Your SlideShare is downloading. ×
0
Eta
Eta
Eta
Eta
Eta
Eta
Eta
Eta
Eta
Eta
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
665
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
17
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. ETA Euzkadi Ta Askatasuna(Pátria Basca e Liberdade)
  • 2. O que é o ETA? É um grupo que procura a independência da região do País Basco (Euskal Herria), de Espanha e França.
  • 3. História do ETA O grupo foi criado em 1959. Ele surgiu comoum movimento estudantil de resistência aoregime de Franco.
  • 4. História do ETA Durante toda sua existência a organização realizou uma campanha armada para conseguir a independência de sete províncias ao norte da Espanha e de uma região no sudoeste da França. Mais de 800 pessoas morreram.7 de junho de 1968: primeiro atentado mortal do ETA registrado pelo Ministério do Interior espanhol. Opolicial civil José Pardines é assassinado a tiros perto de Villabona (País Basco).20 de dezembro de 1973: atentado contra o almirante Luis Carrero Blanco, então presidente do governoe herdeiro político do ditador Francisco Franco. Seu veículo voou pelos ares por causa da explosão deuma bomba escondida em um túnel pelo qual passou.13 de setembro de 1974: 12 civis morreram na explosão de uma bomba num bar de Madri.14 de julho de 1986: 12 policiais civis morreram na explosão de um carro-bomba na praça da RepúblicaDominicana de Madri.19 de junho de 1987: 21 mortos e 45 feridos em um atentado com carro-bomba no estacionamento doshopping Hipercor de Barcelona (nordeste).11 de dezembro de 1987: 11 pessoas morreram na explosão de um carro-bomba perto de um quartel dapolícia civil de Zaragoza (centro-leste).12 de julho de 1997: assassinato do vereador do Partido Popular (PP, direita) de Ermua (País Basco),Miguel Angel Blanco, sequestrado 48 horas antes. Sua morte provocou uma onda de manifestaçõespopulares contra o ETA sem precedentes na Espanha.
  • 5. História do ETA
  • 6. História do ETA O ETA manteve sua campanha por mais de 30anos, embora, em dado momento, o País Basco tenhaconseguido uma autonomia maior do que outrasregiões da Espanha.
  • 7. História do ETA Em novembro de 1974, o ETA dividiu-se em alapolítica e braço militar. Ambos os grupos divergiamsobre o uso da violência para a causa. Em 1997, o ETA assassinou Miguel Ángel Blanco,um vereador de 29 anos do Partido Popular, quegovernava a região basca. O grupo perdeu o apoio daopinião pública
  • 8. História do ETA Em resposta à morte do vereador, mais de seismilhões de pessoas na Espanha saíram às ruas empasseata exigindo que o ETA pusesse fim à violência.
  • 9. História do ETA Em 2011, o grupo anuncia em um vídeo o fim de suas atividadesarmadas. No vídeo, três encapuçados que aparecem em nome daorganização apelam aos governos de Espanha e França “para abrirem umprocesso de diálogo direito” destinado a solucionar “as consequências doconflito”.

×