Teologia sistemática, introdução

14,738 views

Published on

Aula 4, teologia sistemática, introdução

Published in: Spiritual
2 Comments
12 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
14,738
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
130
Actions
Shares
0
Downloads
526
Comments
2
Likes
12
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Teologia sistemática, introdução

  1. 1. IntroduçãoRicardo Gondimpastorgondim@hotmail.com
  2. 2. A teologia alcança ao mesmo tempo o divino e o humano, oespiritual e o social, o eterno e o temporal:―A teologia preocupa-se em estudar Deus ...A Teologia Sistemática está interessada em relatar os materiaistanto bíblicos quanto perspectivas históricas para o tempomoderno.É a organização dos fatos teológicos, na forma de um sistemaracional; tendo como fontes: a revelação e a filosofia e várias outrasciências como a antropologia e a etnografia.
  3. 3. 6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem aoPai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, tambémconheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus:Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quemme vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu queeu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo nãoas digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, porcausa das mesmas obras.
  4. 4. 1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdespastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma;guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que euandasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tuestás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesaperante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça comóleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdiame seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR porlongos dias. O Salmo 23 é o testemunho de Davi a respeito de seu relacionamento com Deus. Revela a maneira como Davi percebia e experimentava Deus.
  5. 5. Caso alguém pedisse a Davi que descrevesse o seu Deus, ele diria Deus é omeu Senhor/Pastor, é Aquele que me supre, guia, restaura, acompanha naadversidade, protege dos inimigos e me cobre de misericórdia e bondade.Uma leitura teológico-sistemática diria que Deus pode ser chamado deProvedor (águas tranquilas, pastos verdes, e refrigério para aalma), Condutor (guia pelas veredas da justiça) e Protetor (vara ecajado no vale da sombra da morte, mesa farta na presença dosinimigos, bondade e misericórdia todos os dias) dos seus filhos. Provedor – Condutor - Protetor A simples visão de Deus ou o simples conhecimento de Deus não vai levá-lo a Deus
  6. 6. Caso você me pergunte se creio em Deus como meu Provedor, a resposta éum peremptório SIM. Mas se perguntar se isso significa que creio que jamaispassarei por privações financeiras, jamais ficarei desempregado, jamaisendividado, jamais irei mal nos negócios, jamais ficarei mais pobre do quesou hoje, jamais precisarei da ajuda de terceiros, a resposta desta vez é umperemptório NÃO.Caso você me pergunte se creio em Deus como meu Condutor, a resposta éum peremptório SIM. Mas se perguntar se isso significa que creio que jamaistomarei decisões erradas, jamais escolherei o caminho da injustiça, jamaisterei meus planos frustrados e castelos desmoronados, jamais ficareiindeciso e sem saber para onde ir, desta vez a resposta é igualmente umperemptório NÃO.Igualmente, caso você me pergunte se creio em Deus como meu Protetor, aresposta é um peremptório SIM. Mas se perguntar se isso significa que creioque jamais serei tocado pelas fatalidades, jamais serei alcançado pelatragédia, jamais serei ferido pela maldade, jamais serei injustiçado, jamaissofrerei perdas ou danos, mais uma vez a resposta é um definitivo NÃO.
  7. 7. A convicção (conhecimento) quanto àprovisão, orientação e proteção de Deus não nos isentadas possibilidades de fracassos, fatalidades, privações eferimentos, tudo isso, ônus do direito de viver.Isso me leva a crer que as afirmações de Davi no Salmo 23 devem serinterpretadas de outra maneira, distinta daquela que nos leva a crer queDeus nos coloca dentro de uma bolha de bem-estar, conforto, eprosperidade inabaláveis. Por esta razão, creio que a expressão quesustenta o relacionamento entre Davi e Deus não apresenta Deus comoProvedor, Condutor ou Protetor.do ponto de vista teológico-sistemáticoEstas dimensões do relacionamento pertencem a Deus, e nas mãos de Deusestá a prerrogativa de como prover, conduzir e proteger os seus. Aexpressão que determina a qualidade do relacionamento entre Davie Deus é “ tu estás comigo” . Caso você pedisse a Davi que descrevesseo seu Deus, ele deixaria de lado a teologia sistemática e falaria com ocoração: Deus é meu grande companheiro.
  8. 8. Afirmar “ o Senhor é meu Pastor e nada me faltará” implica um caminholivre de ansiedade e repleto de satisfação. Espero que o dia da escasseznunca bata à minha porta, mas se chegar, o que mais espero é poder dizerque “ aprendi a estar contente em qualquer situação, porque Deus estácomigo, e posso superar qualquer circunstância ruim naquele que mefortalece” .Afirmar que “ ele me conduz às águas tranqüilas, aos pastos verdejantes erestaura a minha alma” , implica um caminho de serenidade e saúdeemocional. Tenho certeza que Deus tem o seu caminho no meio datormenta, e mesmo no deserto, me levará aos mananciais onde poderei serrestaurado no corpo e na alma.Afirmar que Deus prepara uma mesa na presença dos meus inimigos e ungea minha cabeça com óleo, implica um caminho onde a alegria é possívelmesmo quando o que é mal está diante dos nossos olhos. Espero que o ódiodo mundo e do mal não se materializem contra mim de forma tão visível eexplícita, mas caso aconteça, espero muito mais ter a coragem de continuarem frente, com os olhos fitos na mesa posta pelo Bom Pastor que meprometeu vida abundante no meio dos lobos.
  9. 9. Afirmar que ainda que eu ande pelo vale da sombra e da morte, nãotemerei mal algum, significa que diante dos vales de sombra da morte, nãodevo ficar esperando que Deus me leve para longe do vale, ou que Deusafaste do vale a sombra da morte. No dia em que tudo ficar escuro, esperome não me deixar tomar por um espírito de covardia, mas me levantarmovido pelo espírito de amor, moderação, e poder, paraatravessar o vale com a dignidade que somente os queafirmam “ Deus está comigo” podem ter.
  10. 10. Estrutura da ObraPart Conteúdo e Introdução I A Doutrina da Palavra De Deus II A Doutrina de DeusIII A Doutrina do HomemIV As Doutrinas de Cristo e do Espírito Santo V A Doutrina da Aplicação da RedençãoVI A Doutrina da IgrejaVII A Doutrina do Futuro
  11. 11. Introdução – Perguntas Normativas O que é Teologia Sistemática?Por que os cristãos devem estudá-la? Como devemos estudá-la?
  12. 12. FATOR Nº 1 Jesus Cristo é uma pessoa Real, Histórica e Divina.FATOR Nº 2 Aceitação e Credibilidade das Escrituras Sagradas (Neo-Testamentárias)FATOR Nº 3 Reconhecer e Aceitar a Real Atuação do Espírito Santona Vida dos Cristãos.FATOR Nº 4 Entender e Explicar as Experiências Espirituais dosCristãos Referidos nas Escrituras do Novo Testamento Sujeitos àOperação do Espírito Santo.
  13. 13. VALOR E NECESSIDADE DA TEOLOGIA Reconhecemos, também, que há teologias que em nadacontribuem ao fortalecimento da fé, não exercem motivação ouestimulo paro o crente viver e agir conforme a vontade de Deus. Istoacontece porque tais teologias exercem um caráter puramenteespeculativo, filosófico e inclinações confusas e indutoras de disputasinfrutíferas. A Teologia desenvolvida sem as aberrações dos que adesprezam, ou dos que a supervalorizam, é fiel à natureza efinalidade do Evangelho, e representa um grande e necessário valorpara a vida dos filhos de Deus. A Teologia é necessária em virtude da necessidade deconhecimento da natureza intelectual do ser humano. A Ausência da teologia verdadeira — falta de compreensãoadequada das coisas de Deus — possibilita duas distorções: asuperstição e o fanatismo:
  14. 14. A Teologia É Necessária em Virtude da Relação que Existe entre aVerdade Sistematizada e o Desenvolvimento do Caráter Cristão.A Teologia É Necessária porque Ajuda os Pregadores a Definir eExpor as Doutrinas do Cristianismo.A Teologia É Necessária como Meio de Defesa da Religião que seProfessa.A Teologia É Necessária à Propagação do evangelho e àsolidificação de seus resultados.
  15. 15. TEOLOGIA E RELIGIÃOTeologia e Religião são realidades distintas, independentes mas coexistentes.Religião é a realidade espiritual vivida pelo adorador.Teologia é o processo de conhecimento queanalisa, interpreta, compreende, sistematiza e expõe por meio deinterpretações a compreensão aos homens.Religião é vocábulo que vem do latim:(a) Religare = ―voltar a unir‖(b) Religere = ―tomar de novo um caminho‖ / De onde vem o termoReligio(religião) = ―exato cumprimento do dever(para com os deuses)‖TEOLOGIA E CIÊNCIAA Ciência trata do conhecimento e controle dos fenômenos, por meio deanálise, experiência e leis que regulam e que manipulam os controles doconhecimento e os dirija aos fins práticos da vida humana.A Teologia trata da fé, é um terreno espiritual, subordinada à revelaçãodivina e que diferentemente da ciência, não pode ser experimental (analisadaem laboratório).
  16. 16. As Pressuposições da Teologia Sistemática de Grudem:A Bíblia é verdadeira O Deus sobre quem fala a e é, na Bíblia existe e é quem a realidade, nosso Bíblia diz ser: o criador único padrão do céu e da terra e deabsoluto da verdade. tudo o que neles há.
  17. 17. O que é Teologia Sistemática?Teologia Sistemática é qualquer estudo que responda à pergunta: “O que a Bíblia como um todo nos ensina hoje acerca de qualquer tópico?” Wayne Grudem
  18. 18. As Diferenças entre Teologia Sistemática e Teologia DesorganizadaTeologia Sistemática A Teologiabusca a organização Desorganizada busca dos estudos da o estudo da Palavra Palavra de Deus a de Deus a partir departir de tópicos ou problemas surgidos assuntos. aleatoriamente.
  19. 19. As Vantagens da Teologia Sistemática• Ela trata tópicos bíblicos de modocuidadosamente organizado a fim de garantirque todos os tópicos importantes recebamcompleta consideração.• Ela trata os tópicos em muito mais detalhes,dando assim, a completa compreensão do que aBíblia, no seu todo, fala sobre determinadoassunto.
  20. 20. As Vantagens da Teologia Sistemática• Um estudo formal da Teologia Sistemáticatornará possível formular os resumos dosensinos bíblicos com muito mais exatidãoem comparação com o que os cristãosnormalmente conseguem sem tal pesquisa.• Uma boa análise teológica deve encontrare tratar com justiça todas as passagensbíblicas relevantes a cada tópico emparticular, e não apenas parte ou pequenonúmero de passagens relevantes.
  21. 21. Implicações da Definição A Teologia Sistemática envolve o trabalho deCompilação Entendimento Sistematização 1ª Etapa 2ª Etapa 3ª Etapa
  22. 22. As Várias Disciplinas Paralelas à Sistemática Ética Apologética É o conjunto de valores e princípios Defesa da veracidade da fé cristã com o propósito que usamos para decidir as 3 grandes de convencer incrédulos.questões da vida (quero – posso – devo) “O que Deus exige que façamos e queatitudes ele exige que tenhamos hoje?” Teologia Sistemática Teologia Teologia Teologia Histórica Bíblica Filosófica Estudo histórico de como os cristãos Organização dos tópicos seqüencialmente e Estudo de tópicos teológicos em grande parte sem o em diferentes períodos entenderam historicamente na ordem em que são uso da Bíblia, mas mediante o emprego dos vários tópicos teológicos. apresentados na Bíblia. instrumentos e métodos do raciocínio filosófico e do que se pode conhecer acerca de Deus a partir da observação do universo.
  23. 23. Definição de Doutrina Uma doutrina é o que a Bíblia comoum todo nos ensina hoje acerca de algum tópico específico. Wayne Grudem
  24. 24. A Relação Entre Doutrina e Teologia Sistemática Teologia Doutrina Sistemática É o que a Bíbliacomo um todo nos Sistematização ensina hoje das doutrinas. acerca de algum tópico específico.
  25. 25. Por que os Cristãos Devem Estudá-la? Três razões pelas quais os cristãos devem estudar Teologia Sistemática I Ajuda-nos a vencer as idéias erradas. Torna-nos capazes de tomar decisões II melhores mais tarde em novas questões de doutrina que possam surgir III Ajuda-nos a crescer como cristãos.“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.” Mt 28.19-20
  26. 26. Como Devemos Estudá-la? 1. Devemos estudar com oração. 1Coríntios 2.14 Salmos 119.18 “O homem natural não aceita as coisas do Espírito de“Desvenda os meus olhos, para Deus, porque lhe são loucura; e que eu contemple as não pode entendê-las, porque elas se maravilhas da tua lei.” discernem espiritualmente.”
  27. 27. Como Devemos Estudá-la? 2. Devemos estudá-la com humildade. 1 Pe 5.5 Tg 1.19, 20 “... cingi-vos todos de “Todo homem, pois, seja pronto para humildade, porque Deus ouvir, tardio para falar, tardio pararesiste aos soberbos, contudo se irar. Porque a ira do homem não aos humildes concede a sua produz a justiça de Deus.” graça.”
  28. 28. Como Devemos Estudá-la?3. Devemos estudá-la com a razão. Sl 119.160 “A soma da tua palavra é a verdade, e cada uma das tuas justas ordenanças dura para sempre.”

×