Your SlideShare is downloading. ×

O estudo-biblico

1,433
views

Published on


0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
1,433
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
97
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. • Qualquer pessoa, membro da Igreja, mesmo com pouca instrução, poderá dar estudos bíblicos. Este método já se praticava nos dias dos apóstolos. A partir de 1882, o pastor Haskell começou a fazer uso novamente deste método de evangelização.
  • 2. Num congresso que estava realizando naCalifórnia, levantou-se repentinamente umgrande temporal que o povo que estava natenda não conseguia ouvir a pregação. O pastor Haskel reuniu um grupo de pessoasem torno de si, no centro da tenda, e deu a cadauma, textos diferentes das Escrituras para ler,começando então a formular perguntas sobre asverdades contidas nestes textos.(Ver Portadoresde Luz, pág. 12 e 13).
  • 3. “No dia seguinte, o pastor Haskell e outrospastores foram convocados pela irmã White,que lhes disse que aquela iniciativa estava emharmonia com a luz que ela havia recebido docéu. Declarou-lhes que havia contemplado emvisão, centenas e milhares de adventistas dosétimo dia indo de casa em casa com a Bíbliadebaixo do braço, ensinando a verdade dessamaneira.” Manual para Obreiros Voluntários, pág. 11
  • 4. Animado com as declarações de Ellen G.White, o pastor Haskell iniciou o preparode uma série de estudos bíblicos, sendo osdois primeiros sobre a “Vinda de Jesus” e o“Sábado”.
  • 5. A ESTRUTURA DE UM ESTUDO BÍBLICO Introdução1)Oração2) Despertar interesse3) Anunciar o tema4) Cativar a atenção5) Introduzir o assunto.
  • 6. A ESTRUTURA DE UM ESTUDO BÍBLICO Corpo3)O tema abrangido não deve ser muito longo e nem muito curto2) Usar de lógica progressiva3) Deve-se chegar a uma conclusão no final4) Faça com que o aluno participe5) Na medida do possível, use ilustrações
  • 7. A ESTRUTURA DE UM ESTUDO BÍBLICO Conclusão1) Recapitule rapidamente os pontos altos do estudo2) No momento exato faça um apelo3) Oração Final4) Despedidas. As pessoas apreciarão sua pontualidade em chegar e em sair.
  • 8. PASSOS AO APRESENTAR O ESTUDO1. Apresentar Jesus Primeiro!Porque Jesus é o centro da vida cristã e a fonteda salvação.O poder para atrair e conquistar é de Jesus enão das doutrinas.Sem Jesus as doutrinas não terão muito sentidopara as pessoas.Se as pessoas aceitarem primeiro a Cristo,aceitarão Sua doutrina.
  • 9. 2. Em seguida, Apresentar a Doutrina.De forma lógica e progressiva, uma de cada vez.“Mas a vereda dos justos é como a luz da auroraque vai brilhando mais e mais até ser diaperfeito.” Provérbios 4:18Partindo do conhecido para o desconhecido
  • 10. 3. Relacionar cada doutrina com Cristo.Exemplo: Se o estudo for sobre o sábado:Mostrar que Jesus valorizou e guardou osábado.Visto que cremos e amamos a Jesus,iremos de forma espontânea aceitar aquilo queJesus valorizou.Dessa maneira será mais fácil para a pessoaaceitar e guardar o sábado.
  • 11. 4. Fazer apelos a cada estudo.Assim que a pessoa compreende a novadoutrina devemos fazer um apelo para queaceite o que acaba de aprender e coloque emprática na sua vida.É um erro esperar até o final da série de estudosbíblicos para então pedir à pessoa que aceitetodas as doutrinas de uma vez.São as pequenas decisões que conduzem ointeressado às grandes decisões.
  • 12. 5. Como apelar2. Perguntar se a pessoa compreendeu a doutrina apresentada.3. Se crer que esse é o plano de Deus para a sua vida.4. Se confia no poder de Deus para ajudá-la a colocar em prática a verdade.5. Perguntar se quer viver aquela verdade a partir de então. Caso responda que sim, orar com ela agradecendo a Deus por sua decisão e pedindo que a ajude a permanecer firme.6. Alguns podem adiar sua decisão por terem objeções, neste caso ajude-os a enfrentá-las e ore para que tomem a decisão.
  • 13. A APRESENTAÇÃO DO ESTUDOAntes do EstudoOrar pedindo poder do Espírito Santo.Ser pontual - Ser amigável e simpático.
  • 14. Ao chegar a casaCriar um clima agradável para o estudo - Revelar interesse pessoal pelos participantes e conhecer cada um pelo nome - Convidar todos os presentes para assistirem o estudo - Evitar que a conversa desvie o objetivo da visita.Escolher o ambiente ideal para o estudo - à mesa ou na sala de visitas.Providenciar Bíblia, lição e lápis...
  • 15. Ao apresentar o estudoIniciar com oração - Recapitular o estudo anterior - Apresentar oestudo de maneira clara, lógica e progressiva - - Permanecer noassunto do estudo.Solicitar que os interessados participem lendo as passagens naBíblia.Se surgirem perguntas fora do assunto, esclarecer que asrespostas serão dadas em estudos posteriores - Deixar que aprópria Bíblia responda às perguntas -Exaltar a Cristo em cada estudo como o centro da nossaesperança - Cuidar para não criticar as outras igrejas - Não falardemais. Ficar dentro do tempo combinado para o estudo - oideal é de 30 minutos - – Apelo - Orar pela decisão - Providenciaralguém para cuidar das crianças, se for necessário e possível
  • 16. Depois do estudoConfirmar a data, horário e tema do próximoestudo - Não continuar conversando a fim deque outros assuntos não tirem a impressãodeixada pelo estudo - Retirar-se imediatamente- Orar diariamente pelos interessados - Pedirpara que o Espírito Santo continueimpressionando o coração de cada um deles.
  • 17. • “Muitos há que estão lendo as escrituras sem compreender-lhes o verdadeiro significado” – Atos dos Apóstolos, 109.