As 22 leis do posicionamento do marketing

2,581
-1

Published on

Pessoas, um bom resumo das Leis do Posicionamento do Marketing!

Published in: Education

As 22 leis do posicionamento do marketing

  1. 1. As 22 Leis doPOSICIONAMENTO Al Ries & Jack Trout
  2. 2. Lei da Liderança É melhor ser o primeiro, que ser o melhor ! Qual o nome da primeira pessoa a chegar na América ?É muito mais fácil penetrar na mente primeiro do que tentar convencer alguém a mudar para um produto melhor depois que ja tomou a sua decisão.
  3. 3. Lei da CategoriaSe não puder ser o primeiro em uma categoria, estabeleça uma nova categoria A primeira Mulher Presidente ! O primeiro Negro na história… Qual a melhor calculadora ? E a melhor calculadora FINANCEIRA ?Mc Donnald’s = é o melhor restaurante ?
  4. 4. Lei da Mente É melhor ser o primeiro na mente, que o primeiro no mercado ! A TV Record foi criada antes da Globo ! E daí ?Ser o primeiro na mente é tudo… por isso se você conseguir ser o primeiro na mente… a Lei 1 cai !
  5. 5. Lei da Percepção O marketing não é uma batalha de produtos, mas sim uma batalha de percepção. Nenhuma realidade é objetiva.Harley = é a melhor moto ? Porque é tão mais cara ? Porque pagamos caro por antiguidades ? Crie significado e seja percebido !!!
  6. 6. Lei do FocoO mais poderoso no marketing é representar uma palavra na mente. Just do it = Nike Beba = Coca Cola Abuse e Use = C & A Mais Barato, Mais Barato = Extra De mulher pra mulher = Marisa
  7. 7. Lei da Escada A estratégia que tomar, depende do degrau ocupado na escada ! Coca – Cola Pepsi Gasosa Cini Laranjinha VimiGuaraná Jesus (80% do mercado onde atuava)
  8. 8. Lei da ExclusividadeDuas empresas não podem ocupar o mesmo espaço na mente do cliente. As pilhas sempre acabam quando a gente menosespera… assim.. Qual o atributo mais importante ? Duracel tem qual atributo ? Adianta você querer ser recohecido pelo mesmo atributo ????
  9. 9. Lei da Dualidade Com o passar do tempo, todo o mercado transforma-se em uma corrida de 2 ! Coca x Pepsi Microsoft x AppleMc Donnald’s x Burger King (Bobs – Brasil)
  10. 10. Lei do Oposto A estratégia de que está almejando o segundo lugar é determinada pelo liderCoca ( mais de 100 anos ) x Pepsi ( Next Generation) (tapete vermelho) TAM x GOL (linha inteligente)
  11. 11. Lei da DivisãoCom o tempo, a categoria se transforma em duas ou mais categorias Restaurante Lanchonete x Restaurante Bar x Restaurante x Lanchonete Bar x Lanchonete x Restaurante x Balada….
  12. 12. Lei da Perspectiva Os efeitos do marketing ocorrem por um período prolongado !Porcarias de cantores viram clássicos a longo prazo. Marcas que nunca representaram nada, falam em TRADIÇÃO 10 anos depois… e isso pesa em alguns momentos.
  13. 13. Lei da Extensão de Linha Há uma pressão irresistível em estender o patrimônio líquido da marcaPrefira ser forte em algum lugar, do que ser fraco por toda a parte. Quando queremos abraçar tudo, inevitavelmente entramos em dificuldade. (Fanta Citrus, Fanta Apple, Fanta Uva… etc)
  14. 14. Lei do Sacrifício Para se conseguir alguma coisa é preciso desistir de outraQuem quiser ser bem sucedido tem de reduzir a linha de produtos e nao expandi-la. A Everady e Everady Alcalina A Duracel focou-se em ser uma alcalina sem ter onome de alcalina !!! E na comparaçao durava mais !!!
  15. 15. Lei dos AtributosPara cada atributo, existe um atributo oposto, igualmente eficaz ! Pepsi (Nova) x Coca (Velha) Schin (Nova) x Outras (Velhas) Antartica (Boa) x Outras (não boas)Se o Mc Donnald’s já é sinônimo de rápido ? Qual deveria ser o chamado do Bob’s ?
  16. 16. Lei da SinceridadeQuando admitimos um negativo, o cliente em perspectiva nos dá um positivo. Avis é apenas a locadora número 2 Joy, o perfume mais caro do mundo !Nossa faculdade exige demais dos alunos !! Ex.
  17. 17. Lei da Singularidade As vezes um único movimento produz resultados substanciais ! Com muita frequência, há apenas um lugar onde o concorrênte é vulnerável. E esse é o foco de toda a força invasora.O que dá certo no marketing é o mesmo que dá certo na guerra… o inesperado.
  18. 18. Lei do SucessoCom frequência o sucesso leva a arrogância, que leva ao fracasso. O Ego é inimigo do marketing bem sucedido. Pensa-se que não serão atingidos por outros.Que podem colocar seu nome em qualquer coisa.
  19. 19. Lei da Aceleração Os programas bem-sucedidos não se baseiam em coqueluches e sim em tendências. Coqueluche é sempre visível a todo mundo. É de curta duração.O empresário do ELVIS fez questão de restringir suas apresentações para que seus show fossem espetaculares. Algo parecido com o Roberto CARLOS !
  20. 20. Lei dos Recursos A idéia que nao tiver fundos suficientes, não decolará. FranquiasDivulgam sua marca com o dinheiro dos outros !!!
  21. 21. Matriz Produto x Mercado

×