Xadrez na escola

3,752 views
3,500 views

Published on

0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,752
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
238
Actions
Shares
0
Downloads
279
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Xadrez na escola

  1. 1. XADREZ
  2. 2. Xadrez / Sumário Apresentação Benefícios História Regras
  3. 3. Xadrez / Apresentação O xadrez é a representação de uma batalha entre dois reis ajudados pelos seus exércitos e súbditos. Para jogar, é preciso apenas um conjunto de peças, um tabuleiro e muita a imaginação. Segundo a federação internacional de xadrez, existem atualmente cerca de 500 milhões de pessoas que jogam xadrez. É o segundo desporto mais praticado do mundo, sendo apenas superado pelo futebol.
  4. 4. Xadrez / Benefícios Durante uma partida os jogadores necessitam de pensar em muitas jogadas e avaliá-las para encontrarem a melhor, tendo que imaginar a posição das peças algumas jogadas mais à frente. Nas crianças, o xadrez pode melhorar a sua concentração, paciência e persistência e pode desenvolver a criatividade, a intuição, a memória, bem como competências ao nível da análise e da tomada de decisão. Também ensina a determinação, a motivação e o desportivismo.
  5. 5. Xadrez / Benefícios É um jogo acessível a todos, contribuindo para a integração social das pessoas, o combate à discriminação, a redução dos índices de criminalidade e até mesmo a luta contra diversas dependências. Por todos estes motivos o parlamento europeu aprovou em março de 2012 a implementação do xadrez nas escolas públicas da união europeia.
  6. 6. Xadrez / História Diz-se que o xadrez tem 1600 anos e foi inventado na Índia pelo professor de um príncipe. Criou o jogo para o seu aluno perceber que um rei não vale nada sem a ajuda dos seus súbditos. O príncipe gostou tanto do jogo que disse ao seu professor para escolher uma recompensa. Como prémio o homem pediu um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro, dois pela segunda, quatro pela terceira, sempre duplicando o número de grãos por cada casa. Parecia um pedido modesto, mas quando se chega à sexagésima quarta casa do tabuleiro o número de grãos será, 18 446 744 073 709 551 616. Tal quantidade de trigo não existia em toda a Índia. Admirado com a inteligência do professor, o príncipe convidou-o para ser seu conselheiro para sempre.
  7. 7. Xadrez / Regras O xadrez é jogado entre dois adversários, que movimentam as peças num tabuleiro quadrado formado por 64 casas iguais que alternam entre brancas e negras. O tabuleiro é colocado de modo à casa branca ficar à direita de cada jogador. O jogador das peças brancas começa a partida. Ganha a partida o jogador que atacar o rei adversário, de modo que ele não consiga fugir. Nesta situação diz- se que o rei está em "xeque-mate".
  8. 8. Xadrez / Regras Posição Inicial das Peças São 16 peças brancas e 16 peças negras
  9. 9. Xadrez / Regras Movimento das Peças / Rei O rei move-se indo para qualquer casa à sua volta, na horizontal, vertical, ou diagonal. Pode avançar ou recuar.
  10. 10. Xadrez / Regras Movimento das Peças / Dama A dama movimenta-se para qualquer casa ao longo da coluna, linha ou diagonal que ocupa. Pode avançar ou recuar.
  11. 11. Xadrez / Regras Movimento das Peças / Torre A torre movimenta-se para qualquer casa ao longo da coluna ou linha que ocupa. Pode avançar ou recuar.
  12. 12. Xadrez / Regras Movimento das Peças / Bispo O bispo move-se para qualquer casa ao longo da diagonal que ocupa. Pode avançar ou recuar.
  13. 13. Xadrez / Regras Movimento das Peças / Cavalo O cavalo é a única peça que pode saltar por cima das outras. Move-se de uma maneira especial, sempre em “ L “ Pode avançar ou recuar.
  14. 14. Xadrez / Regras Movimento das Peças / Peão O peão avança para uma casa vazia, imediatamente à sua frente na mesma coluna. Na sua primeira jogada, pode avançar duas casas na mesma coluna se elas estiverem vazias Ao chegar à última linha, um peão é promovido, e deve ser trocado, por uma dama, torre, bispo, ou cavalo da mesma cor. Não pode recuar.
  15. 15. Xadrez / Regras Valor relativo das peças Peão = 1 Cavalo = 3 Bispo = 3 Torre = 5 Dama = 10 Rei = Valor absoluto
  16. 16. Xadrez / Regras  Objetivo do jogo / Xeque – mate  Atacar o rei do adversário de forma que ele não possa fugir.Jorge Gomes / Abril 2012

×