Your SlideShare is downloading. ×
Sistema Circulatório / Cardiovascular
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Sistema Circulatório / Cardiovascular

2,848
views

Published on

Uma apostila sobre o sistema circulatório/cardiovascular humano com imagens e linguagem simples de entender , com todos os racicínios e exercícios para vestibular.

Uma apostila sobre o sistema circulatório/cardiovascular humano com imagens e linguagem simples de entender , com todos os racicínios e exercícios para vestibular.

Published in: Education

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
2,848
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
29
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Corpo Humano Sistema Cardiovascular Sistema Cardiovascular
  • 2. Tem como função a distribuição de nutrientes e gasese recolher excretas. Composto por vasos sanguíneos( veias , artérias e capilares) e o coração .O sangue não faz parte do sistema circulatório . As veias recolhem o sangue. As artérias levam o sangue. À medida que esses vasos se ramificam , diminuem de tamanho transformando-se em capilares. O sangue é composto por plasma , plaquetas e glóbulos brancos , e hemácias ( células sanguíneas). -Plasma: 90% água. Contém íons dissolvidos (magnésio , cloro , bicarbonato) e proteínas ( fibrinogênio, albumina , imunoglobina). Faz o transporte de glicose , aminoácidos , amônia , ureia , O2, CO2,lipídios, vitaminas e hormônios. -Hemácias: célula anucleada e ligada a um átomo de ferro que faz o transporte de O2 , podendo transportar também CO2. Por ser anucleada tem uma vida curta (aproximadamente 180 dias ). É produzida na medula vermelha e destruída no fígado. -Glóbulos brancos ou leucócitos:Atuam na defesa de nosso organismo contra corpos estranhos. Há vários tipos , que são diferenciados pelo formato do núcleo e pelos grânulos (granulosos , agranulosos). Neutrófilo:fagocitamicrorganismos . Basófilo: libera histamina ( hormônio responsável pela alergia). Linfócito: libera uma molécula que se liga ao corpo estranho e inibe sua ação. Responsável pela alergia e rejeição à órgãos transplantados. É combatido pelo vírus da AIDS. Monócito:combate agentes externos fora do sangue. Eosinófilos: combatem invasores grandes , como vermes , liberando proteínas tóxicas. Plaquetas: atuam na coagulação do sangue.
  • 3. Coração Dividido em 4 cavidades , sendo 2 átrios e 2 ventrículos. A válvula bicuspe também é chamada valva mitral. O sangue sai dos ventrículos pelas artérias e entra nos átrios pelas veias. Não há comunicação entre o lado direito e o lado esquerdo. O sangue pode ser de dois tipos: venoso e arterial. Diferentemente do que todos pensam , esses nomes não se referem ao fato de circular em veia ou artéria. O sangue venoso é o rico em CO2. O sangue arterial é o rico em O2.. As paredes das artérias são mais grossas que as das veias , pelo fato de receber o sangue com maior pressão. As veias possuem válvulas para impedir o refluxo do sangue.
  • 4. O sangue arterial que vem do pulmão após a hematose , chega no átrio esquerdo pela veia pulmonar. Do átrio esquerdo , passa para o ventrículo esquerdo e é distribuído para o resto do corpo onde o O2 será absorvido pelos tecidos. Nos tecidos o sangue absorve CO2e se torna venoso. O sangue venoso dos tecidos chega no átrio direito pela veia cava. Do átrio direito passa para o ventrículo direito. O sangue sai do ventrículo direito e entra na artéria pulmonar , indo para os pulmões , onde o ciclo recomeça. O trecho Coração >> Pulmão >>Coração é chamado pequena circulação. O trecho Coração >> Tecidos >> Coração é chamado circulação sistêmica ou grande circulação. ROTEIRO DE ESTUDO 1) Explique a função do sistema cardiovascular. 2) Dê a composição do sangue explicando a estrutura e funções de cada um de seus componentes. 3) “ Sangue arterial circula nas artérias e sangue venoso circula nas veias” Essa frase é correta? Justifique. 4) Explique a divisão do coração. 5) Descreva a pequena circulação. 6) Descreva a circulação sistêmica.
  • 5. Encarando o Vestibular 01.(FUVEST) No coração dos mamíferos há passagem de sangue: a)do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo; b) do ventrículo direito para o átrio direito; c) do ventrículo direito para o ventrículo esquerdo; d) do átrio direito para o átrio esquerdo; e) do átrio direito para o ventrículo esquerdo. 02. (UFPB) A válvula, localizada no orifício átrio ventricular direito, para impedir o refluxo de sangue no coração dos mamíferos, chama-se: a) bicúspide b) aórtica c) mitral d) pulmonar e) tricúspide 03. (UFU-JULHO/2009) O gráfico a seguir representa a concentração de CO2 no sangue em diferentes compartimentos do sistema circulatório humano. Com base nas informa ções gráficas, analise as seguintes afirmativas: I - A concentração de CO2 do sangue contido em capilares do fígado pode ser representada por A. II - A concentração de CO2 do sangue na aorta pode ser representada por B. III - A concentração de CO2 no sangue contido na veia cava inferior pode ser representada por C. Assinale a alternativa correta. a)I, II e III são verdadeiras. b) Apenas I e II são verdadeiras. c) Apenas II e III são verdadeiras. d) Apenas I e III são verdadeiras.
  • 6. 04. (UFSCar/2004) Se pudéssemos marcar uma única hemácia do sangue de uma pessoa, quando de sua passagem por um capilar sanguíneo do pé, e seguir seu trajeto pelo corpo a partir dali, detectaríamos sua passagem, sucessivamente, pelo interior de: a) artérias -> veias -> coração -> artérias -> pulmão -> veias -> capilares. b) artérias -> coração -> veias -> pulmão -> veias -> coração -> artérias -> capilares. c) veias -> artérias -> coração -> veias -> pulmão -> artérias -> capilares. d) veias -> pulmão -> artérias -> coração -> veias -> pulmão -> artérias -> capilares. e) veias -> coração -> artérias -> pulmão -> veias -> coração -> artérias -> capilares. 05. (UNIFESP/2005) As afirmações a seguir encontram-se em um folheto para agentes de saúde responsáveis por medir a pressão sanguínea de pacientes que chegam a um centro médico. Você foi chamado a revisá-lo, usando seus conhecimentos sobre o sistema circulatório. I - A pressão máxima medida é obtida quando o ventrículo esquerdo se contrai e a mínima, quando ele relaxa. II - A pressão sanguínea pode ser medida em qualquer parte do corpo, já que ela é igual em todo o sistema circulatório. III - O paciente deve evitar esforços físicos antes do exame, pois isso alteraria os resultados. IV - Os resultados serão alterados caso o paciente tenha ingerido alimentos excessivamente salgados antes do exame. V - A pressão sanguínea é maior no coração e nas veias e menor nas grandes artérias. As informações corretas são: a)I, II e III. b) I, III e IV. c) I, IV e V. d) II, III e V. e) III, IV e V. 06. (UFSJ/2002) Considerando a trajetória do sangue e o transporte de substâncias através do sistema circulatório, espera-se atuação mais rápida de um medicamento no cérebro se a) inalado pelos pulmões b) injetado numa veia do braço c) ingerido sob forma líquida ou como comprimido d) injetado diretamente numa veia acima da linha dos ombros. 07. (MACKENZIE) A figura a seguir mostra o coração de um mamífero.
  • 7. Assinale a alternativa correta: a)3, 4 e 5 são artérias que levam o sangue do coração para outras partes do corpo. b) 1, 2 e 5 são veias que trazem o sangue venoso do corpo para o coração. c) 5 são veias que levam o sangue do coração para os pulmões. d) 3 e 4 transportam o sangue arterial. e) 4 é uma artéria que leva o sangue do coração para as demais partes do corpo. 08. (UNESP/2003) Durante um exame médico para se localizar um coágulo sanguíneo, um indivíduo recebeu, via parenteral, um cateter que percorreu vasos, seguindo o fluxo da corrente sanguínea, passou pelo coração e atingiu um dos pulmões. a) Cite a trajetória sequencial percorrida pelo cateter, desde sua passagem pelas cavidades cardíacas até atingir o pulmão. b) Que denominação recebe a contração do músculo cardíaco que, ao bombear o sangue, possibilitou a passagem do cateter ao pulmão? Qual foi o tipo de sangue presente nessa trajetória? 09. (UNESP) O esquema abaixo representa o coração de um mamífero: Baseando-se no esquema, responda: a) Quais os nomes dos vasos representados pelos números I e II? b) Qual é o destino do sangue que percorre estes vasos? GABARITO
  • 8. QUESTÕES TESTE: 1-A;2-E;3-D;4-E;5-B;6-A;7-E QUESTÕES DISSERTATIVAS 8)a) O cateter percorreu, sequencialmente, as seguintes estruturas: átrio direito ë ventrículo direito ë artéria pulmonar. b) A contração do músculo cardíaco, que possibilitou a passagem do cateter ao pulmão, denomina-se SÍSTOLE VENTRICULAR. O cateter percorreu a trajetória seguida pelo SANGUE VENOSO, do ventrículo direito aos pulmões. 9)a) I é a artéria aorta; II é a artéria pulmonar. b) O sangue arterial, através da aorta, é distribuído ao corpo. O sangue venoso, através da artéria pulmonar, vai aos pulmões sofrer a hematose. TEXTO POR: GABRIEL BARBOSA DORIA, LETÍCIA KAORI KAMIHA E VICTOR DUTRA FERREIRA Estudantes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

×