as secções da informação para incluíres Pesquisar na Internet e na Bibliografia. Avaliar Páginas de Consulta a secção Referências e Internet deste guia. Citações Bibliográficas.
  6. 6. 5. Síntese 6. Avaliação Vais agora organizar toda a Tu próprio a devesinformação recolhida. fazer sobre o Não te limites a reproduzir o trabalho realizado. que leste ou o que copiaste da Internet! Apresenta as tuas conclusões e opiniões. Pensa na forma como vais  A tarefa está completa? apresentar o trabalho.  Corresponde ao que o  Trabalho escrito? Professor pediu?  Apresentação  Podia ter feito melhor? Electrónica?  O que foi que aprendi?  Página da Internet?  A informação encontrada corresponde à primeira etapa? Consulta a secção Redigir e Apresentar Trabalhos deste guia.
  7. 7. BomTrabalho!......
  8. 8. Enciclopédias – Utilizam-se para Revistas – Utilizam-se paraobter definições e informações encontrar artigos maisgerais. específicos e actuais.Livros – Utilizam-se para recolherinformação segura e imagens.
  9. 9. Internet – utiliza-se para recolherInquéritos/ Entrevistas – imagens e informações em geral.Utilizam-se para consultar URL:especialistas no http://www.percursos.net/becre/pesquassunto, recolher isar.htmopiniões, testemunhos, fazerestatísticas... ATENÇÃO: Nem todos os sites têm a mesma qualidade! Alguns até podem ter informações erradas ou escritas num Português que não é o mais correcto. URL: http://www.percursos.net/becre/avaliarweb .htm
  10. 10. Referências e Citações Bibliográficas Redigir e Apresentar Trabalhos Os trabalhos escritos devem seguir um esquema de apresentação: •Capa – nome da escola; título do O trabalho só fica completo se trabalho; nome da disciplina; indicarmos as nossas fontes e podes identificação do aluno; data; imagens. utilizar a Norma Portuguesa 405. •Sumário – listar com numeração rodos os títulos e subtítulos que utilizaste no Norma Portuguesa 405 trabalho. •Introdução – informa-se o leitor sobre o http://www.fcsh.unl.pt/biblioteca/normas tema que se vai trabalhar e como se vai Ou encontrar informação em: trabalhá-lo. •Desenvolvimento – o corpo do trabalho http://www.percursos.net/becre/refbiblio é a parte mais importante. Deve ser graficas.htm redigido por ti e ser ou não ilustrado. •Conclusão – deve ser breve e fazer uma síntese do que se desenvolveu anteriormente. •Bibliografia. •Anexos. • Encontras mais informação em: http://www.percursos.net/becre/redtra balho.htm

×