Your SlideShare is downloading. ×
0
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Curso 5 s
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Curso 5 s

12,737

Published on

Curso 5S em português para implementação em empresas, escolas, insituições financeiras, apresentação simples e didádica.

Curso 5S em português para implementação em empresas, escolas, insituições financeiras, apresentação simples e didádica.

Published in: Education, Technology, Business
2 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
12,737
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
646
Comments
2
Likes
3
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. World Class QualityPROGRAMA 5S´s
  • 2. Programa 5S’s World Class Quality SIGNIFICADOORIGEM SEIRI  DESCARTE - Separação/Seleção SEITON  ORGANIZAÇÃO - Identificação/Ordenação SEISO SEIKETSU  LIMPEZA - Conservação/Inspeção  HIGIENE - Asseio / Padronização SHITSUKE  ORDEM MANTIDA - Auto disciplina
  • 3. INTRODUÇÃO World Class QualityO processo de eliminar o desperdício em 5 fases, com base nométodo “5S’s”, surgiu no Japão no final da década de 60.Foi fator fundamental para a recuperação das empresas japonesas euma das bases para implantação dos métodos da qualidade totalnaquele país.O “Housekeeping”, traduzido por “Casa Limpa” ou outros nomes,significa o esforço de várias pessoas da empresa na direção damelhoria do ambiente de trabalho.... Senso de Seleção... Senso de Ordenação... Senso de Limpeza... Senso de Bem-estar e... Senso de Disciplina ConscienteVeja, a partir de agora, como chegar lá.
  • 4. Mudar é preciso World Class Quality1. Devemos combater os desperdíciosSSó o que desperdiçamos de alimentos daria para alimentar cerca de 30 milhões debrasileiros que passam fome.2. Precisamos trabalhar com mais saúde e segurançaBO Brasil é recordista mundial em acidentes de trabalho.3. Vivemos melhor num ambiente limpo e organizadoEEstá provado que produzimos mais com menor desgaste num ambiente assim.4. Os clientes exigem cada vez mais qualidade A única coisa permanente é a mudança.CColocar a casa em ordem é o primeiro passo para a satisfação dos clientes. Heráclitus, 500 a.C.5. Desperdícios geram preços altosOO que é desperdiçado nas empresas contribui para tornar a nossa vida mais cara.
  • 5. Como tornar o 5S’s eficaz World Class QualityMais importante é à vontade de mudarMudar para melhor. Um novo ambiente de trabalho. É isso o que as empresasquerem do programa 5S’s. Com o apoio dos empregados e muita disposiçãode todos. Com a força de vontade para mudar o que tem que ser mudado. Epara manter a casa em ordem.Faça parte de uma verdadeira equipeCriar e manter um ambiente de trabalho limpo, saudável e organizado trazbenefícios para todos.É uma tarefa para uma verdadeira equipe. Por isso todos participam dasreuniões do programa 5S’s. Por isso todos acatem as decisões tomadas.
  • 6. PRINCIPAIS DICAS PARA INÍCIO DA CAMPANHA 5S’s World Class Quality 1Embora o movimento dos 5S’s resulte, obviamente em grandes melhorias nas diversas áreas da empresa, é muito importante mudar a forma como as pessoas encaram seu trabalho e o que fazem; 2É impossível montar uma campanha dos 5S’s com apenas uma ou duas pessoas; 3 É preciso fazer com que TODOS participem; 4Para eficácia na implantação desta campanha é necessário DETERMINAÇÃO, PERSISTÊNCIA E COOPERAÇÃO, tendo como conseqüência uma melhor integração dos funcionários dos vários setores da empresa, melhorando o clima interno; 5 Portanto, monte um “Time da Qualidade”.
  • 7. Transformação do grupo em equipe: em busca de sinergia World Class QualityAlgumas vantagens do trabalho em equipe:4 Eficiência e economia: compartilhamento de recursos4 Eficácia: alta probabilidade de atingir os objetivos4 Clima saudável de trabalho “Há uma grande diferença entre pessoas trabalhando juntas num projeto e todas elas apenas trabalhando ao mesmo tempo”.Fatores de interferência no desenvolvimento de equipes: 4A organização e sua missão 4As decisões gerenciais O Ambiente 4Recrutamento e seleção 4Cultura 4Clima 4Valores da sociedade
  • 8. Características de uma Equipe Vencedora World Class Quality Organização  Propósitos bem definidos Interação e estabilidade  Motivação “Um por todos e todos por um.”  Equilíbrio entre tarefas e relações pessoais Liderança e participação  Percepção
  • 9. World Class Quality Equipe: Definição de Papéis e Responsabilidades Como o trabalho está dividido? Quais são as responsabilidades de cada um? Quem deve fazer o quê? Na ausência de alguém, quem assume seu lugar? Estamos todos de acordo?
  • 10. World Class QualityMotivação da Equipe: Obtendo o comprometimento das pessoas  Despertar o desejo de participar do grupo e trabalhar por seus objetivos.  Quanto maior o benefício trazido pelos objetivos da equipe, mais as pessoas se esforçam para realizá-lo.  Colocar as pessoas para trabalhar nas atividades que elas têm interesse. ● Não colocar na mesma equipe pessoas que se evitariam se pudessem.
  • 11. Quem trabalha com 5S’s... World Class Qualityv Trabalha com mais segurança;v Mantém bons hábitos para a saúde;v Busca limpeza e organização;v Combate os desperdícios;v Tem espírito de equipe;v Aceita os desafios;v É responsável.
  • 12. 5S’s quer dizer... World Class Qualitysenso de Seleção => Descartesenso de Ordenação => Organizaçãosenso de Limpeza => Limpezasenso do Bem-estar => Higienesenso de Disciplina Consciente => Ordem MantidaSão as cinco fases do programa 5S’s.Em cada uma delas, sua participação é muito importante:só você pode melhorar o seu ambiente de trabalho. QUALIDADE ss sss
  • 13. Significado dos 5S’s World Class Quality 1) SEIRI  SENSO DE SELEÇÃO (DESCARTE)Cada pessoa deve saber diferenciar o útil do inútil.Eliminado-se o que não é útil, você pode se concentrarapenas no que é útil, portanto:“TENHA SOMENTE O NECESSÁRIO, NA QUANTIDADE CERTA”.  SELEÇÃO... (O Inútil)
  • 14. World Class Quality Senso de Seleção Mantenha nas áreas somente os materiais que serão utilizados. Liberação de espaço. Eliminação de matérias desnecessárias. Eliminação da perda de tempo. Diminuição de acidentes.
  • 15. World Class Quality Como praticar o Senso de Seleção (Seiri)-Escolha um local de trabalho na sua empresa para uma experiência piloto de descarte.- Faça uma série de fotografias ou filmagem do ambiente para, no final da tarefa, comparar os resultados obtidos.- Defina quem faz o que, onde, quando e como.- Dê atenção a tudo que estiver dentro do seu ambiente de trabalho. (Ex.: Máquinas, Ferramentas, Estoques, Móveis, Papéis, etc.).- Defina o que é necessário através de instruções claras, para que todos possam separar o útil do inútil.- Quantifique e avalie o que está sendo descartado, respondendo:  1. O que pode ser útil para outro setor?  2. O que deve ser guardado num depósito?  3. O que deve ser consertado?  4. O que deve ser jogado fora?  5. O que pode ser vendido?
  • 16. World Class Quality Como praticar o Senso de Seleçãov Elimina o que é inútilv Libera espaço e facilita a organizaçãov Deixa o ambiente de trabalho mais agradávelO que não serve para nada só atrapalho. Vai ser muitobom poder livrar-se do que é inútil em sua volta e emtodos os outros locais da empresa. Faça a sua parte. Oprimeiro passo é separar o que é necessário do que éinútil em seu local de trabalho ou no local em que vocêfoi designado para fazer isso.
  • 17. World Class Quality COMO SEPARAR O INÚTIL.Repare que já é possível, nesse primeiro passo, escolher o melhor local paraguardar as coisas consideradas necessárias. Por sua vez, as coisasconsideradas desnecessárias ou inúteis devem ser listadas e encaminhadaspara a Área de Seleção, escolhida para este fim. ÚTILCoisas desnecessárias, quando não estão bem no meio do seu caminho,costumam ficar em locais mais escondidos: em cima ou embaixo de armários eestantes, no fundo de gavetas, no meio de ferramentas, caixinhas, depósitosimprovisados etc. Não deixe escapara nada: objetos, máquinas, papéisimprestáveis (arquivos mortos, propagandas, catálogos), refugos, restos demateriais, etc.
  • 18. Critérios para Seleção/Descarte World Class Quality CONSTANTEMENTE Manter no local de trabalho próximo dele Manter um pouco OCASIONALMENTE afastado do local de trabalhoQUANDOEU USO Manter em depósito RARAMENTE afastado do local de (mas necessário) trabalho NUNCA (ou passa muito tempo Área de descarte sem usar)
  • 19. World Class Quality O que fazer com o inútilDepois de removidas as coisas consideradas inúteis para a Área deDescartados, é possível que algum objeto imprestável para alguém possa serútil para outra pessoa, de outro setor. Por isso, é preciso dar um tempo paraacontecer o troca-troca. Depois, é a vez de classificar os materiaisdescartados, conforme o esquema abaixo. Para classificar o material da Área de Descarte veja: v O que pode ser vendido v O que pode ser recuperado v E o que deve ser removido o mais rápido para o lixo. Utilize para isso, um formulário próprio.
  • 20. Classificação dos Materiais da Área de Descarte World Class Quality COISAS Manter no local de ENCAMINHAR AINDA ÚTEIS trabalho ou PARA O SETOR próximo dele QUE VAI USAR SELEÇÃO MATERIAL EM Venda para bom BOM ESTADO uso MATERIAL EM PÉSSIMO ESTADO Venda para sucata (sucata, resíduos) COISAS NÃO NECESSÁRIAS MATERIAL Programar a RECUPERÁVEL recuperação LIXO Botar para fora
  • 21. World Class Quality 2) SEITON  SENSO DE ORDENAÇÃO (ORGANIZAÇÃO) Cada coisa tem o seu único e exclusivo lugar; e após o uso, deve estar no seu lugar. Tudo deve estar sempre disponível e próximo do local de uso, portanto:“UM LUGAR PARA CADA COISA. CADA COISA EM SEU LUGAR”  ORDENAÇÃO
  • 22. World Class Quality Senso de OrdenaçãoPainel de Ferramentas Determinar o melhor local para a guarda dos materiais que foram selecionados na fase anterior.  Rapidez e facilidade na busca de documentos e objetos.  Controle sobre o material que cada um usa.  Facilidade de comunicação.
  • 23. World Class QualityComo praticar o Senso de Ordenação (Seiton) Analise a situação atual; Analise como as coisas estão colocadas, onde e por quê; Arrumação é um estudo de eficiência e esta depende da velocidade necessária para pegar e colocar as coisas em seus devidos lugares; Defina um lugar para cada coisa; Para definir critérios para colocação das coisas nos lugares, algumas perguntas devem ser respondidas;  1. Qual o melhor local para cada coisa?  2. O que está a mão precisa mesmo estar ali?  3. É possível reduzir os estoques?  4. Os nomes das coisas estão padronizados?
  • 24. Cada coisa em seu lugar World Class QualityObjetos com nomes diferentes devem ser guardados em locaisdiferentes, fáceis de serem localizados e bem organizados.UM NOME PARA CADA COISA.Se uma mesma coisa tem vários nomes, escolha apenas um para serusado na empresa. Facilita muito.VISUALIZE TUDO.Com etiquetas, placas, letras pintadas e cartazes – identifique tudo quefoi organizado: desde as pastas de arquivos, objetos, produtos emateriais até instruções de segurança, avisos, alertas, etc.
  • 25. World Class QualityELIMINE AS PORTAS.Armários e estantes com portas são locais ótimos paraesconder a desorganização. Onde puder, elimine-as.Objetos com nomes diferentes devem ser guardados em locaisdiferentes, fáceis de serem localizados e bem organizados.
  • 26. World Class Quality3) SEISO  SENSO DE LIMPEZACada pessoa deve saber a importância de estar em umambiente limpo. Cada pessoa na empresa deve, antes edepois de qualquer trabalho realizado, retirar o lixoresultante e dar-lhe o fim que foi previamente acordado.Um ambiente limpo lembra QUALIDADE eSEGURANÇA, portanto: “A GENTE MERECE O MELHOR AMBIENTE”  LIMPEZA
  • 27. World Class Quality Senso de Limpeza Manter o ambiente de trabalho limpo, eliminando o lixo, a sujeira e os materiais estranhos. Cuidar das máquinas, ferramentas e equipamentos, evitando os desperdícios. Purificação do local de trabalho. Controle sobre máquinas, ferramentas e equipamentos. Eliminação de desperdícios.
  • 28. World Class Quality Como praticar o Senso de Limpeza (Seiso) Os principais pontos/áreas que se deve atacar com a limpeza são: Processos relativos ao produto ou serviço;  Postos de trabalho  Setores;  Estoque em geral;  Sucatas;  Depósitos;  Arquivos;  Lixo;  Áreas externas;  Fachadas;  Jardins e o atendimento.
  • 29. World Class Quality Limpar é para valerPode até parecer exagero, mas não é. Onde se esconde a sujeiramerece limpeza.Portanto, atenção para as partes escondidas, como as de trás eas de dentro.USE TODOS OS MEIOS.Água e sabão podem ser pouco, dependendo da sujeira.Palhas de aço, lixas, panos, escovas, esfregões, água sanitária,tinner: há sempre o produto certo para cada tipo de sujeira. Osegredo está em saber utilizá-lo.FAÇA UMA INSPEÇÃO.O momento da limpeza é a melhor oportunidade para inspecionarequipamentos (se apresentam danos, variações e alterações) e ascondições de conservação das instalações, se precisam dereparos e consertos. De continuidade a esta atividade, afinal nãoé apenas em um dia que você faz limpeza e mantém o ambienteagradável.
  • 30. World Class Quality 4) SEIKETSU  SENSO DE BEM-ESTAR (HIGIENE)Higiene é manutenção de limpeza, da ordem. Quem exige e fazqualidade cuida muito de aparência, e em um ambiente limpo,a segurança é maior. Quem não cuida bem de si mesmo nãopode fazer ou vender. Produtos ou serviços de qualidade,portanto: “QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO”  BEM - ESTAR
  • 31. World Class Quality Senso de Bem-estarManter as coisasorganizadas, arrumadase limpas. Equilíbrio físico e mental dos empregados. Melhoria do ambiente de trabalho e da produtividade. Melhoria das áreas comuns (banheiros, refeitórios, “fumódromo”). Segurança no trabalho.
  • 32. World Class Quality Como praticar o Senso de Bem-estar (Seiketsu) Na promoção de uma política de higiene na empresa, alguns recursos visuais são úteis: Avisos que ajudem as pessoas a evitar erros nas operações, em seus locais de trabalho; Avisos de perigo e outras advertências; Indicações de locais onde devem ser colocadas; Designações e/ou informações sobre equipamentos e maquinários; Lembretes de advertências e/ou operacionais; Avisos de Manutenção Preventiva; Instruções necessárias ao trabalho.
  • 33. World Class Quality Evite a sujeirav Não jogue coisas no chão.v Antes de guardar, limpe ferramentas e utensílios após o uso.v Conserve mesas, gavetas, armários, equipamentos e móveis limpos.v Proteja devidamente os equipamentos: desligue- os e coloque capa protetora quando fora de uso.
  • 34. World Class Quality VIVA COM MAIS QUALIDADE.VVANTAGENSv Preserva a saúde e evita acidentes;v Reduz os riscos de contaminação;v Reforça os hábitos de higiene pessoal. Com a saúde da gente todo cuidado é pouco. Da mesma forma, épreciso zelar pela nossa segurança no local de trabalho.Cuidaremos disso, como nunca, a partir de agora. A higiene deve ser observada por todos, na empresa, mas exigeigualmente cuidado pessoal indispensável. Outra coisa importanteé manter um ambiente de trabalho alegre e cordial entre oscolegas: faz parte de nossa higiene mental.
  • 35. World Class Quality5) SHITSUKE  SENSO DE DISCIPLINA CONSCIENTE (ORDEM MANTIDA)É a rotinização da melhoria adequada, a obediência àrotina, a busca constante da melhoria, a educação doser humano, portanto:“ORDEM, ROTINA E CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO”  DISCIPLINA CONSCIENTE
  • 36. Senso de Disciplina Consciente World Class Quality Fazer naturalmente a Sala de coisa certa, buscando cirurgia sempre uma forma melhor de fazer. Conscientização para a administração participativa. Melhor entrosamento entre empregados e gerentes. Incentivo à capacidade criativa dos empregados Compreensão e aceitação do processo de melhoria contínua.
  • 37. Como praticar o Senso da Disciplina Consciente World Class Quality (Shitsuke) Todos os funcionários usam uniforme e os equipamentos de segurança (EPI’S); Todos os funcionários cumprem os horários estabelecidos para reuniões e treinamentos. Telefone é usado adequadamente; Todos verificam se alguma coisa que utilizam está fora do lugar antes de sair da empresa; Os documentos confidenciais são utilizados somente pelos empregados autorizados; Todos estão motivados e preocupam-se com a melhoria contínua do local de trabalho.
  • 38. Princípios da Disciplina Consciente World Class Qualityv Educação, cortesia e disciplina;v Respeito aos horários e acordos;v Vontade de aprender mais e evoluir;v Padronização de procedimentos;v Obediência aos regulamentos;v Trabalhar com segurança.

×