FSMA - Comunicação Social
            Comunicação Corporativa
                Docente: M. Marcodes M. Neto




           ...
Definição


 Atitude de delegar-se a terceiros atividades antes sob
 sua responsabilidade. (MACHADO NETO, 2008)

 Obtenção...
Surgimento

“No contexto da globalização, as empresas passaram
por inúmeras fases de reestruturação organizacional
para ma...
Surgimento
                 A) ENTENDE QUE A TERCEIRIZAÇÃO É UMA TENDÊNCIA
                    MUNDIAL DO PROCESSO DE MODE...
Por que terceirizar?

Você lava seu carro no lava-jato?

O que, na sua opinião, pode ser terceirizado numa
empresa?
Por que terceirizar?

Acesso a mão-de-obra qualificada.

Redução de custos.

Atender a demanda com agilidade.

Acesso a no...
Por que terceirizar?

Acesso a mão-de-obra qualificada.

 “permite escolhermos os profissionais adequados para
cada tipo d...
Por que terceirizar?

Redução de custos.


"A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é retrógrada,
ultrapassada e injusta...
Por que terceirizar?

Atender a demanda com agilidade.


  No caso de necessidade temporária de aumento de
  produção, o p...
Entrevista
                                 Presidente do CENAM
                     (Centro Nacional de Modernização)
   ...
Entrevista
 Como foi feita esta última pesquisa do CENAM?



“Fazemos esta pesquisa a cada dois anos. É um instrumento
 qu...
Entrevista
A terceirização pode        ser   considerada    conceito
amplamente conhecido?



“Sim. A pesquisa (…)mostra q...
Entrevista
O que as empresas apontam como vantagem na hora
de terceirizar?



“Nesse quesito não há muitas dúvidas. Entre ...
Entrevista
E quanto as dificuldades enfrentadas?



“Problemas como a dificuldade para se encontrar o parceiro
ideal em de...
Vantagens da terceirização

                      9. QUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS OBTIDAS COM A
                         ...
Vantagens da terceirização

Foco no core business
                                Diz-se do negócio essencial de uma
     ...
Vantagens da terceirização

Redução de custos operacionais


Adotando a terceirização, a empresa
pretende    uma    reduçã...
Vantagens da terceirização

Aumento da Qualidade dos serviços prestados.


Ao terceirizar tudo aquilo que não é essencial ...
Desvantagens da terceirização
                              14. OS PRINCIPAIS FATORES RESTRITIVOS COM A
                  ...
Desvantagens da terceirização

   Dificuldade de encontrar o parceiro ideal

   “Escolha dos colaboradores certos é fundam...
Desvantagens da terceirização

   Qualidade do serviço terceirizado


“Já cheguei a recolher um
livro impresso que ia para...
Desvantagens da terceirização

 Filosofia da     empresa    contratante   diferente   da
 contratada.

“Para contornar ao ...
Desvantagens da terceirização

Apresentação de Vídeo

     Terceirização precisa ser regulamentada
 Entrevista publicada e...
Exemplos Práticos

    Apresentação de casos.

                       16. A EMPRESA JÁ TEVE ALGUM PROBLEMA TRABALHISTA COM...
Faça Acontecer
Tenha uma visão estratégica das decisões de
terceirização – não aja baseado em fatores de curto
prazo como ...
Faça Acontecer
Faça benchmarking das atividades essenciais com as
capacidades de cada fornecedor externo potencial
(tanto ...
Referências Bibliográficas
    MACHADO NETO, Manoel Marcondes. Relações Públicas e Marketing. Conceito Editorial. Rio de J...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Terceirização

18,562

Published on

Published in: Education, Technology, Business
3 Comments
18 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
18,562
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
3
Likes
18
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "Terceirização"

  1. 1. FSMA - Comunicação Social Comunicação Corporativa Docente: M. Marcodes M. Neto Terceirização Realizado por: Karla Mothé, Rui Porto Filho, Eduardo Neves, Alan Vitório
  2. 2. Definição Atitude de delegar-se a terceiros atividades antes sob sua responsabilidade. (MACHADO NETO, 2008) Obtenção de produtos, serviços e materiais necessários de empresas externas às organizações; procedimento que permite que as empresas clientes devotem seu próprio pessoal e recursos de sistemas a problemas vitais. (GLOSSARIUM)
  3. 3. Surgimento “No contexto da globalização, as empresas passaram por inúmeras fases de reestruturação organizacional para manterem-se competitivas. (…) Muitas empresas optaram por terceirizar serviços de comunicação, contratando agências de comunicação ou assessorias de empresa para realizá-los.” (SATO, 2006)
  4. 4. Surgimento A) ENTENDE QUE A TERCEIRIZAÇÃO É UMA TENDÊNCIA MUNDIAL DO PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DOS NEGÓCIOS 8% 92% Sim Não Porém, somente 86% das empresas já aplicaram algum tipo de serviço terceirizado. E 48% das empresas contratam serviços de terceirização para substituir as suas atividades de apoio/ meio. Fonte: IV Pesquisa Nacional Sobre Terceirização nas Empresas - CENAM, 2006
  5. 5. Por que terceirizar? Você lava seu carro no lava-jato? O que, na sua opinião, pode ser terceirizado numa empresa?
  6. 6. Por que terceirizar? Acesso a mão-de-obra qualificada. Redução de custos. Atender a demanda com agilidade. Acesso a novas tecnologias
  7. 7. Por que terceirizar? Acesso a mão-de-obra qualificada. “permite escolhermos os profissionais adequados para cada tipo de trabalho e podemos pagá-los apenas pelo tempo necessário” (FONTES, apud LUCCA 2006)
  8. 8. Por que terceirizar? Redução de custos. "A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é retrógrada, ultrapassada e injusta com o empresário, porque cria uma total dependência do empregado para com a empresa. Como resultado, os encargos financeiros que uma empresa tem para manter esse empregado somam cerca de 106% do valor do salário pago a ele” (BERNARDO GURBANOV apud LUCCA, 2006)
  9. 9. Por que terceirizar? Atender a demanda com agilidade. No caso de necessidade temporária de aumento de produção, o profissional terceirizado supre a necessidade de mão de obra rapidamente e sem encargos para empresa. Acesso a novas tecnologias Pesquisas Lei de Patentes
  10. 10. Entrevista Presidente do CENAM (Centro Nacional de Modernização) Além de administrador de empresas, é graduado em engenharia e jornalismo, com especialização em Marketing pela New York University. Entrevista publicada no SEAC-SP www.seac-sp.com.br Lívio Giosa Nesta entrevista, Giosa fala sobre os principais aspectos da IV Pesquisa Nacional sobre Terceirização nas Empresas.
  11. 11. Entrevista Como foi feita esta última pesquisa do CENAM? “Fazemos esta pesquisa a cada dois anos. É um instrumento que usamos para acompanhar a realidade da terceirização no Brasil. Pesquisamos 2.850 empresas em todas as regiões do país. (…) quanto à qualidade de serviços terceirizados. Estão exigindo mais qualidade e menor preço. (…) Essa é uma das conclusões mais contundentes da pesquisa.”
  12. 12. Entrevista A terceirização pode ser considerada conceito amplamente conhecido? “Sim. A pesquisa (…)mostra que 100% das empresas conhecem a terceirização e pelo menos 86% delas terceirizam algum tipo de serviço. Mais de 90% dos pesquisados responderam que a terceirização é tendência mundial no processo de modernização dos negócios.”
  13. 13. Entrevista O que as empresas apontam como vantagem na hora de terceirizar? “Nesse quesito não há muitas dúvidas. Entre as principais vantagens, estão o foco maior na atividade principal do seu negócio (91%) e a redução dos custos das operações (86%).”
  14. 14. Entrevista E quanto as dificuldades enfrentadas? “Problemas como a dificuldade para se encontrar o parceiro ideal em determinadas regiões, a não correspondência às expectativas quanto à qualidade do serviço e a restrição em encontrar empresas com Certificado de Qualidade. O setor de serviços no Brasil é o que menos certificado de qualidade tem. Está na hora de mudar.”
  15. 15. Vantagens da terceirização 9. QUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS OBTIDAS COM A IMPLANTAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO Foco maior no seu "core business" 91% (atividade principal da empresa) Redução dos custos das operações 86% Revisão da estrutura organizacional e 65% da cultura da empresa Melhores resultados no conjunto das 52% ações da empresa Aumento da qualidade dos serviços 43% prestados Transferência de tecnologia agregando 34% valor ao negócio 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Fonte: IV Pesquisa Nacional Sobre Terceirização nas Empresas - CENAM, 2006
  16. 16. Vantagens da terceirização Foco no core business Diz-se do negócio essencial de uma organização, aquilo que é o seu verdadeiro e distintivo objeto social, razão de sua existência. (MACHADO NETO, 2008) “A empresa, com a Terceirização, irá voltar-se totalmente para sua atividade principal, otimizando seus recursos, desenvolvendo práticas precisas para o atingimento das metas (...).” (GIOSA, 1997)
  17. 17. Vantagens da terceirização Redução de custos operacionais Adotando a terceirização, a empresa pretende uma redução de custos operacionais, principalmente dos custos fixos com salários, encargos sociais, treinamentos, espaço ocupado dentro da organização e gastos com equipamentos, aumentando assim os lucros da empresa.
  18. 18. Vantagens da terceirização Aumento da Qualidade dos serviços prestados. Ao terceirizar tudo aquilo que não é essencial e estratégico para a atividade-fim, a empresa poderá concentrar seus recursos e esforços na sua própria área produtiva, na área em que é especializada, melhorando a qualidade do produto/serviços prestados e sua competitividade no mercado.
  19. 19. Desvantagens da terceirização 14. OS PRINCIPAIS FATORES RESTRITIVOS COM A IMPLANTAÇÃO DA TERCEIRIZAÇÃO Conforme a região, dificuldade de 62% encontrar o parceiro ideal No atendimento às expectativas quanto à 52% qualidade Dificuldade de contratar empresa com 39% Certificado de Qualidade Dificuldade no relacionamento com 26% Sindicatos Dificuldade de determinar o custo interno 23% para se comprar com o custo externo Problemas com o corpo funcional 21% Desconhecimento da legislação trabalhista 20% Custos maiores 8% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% Fonte: IV Pesquisa Nacional Sobre Terceirização nas Empresas - CENAM, 2006
  20. 20. Desvantagens da terceirização Dificuldade de encontrar o parceiro ideal “Escolha dos colaboradores certos é fundamental para modelo gerar, além de melhor custo-benefício, um produto de qualidade.” (LUCA, 2006) “(...) parceiros com afinidade e sinergia, sintonizados com a sua cultura, seus valores permanentes, suas práticas e exigências.” (GIOSA, 1997)
  21. 21. Desvantagens da terceirização Qualidade do serviço terceirizado “Já cheguei a recolher um livro impresso que ia para as livrarias porque uma sigla tinha sido traduzida errada” (LUCCA, 2006)
  22. 22. Desvantagens da terceirização Filosofia da empresa contratante diferente da contratada. “Para contornar ao máximo os problemas (...), a saída é manter uma equipe interna de elevado comprometimento com a qualidade e um time de colaboradores afinados com essa filosofia.” (LUCCA, 2006)
  23. 23. Desvantagens da terceirização Apresentação de Vídeo Terceirização precisa ser regulamentada Entrevista publicada em 25 de Setembro de 2009 ABRH Nacional
  24. 24. Exemplos Práticos Apresentação de casos. 16. A EMPRESA JÁ TEVE ALGUM PROBLEMA TRABALHISTA COM A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS 13% 34% 52% Sim Não Não sabe Fonte: IV Pesquisa Nacional Sobre Terceirização nas Empresas - CENAM, 2006
  25. 25. Faça Acontecer Tenha uma visão estratégica das decisões de terceirização – não aja baseado em fatores de curto prazo como redução de custos e restrições de capacidade. Terceirize o que fizer mais sentido para o negócio a longo prazo, não aquilo que vai reduzir mais custos fixos e/ou indiretos. Identifique atividades centrais apoiando a alta gerência com equipes operacionais multifuncionais.
  26. 26. Faça Acontecer Faça benchmarking das atividades essenciais com as capacidades de cada fornecedor externo potencial (tanto fornecedores quanto concorrentes). Mantenha as atividades essenciais internamente numa base contínua apenas se puder atingir vantagem competitiva sustentável. Mensure todos os custos potenciais e atuais envolvidos na terceirização da atividade – não apenas os custos de compra.
  27. 27. Referências Bibliográficas MACHADO NETO, Manoel Marcondes. Relações Públicas e Marketing. Conceito Editorial. Rio de Janeiro. 2008. CESCA, Cleuza G. Gimenez. Comunicação dirigida escrita na empresa. Summus Editorial. São Paulo. Edição 4 / 2006. GIOSA, Livio Antonio. Terceirização: uma abordagem estratégica. Editora Afiliada. São Paulo. Edição 5 / 1997. SATO, Ligia. A mudança nas agências de comunicação no Brasil: os fatores responsáveis de 1995 a 2005. Monografia. Faculdade Casper Líbero. São Paulo. 2006. MORAES, Iracema S., SANTOS, José A. C., DOS SANTOS, Solange R., SILVA, Virgílio S.. Terceirização, moldando o futuro das empresas. Monografia. Universidade Salvador. Salvador. 1999. LUCCA, Roberta. Os dois lados da terceirização. Revista Negócios da Comunicação. Edição 17. São Paulo. 2006. WEBSITES (Acessados em Outubro de 2009): http://portaldacomunicacao.uol.com.br/ http://www.abracom.org.br/descricao.asp?id=1782 http://www.seac-sp.com.br/giosa.htm http://abrhnacional.org/2009/09/25/terceirizacao-precisa-ser-regulamentada/ http://www.sindeprestem.com.br/v2/cms/UserFiles/File/LivioGiosaResultadoIVPesquisaNacionalsobreTerceirizacao2006.doc http://gestcorp.incubadora.fapesp.br/portal/monografias/pdf/79.pdf http://www.revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/130/130 http://www.babylon.com/free-dictionaries/computer/computer-jargon/Glossarium-%C2%AE/2928.html

×