Apresentação backgorundhacker

173 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
173
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação backgorundhacker

  1. 1. HackingOs primeiros Hackerssurgiram no setor detecnologia do MIT(Massachussetts Institute ofTechnology) no decorrer dadécada de 60. Era um grupode pessoas que trabalhavamcriando programas paranovos sistemas e costumavamtrabalhar durante a noite,por horas seguidas. O perfilde garotos adolescentes,estudantes do MIT, poucosociáveis e com grandeconhecimento da área dainformatica.
  2. 2. Hacker x crackerDESCRIÇÃO: Ao final da década de 80 e início da década de 90, com a popularização da Internet, alguns Hackers passaram a usar seus conhecimentos para entrar em outros computadores e assim, o termo Hacker passou a ter uma conotação negativa. Para a grande parte das pessoas, o Hacker virou o invasor de sistemas. O termo Cracker (meados de 1985), foi criado pelos Hackers da época, para referir-se aqueles que praticavam a quebra de um sistema de maneira ilegal, buscando assim, diferenciá- los.
  3. 3. Hacker Hacker (ou White Hat) substantivo• Uma pessoa que adora explorar os detalhes de sistemas programáveis e como alargar suas capacidades, em oposição à maioria dos usuários, que preferem aprender o mínimo necessário.• Um perito num programa específico ou que trabalha freqüentemente com ele.• Um especialista de qualquer tipo. • Alguém que adora o desafio de superar ou usar jogo de cintura para superar limitações. • A palavra Hacker atualmente é sugerida como “algo que você faz bem”. Hackers são pessoas que utilizam todo o seu conhecimento para a melhoria de softwares de forma legal. . É o profissional que procura vulnerabilidades dentro do sistema e fecha portas que possam estar abertas para intrusos.
  4. 4. crackerCracker (ou Black Hat; Dark-side Hacker – em referência a série de filmes Star Wars, the dark side of the force): original do Inglês vem do verbo “to Crack”, quebrar. Crackers praticam a quebra de um sistema de segurança de forma ilegal e sem ética. São intrusos da Internet. Utilizam-se do conhecimento para invadir e prejudicar as pessoas. Não respeitam a Ética Hacker.
  5. 5. Ética Hacker As atividades praticadas por Hackers são orientadas por um código de conduta e por regras que definem e traçam o perfil do Hacker. Pekka Himanen, filósofo finlandês conhecido pela sua obra “The Hacker Ethic and the Spirit of the Information Age”, foi um dos grandes criadores que influenciaram a desenvolver o perfil do Comportamento Hacker. FUnDaMentOS• Acesso a computadores e informações a fim de aprender• Sensação de diversão e desafio causados pelo hacking • Conduta ética a fim de evitar danos • Imagem pública e tratamento social • Privacidade e direito do indivíduo
  6. 6. gUerraS cibernÉticaS O conceito de Guerra Cibernética é uma palavra relativamente nova no vocabulário humano. Isso se deve a grande inovação e avanços tecnológicos desde a década de 90 quando a “www” passou das universidades para todos os demais setores do conhecimento humano e assim, começaram as disputas entre eles, seja como espionagem industrial, sabotagem e até mesmo invasão. 
  7. 7. DeMOcratizaçãO Da inFOrMaçãO Uma interface para um usuário deve ser tão simples Democratização da informação é um que um iniciante, numa emergência, deve conceito que propõe um livre fluxo de entendê-la em 10 segundos” - Theodor Nelson conhecimento sem o custo que issocausaria para todos, custo este feito pelos detentores de conhecimento, assim a informação é ou deveria ser livre, com aexpansão da internet e das comunicações cada vez mais rápidos esse fluxo seria como uma autoestrada de milhares de faixas indo para todas as direções, contudo existe uma necessidade de encontrar algo útil no meio de tantabagunça, pois 90% de tudo que circula na rede é chamado de “conteúdo insuficiente”, aqueles que não acrescentam nada ao conhecimento do usuário.
  8. 8. SegUrança• Segurança é um assunto abordado em diversos âmbitos e é de suma importância. A palavra segundo o dicionário quer dizer proteção, e é fator crucial quando falamos de integridade, confidencialidade e perda. Existem diversos tipos de segurança desde patrimonial até da informação, cada qual com suas particularidades. Regrada por um conjunto de normas e leis crucial para manter um local seja ele físico ou virtual, livre de ameaças que possam comprometer diretamentente ou indiretamente uma pessoa ou um sistema computacional.• Virus & AntívirusCavalo-de-tróia ou trojansWorm ou vermesSpywaresKeyloggersHijackersAntivírus
  9. 9. Tecnologias e Mídias DigitaisRafael AvelinoGiovanni MonaroProfessora Ana Maria Di Grado Hessel

×