PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E POLITICAS EDUCACIONAIS
...
Pesquisa como princípio educativo na prática
docente

A pesquisa na prática docente é uma maneira de levar
evolução aos se...
PESQUISA

Procedimento racional e sistemático que tem
como objetivo proporcionar aos problemas que
são propostos, ao longo...
Professor

O professor tem o conhecimento e os meios
para despertar a vontade nos alunos de
aprender com diferentes ferram...
O aluno/pesquisador

Uma vez pesquisando o aluno se torna um formador de opinião
e quem sabe um futuro substituto do seu m...
Diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa

Pesquisa Qualitativa: As pesquisas qualitativas têm caráter
explorató...
Importante

É importante ressaltar que uma vez feita a pesquisa e sua
resposta for encontrada não significa que o círculo ...
A
v
a
l
i
a
ç
ã
o

A prova ou avaliação é um meio de saber onde o aluno está em
defasagem, afim de criar métodos de melhor...
Envolvimento na pesquisa

Professores, diretores, coordenadores, apoio, alunos e todos
os envolvidos com o desenvolvimento...
Referências
• Referências: Demo,P.
Pesquisa: Princípio
educativo, 10 ed.São Paulo : Cortez, 2003.

científico

• http://ww...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Iniciação cientícfica e educativa

244 views

Published on

Ajudar na prática pedagógica escolar para diversas áreas!

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
244
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Iniciação cientícfica e educativa

  1. 1. PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E POLITICAS EDUCACIONAIS DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Iniciação Científica e Educativa Cursista: Geizi Kelly Floriano Raposo Mediadora Pedagógico: Neiva Valadares Campo Grande - MS
  2. 2. Pesquisa como princípio educativo na prática docente A pesquisa na prática docente é uma maneira de levar evolução aos seus alunos através da curiosidade e também estar em constante crescimento, pois através dela sempre haverá mais busca pelo conhecimento e também possíveis criações de novas ferramentas. Tenha certeza que o aluno ao aprender a pesquisar corretamente terá uma maior facilidade em sua vida discente.
  3. 3. PESQUISA Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar aos problemas que são propostos, ao longo de um processo que envolve a adequada formulação de um problema até a satisfatória apresentação dos resultados. Ao iniciar uma pesquisa o pesquisador deve fazer um pesquisa bibliográfica.
  4. 4. Professor O professor tem o conhecimento e os meios para despertar a vontade nos alunos de aprender com diferentes ferramentas é uma delas e a pesquisa.
  5. 5. O aluno/pesquisador Uma vez pesquisando o aluno se torna um formador de opinião e quem sabe um futuro substituto do seu mentor. É fato, que o aluno que pesquisa aprende mais que o que apenas freqüenta as aulas.
  6. 6. Diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa Pesquisa Qualitativa: As pesquisas qualitativas têm caráter exploratório: estimulam os entrevistados a pensar e falar livremente sobre algum tema,objeto ou conceito. Pesquisa Quantitativa: As pesquisas quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos padronizados (questionários). São utilizados quando se sabe exatamente o que deve ser perguntado para atingir os objetivos da pesquisa. A PESQUISA QUALITATIVA É A MAIS UTILIZADA NA EDUCAÇÃO!
  7. 7. Importante É importante ressaltar que uma vez feita a pesquisa e sua resposta for encontrada não significa que o círculo está fechado. Sempre pode haver uma evolução e a resposta pode ser mudada, melhorada ou até invertida.
  8. 8. A v a l i a ç ã o A prova ou avaliação é um meio de saber onde o aluno está em defasagem, afim de criar métodos de melhora para os alunos e para o próprio professor. Não devemos temer ou subestimar essa ferramenta.
  9. 9. Envolvimento na pesquisa Professores, diretores, coordenadores, apoio, alunos e todos os envolvidos com o desenvolvimento da escola estarão presentes no projeto/pesquisa desenvolvido, com um objetivo bem definido afim de achar uma resposta para a problematização apresentada. Observação e entrevista, planejamento participativo, análise de conteúdo e interpretação de texto são as técnicas e instrumentos que os pesquisadores utilizam para desenvolver uma pesquisa.
  10. 10. Referências • Referências: Demo,P. Pesquisa: Princípio educativo, 10 ed.São Paulo : Cortez, 2003. científico • http://www.youtube.com/watch?v=Vra4hclt7kw#t=312 • http://www.youtube.com/watch?v=IamJuWyiyi4#t=278 • http://www.dicionarioinformal.com.br/pesquisa/ • http://programapibicjr2010.blogspot.com.br/2011/04/diferencaentre-pesquisa-qualitativa-e.html e

×