A importância da atmosfera

52,340 views
51,303 views

Published on

1 Comment
2 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
52,340
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
493
Actions
Shares
0
Downloads
366
Comments
1
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A importância da atmosfera

  1. 1. A Importância da Atmosfera para a Vida na TerraA Terra está envolvida por uma camada gasosa – aatmosfera, que é parte integrante do planeta.A atmosfera tem aproximadamente 1000 km deespessura, é constituída por várias camadas, cadauma com características próprias. Vamos conhecer a atmosfera…
  2. 2. A Estrutura Vertical da Atmosfera A atmosfera é composta por cinco camadas: Troposfera; Estratosfera; Mesosfera; Termosfera; Exosfera. Limites da atmosfera: Troposfera / Estratosfera: Tropopausa; Estratosfera / Mesosfera: Estratopausa; Mesosfera / Termosfera: Mesopausa; Termosfera / Exosfera: Termopausa.
  3. 3. Caracterização das Camadas da Atmosfera Troposfera – É a camada em contacto com a superfície do globo. A sua espessura média é de cerca de 12Km. É nesta camada que ocorrem os fenómenos meteorológicos mais frequentes. Estratosfera – Situa-se entre os cerca de 12Km e os 50Km altitude. É nesta camada que se concentra a maior quantidade de ozono. Camada onde circulam alguns aviões comerciais, devido a haver menos turbulência, e balões meteorológicos. Mesosfera – Situa-se entre os cerca de 50Km e os 80Km de altitude. Observam-se estrelas cadentes. Termosfera – Situa-se entre os cerca de 80Km até cerca de 500Km de altitude. Nesta camada são destruídos muitos meteoros devido às altas temperaturas. Observam-se as auroras. Exosfera – Situa-se para além dos cerca de 500km de altitude. É onde orbitam os satélites artificiais.
  4. 4. Variação da Temperatura na Atmosfera Troposfera – A temperatura diminui à medida que aumenta a altitude. A temperatura diminui, em média, 0,6°C por cada 100 metros (gradiente térmico vertical). Estratosfera – A temperatura inicialmente mantém-se constante, até aos cerca de 25km, e depois aumenta com a altitude. Mesosfera – A temperatura diminui rapidamente à medida que aumenta a altitude, devido à escassa absorção da radiação solar. Termosfera – A temperatura aumenta à medida que aumenta a altitude, devido à grande absorção da radiação solar. Exosfera – Na exosfera registam-se temperaturas bastante elevadas.
  5. 5. Composição do Ar da Atmosfera (Troposfera) Para conseguirmos viver, temos de respirar por dia cerca de 3500 litros de ar, algo como 5 kg de atmosfera. Precisamos de oxigénio, ainda que não em estado puro, pois queimar-nos-ia os pulmões, mas misturado com outros gases. O ar que inalamos é formado por 78% de azoto, 21% de oxigénio e 1% de outros gases. Nas camadas superiores da atmosfera a composição do ar é diferente, predominando gases como o hélio e o hidrogénio.
  6. 6. Funções da AtmosferaA atmosfera terrestre desempenha um conjunto de funçõesfundamentais para a vida na Terra. Estas são essencialmente deprotecção do Planeta Terra. -Filtra e absorve as radiações solares. - Protege a superfície terrestre da queda de meteoritos. - Regulariza as temperaturas, através do efeito de estufa. - Permite a existência de vida à superfície da Terra, contém o oxigénio essencial à respiração.
  7. 7. Sem Atmosfera a Terra seria umplaneta sem vida…  A professora, Marta Rosas

×