UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
CURSO: GEOGRAFIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: REGINA ONEDA MELLO
A...
Educação e Sociedade na Roma Antiga

A origem da sociedade romana não tem uma
evidência concreta. Baseia-se numa lenda, qu...
Se não temos dados concretos sobre sua fundação,
podemos começar a contar a história de Roma a
partir da monarquia (753 a ...
A palavra "patrício" (do latim pater, pai)
indicava o chefe da grande unidade familiar
ou clã. Esses chefes, os patrícios,...
*As características de Roma diferem a cultura
  grega.A educação esta inserida no contexto
  cultural,social e político
* ...
*No campo educacional , formação de hábitos,
exercícios para guerra, atitudes realistas,mas
sem grande reflexões intelectu...
*O sistema da educação em Roma era exportado
para as áreas de conquistas.

*O estado era o parâmetro a ser atingido.A idei...
A educação anterior do tipo familiar e patriarcal
sofreu muitas transformações,
Os ricos tinham mestres gregos,surgem as p...
A escola média recebia alunos de 12 a
16 anos. Estudavam gramática latina,
grega e os clássicos de Homero, retórica,
orató...
Deixou de ser assunto particular e converteu-se
em educação publica.Foram fundadas escolas
municipais e o Estado fazia a i...
Filho,Geraldo Francisco .Historia Geral da
  Educação..Campinas (SP):Alinea ,2003
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

História da educação - Roma - Maria e Rosilde

9,111 views
8,998 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
9,111
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
7
Actions
Shares
0
Downloads
79
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

História da educação - Roma - Maria e Rosilde

  1. 1. UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA CURSO: GEOGRAFIA DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFESSORA: REGINA ONEDA MELLO ACADÊMICAS: MARIA R.S. MARQUES,ROSILDA BACHES 2 FASE
  2. 2. Educação e Sociedade na Roma Antiga A origem da sociedade romana não tem uma evidência concreta. Baseia-se numa lenda, que era uma maneira antiga de explicar fatos cuja memória se perdeu em tempos muito distantes. Assim, o poeta romano Virgílio alimentou a fantasia de seu povo ao contar que Roma teria sido fundada por dois irmãos: Rômulo e Remo.
  3. 3. Se não temos dados concretos sobre sua fundação, podemos começar a contar a história de Roma a partir da monarquia (753 a 509 a.C.). Nesse período, o meio de subsistência principal daquele povo era a agricultura. A sociedade romana dividia-se em quatro grupos, segundo a posição política, econômica e social de cada pessoa: havia patrícios, plebeus, clientes e escravos.
  4. 4. A palavra "patrício" (do latim pater, pai) indicava o chefe da grande unidade familiar ou clã. Esses chefes, os patrícios, seriam descendentes dos fundadores lendários de Roma e possuíam as principais e maiores terras. Eles formavam a aristocracia, sendo que somente esse grupo tinha direitos políticos em Roma e formava, portanto, o governo.
  5. 5. *As características de Roma diferem a cultura grega.A educação esta inserida no contexto cultural,social e político * Valorização do ser humano * No campo político participação do poder. *Bases assentadas na família e estado. *No desenvolvimento cultural criação de leis e normas.
  6. 6. *No campo educacional , formação de hábitos, exercícios para guerra, atitudes realistas,mas sem grande reflexões intelectuais como os gregos.Toda a educação estava direcionada à pratica. *No campo psicológico enfatizavam o individual. *O pai tinha suprema autoridade e era responsável pelo futuro romanos.
  7. 7. *O sistema da educação em Roma era exportado para as áreas de conquistas. *O estado era o parâmetro a ser atingido.A ideia de Roma como cidade eterna se fazia presente na cultura e na formação educacional. *A cultura geral tinha importância à medida que facilitava a manutenção do pragmatismo. *Pensavam formar um homem honrado,portador de coragem e virtudes.
  8. 8. A educação anterior do tipo familiar e patriarcal sofreu muitas transformações, Os ricos tinham mestres gregos,surgem as primeiras escolas particulares,ensinavam latim e o grego. O ensino passou a ser dividido em elementar, médio e superior. O elementar recebia alunos de 7 anos ou mais para ministrar programas de leituras,escritas,cálculos, e algumas canções com disciplinas rígidas, com muitos castigos físicos. Meninos e meninas estudavam separados.
  9. 9. A escola média recebia alunos de 12 a 16 anos. Estudavam gramática latina, grega e os clássicos de Homero, retórica, oratória, matemática, estudos jurídicos e pouca musica. No superior ensinavam direito inspirado na Filosofia e retórica grega.
  10. 10. Deixou de ser assunto particular e converteu-se em educação publica.Foram fundadas escolas municipais e o Estado fazia a inspeção , sendo seu legislador e última instância o diretor.Concedeu direito de cidadania aos mestres, os quais ficaram sem pagar impostos.Continuou a organização do ensino em três níveis com ênfase no imperialismo,com a ideia de universalizar a cultura romana incluindo a língua e o direito.
  11. 11. Filho,Geraldo Francisco .Historia Geral da Educação..Campinas (SP):Alinea ,2003

×