Ásia: Clima e Vegetação. Japão e Tigres Asiáticos

11,742
-1

Published on

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
11,742
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
48
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ásia: Clima e Vegetação. Japão e Tigres Asiáticos

  1. 1. Climas e vegetação
  2. 2.  Fatores que influenciam no clima: • Relevo:  Forma barreiras para as nuvens carregadas, fazendo com que haja pouca precipitação em algumas regiões. • Latitude:  Glacial Ártica  Temperada do Norte  Intertropical • Altitude:  Quanto maior a altitude, menor a temperatura.
  3. 3.  Seguindo do norte para o sul temos os climas: Polar e Frio  Na região central da Ásia temos a influências de dois fatores, além da latitude, o relevo e a altitude, ambos criarão condições para que haja uma diversidade climática nesta região.  Observando a região central do leste para o oeste podemos ver os climas: Subtropical,Temperado, Frio de Montanha, Semiárido, Desértico e Mediterrâneo.  Outros fatores que interferem no clima do continente asiático são o fenômeno da continentalidade e os ventos de moções.  No sul do continente, na área intertropical temos os climas Tropical e Equatorial.
  4. 4.  Do norte para o sul temos a Tundra e a Floresta de Coníferas (Taiga).  Na parte central do continente devido a influência do relevo e a altitude temos uma diversidade de biomas como:  Pradarias(Campos), Estepes, Deserto, Savanas(Cerrado e Caatinga),Vegetação de Altitude(Montanha) e Vegetação Mediterrânea.  No sul do continente, áreas intertropical, temos as Florestas Tropical e Equatorial.
  5. 5.  Japão, um país arquipélagopaís arquipélago:  380Km² de extensão, pequeno territóriopequeno território.  Formado por milhares de ilhas sendo as quatro principais: Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, interligadas por pontes e túneis.  População: 127 milhões de habitantes, populosopopuloso e de alta densidade demográficaalta densidade demográfica (335hab./Km²)  UrbanoUrbano(67%),Tókio a Kyoto – uma das maiores aglomerações urbanas do mundo com 70 milhões de habitantes. Problema???MORADIA!  Baixa natalidadeBaixa natalidade e elevada expectativa de vida.elevada expectativa de vida. Problemas???PREVIDÊNCIA E MÃO-DE-OBRA!
  6. 6. AGRICULTURAAGRICULTURA INDÚSTRIAINDÚSTRIA  Devido a pequena extensão territorial e o relevo acidentado o Japão tem desenvolvido tecnologias para superar suas limitações, como o cultivo hidropônicohidropônico.  Principais produtos agrícolas japoneses são o arroz, trigo e chá verde.  O Japão não é autossuficiente, sendo obrigado a recorrer a importaçãoimportação de alimentos para suprir a necessidade da sua população.  Força econômica do Japão.  Indústria e infraestrutura (Zaibatsus).  RAMOS INDRUSTRIAIS: • Siderúrgica: importa a matéria prima. • Automobilística: Emprega robótica, alta qualidade do produto, é um dos líderes de venda nos EUA. • Eletrônicos: Imagem e som, transmissão de dados digitais e microcircuitos. • Destaques: Indústria Naval e Têxtil. • Expansão para o mar.Expansão para o mar.
  7. 7.  Os Tigres Asiáticos – Cingapura,Taiwan (Formosa), Hong Kong e Coréia do Sul – recebem essa denominação por conta do rápido crescimento industrial, social e influência no mercado mundial que passaram a exercer depois de 1980, após alinharem-se economicamente ao Japão e o Ocidente. A partir de 1990, a Indonésia, a Malásia, as Filipinas e o Vietnã juntaram-se ao grupo formando uma 2º geração de Tigres Asiáticos.  Protecionismo estatal e estratégias para atrair investimentosProtecionismo estatal e estratégias para atrair investimentos estrangeiros foram as chaves para o crescimento destesestrangeiros foram as chaves para o crescimento destes países.países.  Mão de obra qualificada, investimento em educação e pesquisa científica.  Políticas de incentivoPolíticas de incentivo a exportações, mão de obra barata e intensamente explorada, redução do custo de produção e na melhor distribuição de rendamelhor distribuição de renda para melhorar o mercadomercado consumidorconsumidor.
  8. 8. CINGAPURACINGAPURA HONG KONGHONG KONG  Cidade-EstadoCidade-Estado de Cingapura tem 677km².  Ex-colônia BritânicaEx-colônia Britânica, faz parte, hoje, da Comunidade Britânica das Nações.  A partir de 1980A partir de 1980 – Centro financeiro e polo de industria tecnológica (atraída pela mão de obra barata).  Destaques:Destaques: serviços portuários e bancários, turismo, indústria química de equipamentos eletrônicos.  Território ChinêsTerritório Chinês, ex- território britânico, foi devolvido a China em 1997.  De acordoDe acordo com as negociações a China deverá manter a estrutura de governo autônoma e o sistema socioeconômico de Hong Kong por pelo menos meio século.  Com relevo montanhosoCom relevo montanhoso e escassez de água: e sem agricultura.  Indústria de bens deIndústria de bens de consumoconsumo voltada para o mercado externo e centro financeiro.
  9. 9. TAIWANTAIWAN CORÉIA DO SUL  Arquipélago formado por ilhas de relevo montanhoso.  Presença chinesa em Taiwan desde o século XIII.  Em 1887 Taiwan passou a ser província da China(os japoneses também queriam...).  Em 1949, Revolução Chinesa, o arquipélago tornou-se um Estado a parte, capitalista.  Reunificação? Vai ou não vai?  É uma península, com relevo montanhoso, o que dificulta...?  Atividade industrial, portanto, é algo fundamental.  Destaques: telecomunicações, automóveis e eletroeletrônicos.  Economia voltada para a...?  Economia em recuperação.  E a Coréia do Norte professor Gerson?

×