• Like
Trabalho
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

Published

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
1,413
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
22
Comments
0
Likes
2

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Escola Básica Aviador Brito Paes, Colos Odemira
    A Água
    Trabalho Realizado Por:
    -Andreia Marteniano nº6
    -Beatriz Cortês nº8
    -Gonçalo Ramos nº14
    Disciplina: Área de Projecto
    Docente: Gilberto
    Ano Lectivo: 2010/2011
  • 2. Água
    Definição de água
    A Água é o elemento que deu origem e mantém a vida no Planeta.
    Sem água nenhuma espécie vegetal ou animal, incluindo o homem, pode sobreviver.
    Como é formada a água?
    A água é formada por dois átomos de hidrogénio (H2) e por um átomo de oxigénio (O), formando assim, a molécula H2O.
  • 3. A Importância da Água
    A água é um bem fundamental para o nosso planeta.
    Nela surgiram as primeiras formas de vida, depois, originaram-se as formas terrestres, que só conseguiram sobreviver quando desenvolveram mecanismos fisiológicos que lhes permitiam retirar água do meio e retê-la nos seus organismos.
    A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água, ou seja, sem ela não existiam animais, vegetais, nem humanos. A maior parte dos seres vivos não consegue sobreviver uma semana sem beber água.
    Mais de 60% do nosso corpo é constituído por água, e esta é indispensável, visto que todo o metabolismo é determinado em reacções desenvolvidas em meio aquoso.
    A água regula a temperatura do corpo, elimina as toxinas através da urina e da transpiração, faz também a distribuição dos nutrientes pelos diversos órgãos. Caso haja falta de água, o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo fica prejudicado, ficando sujeito ao aparecimento de diversas doenças.
  • 4. O Ciclo da Água
      A água circula continuamente na Natureza, podendo passar pelos diferentes estados - sólido líquido e gasoso.   Devido ao calor do sol a água dos oceanos mares, rios e lagos passa lentamente do estado gasoso, isto é evapora-se e vai para a atmosfera. O vapor de água ma atmosfera arrefece e condensa-se, isto é, transforma-se em pequenas gotas de água, formando as nuvens. Depois a água volta novamente à superfície terrestre sob a forma de precipitação - chuva, neve ou granizo. Uma parte cai directamente nos oceanos, mares rios e lagos, outra escorre à superfície terrestre e outra infiltra-se no solo, formando lençóis de água subterrâneos. A água absorvida pelo solo passa para as plantas, que a absorvem pelas raízes.   Os animais obtêm a água consumindo as plantas ou bebendo nos rios, riachos e fontes. Pela respiração e transpiração dos organismos, a água regressa de novo à atmosfera. Assim, o ciclo repete-se continuamente, mantendo-se mais ou menos constante a quantidade de água no nosso planeta.   Existe uma circulação de água da superfície terrestre para a atmosfera e desta para a superfície da Terra. Isto significa que grande parte da água que a Terra perde por evaporação, volta à Terra com a chuva, a neve e o granizo.   Existem zonas onde raramente chove, como por exemplo Cabo Verde e onde ela é muito mais preciosa de que onde ela é muito abundante.
  • 5.
  • 6. A Poluição da Água
    A água limpa e fresca é essencial para todas as formas de vida. Infelizmente, desde que começámos a inventar máquinas e a construir grandes fábricas que a maior parte dos rios, lagos e mares da Europa tem sido utilizada como uma forma fácil de nos livrarmos do lixo. Esta atitude causou danos a muitas plantas e animais em milhares de quilómetros de rios, pondo em risco a saúde humana e poluindo também as águas costeiras.
    Poluição das Águas é um tipo de poluição causado pelo lançamento de esgoto residencial ou industrial não tratados em cursos de água (rios, lagos ou mares) ou ainda pela contaminação por fertilizantes agrícolas
    O conceito de água poluída compreende não só as modificações das propriedades físicas, químicas e biológicas da água, mas também a adição de substâncias líquidas, sólidas ou gasosas capazes de tornar as águas impróprias para os diferentes usos a que se destinam.
  • 7.  A poluição da água está associada a diversos factores:
    - ao aumento da população
    - ao desenvolvimento urbanístico
    - e à expansão industrial.
    Os mares, rios e lagos têm vindo a ser utilizados como um gigantesco caixote do lixo, a creditando-se que grandes massas de água tudo diluem e tudo dispersam a uma velocidade suficiente para evitar qualquer poluição.
    A poluição da água pode ter várias origens, tais como biológica, térmica, sedimentar e química
    Doenças Relacionadas com a Água Poluída:
                             - Cólera
                                - Hepatite
                                - Poliomielite
                                - Diarreias infecciosas
                                - etc.
     
    Às vezes, a água, que parece limpa, contém vírus, bactérias e parasitas (microrganismos patogénicos), que só podem ser vistos ao microscópio. Eles causam doenças como Hepatite, Desinteria, Cólera, Esquistossomose e muitas outras, prejudicando a nossa saúde.
  • 8. Dicas para poupar água
    - De cada vez que utiliza o autoclismo deita muita água fora, desnecessariamente. Tente regulá-lo de forma a poupar água.
    • Não deixe correr a água enquanto lava os dentes ou faz a barba, pois abrir e fechar a torneira várias vezes é melhor do que deixar a correr água sem necessidade. - Quando se está a lavar, feche a torneira enquanto se ensaboa. Poupará muita água. - Prefira o duche ao banho de imersão.
    • 9. Só utilize a máquina de lavar louça ou roupa quando estiverem cheias ou se possuírem programas de meia-carga. - Para poupar água, não lave a loiça com água corrente - encha o lava-loiça. - Proceda à rega das suas plantas de manhã cedo ou ao cair da noite. Nessa altura, a evaporação de água causada pelo Sol é menor, pelo que poupará este recurso. - Antes de lavar a loiça mais suja, limpe-a com papel e, se necessário, deixe-a "de molho".
  • Curiosidades
    • 5678 Litros de água são usados para produzir um barril de cerveja.
    • 10. Duche de 5 minutos: 60 litros - Banho de imersão: 180 litros - Lavar os dentes com água a correr: 10 a 30 litros - Descarga de autoclismo: 6 a 10 litros - Máquina de lavar louça: 25 a 60 litros - Máquina de lavar roupa: 60 a 90 litros
    • 11. Se cada membro de uma família de 4 pessoas tomar diariamente um duche de 5 minutos, a família consumirá mais de 2600 litros de água por pessoa, ao que equivale à água que uma pessoa bebe ao longo de 3 anos.
  • Bibliografia
    http://www.eb1-pias-alandroal.rcts.pt/agua.htm
    http://netin.ese.ipcb.pt/alunos/meio_ambiente/agua.html
    http://www.eb1-gambia.rcts.pt/agua.htm