Sd a agua_como_problematica_na_contemporaneidade_ch
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Sd a agua_como_problematica_na_contemporaneidade_ch

on

  • 1,178 views

Apresentação de Sequencia Didática sobre a água na contemporaneidade.

Apresentação de Sequencia Didática sobre a água na contemporaneidade.

Statistics

Views

Total Views
1,178
Views on SlideShare
1,178
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
5
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Sd a agua_como_problematica_na_contemporaneidade_ch Sd a agua_como_problematica_na_contemporaneidade_ch Presentation Transcript

  • A Água como problemática na contemporaneidade Sequência Didática Área de Ciências Humanas
  • AUTORES  Eliano de Souza Martins Freitas.  Rogata Soares Del Gaúdio.  Cristiano Cruz Sena.
  • PORQUE ESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA? Na atualidade a água é tratada como um recurso finito, que deve ser "mercantilizado" para que não se esgote. Entretanto, quais os fundamentos para esta abordagem? Quais os interesses existentes para que a água seja tratada como "nova raridade" no século XXI, da mesma forma que o pão, o trigo foram tratados como raridade nos primórdios da revolução industrial? Por que ocorre uma demonização do uso doméstico, que é tido como o principal responsável pelo desperdício e pela escassez hídrica, apesar do desperdício na agricultura ser cinco vezer maior do que TODO o consumo doméstico? Porque há uma defesa recorrente da privatização dos serviços de saneamento nesta quadra da história, sendo que no último quartel do século XX, a ONU defendia a ampliação destes serviços pela esfera pública? A escassez é absoluta ou é relativa? São questões importantes que merecem ser analisadas com rigor. Neste sentido, insere-se a proposta da Sequência Didática Intitulada A água como problemática na contemporaneidade, pois há uma problematização da questão da água como elemento central nas discussões da questão ambiental.Devemos elaborar uma análise critica sobre a água em suas diversas dimensões.
  • A QUEM SE DESTINA  Educadores de todos os níveis e áreas de conhecimento.
  • EMENTA Problematização da questão da água como elemento central nas discussões da questão ambiental. Elaborar análise critica nas diversas dimensões: os conflitos e guerras que são gerados pela sua disputa; os diversos usos e desperdícios (uso doméstico, agrícola e industrial); problemas de saneamento; discussões sobre a transposição do Rio São Francisco em sua esfera ambiental, político, econômico e social; a exploração de aqüíferos (o caso do aqüífero Guarani) etc.
  • OBJETIVOS GERAIS •Compreender a gênese a transformação das diferentes organizações territoriais os múltiplos fatores que neles intervêm, como produto das relações de poder; •Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem; •Interpretar diferentes representações do espaço geográfico e dos diferentes aspectos da sociedade; •Analisar o papel dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionado transformações naturais e intervenções humanas; •Discutir ações sobre a relação da sociedade com o meio ambiente.
  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS Aula 1 – Apresentando as ferramentas da Internet aos estudantes. Apresentar aos estudantes as novas tecnologias de aprendizagem; Introduzir conceitos ligados às TICs. Aula 2 – Para que precisamos de água: Discutir os diferentes usos da água no tempo; Analisar o ciclo da água; Compreender a importância da água para a vida no planeta terra. Aula 3 – Agua como recurso: Analisar os diversos usos da água na sociedade atual: produção de energia; agropecuária; Compreender a distribuição desigual da água no planeta; Avaliar os impactos das ações antrópicas sobre as águas.
  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS Aula 4 – A Relação entre água, civilização e sociedades Conhecer conflitos históricos antigos em que a água foi objeto de disputa (especialmente Tigre, Eufrates, Egito); Analisar conflitos atuais que têm a água como razão da disputa; Compreender que a água está desigualmente distribuída e, por isso, há regiões com escassez e outras, com abundância. Aula 5 – As guerras por água na atualidade. Destacar as áreas atuais que tem a água no centro do conflito; Analisar as estratégias espaciais de controle das bacias hidrográficas.   Aula 6 – As guerras por água na atualidade: uma avaliação crítica sobre a história da água engarrafada! (parte 2) Compreender as estratégias engendradas para mudança de hábitos com relação a água: da água tratada as águas engarrafadas; Analisar as formas privadas de apropriação da água e os impactos sociais destas apropriações; Realizar alguns estudos de caso sobre a problemática da água engarrafada.
  • DURAÇÃO DAS ATIVIDADES Tempo mínimo de 50 minutos para as leituras e reflexões sobre cada tópico aqui proposto (6 aulas, no total).
  • CONHECIMENTOS PRÉVIOS Antes de abordar esse conteúdo programático, é interessante que os estudantes conheçam:  Trabalhar com os estudantes os conceitos básicos das ferramentas Youtube e Book-r;  O YouTube é um sítio que possibilita aos usuários o carregamento e compartilhamento de vídeos em formato digital. Este sitio foi fundado em 2005 por três pioneiros do Paypal. O YouTube utiliza o formato Adobe Flash para disponibilizar o conteúdo. É muito popular, pois é possível hospedar qualquer tipo de vídeo: filmes, videoclipes, materiais domésticos etc. Estes materiais podem ser disponibilizados em blogs e sítios pessoais.  O Book-r é um tipo de E-book que é utilizado para montagem de portifólio que pode ser utilizada como avaliação de caráter reflexivo, valorizando a autonomia e responsabilidade do autor do mesmo. Ao mesmo tempo, com este tipo de E-book ocorre o incentivo a pesquisa e reflexões, a partir das diferentes temáticas que podem ser trabalhadas na construção desta ferramenta. Esta ferramenta é considerada um componente de processo e produto e, deve ser realizada de forma colaborativa. Pode ser utilizada para avaliações processuais.
  • CONHECIMENTOS PRÉVIOS  Sugira alguns vídeos do YouTube e de Book-r para que eles acessem e promova com eles uma discussão das ferramentas em questão antes da realização da atividade.  Para definições e informações sobre o YouTube acesse o sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/ You Tube (acesso em 01/11/2010).  Para a ferramenta Book-r acesse o tutorial no slideshare elaborado e disponibilizado pelos professores Eliano de Souza M. Freitas e Rogata Soares Del Gáudio em: http ://www.slideshare.net/geotabaelianorogata/geotaba-book-rtutorialpdf
  • CONHECIMENTOS PRÉVIOS  Para leitura acadêmica sobre Book-r sugerimos o texto “Portifólios digitais: revisitando os princípios e renovando as práticas”, da professora Maria João Gomes, disponível em http:// repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8083/1/Portef%C3%B3lios-digitais-Bolonha.pdf. Este texto apresenta a passagem do uso destes portifólios do domínio profissional para o domínio escolar e o uso como estratégia de aprendizagem e avaliação, apontando, ainda, algumas lacunas no nível da investigação sobre esta ferramenta.  Professor, acesse o endereço sites.google.com/site/jorgefborges2/PPoint-portefolios.pdf para avaliação do arquivo sobre portifólios elaborado pela pesquisadora Maria João Gomes, para complementar a leitura sugerida acima.  Professor, verifique no tópico Recursos Complementares indicações sobre vídeos, arquivos .ppt, e links na internet sobre as temáticas acima relacionadas.
  • ESTRUTURA DA SD Esta SD está organizada nos seguintes tópicos: 1 – Apresentação das ferramentas da Internet aos estudantes que serão utilizadas ao longo da SD. 2 – Discussão dos conteúdos sobre a temática da água que são: Para que precisamos de água; Agua como recurso; A Relação entre água, civilização e sociedades; As guerras por água na atualidade; As guerras por água na atualidade: uma avaliação crítica sobre a história da água engarrafada! (parte 2) 3 – Avaliação processual, com a construção de diversas atividades após o término de cada aula e uma avaliação final que abarque todas as discussões propostas na SD. 4 – Uso de diversas linguagens para a compreensão crítica do conteúdo: mapas, charges, vídeos, textos, músicas etc. 5 – Apresentação de recursos complementares para auxiliar o professor a ampliar seu conhecimento sobre a questão e ampliar, ainda, os tópicos de discussão.
  • DESENVOLVIMENTO DAS AULAS. Aula 1: Apresentando as ferramentas da internet aos estudantes.   •     O professor deve apresentar ao estudante as ferramentas que serão utilizadas nesta Seqüência Didática (SD). É importante que o estudante já se familiarize com a discussão proposta para esta SD. Assim, sugerimos que alguns vídeos sobre a água sejam apresentados para o estudante e que o professor faça uma discussão sobre as ferramentas da internet neste primeiro momento. •         http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws •         http://www.youtube.com/watch?v=bG6t6N4zKQo •         http://www.youtube.com/watch?v=0VuabmeLa4I •    Apresentar a ferramenta Book-r através do tutorial no slideshare disponibilizado pelos professores Eliano de Souza M. Freitas e Rogata Soares Del Gáudio em: http://www.slideshare.net/geotabaelianorogata/geotaba-book-rtutorialpdf É importante que esta discussão seja feita neste momento, pois uma forma de avaliação será a elaboração, pelos estudangtes, de um book-r sobre a temática proposta nesta SD. •     Observação: Se você se cadastrar no Slideshare, você pode fazer download dos slides que oferecem essa opção. •          Imprima alguns exemplos de Book-r. Organize a turma em grupos de 4 alunos e distribua estes materiais para cada grupo. Ao analisar as páginas, eles deverão observar elementos interessantes destas ferramentas. •   Ao explicitar como será realizada a avaliação (que é uma avaliação processual), já mostre para os aprendizes como eles farão um Book-r (portifólio), após cada etapa do processo de ensino-aprendizagem. A partir de algum tema trabalhado anteriormente construa, juntamente com os aprendizes, um portifólio digital (Book-r) que servirá de modelo para futuras atividades.
  • DESENVOLVIMENTO DAS AULAS. Aula 2 – Para que precisamos de água: Discutir os diferentes usos da água no tempo; Analisar o ciclo da água; Compreender a importância da água para a vida no planeta terra.   •O professor deve distribuir a letra da música Planeta água, de Guilherme Arantes para os estudantes que devem estar organizados em grupos (no máximo 4 integrantes). A leitura e análise da letra desta música servem para que o estudante entre em contato com o tema proposto para discussão. •Caso seja possível exiba o vídeo da música que se encontra disponível em http://www.youtube.com/watch?v=gm0lAxjZCxM •O professor deve fazer um debate com os estudantes sobre a importância da água em nossas vidas e mapear juntos aos estudantes o que sabem sobre as questões da água. •O professor deve exibir o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=tK6JTpJNBK0 e fazer o desenvolvimento de narrativa (aula expositiva) sobre o ciclo natural da água. •Entregar aos estudantes orientações para resolução da avaliação 1: Analisando a distribuição da água no planeta e usos da água na sociedade. Indicar o seguinte endereço para que os estudantes acessem a avaliação 1: http://www.slideshare.net/ geotabaelianorogata/sd-agua-avaliacao1
  • DESENVOLVIMENTO DAS AULAS. Aula 3 – Agua como recurso: Analisar os diversos usos da água na sociedade atual: uso doméstico, industrial, para a produção de energia, na agropecuária etc. Compreender a distribuição desigual da água no planeta. Avaliar os impactos das ações antrópicas sobre as águas.   PRIMEIRA PARTE DA AULA: •Professor inicie a aula fazendo uma “tempestade de idéias” (brainstorming) a partir dos resultados da avaliação 1 que os estudantes fizeram após o fim da aula 2. As questões propostas nos exercícios 1 e 2 da referida avaliação devem ser debatidas em sala de aula para gerar um engajamento emocional dos discentes com a temática.    •SEGUNDA PARTE DA AULA: •Aproveite o momento para ampliar a noção de Ciclo Hidrológico. Para preparar esta discussão acesse o texto Água não se nega a ninguém, do geógrafo Carlos Walter Porto Gonçalves disponível em http://alainet.org/active/5673&lang=es Neste texto, o autor aborda a produção de um discurso de escassez hídrica que interessa a determinados grupos econômicos que desejam ampliar suas riquezas com a transformação da água em uma nova raridade. É um texto importante para fazer análises críticas sobre o uso e desperdício de água nos setores industrial, doméstico e agropecuário. •Um texto importante para as análises críticas sobre a questão da água na contemporaneidade é o texto do geógrafo inglês Erik Swyngedouw, intitulado Privatizando o H2O: transformando águas locais em dinheiro global e publicado na Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, em maio 2004. este texto está disponível em http://www.anpur.org.br/publicacoes /revista6_1.htm
  • DESENVOLVIMENTO DAS AULAS. Aula 3 – Agua como recurso: SEGUNDA PARTE DA AULA: •A Rede de Integração dos Povos (REBRIP) possui uma cartilha sobre a temática da água que pode ser acessada no seguinte endereço: http://www.rebrip.org.br/projetos/clientes/noar/noar/UserFiles /20/File/Publica%C3%A7%C3%B5es%20REBRIP/agua.pdf Esta cartilha serve para auxiliar o professor no debate sobre a questão da água. •Para complementar as discussões sobre a transformação da água em nova raridade e os sentidos e significados do discurso da escassez acesse o ppt (pdf) no slideshare elaborado e disponibilizado pelo professor Eliano de Souza M. Freitas http://www.slideshare.net/geotabaelianorogata /analise-critica-escassezhidrica2011 TERCEIRA PARTE DA AULA: •Professor após sua exposição oral, distribua o texto Os donos da água, de Rita Casaro e Bárbara Ablas disponível em http://resistir.info/agua/donos_da_agua.html para leitura e realize um seminário problematizando as ações antrópicas sobre as águas. Entregar aos estudantes orientações para resolução da avaliação 2: Comparando o discurso da escassez com a realidade do consumo e desperdício. Indicar o seguinte endereço para que os estudantes acessem a avaliação 2: http://www.slideshare.net/geotabaelianorogata/sd-agua-avaliacao2
  • DESENVOLVIMENTO DAS AULAS. Aula 4 – A Relação entre água, civilização e sociedades Conhecer conflitos históricos antigos em que a água foi objeto de disputa (especialmente Tigre, Eufrates, Egito); Analisar conflitos atuais que têm a água como razão da disputa Compreender que a água está desigualmente distribuída e, por isso, há regiões com escassez e outras, com abundância.   •Professor inicie a aula discutindo as respostas dos estudantes para a avaliação 2, fazendo o fechamento da discussão acerca da ação antrópica sobre água. Este fechamento será o elemento introdutório para as discussões sobre a relação das diferentes sociedades com a água no processo de civilização. •Através do desenvolvimento de narrativa aborde a importância da água para as diferentes civilizações. Acesse o endereço http://www. slideshare.net/professornc/texto-simbologia-agua-imaginario-grego para elaborar a análise sobre a relação dos gregos com a água. (Sugestão Complementar: Discuta a importância da água para as civilizações da Mesopotâmia e do Egito). •Juntamente com os estudantes faça uma análise do mapa disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18029/ agua.jpg Selecione pontos de destaque no mapa e oriente os estudantes a realizarem uma pesquisa sobre a relação entre a sociedade e a água em diferentes partes do mundo. Em grupos (no máximo 4 integrantes), os estudantes deverão fazer uma resenha da pesquisa realizada, que deverá ser anexada ao Book-r do grupo. •Indique aos estudantes o acesso ao endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/Resenha para tirar dúvidas sobre a forma de realização deste tipo de gênero textual.
  • DESENVOLVIMENTO DAS AULAS. Aula 5 – As guerras por água na atualidade. Destacar as áreas atuais que tem a água no centro do conflito; Analisar as estratégias espaciais de controle das bacias hidrográficas.   •Professor inicie a aula discutindo com os estudantes os resultados das pesquisas realizadas pelos grupos. Destaque os pontos mais importantes das resenhas realizadas, através de apontamentos no quadro. •Assista junto com os estudantes o vídeo Ouro Azul: a guerra mundial pela água que encontra-se disponível em http ://www.youtube.com/watch?v=EcHJd0KYYZI (parte 1 e 2), e finalize a discussão sobre as relações entre sociedade e água (natureza). •Exiba o vídeo Guerra Del água em Bolivia, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=GXMt3yYs0tc •Realize um debate sobre o conteúdo do vídeo a partir do texto “JAPÃO - Ameaçado o líder da revolta popular pela água em Cochabamba”, disponível em http://www.agirazul.com.br/fsm4/_fsm/0000011c.htm O texto Água na onda da privatização também pode ser utilizado para este debate. Ele está disponível em http://www2.uol.com.br /cadernos/pesquisa-public/cadernos/cadernos_245_15.htm •Finalize a aula apresentando a discussão sobre os conflitos sobre a água na atualidade. (Sugestão: utilize o slideshare disponível em http://www.slideshare.net/epsilon/conflictos-por-agua?src=related_normal&rel=3442882). •Professor oriente os estudantes para a realização da avaliação 3: Analisando conflitos pela água que está disponível em http://www.slideshare.net/geotabaelianorogata/sd-agua-avaliacao3
  • DESENVOLVIMENTO DAS AULAS. Aula 6 – As guerras por água na atualidade: uma avaliação crítica sobre a história da água engarrafada! (parte 2) Compreender as estratégias engendradas para mudança de hábitos com relação a água: da água tratada as águas engarrafadas; Analisar as formas privadas de apropriação da água e os impactos sociais destas apropriações; Realizar alguns estudos de caso sobre a problemática da água engarrafada.   •Professor exiba para os estudantes o vídeo A história da água engarrafada de Anne Leonard que está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=AM9G7RtXlFQ •Apresente aos estudantes as questões abaixo para nortear as discussões sobre as guerras pela água.     Quais as estratégias utilizadas pelas empresas para que ocorra a substituição da água de torneira pela água engarrafada? Como é constituída a Divisão Internacional do Trabalho a partir da indústria de água engarrafada? Quais as conseqüências desta DIT? c)       Quais as propostas inseridas no vídeo para combater os interesses das indústrias de água engarrafada? Qual a sua avaliação sobre estas propostas (elabore um pequeno texto argumentativo)?    
  • DESENVOLVIMENTO DAS AULAS. Aula 6 – As guerras por água na atualidade: uma avaliação crítica sobre a história da água engarrafada! (parte 2) Compreender as estratégias engendradas para mudança de hábitos com relação a água: da água tratada as águas engarrafadas; Analisar as formas privadas de apropriação da água e os impactos sociais destas apropriações; Realizar alguns estudos de caso sobre a problemática da água engarrafada.   •Professor oriente os estudantes a acessar o endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/Texto_argumentativo para tirar dúvidas sobre a definição de texto argumentativo. Após as discussões entregue o seguinte texto para os estudantes: Os crimes da Nestlé em São Lourenço, de Laerte Braga e disponível em http://www. profesionalespcm.org/_php/MuestraArticulo2.php?id=1793. Após a leitura do texto, promova uma discussão sobre a problemática da água engarrafada para o contexto brasileiro. •Professor para a preparação desta discussão sugere-se o texto “Mercantilização da água e mobilização social: aspectos da apropriação das águas no circuito das águas minerais do sul do estado de Minas Gerais”. Este texto é de autoria de Josiane T. M. Queiroz, Léo Heller, Andréa L. M. Zhouri e está disponível em http://www.iea .usp.br/textos/waterlat/ •Professor oriente os estudantes para realização da atividade final que está disponível em    
  • SUGESTÃO DE RECURSOS COMPLEMENTARES Professor(a), caso seja de seu interesse a discussão sobre a problemática da água pode ser ampliada. Assim, sugere-se alguns materiais que podem suscitar novas discussões ou complementar as discussões propostas nesta seqüência didática.   1) Vídeos sobre a transposição do rio São Francisco http://www.youtube.com/watch?v=ORG6H_rXp_0 http://video.google.com/videoplay?docid=7278438733913724233   2) Vídeos sobre as discussões da guerra da água. http://www.youtube.com/watch?v=cH6snLC8akM (grandes possuidores de água) http://www.youtube.com/watch?v=UAqz6TH_R0A (utilização dos aqüíferos) http://www.youtube.com/watch?v=1MuFFipnG7U http://www.youtube.com/watch?v=RFDR6Dvj3vA http://www.youtube.com/watch?v=65ZVNSiFqe0 http://www.youtube.com/watch?v=1fS8q8yDF9g http://www.youtube.com/watch?v=MQxl2kzZgd8 http://www.youtube.com/watch?v=6uACT5fcjrI   3) Sites de pesquisa sobre a transposição do São Francisco http://www.integracao.gov.br/saofrancisco/rio/index.asp http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_doce/transposicao_e_revitalizacao_do_rio_sao_fancisco.html http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?article200    
  • SUGESTÃO DE RECURSOS COMPLEMENTARES 4) Textos que podem ser utilizados com os estudantes para realização de seminários CONSTANCE, Paul. Quem ganhou a guerra da água? In: http://www.iadb.org/idbamerica/ Diretor do IPPUR critica mercatilização da água. In: http://www.comciencia.br/entrevistas/2005/02/entrevista2.htm KLEIN, Clara. As águas turvas da Nestlé. Disponível em http://www.ciranda.net/brasil/article/as-aguas-turvas-da-nestle ECHENVEGUÁ, Ana Cândida. A água, hoje, não é para todos. In: http://www.abn.com.br/artana2aagua.htm. MALVEZZI, Roberto. A oligarquia intenacional da água. In: http://www.cpt.org.br/ REDE BRASILEIRA DE INTEGRAÇÃO DOS POVOS (REBRIP). Água, um direito ameaçado. In: http://www.rebrip.org.br/ TEIXEIRA, Francisco Carlos. Por uma geopolítica da água: conheça os mapas dos conflitos. In: http://www.tempopresente.org/ TOVAR, Luisa. A privatização dos serviços de água. In: http://resistir.info/agua/serv_agua.html Água: críticas à Nestlé pelo uso de mananciais. Disponível em http://www.direitos.org.br/index.php?option=com_content&task=view &id=3097&Itemid=2 5) Textos para os professores prepararem suas discussões sobre a problemática da água BARLOW, Maude & CLARKE, Tony. O ouro Azul - como as grandes corporações estão se apoderando da água doce do nosso planeta. São Paulo. M. Books do Brasil editora. 2003. 331 p. BARRAQUE, Benard. A gestão da água em alguns países europeus. In: Espaços e Debates.(sócio-política do ambiente). Ano XII. Número 35. São Paulo. Fapesp. 1992. p. 35-45. GONÇALVES, Carlos Walter Porto. O desafio ambiental. Rio de Janeiro. Editora Record. 2004. 177 p. RIO, Gisela Aquino Pires do & SALES, Alba Valeria de Souza. Os serviços de água e esgoto no estado do Rio de Janeiro: regulação e privatização. In: Geographia. Ano VI. Número 12. Rio de Janeiro. 2004. p. 67-86. SEABRA, Odette Carvalho de Lima. Os embates entre as questões ambientais e sociais no urbano. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri & LEMOS, Amália Inês Geraiges. Dilemas Urbanos: Novas abordagens sobre a cidade. São Paulo. Editora Contexto. 2001. p. 308-322. ___. Economia Política do espaço: a reestruturação da Bacia do Alto Tietê. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri & CARRERAS, Charles. Urbanização e mundialização: estudos sobre a metrópole. São Paulo. Editora Contexto. 2005. p. 51-59. SILVA, Ana Cristina Mota. A produção do espaço urbano como negócio: Fortaleza da segunda metade do século XIX. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri & LEMOS, Amália Inês Geraiges. Dilemas Urbanos: Novas abordagens sobre a cidade. São Paulo. Editora Contexto. 2001. p. 370-377.  
  • SUGESTÃO DE RECURSOS COMPLEMENTARES O Professor poderá utilizar estes sítios eu que estão disponiblizados textos sobre as propriedades da água: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua2.php http://www.uff.br/ecosed/PropriedadesH2O.pdf (PDF - UFF) http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/ag_propriedades.html Este texto discute a diferença entre os diferentes tipos de água: http://www.empatec.com.br/inform.htm      Apresentação em slideshare sobre a utilização e gestão da água desde as primeiras civilizações: (muito interessante) http://www.slideshare.net/jhidalgo54/fgia-11-el-agua-en-la-historia-del-hombre?src=related_normal&rel=45253(Espanhol)   Discussões sobre as relações entre sociedade civil, empresa Nestlé e a água podem ser encontradas no endereço http ://www.tlaxcala.es/pp.asp?lg=po&reference=6188 Na europa existe um site http://www.nestlecritics.org/ com textos que interessam aos professores para tal discussão.   O programa Multimistura, criado pela querida Dr. Clara Brandão nosidos da década de 70, amplamente difundido pela pastoral do menor, e capaz de atacar a subnutrição com recursos locais de forma eficiente e barata. Para conhecer o projeto visite http://www.multimistura.org.br/index.php
  • AVALIAÇÃO A idéia é avaliar o aluno ao longo de todo o percurso da seqüência didática, sua participação nas discussões e nas atividades propostas. Os estudantes, em grupo, deverão construir um book-r que será avaliado ao final pelo professor.   As avaliações estão dispostas ao longo de cada aula, na seqüência didática.
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS Esta apresentação estará disponível nos seguintes endereços eletrônicos: http://seed.lcc.ufmg.br/course/view.php?id=262 http://www.slideshare.net/geotabaelianorogata Os professores e interessados poderão manter contatos com os professores/tutores através dos seguintes endereços eletrônicos: ELIANO DE SOUZA MARTINS FREITAS – elianofreitas@gmail.com ROGATA SOARES DEL GAÚDIO – rogatasoares@gmail.com CRISTIANO CRUZ SENA – cristianocruzsena@gmail.com OBRIGADO E BOM TRABALHO PARA TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!