• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Notas aos pais
 

Notas aos pais

on

  • 107 views

 

Statistics

Views

Total Views
107
Views on SlideShare
107
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Notas aos pais Notas aos pais Document Transcript

    • 1 - PAPEL DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Os Pais e Encarregados de Educação são os primeiros e principais educadores. São ainda elementos insubstituíveis no desenvolvimento educativo dos seus filhos/educandos. Pedimos que, na medida do possível: Acompanhem regularmente as actividades do seu educando: . Incentivando-o na realização das actividades propostas na educação pré-escolar . Conversando com ele sobre o dia a dia do Jardim-de-infância Fomentem a auto-estima e autoconfiança, aspectos fundamentais para o sucesso educativo, porque cabe aos pais: . Proporcionar um clima afectivo de segurança . Elogiar as iniciativas e os sucessos da criança . Ajudá-la a desenvolver uma imagem positiva de si mesma . Valorizar o seu percurso educativo no Jardim-de-infância Ajudem-nos a desenvolver hábitos de trabalho e atitudes de cooperação, nomeadamente: . Sendo pontuais e assíduos . Estimulando o respeito pelos colegas e a entreajuda . Valorizando os trabalhos que vão realizando Sigam atentamente as informações Agrupamento, no que se refere a: transmitidas pelo . Atividades desenvolvidas pelo Agrupamento . Informações sobre o desenvolvimento do seu educando . Assiduidade e pontualidade · Contatem com frequência a Educadora Titular do Grupo para trocar informações sobre aspectos relacionados com: . A integração do seu educando no Jardim-de-infância proporcionando informações diversas (familiares, afectivas, económicas, de saúde, comportamentais...)
    • . A evolução no processo de aprendizagem Facilitem o acesso a pesquisas de informação quando as crianças: . Para isso forem solicitados pelas Educadoras . Manifestem desejo pessoal de o fazer Conheçam o Projecto Educativo e a sua organização: . De modo a poderem orientar o seu filho sobre as alternativas que o percurso escolar vai oferecendo Colaborem na vida do Agrupamento: . Conhecendo e participando no desenvolvimento do seu Projecto Educativo e Regulamento Interno. · Os Pais e Encarregados directamente: de Educação podem intervir . Contactando com a Educadora Titular de Grupo/Turma no período reservado ao atendimento aos Pais e Encarregados de Educação, em qualquer momento do processo educativo . Participando com os outros Encarregados de Educação nas reuniões com os Educadores Titulares de Grupo/Turma quando convocados para o efeito . Participando nos diversos órgãos do Agrupamento onde os Encarregados de Educação têm assento . Participando em actividades promovidas pelo Agrupamento, no âmbito do seu Projecto Curricular ou nas actividades da Componente Social de Apoio à Família . Integrando e contactando a Associação de Pais, contribuindo na promoção da qualidade educativa do Agrupamento. 2 – AVALIAÇÃO A avaliação na Educação Pré-Escolar tem um carácter contínuo. No entanto, ao longo do ano lectivo haverá momentos específicos para este efeito, através de contatos individuais e reuniões com os Encarregados de Educação. Será, ainda, entregue aos encarregados de
    • educação uma ficha informativa sobre o desenvolvimento da criança em dois momentos distintos no decurso do ano lectivo. 3 - PROJECTO EDUCATIVO; PLANO DE ACTIVIDADES; REGULAMENTO INTERNO; PROJECTO CURRICULAR Os referidos documentos encontram-se a consulta pública nas diferentes instituições educativas que integram o Agrupamento e poderão ser consultados/analisados com a Educadora Titular do Grupo/turma. 4 - DEVERES DOS ALUNOS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Tendo em consideração o nível etário das crianças e segundo o Regulamento Interno do Agrupamento, constituem deveres dos encarregados de educação: - Cumprir o horário previamente estabelecido no Jardim-de-infância que o seu educando frequenta. Para diminuir o risco de uma institucionalização da criança, em detrimento de uma melhor relação com a família, aconselha-se que a criança não esteja no Jardim-deinfância por um período superior a 7 horas diárias. Estas normas pretendem salvaguardar o papel da família, para que os serviços não a substituam. - As crianças que frequentam as actividades extracurriculares deverão cumprir o horário estabelecido para as mesmas. A interrupção só deverá ocorrer em casos excepcionais; - Ter na sala, uma muda de roupa para eventuais necessidades, um chapéu ou boné e uma garrafa pequena de água;
    • - É obrigatório o uso de bibe; - Comunicar à Educadora as faltas das crianças e entregar o respectivo atestado médico se estas forem dadas por motivo de doença; Neste caso, e se esta for diagnosticada como infectocontagiosa, deverá ser referido no atestado o dia em que a criança poderá regressar à Escola. Se esta referência não for possível, deverá ser apresentada aquando do regresso, declaração comprovativa de imunidade. - As crianças que apresentem febre ou sintomas de doença não deverão comparecer no estabelecimento de ensino. Caso no decorrer das actividades, qualquer destas situações se venha a manifestar, cabe ao responsável pelo grupo providenciar para que os pais sejam informados, a fim de resolver o problema no mínimo espaço de tempo. Na eventualidade de se tratar de uma situação urgente e aparentemente grave será pedida a intervenção dos Serviços do Instituto Nacional de Emergência Médica. - Sempre que estejam a ser ministrados medicamentos às crianças, devem os pais, em conjunto com o médico assistente, diligenciar no sentido de que estes sejam dados fora do horário do Jardim-deinfância. - Depois de esgotadas todas as possibilidades de que assim se verifique os medicamentos poderão ser administrados, pedindo-se uma declaração assinada pelos pais onde estes se responsabilizem por todos estes cuidados e práticas. Poderá ainda ser solicitada uma fotocópia da receita, a fim de comprovar que existe um encaminhamento médico. Para além disto, deverá ser escrito na embalagem de forma legível e inequívoca, o horário da sua administração, a dosagem a aplicar e o nome da criança. - As crianças deverão vir limpas e asseadas para o Jardim-deinfância, mas com roupa prática e com o mínimo de adereços, não se responsabilizando o Jardim pelos danos ou perda destes. - O Agrupamento não se responsabiliza por quaisquer objectos trazidos de casa, pelas crianças. - Os pais/encarregados de educação são responsáveis pela assiduidade e segurança. Assim, e por razões de segurança, as crianças deverão ser acompanhadas até à sua entrada no estabelecimento e confiadas à Educadora de Infância, à Auxiliar de Acção Educativa ou ao Animador Social.
    • - Por impossibilidade de comparência da pessoa que habitualmente vem buscar a criança, o Encarregado de Educação deverá comunicar por escrito quem o substituirá. Recomendamos ainda, para o bom funcionamento das actividades que: - As crianças tomem o pequeno-almoço em casa, atendendo à importância de se que reveste a primeira refeição do dia. - Nos dias de actividades de educação física deverão utilizar equipamento adequado (fato de treino e sapatilhas). O fato de treino deverá vir vestido de casa.