Revolução francesa

4,461
-1

Published on

Resumo da matéria para o 7º ano

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
4,461
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
16
Actions
Shares
0
Downloads
276
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • {}
  • Revolução francesa

    1. 1. REVOLUÇÃO FRANCESA (1789-1799) Natania Nogueira nogueira.natania@gmail.com www.historiadoensino.blogspot.com
    2. 2. A FRANÇA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA  A sociedade francesa permanecia estamental, dividida entre clero (1º Estado), nobreza (2º Estado) e plebe (3º Estado), mantendo ainda relações feudais no campo.  A França atravessava uma forte crise econômica resultado dos gastos excessivos da monarquia com guerras e com o luxo da corte. Além disso, havia ainda a seca prolongada e o atraso econômico.  Na cidade, a burguesia e os sans-cullotes desejam reformas fiscais urgentes.
    3. 3. A CONVOCAÇÃO DOS ESTADOS GERAIS  Para tentar vencer a resistência da nobreza em aceitar as reformas fiscais necessárias, o rei convoca a Assembleia dos Estados Gerais.  A Assembleia reunia representantes dos três estamentos (estados) e deveria discutir e propor soluções para os problemas financeiros enfrentados pelo país.
    4. 4. O INÍCIO DA REVOLUÇÃO  Os Estados Gerais são marcados por uma série de impasses.  Os representantes do 3º Estado dão por encerradas as reuniões dos Estados Gerais e declaram-se em Assembleia Constituinte quando o rei insiste na votação por estado e não por cabeça.  Começam as jornadas populares: o povo se mobiliza para defender o processo político.  No dia 14 de julho, cai a Bastilha, prisão para onde o rei enviava seus inimigos e símbolo do absolutismo na França.  Tem início a Revolução Francesa.
    5. 5. A ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE  A Assembleia vota o fim o feudalismo e do Antigo Regime Absolutista.  É aprova a declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.  Sob controle da Burguesia, a Assembleia propõe:  Uma monarquia Constitucional.  A distinção entre cidadãos ativos (com direitos civis e políticos) e passivos ( apenas com direitos civis).  Confisco dos bens da igreja.  Constituição civil do clero.
    6. 6.  O lema dos revolucionários era " Liberdade, Igualdade e Fraternidade “.  Durante o processo revolucionário, grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real foi capturada enquanto tentava fugir do país.  Presos, os integrantes da monarquia, entre eles o rei Luís XVI e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793.
    7. 7. Maria Antonieta Luís XVI
    8. 8. GIRONDINOS E JACOBINOS  Após a revolução, o terceiro estado começa a se transformar e partidos começam a surgir com opiniões diversificadas.  Os girondinos, representavam a alta burguesia e queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política.  Os jacobinos representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo. Liderados por Robespierre e Saint-Just, os jacobinos eram radicais e defendiam também profundas mudanças na sociedade que beneficiassem os mais pobres.
    9. 9. INVASÃO ESTRANGEIRA  A França revolucionária teve que enfrentar a ameaça de invasão estrangeira.  Países absolutistas como Áustria e Prússia sentiram-se ameaçados pela revolução que, baseada em princípios iluministas, pregava o fim do absolutismo.  Os exércitos estrangeiros foram vencidos e o governo revolucionário permaneceu no poder.  A França havia se tornado um exemplo que seria seguido por outros países, onde a burguesia e o povo derrubaram o absolutismo.
    10. 10. O TERROR  Em 1792, os radicais liderados por Robespierre, Danton e Marat assumem o poder.  É criado o Comitê de Salvação Pública, que persegue todos os oposicionistas do novo governo.  Muitos integrantes da nobreza e membros da oposição foram condenados a morte neste período.  A violência e a radicalização política são as marcas desta época, que, contraditoriamente também foi o período mais democrático da revolução.
    11. 11. Robespierre Danton
    12. 12.  A guilhotina foi utilizada na França pela última vez em 10 de setembro de 1977.  Em 9 de outubro de 1981, quando o presidente francês François Mitterand assinou o decreto que extinguia o emprego da pena de morte no país.
    13. 13. OS GIRONDINOS ASSUMEM O PODER • Em 1795, os girondinos assumem o poder e começam a instalar um governo burguês na França. • Uma nova Constituição é aprovada, garantindo o poder da burguesia e ampliando seus direitos políticos e econômico. • A burguesia apoiou a tomada de poder por Napoleão Bonaparte, no chamado Golpe 18 de Brumário, com o objetivo de controlar a instabilidade social e implantar um governo burguês. • Iniciou-se o Consulado , que durou de 1799 a 1804
    14. 14. O CONSULADO  Napoleão se tornou primeiro-cônsul, instituindo uma série de medidas na França, como a censura da imprensa, criação do Banco da França , estreitamento das relações com a Igreja Católica, entre outras.  Criou o Código Civil Napoleônico , que permitiu o casamento civil, respeito à propriedade privada, direito à liberdade individual e igualdade de todos perante a lei. Napoleão Bonaparte  Estas reformas propostas no Código Napoleônico interessavam, particularmente, a burguesia francesa.
    1. A particular slide catching your eye?

      Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

    ×