Europa do século xix

17,636 views
17,165 views

Published on

Resumo de matéria do oitavo ano, terceiro bimestre.

Published in: Education
0 Comments
7 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
17,636
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,441
Actions
Shares
0
Downloads
221
Comments
0
Likes
7
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Europa do século xix

  1. 1. Natania NogueiraProfessora de História Leopoldina - MG
  2. 2. Unificação da Itália  Após o período napoleônico e o Congresso de Viena (1815), os Estados da Península Itálica ficaram sob forte influência do Império Austro-Húngaro e da Igreja Católica. A Península estava dividida em 7 Estados: Reino do Piemonte-Sardenha, Parma, Modena, Toscana, Reino Lombardo-Veneziano, Reino das Duas Sicílias e Estados Pontifícios. A unificação era um projeto antigo. Desde 1830 grupos como os Carbonários, os Republicanos (liderados por Mazzini e Garibaldi) e os Monarquistas (liderados por Camilo Benso) já lutavam por uma Itália unida.
  3. 3. Camilo Cavour Giuseppe Garibaldi
  4. 4.  A Itália foi um dos últimos países europeus a fazer sua unificação, em 1870. Sua unificação foi liderada pelo Estado Italiano mais desenvolvido: o Piemonte-Sardenha. Destacaram-se dois líderes; Giusepe Garibaldi e Camilo Benso Cavour.
  5. 5.  A Igreja Católica resistiu à unificação Em 1871, Vítor Emanuel ofereceu ao papa as leis de garantia, mas Pio IX considerou-se prisioneiro no Vaticano e recusou qualquer conciliação. A questão romana só se resolveu em 1929 pelo Tratado de Latrão entre Mussolini e Pio XI, que criou o Estado do Vaticano.
  6. 6. Tratado de Latrão - 1929
  7. 7. A Unificação da Alemanha  Para que ocorre a unificação foi necessário:1 – O desenvolvimento econômico e social no reino da Prússia (norte da Alemanha);2 – A existência de uma união aduaneira entre os estados (Zollverein);3 – A liderança de Otto von Bismarck
  8. 8.  Bismarck achava que a unidade alemã deveria ser obtida pela força, através de uma luta contra a Áustria. Por isso, organizou militarmente o Reino da Prússia. Com aprovação apenas da Câmara dos Nobres, Bismarck passou a governar despoticamente e transformou o exército em instrumento da unificação alemã.
  9. 9.
  10. 10.  Bismarck usou a guerra contra a França - que se opunha a unificação – como forma de unir todos os reinos germânicos contra um inimigo comum. Bismarck utiliza uma questão simples de sucessão de trono para provocar a França e forçá-la a declarar guerra à Prússia. O exército alemão era mais numeroso e bem treinado. A França foi obrigada a ceder as regiões da Alsácia e Lorena e ainda se comprometia a pagar indenização de 5 bilhões de francos. A unificação da Alemanha se completava. Ocorreu uma ruptura do equilíbrio europeu: no prazo de algumas décadas, a Alemanha iria se transformar na primeira potência econômica e militar da Europa.
  11. 11.
  12. 12. A sociedade industrial do século XIX e o surgimento da classe média  Com o avanço da industrialização houve um grande crescimento das cidades; Famílias inteiras abandonaram o campo em busca de trabalho e novas oportunidades na cidade; Como consequência houve um aumento da pobreza, agravamento da desigualdade social e um processo irregular de urbanização.
  13. 13. Foto da fábrica da Lever Brothers – século XIX
  14. 14.  Com o crescimento desenfreado das cidades veio o agravamento dos problemas sanitários e urbanísticos; Os operário vivem em casas e cortiços próximos às fábricas, praticamente sem infraestrutura e sujeitos à poluição despejada no ar pelas chaminés das indústrias.
  15. 15. Moradia de operários Inglaterra – século XIX
  16. 16.  A burguesia passa a ditar as regras; A sociedade burguesa baseia-se no trabalho, considerado a única forma de se conquistar o enriquecimento; A Classe Média (pequena burguesia) acredita no investimento na educação; Meritocracia: aqueles que tem capacidade de vencer obstáculos irão conquistar a prosperidade econômica e ascender socialmente.
  17. 17. As mulheres buscam seu lugar na sociedade  O século XIX marca um importante momento de organização feminina em busca de direitos sociais e políticos; As mulheres passam a ocupar mais postos de trabalho; A mulher de classe média deseja emancipação e busca pela representação através do voto (movimento sufragista).
  18. 18. Movimento sufragista
  19. 19.  No Brasil o movimento sufragista ganhou força no início do século XX; Uma das líderes deste movimento foi a leopoldinense Jerônima Mesquita, fundadora do Conselho Nacional da Mulheres; Em reconhecimento por sua luta pela igualdades de direitos políticos entre homens e mulheres, o dia de seu nascimento, 30 de abril, passou a ser considerado dia Nacional da Mulher.
  20. 20. Jerônima Mesquita
  21. 21. O Socialismo Utópico  Socialistas Utópicos: pensadores que, durante o século XIX, tentaram refletir sobre os problemas causados pelas sociedades capitalistas em desenvolvimento. Esses pensadores  buscavam racionalismo a saída para as contradições geradas no interior do pensamento capitalista. No entanto, não faziam uma crítica radical ao capitalismo, pois ainda defendiam a manutenção de suas práticas mais elementares. Os seus principais representantes são Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier.
  22. 22.  Industriário britânico Robert Owen (1771 – 1858) acreditava que o caráter humano era fruto das condições do local em que ele se formava. Por isso, defendeu que a adoção de práticas sociais que primassem pela felicidade, harmonia e cooperação poderiam superar os problemas causados pela economia capitalista.
  23. 23.  Charles Fourier (1772 – 1837) criticou ferrenhamente a sociedade burguesa. Em seus escritos, defendeu uma sociedade sustentada por ações cooperativas. Nelas, o talento e o prazer individual possibilitariam uma sociedade mais próspera. A sociedade burguesa, marcada pela repetição e a especialidade do trabalho operário, estava contra este tipo de sociedade ideal. Além disso, Fourier era favorável ao fim das distinções que diferenciavam os papéis assumidos entre homens e mulheres. Sem almejar a distinção ou a disputa, as famílias de trabalhadores viveriam nos falanstérios, edifícios abrigados por 1800 pessoas vivendo em plena alegria e cooperação.
  24. 24.  Saint-Simon (1760 – 1825), acreditava que uma sociedade dividia-se entre os produtores e ociosos. Por isso, defendeu outra sociedade onde a oposição entre operários e industriais deveria ser reconfigurada. Para isso, ele pregava a manutenção dos privilégios e do lucro dos industriais, desde que os mesmos assumissem os impactos sociais causados pela prosperidade. Dessa forma, ele acreditava que no cumprimento da sua responsabilidade social, o industriário poderia equilibrar os interesses sociais.
  25. 25. O socialismo científico  O socialismo científico iniciou-se no século XIX, por Karl Marx e Friedrich Engels, o qual foi chamado de socialismo marxista. Rompeu com os socialistas "Utópicos", porque não apresentava na prática como combater o capitalismo, mas reconheceram a importância e aproveitaram a análise crítica da realidade política e econômica de toda a história das sociedades e do capitalismo.
  26. 26.  Karl Marx (1818-1883) filósofo alemão, foi o pensador socialista de maior influência sobre o pensamento filosófico e social da humanidade, embora fora ignorado pelos estudiosos acadêmicos, que não acreditaram em sua tese.
  27. 27.  Ele acreditava que só uma revolução internacional para por fim a burguesia e o capitalismo e implantar o comunismo, então foi expulso de Paris. Sua maior obra foi editada e 1867 "O capital", onde expressara os principais conceitos do marxismo a teoria do valor, da mais- valia e do acumulo de capital.
  28. 28. Karl Marx Friedrich Engels
  29. 29. O Anarquismo  Anarquismo pode ser definido como uma doutrina que defende o fim de qualquer forma de autoridade e dominação (política, econômica, social e religiosa). Em resumo, os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade total, porém responsável. O anarquismo é contrário a existência de governo, polícia, casamento, escola tradicional e qualquer tipo de instituição que envolva relação de autoridade. Defendem também o fim do sistema capitalista, da propriedade privada e do Estado. Os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade dos indivíduos, solidariedade (apoio mútuo), coexistência harmoniosa, propriedade coletiva, autodisciplina, responsabilidade (individual e coletiva) e forma de governo baseada na autogestão.
  30. 30. O movimento anarquista surgiu na metade do século XIX. Podemos dizer que um dos principais idealizadores do anarquismo foi o teórico Pierre-JosephProudhon, que escreveu a obra "Que é a propriedade?" (1840).

×