Podcast Educacional

3,843 views
4,023 views

Published on

Published in: Education

Podcast Educacional

  1. 3. Construção de espaços comunicativos abertos e criativos, quebrando a hierarquia na distribuição do saber no ambiente escolar. A educomunicação tem como meta construir a cidadania, a partir do pressuposto básico do exercício do direito de todos à expressão e à comunicação.
  2. 5. O rádio, apesar ser um dos primeiros meios de comunicação de massa, ainda não é amplamente difundido na educação, se comparado à televisão e, mais recentemente, à internet. No entanto, por seu caráter imediato e de grande abrangência, representa um instrumento rico em possibilidades pedagógicas capaz de chegar a todas as camadas da população brasileira.
  3. 6. <ul><li>Rádio se faz em equipe. </li></ul><ul><li>Planejamento. </li></ul><ul><li>Na escola, isto significa envolver professores e alunos em todo o processo. </li></ul><ul><li>Providenciar os recursos técnicos necessários </li></ul><ul><li>Definição de papéis e respondabilidades de cada membro da equipe. </li></ul>
  4. 7. PodCast é uma palavra que vem da junção de Ipod (tocador de mp3 da Apple) com Broadcast (transmissão via internet). Podcast são programas de rádio personalizados gravados em mp3 e disponibilizados pela internet.
  5. 8. http://codigolivre.net http://www.escribacafe.com
  6. 9. http://www.podoffice.mypodcast.com http://andreiatorres.blogspot.com
  7. 10. <ul><li>A linguagem radiofônica deve ser dinâmica </li></ul><ul><li>Não existem espaços em branco </li></ul><ul><li>Crie uma identidade </li></ul><ul><li>Os jingles servem para caracterizar partes do programa </li></ul><ul><li>Respeite as leis de direitos autorais </li></ul><ul><li>Criação de roteiro </li></ul><ul><li>Todos os envolvidos devem conhecer o roteiro </li></ul><ul><li>Linguagem clara </li></ul><ul><li>Fale com o ouvinte </li></ul><ul><li>Os textos também podem ser dialogados, dramatizados, improvisados </li></ul>
  8. 11. “ A produção de PosCasts abre caminhos para o estudo e discussão das questões dos direitos autorais e morais, bem como do desenvolvimento de nossa postura e ética frente a um trabalho colaborativo.” Prof. Eziquiel Menta
  9. 13. Roteiro : descreve os enunciados que deverão ser lidos pelo locutor e todo o trabalho técnico a ser feito: a música que vai ao ar, o momento da fala do locutor, as vinhetas de apresentação do programa, os efeitos sonoros etc.
  10. 14. Produção: A produção de um programa radiofônico é feita antes da gravação. Entre as funções de um produtor, pode-se destacar o agendamento de todas atividades, a mobilização da equipe e busca dos recursos.
  11. 15. Locução: O locutor é uma das peças-chave de qualquer tipo de programa de rádio, pois a clareza na exposição do conteúdo depende, e muito, de uma voz clara, bem entonada, nítida e de uma boa dicção.
  12. 16. Sonoplastia: É a arte de dar plasticidade ao que se vê ou ouve através de sons - desde a música até os ruídos, que são chamados de efeitos sonoros. No caso do rádio, sua função é muito mais destacada, uma vez que se torna suporte à imaginação do ouvinte, dando-lhe elementos sonoros que permitem a construção de uma imagem.
  13. 17. Gravação: Preparação do ambiente. O locutor deve ter se familiarizado com o texto. É possível gravar cada etapa em momentos diferentes (entrevistas, reportagens, falas do locutor , vinhetas...)
  14. 18. Edição - Consiste na montagem dos trechos gravados e da sonoplastia. Distribuição – Publicação do programa na internet.
  15. 19. Rádio Web CAIC Mariano Costa http://caicmariano.podomatic.com
  16. 20. http://educomunicacao.wordpress.com http://gilian.escolabr.com/sintonize MENTA , Eziquiel.PODCAST: Quebrando o silêncio na integração de mídias na Educação.

×