• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Avarias mais comuns de um computador
 

Avarias mais comuns de um computador

on

  • 4,235 views

 

Statistics

Views

Total Views
4,235
Views on SlideShare
4,199
Embed Views
36

Actions

Likes
0
Downloads
103
Comments
0

1 Embed 36

http://accomputadoress.blogspot.pt 36

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Avarias mais comuns de um computador Avarias mais comuns de um computador Presentation Transcript

    • Mário FreitasNº15Paulo SérgioNº1811ºGI
    •  Problemas e Resoluções:  Disco Rígido;  Arranque;  Impressora.  Placa de Vídeo;  Placa principal;  Teclado;  CMOS;  Memória;
    •  Problemas no arranque:  O computador não liga;  O Computador liga mas não arranca ou arranca parcialmente. Problemas na placa de vídeo:  Não aparece nada no monitor;  Aparecem caracteres aleatórios no ecrã;  A imagem roda horizontalmente ou verticalmente;  Linhas de cima da imagem são mais largas que as de baixo.
    •  Problemas com a placa principal:  A placa principal está estalada; Problemas com o Teclado:  Keyboard error ou Keyboard not found;
    •  Problemas com a CMOS  Esqueceu-se da Password;  O sistema perde a hora;  O sistema Perde a Hora, as informações ou dá erro de bateria;  A bateria só trabalha às vezes;
    •  Problemas com a Memória  A cache está avariada;  Após a instalação de um Pentium Overdrive, a memória cache deixou de funcionar;  O upgrade da RAM parece não funcionar. Problemas com a Impressora  Porta não funciona
    •  Problemas com o disco rígido:  O disco rígido não funciona;  O disco não arranca e aparece a mensagem “C: drive failure insert boot disk”;  O disco rígido trabalhava bem, mas deixou de funcionar quando mudou a placa principal;  Não consegue arrancar o disco rígido, mas este trabalha bem quando arranca com uma disquete de sistema;  O computador não consegue criar partições superiores a 2 GB;  Quando o Scandisk, encontra alguns erros ocasionais.
    •  Problemas de arranque:  O Computador não liga: ▪ Verificar se a Fonte de Alimentação tem potência suficiente para todo o hardware; ▪ Verificar se a Fonte de alimentação tem corrente; ▪ Verificar se a ventoinha da fonte de alimentação funciona e se os leds acendem caso contrário a fonte pode estar avariada.
    •  Problemas no Arranque:  O computador liga mas não arranca ou arranca parcialmente: ▪ Se ligar e arrancar verificar se emite beeps, se não emitir beeps verificar se o speaker está bem ligado e verificar a tabela de erros no manual da placa principal; ▪ Verificar se as SIMM’S ou DIMM’S estão bem encaixada; ▪ Verificar se os componentes recebem energia e estão conectados à placa principal.
    •  Problemas na Placa de Vídeo:  Não aparece nada no Monitor: ▪ Verificar se o monitor recebe corrente e está devidamente ligado com a placa de vídeo; ▪ Verificar se o Monitor está bem configurado em termos de Contraste Brilho entre outros; ▪ Verificar os pinos do conector de vídeo, pois por vezes os pinos dobram e não fazem o devido contacto; ▪ Após estas verificações terá de trocar a placa de vídeo.
    •  Problemas na placa de Vídeo:  Aparecem caracteres aleatórios no ecrã: ▪ Verificar se existe ou não uma falha na memória de vídeo, caso contrario uma das RAM de video deve ter uma falha.
    •  Problemas na Placa de Vídeo:  A imagem roda horizontalmente ou verticalmente: ▪ Verificar o Sincronismo do monitor; ▪ Após a verificação terá de testar com outro monitor ou mandar reparar o mesmo;  As Linhas de Cima da imagem são mais largas do que as de baixo: ▪ Verificar se a linearidade vertical do monitor está desalinhada, pelo que terá de o mandar reparar.
    •  Problemas com a placa Principal:  A Placa principal está estalada: ▪ Verificar se os encaixes da placa principal estão devidamente fixos; ▪ Verificar se a placa não está estalada perto dos slots de expansão.
    •  Problemas com o Teclado:  “Keyboard error” ou “keyboard not found”: ▪ Verificar se o Teclado está devidamente ligado; ▪ Verificar se o controlador integrado do teclado queimou ou verificar se o controlador do teclado integrado na placa principal queimou; ▪ Verificar o Fusível com um multímetro na placa principal; ▪ Caso Contrário terá de substituir a placa principal.
    •  Problemas com a memória:  A cache Está Avariada: ▪ Se a cache estiver a falhar, experimente desligá-la no Setup da BIOS; ▪ Caso tenha colocado uma cache nova, deve verificar se esta está tem o tipo de memória é o correto para os paramentos da placa principal.  Após a instalação de um Pentium Overdrive, a Memória Cache deixou de funcionar: ▪ Se houver uma incompatibilidade entre a BIOS da placa e a Overdrive deve fazer um upgrade a BIOS.
    •  Problemas com a memória:  O upgrade da RAM Parece não Funcionar: ▪ Verifique se a memória é compatível placa principal; ▪ Verifique se é necessário configurar algum jumper; ▪ Veja se a há velocidade das SIMM é a adequada aos tempos indicados na BIOS.
    •  Problemas com o disco rígido:  O disco rígido não funciona:  Verificar as ligações da alimentação ao disco;  Verifique as ligações do flat cable do disco;  Verifique os jumpers do disco.  O disco não arranca e aparece a mensagem “C: drive failure insert boot disk”  Arranque com uma disquete de sistema e verifique se consegue ler a drive C, se estiver tudo bem tente executar o comando SYS C ;  Caso não consiga ler o conteúdo do disco , é provável que tenha o
    •  Problemas com o disco rígido:  O disco rígido trabalhava bem, mas deixou de funcionar quando mudou a placa principal: ▪ Caso isto aconteça verifique todas as configurações e as ligações. ▪ Se estiver tudo bem verifique as configurações da BIOS; ▪ Verifique se a BIOS esta configurado convenientemente.
    •  Problemas com o disco rígido:  Não consegue arrancar o disco rígido, mas este trabalha bem quando arranca com uma disquete de sistema: ▪ Poderá ter o setor de arranque danificado e provavelmente esse problema poderá ter ocorrido devido a um vírus; ▪ Verifique se o disco tem um antivírus e verifique isso com o FDISK se a partição esta criada e operacional.
    •  Problemas com o disco rígido:  O computador não consegue criar partições superiores a 2 GB: ▪ Isto acontece porque o computador e tem um sistema operativo que só admite um determinado tipo de ficheiros; ▪ Faça um upgrade do sistema operativo para Windows 95 ORG; ▪ Caso não funcione cria varias partições impondo uma limite de 2GB para cada uma.
    •  Problemas com o disco rígido:  Quando o Scandisk, encontra alguns erros ocasionais:  Normalmente o disco corrige esses erros, mas caso seja frequente pode significar que o disco tem problemas sérios;  Verifique ainda se existe alguns vírus.
    •  Problemas com a impressora:  Em primeiro lugar verifique se a impressora está ligada e se o cabo paralelo esta corretamente ligado na porta Centronics paralela;  Caso a impressora imprima caracteres estranhos verifique se o cabo está ligado, ou então tente outro cabo que tem a certeza que está bom;  Se estiver a trabalhar com o Windows reinstalar o driver da impressora.
    •  Problemas com a impressora: ▪ Caso a impressora não imprima nada, corra o programa de testes para verificar as condições de impressão; ▪ Se o programa de testes não funcionar, a impressora tem uma avaria; ▪ Caso o programa de testes corra bem, experimente mandar imprimir a partir da linha de comandos, se imprimir bem, verifique as configurações da impressora.