rede lan

2,394 views
2,346 views

Published on

rede lan

Published in: Education, Travel
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,394
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
46
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

rede lan

  1. 1. Técnologias Informáticas * Tipos de Cabos de Redes
  2. 2. Que tipos de cabos existem? <ul><li>Cabos de Par entrançado </li></ul><ul><li>Cabos de Fibra optica </li></ul><ul><li>Cabo coaxial </li></ul>
  3. 3. Cabos de Par entrançado Consiste em um ou vários pares de fios de cobre, os dois fios de cada par são entrançados, ou seja, enrolados em torno um do outro, com o objectivo de criar à sua volta um campo electromagnético que reduz a possibilidade de interferências de sinais externos. Dentro deste tipo de cabo temos os seguintes tipos: STP é UTP.
  4. 4. Shielded Twisted Pair <ul><li>É o mais usado actualmente tanto em redes domésticas quanto em grandes redes industriais devido ao fácil manuseio, instalação, permitindo taxas de transmissão de até 100 Mbps com a utilização do cabo CAT 5; é o mais barato para distâncias de até 100 metros. </li></ul>
  5. 5. UTP - Unshield Twisted Pair É um tipo de cabo no qual dois fios são entrançados um ao redor do outro para cancelar interferências eletromagnéticas de fontes externas e interferências mútuas (linha cruzada ou, em inglês, crosstalk) entre cabos vizinhos.
  6. 6. Cabos de Fibra optica O meio de transmissão por fibra óptica é chamado de &quot;guiado&quot;, porque as ondas eletromagnéticas são &quot;guiadas&quot; na fibra, embora o meio transmita ondas omnidirecionais, contrariamente à transmissão &quot;sem-fio&quot;, cujo meio é chamado de &quot;não-guiado&quot;. Mesmo confinada a um meio físico, a luz transmitida pela fibra óptica proporciona o alcance de taxas de transmissão (velocidades) elevadíssimas(cerca de 1Gbps), com baixa taxa de atenuação por quilometro.
  7. 7. Vantagens Em Virtude das suas características, as fibras ópticas apresentam bastantes vantagens sobre os sistemas eléctricos: - Dimensões Reduzidas - Capacidade para transportar grandes quantidades de informação ( Dezenas de milhares de conversações num par de Fibra); - Atenuação muito baixa, que permite grandes espaçamentos entre repetidores, com distância entre repetidores superiores a algumas centenas de quilómetros. - Imunidade às interferências electromagnéticas; - Matéria-prima muito abundante; - Custo Cada vez mais baixo;
  8. 8. Tipos de fibras As fibras ópticas podem ser basicamente de dois modos: * Monomodo: o Permite o uso de apenas um sinal de luz pela fibra. o Dimensões menores que as fibras ID. o Maior banda passante por ter menor dispersão. o Geralmente é usado laser como fonte de geração de sinal. * Multimodo: o Permite o uso de fontes luminosas de baixa ocorrência tais como LEDs (mais baratas). o Diâmetros grandes facilitam o acoplamento de fontes luminosas e requerem pouca precisão nos conectores. o Muito usado para curtas distâncias pelo preço e facilidade de implementação.
  9. 9. Cabo coaxial O cabo coaxial é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais. Este tipo de cabo é constituído por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes, daí o nome coaxial. O cabo coaxial é constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado duma blindagem. Este meio permite transmissões até frequências muito elevadas e isto para longas distâncias.
  10. 10. Fim Trabalho realizado por: Tiago gomes 11C NER

×