Sd a agua_como_problematica_na_contemporaneidade_ch

1,122
-1

Published on

Apresentação de Sequencia Didática sobre a água na contemporaneidade.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,122
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Sd a agua_como_problematica_na_contemporaneidade_ch

  1. 1. A Água como problemática na contemporaneidade Sequência Didática Área de Ciências Humanas
  2. 2. AUTORES  Eliano de Souza Martins Freitas.  Rogata Soares Del Gaúdio.  Cristiano Cruz Sena.
  3. 3. PORQUE ESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA? Na atualidade a água é tratada como um recurso finito, que deve ser "mercantilizado" para que não se esgote. Entretanto, quais os fundamentos para esta abordagem? Quais os interesses existentes para que a água seja tratada como "nova raridade" no século XXI, da mesma forma que o pão, o trigo foram tratados como raridade nos primórdios da revolução industrial? Por que ocorre uma demonização do uso doméstico, que é tido como o principal responsável pelo desperdício e pela escassez hídrica, apesar do desperdício na agricultura ser cinco vezer maior do que TODO o consumo doméstico? Porque há uma defesa recorrente da privatização dos serviços de saneamento nesta quadra da história, sendo que no último quartel do século XX, a ONU defendia a ampliação destes serviços pela esfera pública? A escassez é absoluta ou é relativa? São questões importantes que merecem ser analisadas com rigor. Neste sentido, insere-se a proposta da Sequência Didática Intitulada A água como problemática na contemporaneidade, pois há uma problematização da questão da água como elemento central nas discussões da questão ambiental.Devemos elaborar uma análise critica sobre a água em suas diversas dimensões.
  4. 4. A QUEM SE DESTINA  Educadores de todos os níveis e áreas de conhecimento.
  5. 5. EMENTA Problematização da questão da água como elemento central nas discussões da questão ambiental. Elaborar análise critica nas diversas dimensões: os conflitos e guerras que são gerados pela sua disputa; os diversos usos e desperdícios (uso doméstico, agrícola e industrial); problemas de saneamento; discussões sobre a transposição do Rio São Francisco em sua esfera ambiental, político, econômico e social; a exploração de aqüíferos (o caso do aqüífero Guarani) etc.
  6. 6. OBJETIVOS GERAIS •Compreender a gênese a transformação das diferentes organizações territoriais os múltiplos fatores que neles intervêm, como produto das relações de poder; •Compreender o desenvolvimento da sociedade como processo de ocupação de espaços físicos e as relações da vida humana com a paisagem; •Interpretar diferentes representações do espaço geográfico e dos diferentes aspectos da sociedade; •Analisar o papel dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionado transformações naturais e intervenções humanas; •Discutir ações sobre a relação da sociedade com o meio ambiente.
  7. 7. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Aula 1 – Apresentando as ferramentas da Internet aos estudantes. Apresentar aos estudantes as novas tecnologias de aprendizagem; Introduzir conceitos ligados às TICs. Aula 2 – Para que precisamos de água: Discutir os diferentes usos da água no tempo; Analisar o ciclo da água; Compreender a importância da água para a vida no planeta terra. Aula 3 – Agua como recurso: Analisar os diversos usos da água na sociedade atual: produção de energia; agropecuária; Compreender a distribuição desigual da água no planeta; Avaliar os impactos das ações antrópicas sobre as águas.
  8. 8. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Aula 4 – A Relação entre água, civilização e sociedades Conhecer conflitos históricos antigos em que a água foi objeto de disputa (especialmente Tigre, Eufrates, Egito); Analisar conflitos atuais que têm a água como razão da disputa; Compreender que a água está desigualmente distribuída e, por isso, há regiões com escassez e outras, com abundância. Aula 5 – As guerras por água na atualidade. Destacar as áreas atuais que tem a água no centro do conflito; Analisar as estratégias espaciais de controle das bacias hidrográficas.   Aula 6 – As guerras por água na atualidade: uma avaliação crítica sobre a história da água engarrafada! (parte 2) Compreender as estratégias engendradas para mudança de hábitos com relação a água: da água tratada as águas engarrafadas; Analisar as formas privadas de apropriação da água e os impactos sociais destas apropriações; Realizar alguns estudos de caso sobre a problemática da água engarrafada.
  9. 9. DURAÇÃO DAS ATIVIDADES Tempo mínimo de 50 minutos para as leituras e reflexões sobre cada tópico aqui proposto (6 aulas, no total).
  10. 10. CONHECIMENTOS PRÉVIOS Antes de abordar esse conteúdo programático, é interessante que os estudantes conheçam:  Trabalhar com os estudantes os conceitos básicos das ferramentas Youtube e Book-r;  O YouTube é um sítio que possibilita aos usuários o carregamento e compartilhamento de vídeos em formato digital. Este sitio foi fundado em 2005 por três pioneiros do Paypal. O YouTube utiliza o formato Adobe Flash para disponibilizar o conteúdo. É muito popular, pois é possível hospedar qualquer tipo de vídeo: filmes, videoclipes, materiais domésticos etc. Estes materiais podem ser disponibilizados em blogs e sítios pessoais.  O Book-r é um tipo de E-book que é utilizado para montagem de portifólio que pode ser utilizada como avaliação de caráter reflexivo, valorizando a autonomia e responsabilidade do autor do mesmo. Ao mesmo tempo, com este tipo de E-book ocorre o incentivo a pesquisa e reflexões, a partir das diferentes temáticas que podem ser trabalhadas na construção desta ferramenta. Esta ferramenta é considerada um componente de processo e produto e, deve ser realizada de forma colaborativa. Pode ser utilizada para avaliações processuais.
  11. 11. CONHECIMENTOS PRÉVIOS  Sugira alguns vídeos do YouTube e de Book-r para que eles acessem e promova com eles uma discussão das ferramentas em questão antes da realização da atividade.  Para definições e informações sobre o YouTube acesse o sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/ You Tube (acesso em 01/11/2010).  Para a ferramenta Book-r acesse o tutorial no slideshare elaborado e disponibilizado pelos professores Eliano de Souza M. Freitas e Rogata Soares Del Gáudio em: http ://www.slideshare.net/geotabaelianorogata/geotaba-book-rtutorialpdf
  12. 12. CONHECIMENTOS PRÉVIOS  Para leitura acadêmica sobre Book-r sugerimos o texto “Portifólios digitais: revisitando os princípios e renovando as práticas”, da professora Maria João Gomes, disponível em http:// repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8083/1/Portef%C3%B3lios-digitais-Bolonha.pdf. Este texto apresenta a passagem do uso destes portifólios do domínio profissional para o domínio escolar e o uso como estratégia de aprendizagem e avaliação, apontando, ainda, algumas lacunas no nível da investigação sobre esta ferramenta.  Professor, acesse o endereço sites.google.com/site/jorgefborges2/PPoint-portefolios.pdf para avaliação do arquivo sobre portifólios elaborado pela pesquisadora Maria João Gomes, para complementar a leitura sugerida acima.  Professor, verifique no tópico Recursos Complementares indicações sobre vídeos, arquivos .ppt, e links na internet sobre as temáticas acima relacionadas.
  13. 13. ESTRUTURA DA SD Esta SD está organizada nos seguintes tópicos: 1 – Apresentação das ferramentas da Internet aos estudantes que serão utilizadas ao longo da SD. 2 – Discussão dos conteúdos sobre a temática da água que são: Para que precisamos de água; Agua como recurso; A Relação entre água, civilização e sociedades; As guerras por água na atualidade; As guerras por água na atualidade: uma avaliação crítica sobre a história da água engarrafada! (parte 2) 3 – Avaliação processual, com a construção de diversas atividades após o término de cada aula e uma avaliação final que abarque todas as discussões propostas na SD. 4 – Uso de diversas linguagens para a compreensão crítica do conteúdo: mapas, charges, vídeos, textos, músicas etc. 5 – Apresentação de recursos complementares para auxiliar o professor a ampliar seu conhecimento sobre a questão e ampliar, ainda, os tópicos de discussão.
  14. 14. DESENVOLVIMENTO DAS AULAS. Aula 1: Apresentando as ferramentas da internet aos estudantes.   •     O professor deve apresentar ao estudante as ferramentas que serão utilizadas nesta Seqüência Didática (SD). É importante que o estudante já se familiarize com a discussão proposta para esta SD. Assim, sugerimos que alguns vídeos sobre a água sejam apresentados para o estudante e que o professor faça uma discussão sobre as ferramentas da internet neste primeiro momento. •         http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws •         http://www.youtube.com/watch?v=bG6t6N4zKQo •         http://www.youtube.com/watch?v=0VuabmeLa4I •    Apresentar a ferramenta Book-r através do tutorial no slideshare disponibilizado pelos professores Eliano de Souza M. Freitas e Rogata Soares Del Gáudio em: http://www.slideshare.net/geotabaelianorogata/geotaba-book-rtutorialpdf É importante que esta discussão seja feita neste momento, pois uma forma de avaliação será a elaboração, pelos estudangtes, de um book-r sobre a temática proposta nesta SD. •     Observação: Se você se cadastrar no Slideshare, você pode fazer download dos slides que oferecem essa opção. •          Imprima alguns exemplos de Book-r. Organize a turma em grupos de 4 alunos e distribua estes materiais para cada grupo. Ao analisar as páginas, eles deverão observar elementos interessantes destas ferramentas. •   Ao explicitar como será realizada a avaliação (que é uma avaliação processual), já mostre para os aprendizes como eles farão um Book-r (portifólio), após cada etapa do processo de ensino-aprendizagem. A partir de algum tema trabalhado anteriormente construa, juntamente com os aprendizes, um portifólio digital (Book-r) que servirá de modelo para futuras atividades.
  15. 15. DESENVOLVIMENTO DAS AULAS. Aula 2 – Para que precisamos de água: Discutir os diferentes usos da água no tempo; Analisar o ciclo da água; Compreender a importância da água para a vida no planeta terra.   •O professor deve distribuir a letra da música Planeta água, de Guilherme Arantes para os estudantes que devem estar organizados em grupos (no máximo 4 integrantes). A leitura e análise da letra desta música servem para que o estudante entre em contato com o tema proposto para discussão. •Caso seja possível exiba o vídeo da música que se encontra disponível em http://www.youtube.com/watch?v=gm0lAxjZCxM •O professor deve fazer um debate com os estudantes sobre a importância da água em nossas vidas e mapear juntos aos estudantes o que sabem sobre as questões da água. •O professor deve exibir o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=tK6JTpJNBK0 e fazer o desenvolvimento de narrativa (aula expositiva) sobre o ciclo natural da água. •Entregar aos estudantes orientações para resolução da avaliação 1: Analisando a distribuição da água no planeta e usos da água na sociedade. Indicar o seguinte endereço para que os estudantes acessem a avaliação 1: http://www.slideshare.net/ geotabaelianorogata/sd-agua-avaliacao1
  16. 16. DESENVOLVIMENTO DAS AULAS. Aula 3 – Agua como recurso: Analisar os diversos usos da água na sociedade atual: uso doméstico, industrial, para a produção de energia, na agropecuária etc. Compreender a distribuição desigual da água no planeta. Avaliar os impactos das ações antrópicas sobre as águas.   PRIMEIRA PARTE DA AULA: •Professor inicie a aula fazendo uma “tempestade de idéias” (brainstorming) a partir dos resultados da avaliação 1 que os estudantes fizeram após o fim da aula 2. As questões propostas nos exercícios 1 e 2 da referida avaliação devem ser debatidas em sala de aula para gerar um engajamento emocional dos discentes com a temática.    •SEGUNDA PARTE DA AULA: •Aproveite o momento para ampliar a noção de Ciclo Hidrológico. Para preparar esta discussão acesse o texto Água não se nega a ninguém, do geógrafo Carlos Walter Porto Gonçalves disponível em http://alainet.org/active/5673&lang=es Neste texto, o autor aborda a produção de um discurso de escassez hídrica que interessa a determinados grupos econômicos que desejam ampliar suas riquezas com a transformação da água em uma nova raridade. É um texto importante para fazer análises críticas sobre o uso e desperdício de água nos setores industrial, doméstico e agropecuário. •Um texto importante para as análises críticas sobre a questão da água na contemporaneidade é o texto do geógrafo inglês Erik Swyngedouw, intitulado Privatizando o H2O: transformando águas locais em dinheiro global e publicado na Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, em maio 2004. este texto está disponível em http://www.anpur.org.br/publicacoes /revista6_1.htm
  17. 17. DESENVOLVIMENTO DAS AULAS. Aula 3 – Agua como recurso: SEGUNDA PARTE DA AULA: •A Rede de Integração dos Povos (REBRIP) possui uma cartilha sobre a temática da água que pode ser acessada no seguinte endereço: http://www.rebrip.org.br/projetos/clientes/noar/noar/UserFiles /20/File/Publica%C3%A7%C3%B5es%20REBRIP/agua.pdf Esta cartilha serve para auxiliar o professor no debate sobre a questão da água. •Para complementar as discussões sobre a transformação da água em nova raridade e os sentidos e significados do discurso da escassez acesse o ppt (pdf) no slideshare elaborado e disponibilizado pelo professor Eliano de Souza M. Freitas http://www.slideshare.net/geotabaelianorogata /analise-critica-escassezhidrica2011 TERCEIRA PARTE DA AULA: •Professor após sua exposição oral, distribua o texto Os donos da água, de Rita Casaro e Bárbara Ablas disponível em http://resistir.info/agua/donos_da_agua.html para leitura e realize um seminário problematizando as ações antrópicas sobre as águas. Entregar aos estudantes orientações para resolução da avaliação 2: Comparando o discurso da escassez com a realidade do consumo e desperdício. Indicar o seguinte endereço para que os estudantes acessem a avaliação 2: http://www.slideshare.net/geotabaelianorogata/sd-agua-avaliacao2
  18. 18. DESENVOLVIMENTO DAS AULAS. Aula 4 – A Relação entre água, civilização e sociedades Conhecer conflitos históricos antigos em que a água foi objeto de disputa (especialmente Tigre, Eufrates, Egito); Analisar conflitos atuais que têm a água como razão da disputa Compreender que a água está desigualmente distribuída e, por isso, há regiões com escassez e outras, com abundância.   •Professor inicie a aula discutindo as respostas dos estudantes para a avaliação 2, fazendo o fechamento da discussão acerca da ação antrópica sobre água. Este fechamento será o elemento introdutório para as discussões sobre a relação das diferentes sociedades com a água no processo de civilização. •Através do desenvolvimento de narrativa aborde a importância da água para as diferentes civilizações. Acesse o endereço http://www. slideshare.net/professornc/texto-simbologia-agua-imaginario-grego para elaborar a análise sobre a relação dos gregos com a água. (Sugestão Complementar: Discuta a importância da água para as civilizações da Mesopotâmia e do Egito). •Juntamente com os estudantes faça uma análise do mapa disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18029/ agua.jpg Selecione pontos de destaque no mapa e oriente os estudantes a realizarem uma pesquisa sobre a relação entre a sociedade e a água em diferentes partes do mundo. Em grupos (no máximo 4 integrantes), os estudantes deverão fazer uma resenha da pesquisa realizada, que deverá ser anexada ao Book-r do grupo. •Indique aos estudantes o acesso ao endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/Resenha para tirar dúvidas sobre a forma de realização deste tipo de gênero textual.
  19. 19. DESENVOLVIMENTO DAS AULAS. Aula 5 – As guerras por água na atualidade. Destacar as áreas atuais que tem a água no centro do conflito; Analisar as estratégias espaciais de controle das bacias hidrográficas.   •Professor inicie a aula discutindo com os estudantes os resultados das pesquisas realizadas pelos grupos. Destaque os pontos mais importantes das resenhas realizadas, através de apontamentos no quadro. •Assista junto com os estudantes o vídeo Ouro Azul: a guerra mundial pela água que encontra-se disponível em http ://www.youtube.com/watch?v=EcHJd0KYYZI (parte 1 e 2), e finalize a discussão sobre as relações entre sociedade e água (natureza). •Exiba o vídeo Guerra Del água em Bolivia, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=GXMt3yYs0tc •Realize um debate sobre o conteúdo do vídeo a partir do texto “JAPÃO - Ameaçado o líder da revolta popular pela água em Cochabamba”, disponível em http://www.agirazul.com.br/fsm4/_fsm/0000011c.htm O texto Água na onda da privatização também pode ser utilizado para este debate. Ele está disponível em http://www2.uol.com.br /cadernos/pesquisa-public/cadernos/cadernos_245_15.htm •Finalize a aula apresentando a discussão sobre os conflitos sobre a água na atualidade. (Sugestão: utilize o slideshare disponível em http://www.slideshare.net/epsilon/conflictos-por-agua?src=related_normal&rel=3442882). •Professor oriente os estudantes para a realização da avaliação 3: Analisando conflitos pela água que está disponível em http://www.slideshare.net/geotabaelianorogata/sd-agua-avaliacao3
  20. 20. DESENVOLVIMENTO DAS AULAS. Aula 6 – As guerras por água na atualidade: uma avaliação crítica sobre a história da água engarrafada! (parte 2) Compreender as estratégias engendradas para mudança de hábitos com relação a água: da água tratada as águas engarrafadas; Analisar as formas privadas de apropriação da água e os impactos sociais destas apropriações; Realizar alguns estudos de caso sobre a problemática da água engarrafada.   •Professor exiba para os estudantes o vídeo A história da água engarrafada de Anne Leonard que está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=AM9G7RtXlFQ •Apresente aos estudantes as questões abaixo para nortear as discussões sobre as guerras pela água.     Quais as estratégias utilizadas pelas empresas para que ocorra a substituição da água de torneira pela água engarrafada? Como é constituída a Divisão Internacional do Trabalho a partir da indústria de água engarrafada? Quais as conseqüências desta DIT? c)       Quais as propostas inseridas no vídeo para combater os interesses das indústrias de água engarrafada? Qual a sua avaliação sobre estas propostas (elabore um pequeno texto argumentativo)?    
  21. 21. DESENVOLVIMENTO DAS AULAS. Aula 6 – As guerras por água na atualidade: uma avaliação crítica sobre a história da água engarrafada! (parte 2) Compreender as estratégias engendradas para mudança de hábitos com relação a água: da água tratada as águas engarrafadas; Analisar as formas privadas de apropriação da água e os impactos sociais destas apropriações; Realizar alguns estudos de caso sobre a problemática da água engarrafada.   •Professor oriente os estudantes a acessar o endereço http://pt.wikipedia.org/wiki/Texto_argumentativo para tirar dúvidas sobre a definição de texto argumentativo. Após as discussões entregue o seguinte texto para os estudantes: Os crimes da Nestlé em São Lourenço, de Laerte Braga e disponível em http://www. profesionalespcm.org/_php/MuestraArticulo2.php?id=1793. Após a leitura do texto, promova uma discussão sobre a problemática da água engarrafada para o contexto brasileiro. •Professor para a preparação desta discussão sugere-se o texto “Mercantilização da água e mobilização social: aspectos da apropriação das águas no circuito das águas minerais do sul do estado de Minas Gerais”. Este texto é de autoria de Josiane T. M. Queiroz, Léo Heller, Andréa L. M. Zhouri e está disponível em http://www.iea .usp.br/textos/waterlat/ •Professor oriente os estudantes para realização da atividade final que está disponível em    
  22. 22. SUGESTÃO DE RECURSOS COMPLEMENTARES Professor(a), caso seja de seu interesse a discussão sobre a problemática da água pode ser ampliada. Assim, sugere-se alguns materiais que podem suscitar novas discussões ou complementar as discussões propostas nesta seqüência didática.   1) Vídeos sobre a transposição do rio São Francisco http://www.youtube.com/watch?v=ORG6H_rXp_0 http://video.google.com/videoplay?docid=7278438733913724233   2) Vídeos sobre as discussões da guerra da água. http://www.youtube.com/watch?v=cH6snLC8akM (grandes possuidores de água) http://www.youtube.com/watch?v=UAqz6TH_R0A (utilização dos aqüíferos) http://www.youtube.com/watch?v=1MuFFipnG7U http://www.youtube.com/watch?v=RFDR6Dvj3vA http://www.youtube.com/watch?v=65ZVNSiFqe0 http://www.youtube.com/watch?v=1fS8q8yDF9g http://www.youtube.com/watch?v=MQxl2kzZgd8 http://www.youtube.com/watch?v=6uACT5fcjrI   3) Sites de pesquisa sobre a transposição do São Francisco http://www.integracao.gov.br/saofrancisco/rio/index.asp http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_doce/transposicao_e_revitalizacao_do_rio_sao_fancisco.html http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?article200    
  23. 23. SUGESTÃO DE RECURSOS COMPLEMENTARES 4) Textos que podem ser utilizados com os estudantes para realização de seminários CONSTANCE, Paul. Quem ganhou a guerra da água? In: http://www.iadb.org/idbamerica/ Diretor do IPPUR critica mercatilização da água. In: http://www.comciencia.br/entrevistas/2005/02/entrevista2.htm KLEIN, Clara. As águas turvas da Nestlé. Disponível em http://www.ciranda.net/brasil/article/as-aguas-turvas-da-nestle ECHENVEGUÁ, Ana Cândida. A água, hoje, não é para todos. In: http://www.abn.com.br/artana2aagua.htm. MALVEZZI, Roberto. A oligarquia intenacional da água. In: http://www.cpt.org.br/ REDE BRASILEIRA DE INTEGRAÇÃO DOS POVOS (REBRIP). Água, um direito ameaçado. In: http://www.rebrip.org.br/ TEIXEIRA, Francisco Carlos. Por uma geopolítica da água: conheça os mapas dos conflitos. In: http://www.tempopresente.org/ TOVAR, Luisa. A privatização dos serviços de água. In: http://resistir.info/agua/serv_agua.html Água: críticas à Nestlé pelo uso de mananciais. Disponível em http://www.direitos.org.br/index.php?option=com_content&task=view &id=3097&Itemid=2 5) Textos para os professores prepararem suas discussões sobre a problemática da água BARLOW, Maude & CLARKE, Tony. O ouro Azul - como as grandes corporações estão se apoderando da água doce do nosso planeta. São Paulo. M. Books do Brasil editora. 2003. 331 p. BARRAQUE, Benard. A gestão da água em alguns países europeus. In: Espaços e Debates.(sócio-política do ambiente). Ano XII. Número 35. São Paulo. Fapesp. 1992. p. 35-45. GONÇALVES, Carlos Walter Porto. O desafio ambiental. Rio de Janeiro. Editora Record. 2004. 177 p. RIO, Gisela Aquino Pires do & SALES, Alba Valeria de Souza. Os serviços de água e esgoto no estado do Rio de Janeiro: regulação e privatização. In: Geographia. Ano VI. Número 12. Rio de Janeiro. 2004. p. 67-86. SEABRA, Odette Carvalho de Lima. Os embates entre as questões ambientais e sociais no urbano. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri & LEMOS, Amália Inês Geraiges. Dilemas Urbanos: Novas abordagens sobre a cidade. São Paulo. Editora Contexto. 2001. p. 308-322. ___. Economia Política do espaço: a reestruturação da Bacia do Alto Tietê. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri & CARRERAS, Charles. Urbanização e mundialização: estudos sobre a metrópole. São Paulo. Editora Contexto. 2005. p. 51-59. SILVA, Ana Cristina Mota. A produção do espaço urbano como negócio: Fortaleza da segunda metade do século XIX. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri & LEMOS, Amália Inês Geraiges. Dilemas Urbanos: Novas abordagens sobre a cidade. São Paulo. Editora Contexto. 2001. p. 370-377.  
  24. 24. SUGESTÃO DE RECURSOS COMPLEMENTARES O Professor poderá utilizar estes sítios eu que estão disponiblizados textos sobre as propriedades da água: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua2.php http://www.uff.br/ecosed/PropriedadesH2O.pdf (PDF - UFF) http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/ag_propriedades.html Este texto discute a diferença entre os diferentes tipos de água: http://www.empatec.com.br/inform.htm      Apresentação em slideshare sobre a utilização e gestão da água desde as primeiras civilizações: (muito interessante) http://www.slideshare.net/jhidalgo54/fgia-11-el-agua-en-la-historia-del-hombre?src=related_normal&rel=45253(Espanhol)   Discussões sobre as relações entre sociedade civil, empresa Nestlé e a água podem ser encontradas no endereço http ://www.tlaxcala.es/pp.asp?lg=po&reference=6188 Na europa existe um site http://www.nestlecritics.org/ com textos que interessam aos professores para tal discussão.   O programa Multimistura, criado pela querida Dr. Clara Brandão nosidos da década de 70, amplamente difundido pela pastoral do menor, e capaz de atacar a subnutrição com recursos locais de forma eficiente e barata. Para conhecer o projeto visite http://www.multimistura.org.br/index.php
  25. 25. AVALIAÇÃO A idéia é avaliar o aluno ao longo de todo o percurso da seqüência didática, sua participação nas discussões e nas atividades propostas. Os estudantes, em grupo, deverão construir um book-r que será avaliado ao final pelo professor.   As avaliações estão dispostas ao longo de cada aula, na seqüência didática.
  26. 26. CONSIDERAÇÕES FINAIS Esta apresentação estará disponível nos seguintes endereços eletrônicos: http://seed.lcc.ufmg.br/course/view.php?id=262 http://www.slideshare.net/geotabaelianorogata Os professores e interessados poderão manter contatos com os professores/tutores através dos seguintes endereços eletrônicos: ELIANO DE SOUZA MARTINS FREITAS – elianofreitas@gmail.com ROGATA SOARES DEL GAÚDIO – rogatasoares@gmail.com CRISTIANO CRUZ SENA – cristianocruzsena@gmail.com OBRIGADO E BOM TRABALHO PARA TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

×