Your SlideShare is downloading. ×
Trabalho de Agentes Inteligentes
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Trabalho de Agentes Inteligentes

898

Published on

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
898
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
19
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. TRABALHO DE SISTEMAS EMPRESARIAS ALUNOS: JOAO OTAVIO SANTOS, FREDERICO FONSECA
  • 2. INTRODUÇÃO Esse artigo trata sobre uma proposta de processo de inteligência competitiva(IC) na internet, onde ele utiliza agentes inteligentes de tarefas que monitoram as fontes de informação consideradas estratégicas por organização de qualquer tipo, que estão disponíveis. UCPEL - TRABALHO DE SISTEMAS DE INFORMAÇOES EMPRESARIAS O processo foi testado em quatro estudos de caso: um projeto piloto no Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia de Informação (IGTI), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Dígitro Tecnologia Ltda., empresa catarinense da área de telecomunicações, na Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate); e no Laboratório de Controle de Processos (LTC), vinculado ao Departamento de Engenharia Química da UFSC.
  • 3. UCPEL - TRABALHO DE SISTEMAS DE INFORMAÇOES EMPRESARIAS JUSTIFICATIVA A proposta considerou como premissa o ambiente mundial atual, que deve ser observado pelas organizações, cujo panorama pode ser sucintamente retratado nas seguintes afirmações: . A humanidade atravessa uma fase de transição em que estão ocorrendo profundas transformações em estruturas estabelecidas. Um novo paradigma de atuação vem se impondo às organizações, que têm como fundamentos os fatores inter-relacionados de inovação e competitividade; - Informação é recurso estratégico desse novo paradigma, e as organizações devem estar atentas a esta mudança no seu ambiente extreno, monitorando estas informaçoes que ocorrem neste ambiente, utlizando desta para se modelar para manter-se na sua area de competitividade.
  • 4. UCPEL - TRABALHO DE SISTEMAS DE INFORMAÇOES EMPRESARIAS JUSTIFICATIVA
    • Hoje a internet vem se apresentando como um ambiente repleto de
    • informações e inimagináveis oportunidades, já que todas as atividades
    • humanas utilizam este ambiente, fazendo que haja um campo aberto a
    • investigações, hoje ela é um ambiente externo e como ferramenta no
    • Processo de inteligência competitiva, oferece facilidades como de acesso
    • global, tempo integral e custos baixíssimos.
  • 5. UCPEL - TRABALHO DE SISTEMAS DE INFORMAÇOES EMPRESARIAS O embasamento conceitual teórico apresenta conceitos relacionados ao novo paradigma organizacional – informação; inovação; competitividade; inteligencia competitiva tendo a internet como o ambiente de fonte de informação. As organizações vem saindo da estruturas burocráticas, para adotar uma conduta de flexibilidade competitiva. E com os avanços tecnológicos na área de tecnologia da informação encaixando este paradigma, causando invações constante devido as informações adquiridas. Com isto as empresas adquirem conhecimento do mercado, sabendo Que tipo de decisão ira tomar curto, médio e longo prazo, fazendo que a empresa possa se modelar a cada oscilação de mercado. EMBASEMENTO CONCEITUAL
  • 6. UCPEL - TRABALHO DE SISTEMAS DE INFORMAÇOES EMPRESARIAS GESTAO DA INFORMAÇÃO Gestão da informação não e gesta de conhecimento, mas faz parte da gestão do conhecimento, gerenciar informação não significa que ela produzira Conhecimento, mesmo sendo que seja seu objetivo. A gestão do conhecimento e considerada essencial atualmente pela necessidade De que a organização saiba sobre seu “Saberes”, conhecimento táticos, de forma Registrada, o que implica a captação do conhecimento táticos de seus Colaboradores, armazenando e organizando na maquina que se torna acessível infomação novamente.
  • 7. UCPEL - TRABALHO DE SISTEMAS DE INFORMAÇOES EMPRESARIAS COMPETITIVIDADE Competitividade e habilidade estrategica que todos devem adquirir, mantendo-se Sempre em “alerta”, atualizados, em um processo de monitoramento permanente.
  • 8. UCPEL - TRABALHO DE SISTEMAS DE INFORMAÇOES EMPRESARIAS PROCESSO DE INTELIGENCIA ORGANIZACIONAL Utiliza-se a visão de Tyson (1998) como ponto de partida, que indica que nteligência competitiva é análise do princípio ao fim, em um processo que envolve coleta de informação sobre competidores, consumidores, fornecedores, possíveis concorrentes, possíveis associações e alianças estratégicas. Enfim, esse autor considera, virtualmente, toda e qualquer entidade e evento no ambiente externo da organização que possam impactar na sua atuação.
  • 9. UCPEL - TRABALHO DE SISTEMAS DE INFORMAÇOES EMPRESARIAS ELEMENTOS DA ESTRATEGIA DE ATUAÇAO 1º Passo . Levantamento da estratégia de atuação: Reunioes de discussoes “planejamento estrategico”. 2º Passo . Definição do mapa de informações externas: A mesma metodologia da estrategia de atuação, para que se identifique as necessidades de informações externas. 3º Passo . Definição de uma base de fontes na internet com aplicação de agentes inteligentes para o monitoramento: A definição base de endereços e o software e a própria modelagem fica a critério da organização. E importante que se crie um arquitetura onde os agentes são programados para estarem sempre em “alerta” para que possam identificar mudanças no site que estão na base de endereço.
  • 10. UCPEL - TRABALHO DE SISTEMAS DE INFORMAÇOES EMPRESARIAS ARQUITETURA DE AGENTES Exemplo de arquitetura de agentes: de interface, de busca, de monitoramento e de filtragem, organizados de forma que possam ser acessados por meio de um sistema computacional, por um navegador Internet (diretamente pelo usuário).
  • 11. UCPEL - TRABALHO DE SISTEMAS DE INFORMAÇOES EMPRESARIAS RESULTADOS E um projeto aplicável a qualquer tipo de organização, com as informações que o software adquiriu, forma-se uma ferramenta que apoio a gestão Empresa.

×