Abc Da Etiqueta Empresarial
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Abc Da Etiqueta Empresarial

on

  • 10,149 views

 

Statistics

Views

Total Views
10,149
Views on SlideShare
10,118
Embed Views
31

Actions

Likes
5
Downloads
418
Comments
0

3 Embeds 31

http://www.slideshare.net 16
http://cursosrapidosonline.com.br 11
http://www.via6.com 4

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Abc Da Etiqueta Empresarial Abc Da Etiqueta Empresarial Presentation Transcript

  • *Maria Aparecida A. Araújo O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL
  • Você sabe como se comportar adequadamente em qualquer situação? Clique ao lado no item escolhido e conheça as dicas de Maria Aparecida A. Araújo
  • Jamais se deve cumprimentar com a mão mole ou tocando só as pontas dos dedos da outra pessoa. O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL *Maria Aparecida A. Araújo Aperto de Mãos O aperto de mão deve ser firme, demonstrando para a outra pessoa que você tem prazer no contato com ela. Lamentável aquele que parece querer estraçalhar os dedos da outra pessoa.
  • Jamais retocar o batom em mesas de refeição e evitar ao máximo sujar o rosto das pessoas, colarinhos, guardanapos e toalhas de lavabo. O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL *Maria Aparecida A. Araújo Batom
  • Imprescindíveis ao profissional que deseja projetar uma imagem bem cuidada. É necessário dominar com desenvoltura todos os aspectos que envolvem a troca de cartões de visita. Cartões de Visita O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL *Maria Aparecida A. Araújo Nunca se apresente sem eles. Dizer que acabaram revela certa desorganização e falta e logística pessoal.
  • Um dos mais reveladores meios para se identificar uma pessoa bem-educada. Direção do Automóvel O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL *Maria Aparecida A. Araújo Sem comentários: buzinar muito,obstruir calçadas, avançar sinais, ultrapassar pelos acostamentos e estacionar ocupando duas vagas, esquecendo-se dos demais.
  • Ele eleva a auto-estima do outro e atenua os efeitos desagradáveis de uma crítica. Elogio O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL *Maria Aparecida A. Araújo Ferramenta poderosa que desperta no semelhante a vontade de cooperar.
  • Nunca será um comportamento de pessoas verdadeiramente elegantes. Fofoca O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL *Maria Aparecida A. Araújo O profissional que se entrega a ela deixa transparecer que, no mínimo, é um desocupado.
  • Atitude ou comportamento que repercute de forma desfavorável no convívio social ou profissional. Gafe O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL *Maria Aparecida A. Araújo Geralmente causa constrangimento para quem comete e para quem presencia.
  • Um dos “agás” do profissional de sucesso. Caminha lado a lado com a humildade, com o humor e com a habilidade. Honestidade O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL *Maria Aparecida A. Araújo
  • Requisito básico para que o profissional seja pró-ativo e bom colaborador dos colegas e da chefia. Iniciativa O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL *Maria Aparecida A. Araújo De nada adiantará ter boas idéias, se não agir para colocá-las em prática.
  • Juntamente com as bijuterias devem ser discretas. Qualquer exagero dá ares de “perua” à mulher que usa. Jóias O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL *Maria Aparecida A. Araújo O visual do mundo corporativo exige mais discrição nos trajes. A elegância não admite excessos de nenhuma natureza.
  • Peça essencial, que deve estar sempre na bolsa da mulher e no bolso do homem. Lenço O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL *Maria Aparecida A. Araújo Embora banido e substituído pelos de papel, é um poderoso aliado para proteger as pessoas de tosses, espirros e mãos suadas.
  • Instrumento fundamental para que você se mostre ao mercado como um produto que deve ser comprado e valorizado. Ninguém compra seu talento e competência se não descobrir que você os tem. Marketing Pessoal O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL *Maria Aparecida A. Araújo Entre dois candidatos a uma vaga de emprego ou promoção na carreira, certamente a escolha irá recair naquele com melhor imagem, trato e apresentação.
  • Deve ser banida da atitude do profissional que deseja o sucesso. Aprenda a ser positivo nas palavras, pensamentos e ações. Negatividade O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL *Maria Aparecida A. Araújo Ninguém gosta de conviver nem empregar uma pessoa resmungona, ressentida e sempre pronta a se queixar e reclamar de tudo e de todos.
  • Devem ser retirados quando você conversa com outra pessoa. O interlocutor deve ver os seus olhos. Óculos Escuros O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL *Maria Aparecida A. Araújo Sempre olhe para as pessoas com quem fala. Quando isso não acontece, a outra pessoa pensa que não tem nenhuma importância para você.
  • Marca das pessoas bem-educadas. No Brasil, é um atributo ainda desprezado por muitos. Pontualidade O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL *Maria Aparecida A. Araújo Exatamente por isso, destaca positivamente o profissional que faz uso dela.
  • Adote para sua vida o principal lema da qualidade: “Hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje”. Qualidade O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL *Maria Aparecida A. Araújo Valorize suas melhorias diárias. Busque sempre seu auto-aprimoramento.
  • Adote como norma de conduta responder sempre à sua correspondência (cartas e e-mails) e aos seus telefonemas. Resposta O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL *Maria Aparecida A. Araújo Quando não faz isso, comete extrema grosseria.
  • Sorriso O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL *Maria Aparecida A. Araújo Estabeleça como meta dar no mínimo cinco sorrisos por dia. O sorriso é a mais poderosa arma para você fazer amigos e conquistar a simpatia das outras pessoas. No seu cotidiano use-o em abundância, juntamente com o elogio e o agradecimento.
  • Aprenda a usar corretamente. Talheres O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL *Maria Aparecida A. Araújo “ Dize-me como comes e te direi se és elegante e bem-educado”.
  • Nunca saia de casa com esmalte descascado. No trabalho não há espaço para extravagâncias nas cores, tamanhos e efeitos visuais. Unhas O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL *Maria Aparecida A. Araújo Nos pés será sempre preferível o esmalte mais claro. Deixe os vermelhos só para as mãos.
  • Saiba conduzir-se com elegância em viagens de avião, navio, ônibus e trens. Viagens O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL *Maria Aparecida A. Araújo Escolha a roupa e a bagagem adequadas, não incomode os outros passageiros, seja consciencioso com os tripulantes, informe-se sobre outras culturas e evite gafes internacionais. Viajar é uma excelente forma de ganhar cultura e traquejo.
  • Segure sempre pela asa sem deixar o dedo mínimo levantar. Xícara O ABC DA ETIQUETA EMPRESARIAL *Maria Aparecida A. Araújo Nunca deixe a colher dentro dela, só no pires.
  • Créditos * Texto : Maria Aparecida A. Araújo é consultora de Comportamento Profissional, Etiqueta Social e Internacional, Marketing Pessoal, Cerimonial e Protocolo; palestrante e facilitadora de cursos especiais; consultora do Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear. É graduada em Letras, com Licenciatura em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa. Diretora da Etiqueta Empresarial Executive Manners Consulting, com 21 anos de experiência em atendimento de excelência ao cliente. Envie suas dúvidas para [email_address] br Imagens : Clip-art Formatação : Luana Rodrigues Contato : luannarj @ uol .com. br Home Page : http :// luannarj . sites . uol .com. br Todos os Direitos Reservados Copyright © 2004