Quadrinho Leitura

10,974 views
10,667 views

Published on

Slaide para oficina sobre estratégias de leitura

1 Comment
4 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
10,974
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
309
Comments
1
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Quadrinho Leitura

  1. 1. Histórias emHistórias em quadrinhos:quadrinhos: recurso pararecurso para estimular a leituraestimular a leitura e a aprendizageme a aprendizagem Natania NogueiraNatania Nogueira gibitecacom@gmail.comgibitecacom@gmail.com www.gibitecacom.blogspot.comwww.gibitecacom.blogspot.com
  2. 2. O que são Histórias emO que são Histórias em Quadrinhos?Quadrinhos?  Histórias em quadrinhos sãoHistórias em quadrinhos são um ramo da arte seqüencial, naum ramo da arte seqüencial, na qual podemos incluir também oqual podemos incluir também o cinema.cinema.  As HQ surgiram, oficialmente,As HQ surgiram, oficialmente, nos Estados Unidos, em 1895,nos Estados Unidos, em 1895, com ocom o MeninoMenino AmareloAmarelo (Yellow(Yellow Kid) criado por RichardKid) criado por Richard Outcault.Outcault.  No Brasil, o italiano AngeloNo Brasil, o italiano Angelo Agostini é considerado oAgostini é considerado o pioneiro das HQ brasileiraspioneiro das HQ brasileiras..
  3. 3.  No Brasil (1905),No Brasil (1905), surgiu a primeirasurgiu a primeira publicação voltadapublicação voltada para os quadrinhos:para os quadrinhos: “O Tico-Tico”, criado“O Tico-Tico”, criado por Renato de Castropor Renato de Castro e Manuel Bonfin ee Manuel Bonfin e publicado pela editorapublicado pela editora S.A.O. Malho.S.A.O. Malho.
  4. 4.  GilbertoGilberto FreyreFreyre , foi um dos maiores, foi um dos maiores defensores dos quadrinhos no Brasil, quedefensores dos quadrinhos no Brasil, que classificava como sendo uma “ponte para aclassificava como sendo uma “ponte para a literatura”.literatura”.
  5. 5.  Observe que entre o segundo e o terceiro quadro há um “vazio”Observe que entre o segundo e o terceiro quadro há um “vazio” que deve ser preenchido pelo leitor para entender a tirinha. Nestaque deve ser preenchido pelo leitor para entender a tirinha. Nesta atividade o professor está trabalhando com o recurso daatividade o professor está trabalhando com o recurso da metalinguagem e intertexto.metalinguagem e intertexto. Usando quadrinhos naUsando quadrinhos na alfabetizaçãoalfabetização
  6. 6.  Outra atividade muito usada nesta fase éOutra atividade muito usada nesta fase é a de estimular a produção de textosa de estimular a produção de textos preenchendo balões.preenchendo balões.
  7. 7. Nas aulas de línguaNas aulas de língua portuguesa e literaturaportuguesa e literatura  O professor pode trabalhar aO professor pode trabalhar a leitura crítica e interpretação deleitura crítica e interpretação de texto;texto;  A criatividade;A criatividade;  Caracterização de personagens,Caracterização de personagens, regionalização, ortografia;regionalização, ortografia;  Concisão e coesão do texto;Concisão e coesão do texto;  Metáforas visuais.Metáforas visuais.  Adaptações de literatura emAdaptações de literatura em quadrinhos podem se utilizadasquadrinhos podem se utilizadas para introduzir a obra original. Opara introduzir a obra original. O aluno lê as duas obras e asaluno lê as duas obras e as compara.compara.
  8. 8.  Usar tirinhas para ilustrar uma atividade.Usar tirinhas para ilustrar uma atividade. Nas aulas de matemáticaNas aulas de matemática
  9. 9. 1.1. Considere que o leão da história acima tenha repetido o conviteConsidere que o leão da história acima tenha repetido o convite por várias semanas. Na primeira, convidou a Lana para sair 19por várias semanas. Na primeira, convidou a Lana para sair 19 vezes; na segunda semana, convidou 23 vezes; na terceira, 27vezes; na segunda semana, convidou 23 vezes; na terceira, 27 vezes e assim sucessivamente, sempre aumentando em 4vezes e assim sucessivamente, sempre aumentando em 4 unidades o número de convites feitos na semana anterior.unidades o número de convites feitos na semana anterior. Imediatamente após ter sido feito o último dos 492 convites, oImediatamente após ter sido feito o último dos 492 convites, o número de semanas já decorridas desde o primeiro convite eranúmero de semanas já decorridas desde o primeiro convite era igual a:igual a: (A) 10(A) 10 (B) 12(B) 12 (C) 14(C) 14 (D) 16(D) 16 2.2. Fonte: http://www.cbpf.br/~eduhq/html/questoes/questoes_uerj_ciencia_natureza_e_matem.htmFonte: http://www.cbpf.br/~eduhq/html/questoes/questoes_uerj_ciencia_natureza_e_matem.htm
  10. 10. Nas aulas de FísicaNas aulas de Física  A criação de tirinhas de física é uma forma deA criação de tirinhas de física é uma forma de fixar o conteúdo apreendido.fixar o conteúdo apreendido.
  11. 11. Quadrinhos e GeografiaQuadrinhos e Geografia
  12. 12. Quadrinhos nas aulas de HistóriaQuadrinhos nas aulas de História  Há muitos quadrinhos paradidáticos que podem seHá muitos quadrinhos paradidáticos que podem se usados para complementar os conteúdo das aulas.usados para complementar os conteúdo das aulas.
  13. 13. Oficinas de quadrinhosOficinas de quadrinhos  As oficinas de quadrinhos (produção deAs oficinas de quadrinhos (produção de quadrinhos por alunos) é um recurso quequadrinhos por alunos) é um recurso que pode ser usado em todos os conteúdos.pode ser usado em todos os conteúdos.

×