A evolução do homem

745 views
544 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
745
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
6
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A evolução do homem

  1. 1. A evolução do homem
  2. 2. A história evolutiva do HomoSapiens Provavelmente o primeiro de todos os grandes macacos foi o Dryopithecus, animal de pequeno porte, tinha cerca de 1 metro de altura, e viveu há 20 milhões de anos atrás. Este animal evoluiu, há cerca de 10 milhões de anos, dando origem ao género Pongidae (Orangotango e Gibão). Há 8 milhões de anos atrás, surgiu a espécie dos Hominidaes que engloba chimpanzés, gorilas e Homens. E, somente há 4 milhões de anos atrás surgiu o subgénero homo.
  3. 3. australopitecoO Australopiteco tinha um metro e meio de altura eprovavelmente usava ferramentas, entretanto nãohá provas que as inventava e não tinha a linguagemmelhor do que a de um chimpanzé.Espalhou-se por toda a África, de acordo com asexigências de cada ambiente, e foi diversificando-seaté formar novas espécies. Uma das espéciesformadas foi o Homo habilis, que tinha uma línguapossivelmente mais livre que a dos australopitecos,no entanto, ainda estava longe de formar umalinguagem complexa.
  4. 4. O homo habilis O Homo habilis foi o primeiro primata, comprovadamente, a produzir, ainda que de forma muito rústica, ferramentas. Não era caçador e os instrumentos fabricados eram usados para auxiliar a colheita de frutos e o corte da carne de restos de caças de outros mamíferos.
  5. 5. Relativamente ao pescoço: do Australopiteco ao homo erectus, otamanho aumentou. No Neandertal era muito curto e no sapiensera novamente longo.Anos depois, com o aperfeiçoamento da datação de ossos atravésdo carbono-14, descobriu-se que o Homo erectus, o Homo sapiens(que se originou de uma variação do erectus) e o homem deNeanderthal eram contemporâneos.
  6. 6. A partir desta descoberta veio uma dúvida: porquê que o homo erectus e o Neanderthal se extinguiram, dando lugar a supremacia do Homo sapiens? A hipótese mais aceite diz respeito a guerras. Através de guerras o homo Sapiens extinguiu as outras espécies de homo. ““Se o volume do crânio de um Neanderthal era maior que o de um Sapiens (1450cm3 Vrs 1300cm3), possivelmente ele era mais inteligente. E se era maisinteligente era mais organizado. Então qual era a vantagem do homo sapiens queo levou a extinguir o neandertal?”Em primeiro lugar, o tamanho do cérebro não quer dizer necessariamente maisinteligência em grupo.
  7. 7. Possivelmente o Neanderthal tinha uma grandeinteligência individual, porém estudos sobre amandíbula demonstraram que a língua não tinhagrande mobilidade como a língua do homo sapiens.Pensa-se que o Neanderthal não tinha umacomunicação sofisticada entre os indivíduos. Ou seja,um neanderthal pensava, mas tinha grandedificuldade de transmitir os seus pensamentos a outrode sua espécie. Isso dificultava a organização militar ea evolução cultural.
  8. 8. Com o passar do tempo o Homo sapiens apesar demais fraco fisicamente, com sua linguagem altamentesofisticada, ultrapassou o Neanderthal na organizaçãode grupos, na criação de armas e na arte de guerrear.Com isso o Neanderthal foi perdendo guerras até serextinto.Já o homo erectus não teve nenhuma hipótese contrao homo sapiens, muito atrasado tecnologicamente foirapidamente extinto.
  9. 9. Havia também um outro tipo de homem, o homem deJava, que viveu no mesmo tempo do Neanderthal, doerectus e do sapiens. Entretanto não era descendente doaustralopiteco, era um ramo paralelo.O homem de Java tinha cerca de um metro e meio evolume craniano de 1000cm3. Já fazia utensílios, masdesconhecia o fogo. Dentre os homens da época, era o delinguagem mais rústica. Com tamanho atraso tecnológicorapidamente foi extinto pelo Homo sapiens.
  10. 10. Sem as outras espécies de homens para competir, o Homosapiens espalhou-se por todo o planeta.Hoje, no auge da expansão, nós, os Homo Sapiens, colocamosem risco de extinção todas as outras espécies de primatas.
  11. 11. Trabalho realizado por:Gonçalo Silva

×