Aspecto TríPlice Da Doutrina EspíRita
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Aspecto TríPlice Da Doutrina EspíRita

on

  • 33,090 views

www.gespiritacristao.com

www.gespiritacristao.com

Statistics

Views

Total Views
33,090
Views on SlideShare
15,469
Embed Views
17,621

Actions

Likes
8
Downloads
470
Comments
0

45 Embeds 17,621

http://espiritismobussoladaalma.blogspot.com.br 15540
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.com 859
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.pt 451
http://www.espiritismobussoladaalma.blogspot.com.br 386
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.fr 43
http://www.slideshare.net 37
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.ru 37
http://www.espiritismobussoladaalma.blogspot.pt 29
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.de 29
http://jaguarmistico.blogspot.com.br 19
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.ch 18
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.jp 17
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.it 16
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.co.uk 14
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.com.es 11
http://webcache.googleusercontent.com 11
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.gr 9
http://jaguarmistico.blogspot.com 9
http://www.espiritismobussoladaalma.blogspot.de 8
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.ca 8
http://www.entendimentoespirita.com 6
http://www.espiritismobussoladaalma.blogspot.com 6
http://www.espiritismobussoladaalma.blogspot.ru 6
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.no 5
http://www.google.com.br 5
http://translate.googleusercontent.com 4
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.com.ar 4
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.nl 4
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.se 3
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.kr 3
https://www.google.com 3
http://www.espiritismobussoladaalma.blogspot.co.uk 2
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.com.tr 2
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.dk 2
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.co.il 2
http://jaguarmistico.blogspot.pt 2
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.in 2
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.mx 2
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.co.at 1
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.com.au 1
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.ie 1
https://www.google.com.br 1
http://static.slidesharecdn.com 1
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.hk 1
http://espiritismobussoladaalma.blogspot.sg 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Aspecto TríPlice Da Doutrina EspíRita Aspecto TríPlice Da Doutrina EspíRita Presentation Transcript

  • Aspecto Tríplice da Doutrina Espírita Ciência, Filosofia e Religião Conhecer, Deduzir e Amar Caminho, Verdade e Vida
  •  
      • BASE DE SUSTENTAÇÃO DO ESPIRITISMO
    • O Espiritismo é apoiado em uma base de conhecimento , sustentação teórica e experimentação constituída de três “pilares” :
        • filosofia- conclui
        • ciência- indaga
        • ética/moral/evangelho- ilumina
    • A separação dos “pilares” da Doutrina Espírita em três segmentos é mais didática do que prática, pois seus fundamentos se interpenetram e interagem;
  • Segundo Allan Kardec ” ... O Espiritismo é ao mesmo tempo uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos ; como filosofia ele compreende todas as circunstâncias morais que decorrem dessas relações...”. A ciência espírita pesquisa a autenticidade dos fenômenos de intercâmbio e nos garante que as informações estão corretas e exprimem a verdade. Ex: Trabalho de materialização de Espíritos através de Médiuns ostensivos; cientistas de vários países e até da NASA comprovam a C.E.
  • Sobre isso, assim coloca Allan Kardec: ” ... Assim como a Ciência, propriamente dita tem por objetivo o estudo das leis do princípio material, o objetivo especial do Espiritismo é o conhecimento das leis do princípio espiritual. Ora, como este último princípio é uma das forças da Natureza , a reagir incessantemente sobre o princípio material e reciprocamente, segue-se que o conhecimento de um não pode estar completo sem o conhecimento do outro...”
  • Segundo Richard Simoneti Espiritismo trata-se de uma filosofia, com bases científicas e consequências religiosas; O que é Filosofia Espírita(F.E.)?  partindo da idéia platônica de que filosofar é procurar o sentido para a vida, podemos dizer que a F.E. é essa busca a começar do contato com o Mundo Espiritual;  explicando de onde viemos, para onde vamos, qual a nossa missão, os porquês e os praquês dos nossos problemas, dificuldades..
  • Ainda segundo Allan Kardec: ” ...O Espiritismo e a Ciência se completam reciprocamente; a Ciência , sem o Espiritismo , se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao Espiritismo , sem a Ciência , faltariam o apoio e a comprovação...”. Chico Xavier encarnou o próprio aspecto científico da Doutrina Espírita, porquanto, durante 75 anos de trabalho mediúnico recebeu milhares de mensagens assinadas por Espíritos desencarnados, verdadeiras cartas do outro mundo.
  • Segundo Einstein:
    • “ A ciência sem religião é manca, a religião sem a ciência é cega.”
  • Kardec complementa: “... Eis porque sem ser, em si mesmo, uma religião, o Espiritismo leva essencialmente às idéias religiosas, as desenvolve naqueles que não as têm e as fortifica naqueles em que elas são hesitantes...”. Continua ... No livro “ Obras Póstumas ”, Kardec afirma: “...O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos ... Não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que entre seus adeptos, nenhum recebeu o título de sacerdote ...”.
  • Na “Revista Espírita” de 1/11/1868, Vol.11, Kardec , afirma: “... No sentido filosófico, o Espiritismo é uma religião, e nós nos honramos disso, porque ele é a Doutrina que funda os laços da fraternidade e da comunhão de pensamentos , não sobre uma simples convenção, mas sobre as mais sólidas bases : as leis da Natureza.” OBS de R.Simoneti : “ Se a Doutrina Espírita proclama a existência de Deus; se defende a sobrevivência do Espírito; se adverte quanto às conseqüências das ações humanas no plano espiritual; se enfatiza a necessidade da reforma íntima; se exalta o esforço do Bem, valores que nos aproximam do Criador, obviamente é uma religião.”
  • Herculano Pires afirma: “ ... Conclui-se destas passagens que, para Allan Kardec , o Espiritismo é uma doutrina científica e filosófica de conseqüências morais, e deixa o título de religião para os cultos dogmáticos, com hierarquia sacerdotal e templos instalados para a adoração, mas reconhece, num sentido filosófico, que o Espiritismo é religião, porque de uma certa forma a religião serve de laço que une as pessoas, em uma comunhão de sentimentos, de princípios e de crenças...”. OUTRAS COLOCAÇÕES ESCLARECEDORAS
  • Na Revista Espírita , volume de 1868, Kardec coloca que: “...Dissemos que o verdadeiro objetivo das assembléias religiosas deve ser a comunhão de pensamentos; é que com efeito, a palavra religião quer dizer laço. Uma religião, em sua acepção nata e verdadeira, é um laço que religa os homens numa comunidade de sentimentos, de princípios e de crenças...”. Continua ...
  • Na obra “ O Céu e o Inferno ”, Kardec afirma: “... se a religião, apropriada em começo aos conhecimentos limitados do homem, tivesse acompanhado sempre o movimento progressivo do Espírito humano, não haveria incrédulos, porque está na própria natureza do homem a necessidade de crer, e ele crerá desde que se lhe dê o pábulo(alimento) espiritual de harmonia com as suas necessidades intelectuais ...”.
  • Ainda em “Obras Póstumas”, encontra-se a seguinte afirmação de Allan Kardec : “ ...O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; reclama-a para os seus adeptos, do mesmo modo que para toda a gente. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade. Da liberdade de consciência decorre o direito de livre exame em matéria de fé. O Espiritismo combate a fé cega, porque ela impõe ao homem que abdique da sua própria razão; considera sem raiz toda fé imposta, donde o inscrever entre suas máximas: Não é inabalável, senão a fé que pode encarar de frente a razão em todas as épocas da Humanidade ...”.
  • “ ... Desse modo, concluiu-se que a Doutrina Espírita convida-nos para uma evolução da idéia do sentido religioso , ao propor o conceito interno de pensar e agir, elaborado e vivenciado na intimidade da alma do homem, ‘em espírito e verdade’, como ensinou Jesus...”.
  • A Educadora e Escritora Dora Incontri , em uma entrevista, perguntada a respeito das influências de Pestalozzi em Allan Kardec , faz uma colocação preciosa: “ ... São várias. Eu não acho que tenha sido casual o fato de ele ser mestre de Kardec, acho que ele foi realmente um precursor do Espiritismo. Uma das coisas mais impressionantes que existe de relação de pensamento, é a questão do conceito de religião, porque Pestalozzi já tinha o conceito espírita de religião, uma religião natural, sem hierarquias, sacerdócio, a religião como algo íntimo de homem...” .
  • “ ... A religião verdadeira é aquela que enternece os corações, fala às almas, orienta-as, infunde coragem e jamais atemoriza. Deve dar liberdade de fé e de raciocínio, pois onde há liberdade, aí reina o Espírito do Senhor ...”. Temos que lembrar o que nos disse o Mestre Jesus: “... Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará ...” e ainda: “... Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo: toda a lei e todos os profetas aí estão contidos ...”
  • Das colocações anteriormente levantadas, temos bases para as seguintes propositivas: a) a “religião espírita” é uma religião natural, baseada na fé raciocinada, sem dogmas, sem templos, sem sacerdotes, sem hierarquia eclesiástica, sem rituais. Não é Igreja, não é Seita. b) a “religião espírita” é obra de Deus, onde o ser (espírito) se reconhece como criatura divina, em igualdade com toda a criação universal. c) a “religião espírita” é a da efetiva busca da ligação com Deus, pelo Amor e pelo Respeito às Leis Universais.
  • d) a “religião espírita” é a da busca individual do aperfeiçoamento e da evolução, pela compreensão de nosso papel na natureza e no destino do Universo. e) a “religião espírita” é a da busca da harmonia, em todos os seus aspectos, baseada no equilíbrio, no respeito, na ética, no bem e na caridade. f) a “religião espírita” é a do Livre Arbítrio, sem imposições, sem castigos, sem temores, sem inferno e sem céu, mas com responsabilidade proporcional, refletida na Lei de Causa e Efeito.
  • g) a “religião espírita” é aquela em que o “templo” é o universo, o “altar” é a vida de relação e a “oração” é o viver em harmonia com a Lei de Deus, em todos os atos da vida diária. h) a “religião espírita” é aquela em que o “Reino de Deus” deve ser construído em nosso interior, pela compreensão da Lei Maior, pelo pensamento elevado, pela atitude firme no caminho do bem, pela construção diária da evolução e do aperfeiçoamento pessoal. i) a “religião espírita” é aquela da educação, do aprendizado, da busca da verdade, do “amai-vos e instruí-vos”.
  • j) A “religião espírita” é aquela do equilíbrio entre ciência, filosofia e ética/moral, estbilizando o tripé que nos permite conhecer, inferir e amar. l) A “religião espírita” é aquela onde trilhamos a nossa própria estrada, construíndo-a e pavimentando-a com nossos erros e nossos acertos, e isso reconhecemos como útil e necessário. m) A “religião espírita” é aquela em que não se necessita nem mesmo ter uma religião, bastando sim amar, respeitar, compreender, ajudar, servir.
  • n) A “religião espírita” é aquela que nos permite reconhecer que “somos deuses”, que nos convida a utilizar esse poder divino para nossa evolução, para mudar a nós mesmos, para mudar o mundo, para construir o bem. o) A “religião espírita” é aquela que nos lembra que nós fomos criados para sermos felizes e nos permite estudar, compreender e vivenciar os caminhos para tal, nos dizendo que apenas nós mesmos podemos fazer isso por nós. p) A “religião espírita” é aquela que praticamos quando nos ligamos com Deus, seja qual for o lugar onde estivermos, seja qual for a atividade que realizamos.
  • Fim Diante de todo esse conhecimento, Cabe a nós Espíritas buscar ser o homem novo , Diante das verdades que já conhece...