Receitas Sucos Desintoxicantes 04

4,309 views
4,167 views

Published on

0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,309
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
90
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Receitas Sucos Desintoxicantes 04

  1. 1. Receitas Sucos Desintoxicantes Estes sucos devem ser ingeridos em jejum, logo ao despertar pela manhã, que é o momento ideal para realizar tratamentos de desintoxicação e vitalização. É preciso consumi-los imediatamente após seu preparo e, por suas funções de desintoxicar e vitalizar o organismo; não devem conter açúcar ou adoçantes artificiais.Para as pessoas que ainda sentem muita necessidade de adoçar seus alimentos, a sugestão é usar frutas mais doces ou frutas secas (uva, ameixa, tâmara, banana, etc.) na composição dos sucos.Os sucos desintoxicantes também podem ser ingeridos no intervalo de refeições ou como lanche, principalmente quando há necessidade de um rápido restabelecimento do sistema imunológic ou limpeza. Nesse caso, a quantidade de semente deverá ser dividida entre as diversas tomas do dia, ou então usar toda a dose diária no primeiro suco (em jejum).
  2. 2. QUANTIDADE DE SUCOS DESINTOXICANTES/DIA
  3. 3. SUCO DE LUZ DO SOL Ingredientes: 1 pepino pequeno; 1 maçã; 1 xícara de hortelã; 1 cenoura; ¼ de xícara de semente de linhaça germinada; suco de ½ limão. Preparo: coloque o pepino e a maçã no liqüidificador. Bata com a ajuda de um socador para auxiliar a extrair o líquido de dentro das hortaliças. Acrescente as sementes germinadas, a hortelã e a cenoura, variando as hortaliças sempre que possível e privilegiando as de produção orgânica. Coe e sirva imediatamente. UVA COM HORTELÃ (REJUVENESCEDOR E DIGESTIVO) Ingredientes: 1 xícara de uva sem as sementes (deixar a pele); 1/2 maço de hortelã (talos e folhas); 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça; 1 copo de água mineral. Preparo: bata tudo no liqüidificador e sirva imediatamente. MAÇÃ & PEPINO (INTESTINOS E RINS) Ingredientes: 2 maçãs médias; 1 pepino inteiro com casca; 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça; suco fresco de 1 limão. Preparo: bata tudo no liqüidificador e sirva imediatamente. MANGA, TANGERINA & GENGIBRE (SISTEMA IMUNE E PULMÕES) Ingredientes: 1 manga descascada e picada; suco de 2 tangerinas; suco de 1 limão; 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça; 1 a 2 rodelas de gengibre. Preparo: bata tudo no liqüidificador e sirva imediatamente. CREME DE MAÇÃ & LINHAÇA (INTESTINOS, HORMÔNIOS E CÉREBRO) Ingredientes: 2 maçãs (sem cascas e sementes); 1 colher de sopa de semente de linhaça e suco fresco de 1 limão. Preparo: bata os ingredientes e sirva imediatamente. CENOURA, LARANJA & BRÓCOLIS (CONSTIPAÇÃO E GESTAÇÃO) Gestantes precisam ingerir muitas raízes como a cenoura e sementes como a linhaça. Tais alimentos irão ajudá-la a manter sua saúde e promover a perfeita formação do bebê. Ingredientes: 1 xícara de flores + folhas de brócolis; 2 cenouras (ou 1 beterraba); 2 laranjas; 1 limão; 2 ameixas secas; 1 colher de sobremesa de sementes de linhaça. Preparo: passe pela centrífuga as laranjas, o limão, em seguida o brócolis e por último as cenouras. Transfira o suco obtido para o liqüidificador e bata com as ameixas e a semente de linhaça. Sirva imediatamente. SUCO DE MAÇÃ, CENOURA E SEMENTE DE LINHAÇA (GESTAÇÃO, PELE E MEMÓRIA) Ingredientes: suco de 2 maçãs + 2 cenouras, extraído na centrífuga; 1 colher de sobremesa de semente de linhaça pré-hidratada (à noite) em ½ copo de água. Preparo: bata todos os ingredientes no liqüidificador. Opcional coar.
  4. 4. Maracujá A casca da fruta, transformada em farinha, diminui a taxa de açúcar no sangue e impede que o organismo absorva a gordura dos alimentos, fazendo você perder peso. E não tem contra-indicação! Ela chegou no mercado com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos. Daí faz você perder peso. A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”, explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentado com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a
  5. 5. fome demora para voltar a dar sinal. Gordura na mira Quando chega ao intestino, a pectina bloqueia a absorção da gordura dos alimentos. A ação é bem mais suave que a do Xenical, medicamento da Roche que tem o bloqueador de gordura orlistat como princípio ativo. Mas o efeito emagrecedor da farinha, assim como sua capacidade de proteger o coração, foi comprovado num estudo feito na Universidade Federal da Paraíba com 17 mulheres com colesterol alto. “Depois de 70 dias consumindo a farinha, elas não só tiveram as taxas de LDL, o colesterol ruim, reduzidas como perderam peso (algumas eliminaram 8 quilos!)”, comemora a farmacêutica Alessandra Ramos, que acompanhou o grupo por um período de um ano sem registrar reações adversas. De qualquer modo, observe como seu organismo responde ao produto. Menos toxinas Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo – o que faz sua dieta emperrar. Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia. Modo de usar O consumo da farinha tem de ser diário: uma vez ou outra não é suficiente para surtir efeito. Por isso, varie o modo de acrescentá-la no cardápio. Pode ser no suco, no iogurte, na salada, na sopa. O ideal, porém, é consumir uma colher de sopa (10 gramas, 47 calorias) antes das três principais refeições. Mas a nutricionista Anita Sacks, da Universidade Federal de São Paulo, avisa: “Não adianta usar a farinha de maracujá e abusar da gordura e do açúcar”. Portanto, aproveite para cortar alguns excessos à mesa e faça algum tipo de atividade física (vale até uma caminhada de 30 minutos pelo bairro dia sim, dia não). Vai experimentar? Conte para a gente o resultado! Nutrientes extras A farinha de maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais. • Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago. • Ferro: previne anemia e aumenta o pique. • Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes. • Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.
  6. 6. DELICIOSAS RECEITAS COM FIBRA DE MARACUJÁ QUIBE ASSADO Ingredientes: - 250g de carne moída - 250g de farinha de quibe - 50g de Fibra de Maracujá Herbarium - 1 cebola picada - 1 dente de alho picado - 1 ovo - cheiro verde a gosto - sal a gosto - pimenta do reino a gosto - hortelã picada a gosto - azeite de oliva a gosto - 1 limão. Modo de preparo: Coloque a farinha de quibe de molho em água fria por aproximadamente 1 hora. Retire toda a água da farinha, acrescente a carne, a Fibra de Maracujá Herbarium, a cebola, o alho, o ovo, o cheiro verde, o sal a pimenta e o hortelã. Misture bem. Coloque o quibe em uma forma previamente untada e leve ao forno pré-aquecido (aproximadamente 180ºC) por aproximadamente 40 minutos. Ao servir acrescente o azeite de oliva e limão a gosto. Rendimento: - 10 porções de 100g - Cada porção fornece 240kcal aproximadamente. IOGURTE HERBARIUM Ingredientes: - 1 pote de iogurte natural desnatado (200g) - 2 colheres de sobremesa de Geléia de morango diet - 1 colher de sopa (5g)Fibra de Maracujá Herbarium - Adoçante à gosto. Modo de preparo: Misture todos os ingredientes. Rendimento: - 1 porção - Cada porção fornece 100kcal aproximadamente. Gelatina diet com Fibra de Maracujá Herbarium Ingredientes: - 1 caixa de gelatina diet sabor morango - 1 maçã média - 2 colheres e meia de sopa (12,5g) de Fibra de Maracujá Herbarium. Modo de preparo: Prepare a gelatina de acordo com as instruções da caixa e deixe esfriar, reserve. Lave bem a maçã e pique. Acrescente a maçã já picada e 2 colheres e meia de Fibra de Maracujá Herbarium® na gelatina. Misture bem e leve para gelar. Rendimento: - 5 porções - Cada porção fornece 20 kcal aproximadamente. Suco de laranja com Fibra de Maracujá Herbarium Ingredientes: - 10 laranjas pêra - 2 colheres de sopa (10g) de Fibra de Maracujá Herbarium. Modo de preparo: Espremer as laranjas, adicionar a Fibra de Maracujá Herbarium. Misture bem. Se preferir coloque 2 gotas de adoçante. Rendimento: - 1 porção - Cada porção fornece 67 kcal aproximadamente. Banana amassada com Fibra de Maracujá Herbarium Ingredientes: - 2 bananas médias - 1 colher de sopa (5g) de Fibra de Maracujá Herbarium - 1 colher de sopa de aveia em flocos - Canela em pó - Adoçante a gosto. Modo de preparo: Amasse as bananas, adicione a Fibra de Maracujá Herbarium, a aveia, o adoçante e a canela. Misture bem.
  7. 7. Rendimento: - 1 porção - Cada porção fornece 180 kcal aproximadamente. Peixe assado com Fibra de Maracujá Herbarium Ingredientes: - 6 filés de cação - 1/2 xícara de farinha de rosca - 1/2 xícara de Fibra de Maracujá Herbarium - 2 limões - sal a gosto. Modo de preparo: Tempere o peixe com o limão e o sal, reserve por 45 minutos. Misture a farinha de rosca com a Fibra de Maracujá Herbarium, passe os files de peixe nesta mistura. Frite os filés em óleo quente. Rendimento: - 6 porções - Cada porção fornece 400 kcal aproximadamente. Pão de Fibra de Maracujá Herbarium Ingredientes: - 2 tabletes de fermento de pão - 3 copos(americano) de água morna - 4 ovos - 3 colheres (sopa) de margarina - ½ xíc. de óleo - 1 kg de farinha de trigo. - 50g de Fibra de Maracujá Herbarium. Modo de preparo: Dissolva o fermento na água morna com 1 xíc. de farinha de trigo. Reserve 20 min. Acrescente os ovos, o sal, o açúcar, a margarina, óleo e a Fibra de Maracujá Herbarium. Coloque a mistura no liquidificador. Bata bem. Despeje numa tigela acrescente o restante da farinha aos poucos e sove bem até formar uma massa bem elástica. Divida a massa em duas partes, modele. Coloque em uma assadeira untada e deixe descansar até que dobre de tamanho. Asse em forno médio pré aquecido durante 1 hora. Rendimento: - 12 porções - Cada porção fornece 225 kcal aproximadamente. Vitamina com Fibra de Maracujá Herbarium Ingredientes: - ½ maçã lavada e descascada. - 1 banana. - 1 fatia pequena de mamão - 300 ml de leite desnatado. - 2 colheres de sopa (10g) Fibra de Maracujá Herbarium - Adoçante a gosto. Modo de preparo: Bater tudo no liquidificador. Rendimento: - 1 porção - Cada porção fornece 292 kcal aproximadamente. Tabule Fibra de Maracujá Herbarium Ingredientes: - 1 tomate - 1 pepino - 3 folhas de alface - meia cebola - 1 limão - Cebolinha e salsinha - 1 xícara de Farinha de kibe. - 3 colheres de sopa ( 15g) de Fibra de Maracujá Herbarium. Modo de preparo: Lave bem os legumes, pique o tomate sem sementes, o pepino, a cebola e a alface. Misture com a farinha de kibe e com a Fibra de Maracujá Herbarium. Acrescente salsinha e cebolinha e tempere a gosto. Rendimento: - 2 porções - Cada porção fornece 150 kcal aproximadamente.
  8. 8. Faça em casa Farinha de Maracujá Use, de preferência, maracujá orgânico – sem agrotóxico. Veja como fazer. • Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro) ou vinagre. Volte a passá-los em água corrente. • Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco. • Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar. • Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha. • Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado. Linhaça A linhaça é um alimento rico em lignina e fitoestrogênio, substâncias que ajudam na redução do peso. Estudos comprovaram que mulheres que ingerem mais lignina possuem índice de massa corpórea (IMC) menor. Esta substância ajuda a reduzir o apetite e as células gordurosas. A lignina é bastante conhecida para ajudar na redução dos tumores da mama. Foi comprovado que este composto atua na apoptose celular, matando as células defeituosas. O segredo está na casca da linhaça que é rica em proteínas, minerais e vitaminas. Entre as vitaminas presentes na linhaça o destaque vai para a vitamina E, que contribui para evitar o envelhecimento precoce. A linhaça é fonte de ácido graxo ômega-3 e ômega-6, contribuindo para a saúde do coração, auxiliando na redução do colesterol ruim (LDL), responsável pelo entupimento nas artérias. Por ser fonte de fibras, a linhaça também ajuda o intestino a funcionar melhor. Se você quer perder peso com saúde acrescente a linhaça nos sucos, iogurtes e leite. Para aproveitar integralmente os seus nutrientes o ideal é triturá-la. Evite guardá-la triturada por muito tempo pois ela pode perder os seus nutrientes. A semente da linhaça pode ser consumida com pães e em saladas, fica uma delícia! Não adianta consumir linhaça de forma exagerada, o excesso pode prejudicar a membrana das células e interferir na absorção dos nutrientes. O ideal é consumir duas colheres de sopa de farinha de linhaça ou 2 copinhos de café de linhaça por dia.
  9. 9. DIETA DA LINHAÇA: Como a linhaça é um dos alimentos mais ricos em fibras, irá ajudar a promover a saciedade já no café da manhã, fazendo com que a pessoa sinta menos fome durante o dia, o que irá fazer com que ela coma menos e consiga emagrecer. Associada a uma dieta balanceada, com poucas calorias, a linhaça pode ajudar na redução do peso e no controle da hipertensão, diabetes e colesterol elevado. O ideal é comer o farelo de linhaça, basta bater a linhaça no liquidificador e adicioná-la no iogurte, leite desnatado, suco de fruta ou frutas amassadas. A medida ideal para ser consumida durante o dia são duas colheres de sopa de farinha de linhaça (2 copinhos de café). Os hábitos alimentares saudáveis devem ser seguidos por toda a vida para manter sempre o seu peso ideal. É importante se amar mais e ser responsável consigo mesmo. A atividade física será uma grande aliada na perda e manutenção do peso ideal. Faça caminhadas, suba de escada ao invés de ir de elevador, crie uma rotina de atividades em sua vida. Comece devagar com atividades leves e moderadas. Receita de Pão Integral com Linhaça Separe os ingredientes: • 1/2 xícara de gérmen de trigo • 1 xícara e meia de farinha de trigo integral • 3 xícaras de farinha de trigo (branca) • 1 colher de sopa de margarina • 2 envelopes de fermento biológico seco • 1 colherinha de café de sal • 1 de sopa de açúcar • 3 colheres de sopa de semente de linhaça • 4 ovos inteiros • 1 xícara e meia de leite morno • semente de linhaça para polvilhar (opcional) Modo de Preparo: 1. Misture as farinhas, o gérmen de trigo, a linhaça e o fermento seco; 2. Acrescente o leite aos poucos até obter uma massa lisa que desgruda da mão; 3. Depois de sovar bem a massa deixe descansar por meia hora e divida em dois pedaços; 4. Com a ajuda de um rolo, abra a massa e enrrole; 5. Coloque as massa numa forma e deixe crescer por mais vinte minutos e pincele com uma gema de ovo batida e polvilhe com as sementes de linhaça; 6. Asse em forno médio até ficar dourado. Dica: O pão dura de 3 a 5 dias em temperatura ambiente. Na geladeira pode ser conservado por até 10 dias e no freezer por 3 meses. Você poderá cortar o pão em fatias finas e fazer deliciosas torradas

×