Your SlideShare is downloading. ×
0
Clima equatorial
Clima equatorial
Clima equatorial
Clima equatorial
Clima equatorial
Clima equatorial
Clima equatorial
Clima equatorial
Clima equatorial
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Clima equatorial

9,525

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
9,525
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
77
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Clima Equatorial
  • 2. O que é o Clima Equatorial ? Clima equatorial é um dos tipos climáticos dasregiões intertropicais ,ocorre na região da linhado Equador, são áreas de baixa latitude, possuialtas temperaturas e alta pluviosidade.
  • 3. Características :- Durante todo o ano é úmido, com alto índicede evaporação e altas temperaturas;- A pluviosidade é alta (chuvas em grandequantidade), atingindo de 2.000 a 3.000milímetros por ano;- A umidade relativa do ar nas regiões de climaequatorial é elevada (média anual de 90%);- A temperatura média anual nestas regiõesfica em torno de 26°C. Ocorre pouca variaçãode temperatura (entre mínima e máxima)durante o ano.
  • 4. Vegetação : Em consequência da elevadapluviosidade, temperatura e umidade, o biomacaracterístico das regiões de clima equatorialé a floresta equatorial, uma formação vegetalmarcada pelo predomínio de árvores de grandee médio porte ,com formaçõeshigrófilas e latifoliadas.A biodiversidade destas florestas é das maiselevadas da Terra, assim como a sua biomassapor área, o que leva a que a maior partedos nutrientes disponíveis esteja capturado nabiomassa viva, sendo a rápida decomposição ummecanismo essencial para a manutenção doequilíbrio ecológico destas formações.
  • 5. Agricultura : A agricultura nestas regiões é em geraldifícil já que os nutrientes, uma vez destruídoo coberto florestal, são rapidamente lixiviadospela elevada precipitação. Ainda assim, cultiva-se a mandioca, juta, arroz, com áreascrescentes a serem ocupadas por plantaçõespara produção de óleo depalma para biocombustível.
  • 6. Principais Áreas Geográficas : As regiões de clima equatorial maisextensas localizam-se nas bacias do rioCongo, na África, e do Amazonas, naAmérica do Sul. Outras regiões comextensões importantes são as ilhasda Insulíndia, a costa oriental da AméricaCentral e Madagáscar.
  • 7. Conclusão O Clima equatorial é um tipo de climacaracterizado pela alta média detemperatura e pela alta pluviosidade. Elepode ser encontrado em regiões próximasa linha do Equador. Essas regiõesapresentam uma floresta bem densa, afloresta equatorial, tendo comoexemplo, a Amazônia que possui um climacom chuvas frequentes durante todo oano. O clima é quente e muito úmido
  • 8. Bibliografiahttp://www.suapesquisa.com/clima/clima_equatorial.htmhttp://www.infoescola.com/geografia/clima-equatorial/http://brasilgeografia.blogspot.com.br/2007/10/clima-equatorial_08.htmlhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_equatorial
  • 9. Colégio Araruama Turma: 102Alunos: Allana Aelina Fernanda Afonso Giovana Britto Rafael Souza Sarah Daumas Yago Pereira

×