Aula resolução

483 views
443 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
483
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
28
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula resolução

  1. 1. Resolução de Imagem / FORMATOS de Arquivo
  2. 2. ResoluçãoA resolução de uma imagem se refere a densidade de pixels(ou pontos impressos) que fazem parte daquela imagem ougráfico. Quanto maior a resolução, maior será a definiçãoe detalhe da imagem. Uma imagem com resolução baixaficará borrada e com menos detalhes.
  3. 3. rESOLUÇÃOA resolução de uma imagem é calculada em DPI (pontospor polegada ou “Dots Per Inch” em inglês) e PPI (pixelspor polegada ou “Pixels Per Inch“. Existem diferenças entreestes dois – DPI se refere a documentos impressos e quantiae espaçamento entre pontos cianos, magentas, amarelose pretos, enquanto PPI se refere a pixels na tela.
  4. 4. JPEG(Joint Pictures Expert Group) é o melhor formato para quemquer enviar imagens por e-mail. Surigiu em 1983 e acabouvirando um dos padrões mais populares da InternetO JPEG é mais utilizado quando o tamanho do arquivo émais importante do que a máxima qualidade de imagem(por exemplo, páginas web, blogs, e-mail, cartões dememória da câmera, etc.)
  5. 5. jPEGUm arquivo em JPEG (ou JPG como também é chamado) temtamanho pequeno quando comparado a outros formatos,facilitando o seu armazenamento e a sua distribuição. Elecomprime os dados para ser muito menor, mas isso geraperda na qualidade da imagem.
  6. 6. GIFGraphics Interchange Format) é outro formato muito comumna Internet. É um arquivo leve e famoso pelas fotografiascom movimento, os gifs animados. É recomendado paraquem precisa espalhar muita imagem na internet, porgerar arquivos de tamanho reduzido, e para quem nãoestá preocupado em enviar imagens com pouca cor, jáque o GIF só trabalha com esquema de 256 cores (8 bits),por isso não é muito comum em fotografias.
  7. 7. GIFApesar deste formato parecer limitado devido ao númerobaixo de cores com que trabalha, o GIF é muito utilizadopor alguns recursos que oferece. Seu uso é maior em ícones,ilustrações (principalmente em preto e branco) e pequenasanimações. Além disso permite salvar arquivos com fundotransparente e compressão sem perda de qualidade.
  8. 8. png(Portable Network Graphics) Ao contrário do GIF, o PNGsuporte mais cores. É um concorrente do GIF. Surgiu em1996 e possui características que tornaram o GIF tão bemaceito: animação, fundo transparente e compressão semperda de qualidade, mesmo com salvamentos constantesdo arquivo.
  9. 9. pngO PNG suporta milhões de cores, não apenas 256,sendo, sendo assim, uma ótima opção para fotos. Umacaracterística a mais no PNG é a transparência por 24imagens de bit RGB.
  10. 10. bitmapBitmap podem suportar milhões de cores e preservam osdetalhes, porém deixam os arquivos extremamente grandes,pois não utilizam compressão. Se você quer mandar fotospara seus amigos, esqueça o Bitmap. O formato torna oenvio de imagens na internet lento, já que esses arquivosnão são comprimidos
  11. 11. BitmapO BMP (como é abreviado) é um formato histórico, poissurgiu com o sistema operacional Windows. Imagens BMPpodem variar de preto e branco (1 bit por pixel) de até 24bits de cores (16,7 milhões de cores).Por sua qualidade ser inferior, sempre é utilizada em menortamanho para fácil visualização. Arquivos em Bitmappodem ter extensão .dib ou BMP (padrão do Windows) enão permitem fundo transparente.
  12. 12. TIFF(Tagged Image File Format) é mais usado por profissionaisde imagens. É o tipo de arquivo preferido da maioria dosdesigners gráficos, para edição e impressão. Têm pouca ounenhuma compressão e não perdem quaisquer detalhes,embora os arquivos possam ser bastante grandes. O TIFé o mais versátil, exceto que as páginas web, pois algunsnavegadores não mostram imagens TIF.
  13. 13. TIFFTambém é muito usado em digitalização (scanner e fax).Oferece grande quantidade de cores e excelente qualidadede imagem, fazendo com que o tamanho dos seus arquivosseja grande. Também permite o uso de camadas (comonos arquivos PSD originais do photoshop) que são versõesdiferenciadas da imagem existentes num mesmo arquivo.pode aparecer com a extensão .tif ou .tiff e suporta fundotransparente.
  14. 14. RAW(“cru” em inglês) é um padrão em algumas câmeras digitais,mas não é um formato obrigatório, podendo-se escolherentre os padrões JPG ou PNG. É “cru” por não conteraplicação de efeitos ou ajustes.
  15. 15. RAWPor causa disso, oferece alta qualidade de imagem e maiorprofundidade de cores. Como os arquivos neste padrãosão “puros”, o editor tem a liberdade de utilizar a imagemdo jeito como foi capturada e aplicar seus próprios efeitosou ajustes, normalmente gerando fotos muito boas.
  16. 16. oUTROSExistem mais outros formatos pertencentes a outros softwaresmais específicos ainda. O formato que você deve usar ésempre aquele que mais se adequar a sua necessidade.Lembrando que para a Internet os melhores são o JPG,GIF e PNG.
  17. 17. oUTROSAlém dos principais citados acima, ainda temos uma gamade outros formatos que, em sua maioria, são específicosde algum programa (como Corel, Ilustrator, Photoshopetc). Muitos deles, talvez, você nunca terá contato, mas ésempre bom saber que existe. Veja abaixo:
  18. 18. oUTROSJPEG XR Novo padrão JPEG, baseado no Microsoft HD PhotoTGA TARGAEPS Encapsulated PostScriptILBM Bitmap intercaladoIMG Graphical Environment ManagerPCX Personal Computer eXchangeECW Enhanced Compression WaveletIMG ERDAS IMAGINE ImagemSID multiresolution seamless image database, MrSIDCD5 Chasys Imagem DrawFITS Flexible Image Transport SystemPGF Progressive Graphics FileXCF Formato de instalação experimental Computing, o formato nativo do GIMP gráfico do Linux ,PSD Adobe PhotoshopPSP Corel Paint Shop ProAI Adobe IllustratorCDR CorelDRAW

×