Apresentação de Terapia com Pedras Quentes

23,978 views
23,609 views

Published on

Published in: Health & Medicine

Apresentação de Terapia com Pedras Quentes

  1. 1. Terapia com Pedras Quentes
  2. 2. Eles Também Conhecem O Caminho Das Pedras …E Gostam Muito
  3. 3. MASSAGEMÈ um conceito muito antigo, 5000 anos atrás já se massageava. Antigamente oMédico, o próprio pai da medicina Hipócrates falou que um bom médico temQue saber amassar(460AD -370AD). Sabe se que a massagem é bem maisAntiga, portanto não se tem idéia de sua idade, podendo-se imaginar que elaExiste Desde nossa existência, pois é natural do ser humano quando senteuma dor em determinado lugar passar a mão para amenizar a sensação .A massagem dá um equibrio psico/fisíco/,energético. É uma grandealternativa na medicina ou participando junto com ela na busca da cura eno bem estar do ser humano.
  4. 4. Como se forma uma PedraA pedra se forma a partir de três tipos de rochas, classificadas de acordo comSua origem na terra:As magmáticas ou ígneas – surgem a partir da solidificação de materiaisfundidos (rochas terrestres antigas), exemplo: as lavas vulcânicas.Rochas Sedimentares:Formadas pelo agrupamento de diversos sedimentos, que são pedaços deOutras rochas que se soltam com a ação do vento, da agua, da temperatura eDas geleiras.Rochas metamórficas:Sua formação é feita a partir das duas anteriores, por ação da alta temperaturaPressão sobre as rochas preexistentes. Isso acontece quando os continentesColidem. As rochas quando estão na superficie da terra, sofrem constantesDesgastes ( erosão) e tendem a reduzir de tamanho.
  5. 5. Daqui surge as rochas vulcânicas
  6. 6. CAMINHO DO GIGANTEfica a cerca de 120 km de Belfast, naIrlanda do Norte. É um imenso platôrepleto de colunas de basalto,resultantes de uma antiga erupçãovulcânica.As colunas são formadas por pedrasem formatos geométricos, a maioriacom seis lados, mas algumas tambémcom quatro, cinco, sete lados, queparecem esculpidas pelo homem, masque na verdade são naturais. As maisaltas têm cerca de 12 metros de altura.
  7. 7. Massagem Pedras QuentesEssa técnica tem o objetivo de explorar as formas e sensaçõesQue uma pedra pode passar para o ser humano, são ricas emSais minerais, contém uma herança energética a milhões deAnos e tem a capacidade de reter calor, que em contato comO corpo penetra nas camadas profundas do músculo dandoUma sensação de relaxamento e bem estar.A técnica tem origem da massagem sueca e do shiatsu, somandoas teorias de moxa, uma técnica oriental que usa a termoterapiapara curar.As pedras quentes foram utilizadas por monges, na antiguidade,para controlar a fome, quando estavam em jejum, ou seja atécnica auxilia na perda de peso.
  8. 8. TERMOTERAPIA- usa-se a temperatura quente e fria para aumentar a circulação,Levando os nutrientes a cada célula do organismo, acelera a energia vitalOxigenando o cérebro, reduz o nível do stress e equilibra a emoção.Quem introduziu a massagem Pedras Quentes no Brasil foi Ala Szerman.Ela diz que depois de ter enfrentado um câncer de mama, foi favorecida comA massagem, pois passou por várias sessões de quimioterapia e depois queMelhorou passou a fazer aplicações de pedras quentes, recuperando a energiaDo corpo depois do susto.
  9. 9. HISTÓRIA DAS PEDRAS QUENTESExiste poucos escritos a respeito da massagem Pedras Quentes. AsPedras sempre foram marcadas por civilizações inteiras, uma exemploDisso são escultura esculpidas em homenagem a Deuses, reis e a grandesNomes.Nos rituais de cura os índios escolhiam cuidadosamente pedras de coresAzuladas a pretas, de marrom a vermelhas e colocavam nos ventres dasMulheres no período da menstruação o que melhorava as dores.Na china as pedras quentes eram usadas para aliviar músculos cansados, essaPrática é utilizada desde a dinastia Shang. A cor preta reflete as propriedades“Yang”, que é forte e dá apoio, equilíbrio e protege naturalmente. O “Ying” éRepresentado pela cor branca, que é espirito receptor de energia e luz.
  10. 10. BELEZA E SIGNIFICADOQuanto a Beleza das pedras não se pode negar,pois até Deus que as fez, usou para a representaçãode suas 12 tribos de Israel. Pediu a Arãoo que fizesse um colarde 12 pedras, deveria ter quatro fileiras diferentes, a primeira erade Rubi, topázio e esmeralda, a segunda de turquesa, safira eJaspe, a terceira pedra de Lesem (sem tradução), ágata e ametista.A quarta fileira de crísolito, ônix e Jade , cada fileira divida porEncaixes de ouro. êxodo 28:19
  11. 11. BENEFICIOS E AÇÕES DA MASSAGEMA termoterapia, são as diferentes temperaturas,que tem como finalidade mudar as respostasfisiológicas do corpo. A massagem é maiseficaz, usando o calor e o frio.A circulação é modificada rapidamente com ouso de pedras quentes e frias, se a circulaçãoaumentar, a nutrição também aumentará e omesmo acontecerá com as células nas funçõesdo corpo. Acredita-se que ao aumentar o fluxosanguíneo através da pele, o fígado, o intestinoe os rins sofrem desintoxicação. Ao usar tantopedras quentes quanto frias em uma massagem,você estará acelerando a troca de sangue, linfa efluídos digestórios do corpo.
  12. 12. Harmonia do corpo, mente e espírito: Atermoterapia induz à libertação de emoçõesbloqueadas.Recupera a energia: Por milhões de anos,durante sua formação as pedras receberamenergia e luz,a sabedoria da naturezaElimina  o Stress: com a temperatura quente efria elas aumentam a circulação levando osnutrientes a cada célula do organismo.Estimula a Perda de Peso.Auxilia no tratamento da Celulite: Através dafricção ,elas melhoram a regeneração celulare ajudam na eliminação das toxinascolaborando com o esvaziamento das célulasadiposas.
  13. 13. INDICAÇÕES DA MASSAGEM Prisão de ventre Stress Músculos atrofiados Circulação sanguínea deficiente Cólica menstrual Cansaço, angústia, depressão eobesidade Gordura localizada e celulite.
  14. 14. CONTRA INDICAÇÃOInfecções agudasTumores e câncerAsma agudaAlterações vasculares Cistite aguda (sobrebexiga) Alterações dasensibilidadeFerimentosDoenças da pele.
  15. 15. EFEITOS FISIOLÓGICOSMelhora da circulação sanguínea e linfáticapromovendo a vasodilataçãoElimina toxinas e impurezas do organismo.Estimula o transporte de nutrientes para as células.Promove a liberação de endorfinas, as moléculas dobem estar, reduzindo assim dores como dor decabeça, sinusites, artrites, etc.Atua em processos inflamatórios e regenera ascélulas.
  16. 16. CHAKRASCentros de energia situadas na metade do nosso corpo. Sãoreceptores de energia universal, se estendem do corpo físicopara o exterior, podendo se localizar tanto na frente como nascostas.Podem ser reconhecido como rodas, discos ou vórtices deenergia.Cada chakra possui o seu respectivo nome, som, cor, símboloe freqüência elétrica, os 07 chakras maiores estão associadosàs cores: lilás, azul escuro (cobalto), azul claro, verde,amarelo, laranja e vermelho.
  17. 17. Mau Funcionamento dos ChakrasQuando não funcionam em harmonia com o corpo,pode significar doença física ou de fundoemocional.O Desenvolvimento dos chakras ao longo da vida:Os chakras são vitais para o desenvolvimentotanto físico quanto emocional e espiritual
  18. 18. 7º espeiritualidade,Ego e meditação6º hipófise, memóriaImaginação5º tireóide, expressão4º Chakra cardíacoPerdão, tolerância,Amor incondicional.3º 5 cm acima do umbigoRelacionado a energia emocionalE ao ego do indivíduo2º Chakra EsplênicoCriatividade, produção de adrenaLina, energia sesual1º Base da coluna vertebral, logoAcima dos órgão reprodutoresRelacionada com os membrosInferiores e extinto físico.Cor vermelha
  19. 19. AS PEDRASA terapia com pedras quentes, é realizadacom pedras brasileiras ou vulcânicas,dentre as mais indicadas temos: ágata,calcedônia, feldspato, seixos, basaltoamigdalóide, ou pedras plutônicas.As pedras foram formadas na parte debaixo dos vulcões e resfriadas lentamente.Os cristais que são usados nasmassagens, são de origem do magma, quesignifica rocha derretida, ou de gases dointerior da terra, ou dos fluxos de lavasvulcânicas.
  20. 20. Muitas pedras conhecidas no Brasil contémolivina, silicato de ferro e de magnésio, que sãoas conhecidas como basalto de amigdalóide,pois contem quantidades notáveis deste mineral,sendo uma pedra de grãos finos, bem densas eformando assim uma massa cristalina e fina.As pedras que usamos na massagem são do tiporoladas, tem formas arredondadas, ou ovuladas,aumentando assim e facilitando o deslizamentosem causar atrito nos locais aplicados.
  21. 21. A COLOCAÇÃO IDEAL DAS PEDRASPara o corpo humano a energia é recebida pelolado esquerdo do corpo. Toda vez que fortrabalhar em alguém, vá do lado esquerdo parao direito, tanto em massagem, quanto emtratamentos.
  22. 22. TIPOS DE PEDRASCRISTAIS: a energia que saem dos cristais possuemcomposição de elementos da natureza e dos raiosvibracionais,agindo no desbloqueio dos sete chakras.ÁGATA: coragem, vitalidade,estando ligadas as cores, elasajudam no equilíbrio físico e mental,melhorando a autoconfiança.Ágata alaranjada: em crianças é usada como proteção, dandoforças ao corpo, relacionado com criatividade e fertilidade.Ágata coralina: trabalha com energia sexual e criatividade,ligados a produção de adrenalina.
  23. 23. CRISTAIS DE QUARTZO: proteção contra todos os tiposde radiação, em armazenamento de formas depensamento energia produtiva e receptiva.QUARTZO PURO conhecido como cristal de rocha.ÔNIX: Alivia apatia e stress. Usadas para proteçãocontra energias negativas.CRISTAL: equilibra as emoções, afastar a negatividadeenergética da pessoa e do ambiente.QUARTZO -ROSA: boa para o coração, afasta as mágoasacumuladas, ensina e tem o poder do perdão, a ser amar.
  24. 24. QUARTZO AMARELO (CITRINO): auxilia nosproblemas de ordem afetivos, casos de excessos defantasia, ilusões.JASPE VERMELHO: o jaspe é uma variedade dequartzo, poder de cura faz parte das pedras maisvaliosas, simboliza vitalidade.JASPE VERDE: acalma e diminui a tristeza, bom parater dentro de casa. Equilibra a cura.JASPE MARROM: centraliza e matem os pés no chão,ajudando na afirmação.
  25. 25. QUARTZO- BRANCO: altamente energética epoderosa, “purificadora”dos pensamentos. Podendoser colocado no quarto de dormir, para energizar aspessoas durante o sono.QUARTZO-VERDE (AVENTURINA): facilita avida,estimulando a criatividade, ajuda a manter os pésno chão.QUARTZO AZUL: é a forma mais rara de se encontrar,Promove a paz e tranqüilidade, ajuda nodesenvolvimento da paciência, tolerância e dacompaixão.Também é calmante antiflamatório eregula os hormônios.QUARTZO PÚRPURA (AMETISTA): é usada parainsônia e enxaqueca,atuando sobre o sistemacirculatório e,imunológico e metabólico. 
  26. 26. TURMALINA PRETA: para o nosso corpo e alma,é a mais poderosa. Protege contra energiasdensas em ambientes pesados,funciona comopára-raios de energias negativas. HEMATITA: cura, dando força e proteção. Aliviaas perturbações sanguíneas e melhora auto-estima.SODALITA: alivia temores subconscientes eculpa, dando coragem e persistência.  TOPÁZIO: ajuda no equilíbrio emocional, acalmapaixões, raivas e depressões.
  27. 27. CROMOTERAPIAÉ uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmoniado corpo, da mente e das emoções. Utiliza a vibração das cores doespectro solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas docorpo que apresentam alguma disfunçãoCromoterapia é uma terapia holística por tratar o ser como um todo.Cada cor tem uma vibração especifica.Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, comono Egito antigo, nos templos de luz e cor de Heliópolis, como tambémna Índia, na Grécia, na China, onde suas aplicações terapêuticas foramcomprovadas através da experimentação constante e verificação deresultados.
  28. 28. INTERPRETAÇÃO DAS CORESAs cores da Aura: o corpo humano cria à sua volta uma luz clara(esbranquiçada), é a conseqüência da movimentação da energia
  29. 29. Azul: esta é a cor da paz de espírito, da tranqüilidade e da calma.Os tons mais claros são indicadores de uma imaginaçãogeradora e de grande capacidade intuitiva. Os mais escurosrevelam a solidão e o isolamento.Laranja: indica sentimentos fortes entre os quais estão a ambiçãoe o orgulho. É a coragem, a alegria e grande sociabilidade . Acombinação dos diversos tons de laranja nos mostra cores maisclaras e outras mais escuras.Vermelha: cor das paixões violentas, da raiva e sensualidade.Refletem energias bastante poderosas e geradoras de vida. Overmelho indica grandes capacidades a nível mental.
  30. 30. Cor-de-rosa: é a afeição e o amor. Indica compaixão epureza. Sociabilidade, alegria e um sentimento decompartilhar o que a vida tem de bom.Verde: esta cor pode indicar sentimentos extremos quevão desde sensibilidade e grande compaixão até amotivações como o engano, o artifício e a rudeza. Podeser a calma e a honestidade (entenda-se neste caso,honestidade como ser de confiança).
  31. 31. Cinzento: pode indicar uma procura do essencial no referente acapacidades extra sensitivas. Pode demonstrar estados depressivos,tristeza e também egoísmo. Os tons mais escuros do cinzento podemindiciar desequilíbrios físicos. Também são reveladores de uma vontadede não deixar nada por terminar. Os tons escuros ainda podemdemonstrar mentira e hipocrisia. Os cinzentos-claros a angustia, o medoe a dúvida.Preto: pode ser considerada com um coeficiente elevado de dificuldadena sua interpretação. Pode indicar tragédias, morte e doença,como aindaformas de desequilíbrios.
  32. 32. Branco: considera-se uma cor primária, uma vez quenormalmente é a primeira a ver-se. O branco como cor deuma aura é a pureza, amor, caridade e todas as formas detransmitir algo de bom.Amarelo: mais fácil de ser detectada, normalmente quandoé visível à volta da cabeça junto à linha do cabelo é possívelque indique otimismo.
  33. 33. AROMOTERAPIAÉ a arte e a ciência de usar óleos ou plantas em tratamentos,atuando de forma simples e direta no corpo humano,exercendo uma influência sutil na mente e no corpo.Os óleos essenciais e seus aromas, ao serem inalados atravésdo olfato e das cavidades nasais, entram diretamente nosistema límbico do nosso organismo.Podem ser utilizados em massagens, já que são reconhecidoscomo uma das formas mais importantes para algunstratamentos.
  34. 34. CUIDADOS ESPECIAIS COM AS PEDRAS 1 – As pedras devem sempre ser higienizadas à cada cliente, lavadas com água e aquecidas à 45ºC. 2- Antes de cada cliente as pedras já devem estar sendo aquecidas. 3- A cada troca de cliente as pedras além de serem lavadas, deve-se aguardar um certo tempo para retirada da energia anterior. 4- Sempre que pegar uma pedra da cuba, secar antes de levar até o cliente. Verificar se a temperatura esta certa , se a mão da profissional suportar, a cliente também suportará.
  35. 35. 5- Quando a pedra perder o calor, retorná-la a panela, e pegaroutra.6- Caso a pedra esteja muito quente para o cliente, realizarmovimentos mais rápidos. 7- A quantidade mínima para um atendimento é de 04 cristaisou pedras semi -preciosas e 06 pedras vulcânicas.
  36. 36. CUIDADOS COM O CLIENTE 1 -Explicar ao cliente para que serve o tratamento bem como a seqüência.   2- Escolher o produto adequado para cada objetivo de cada cliente, utilizar sempre produto lubrificante. 3- Posicionar o cliente confortavelmente em decúbito dorsal e iniciar a massagem pelo pé. 4- A quantidade de pressão exercida na pedra irá depender do conforto do cliente.  5- A massagem deverá ser sempre agradável ao cliente.  
  37. 37. OBJETIVO As terapia de pedras quentes é uma técnica antiga e muito utilizada em algumas massagens como por exemplo ao relaxamento, podendo ser utilizadas quentes ou frias. Através do estudo dos chakras e seguindo todas as orientações podemos acrescentar essa técnica com outros tipos de tratamentos. Mas é necessário ter conhecimento para estar fazendo o uso dessa técnica, é importante também não estar colocando pressão para que as pedras não entrem em atrito, machucando assim sua cliente.
  38. 38. FEIRINHA DE PRODUTOS 1.200,00 REAIS1.200,00 reais 40,00 REAIS 85,00 REAIS vulcânicas Vulcânicas 300,00 E 60,00 E 830,00
  39. 39. FEIRINHA DE PRODUTOS AQUECEDORES DE PEDRAS560,00 REAIS 270,00 980,00 REAIS199,00 620,00
  40. 40. O objetivo deste trabalhoFoi o de aprender juntoCom vocês.Uma Boa Noite a Todas!!!

×