Your SlideShare is downloading. ×
Vamos conhecer o mangarito
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Vamos conhecer o mangarito

864

Published on

Curiosidade apresentada pelas cursistas do programa profuncionário, Alimentação Escolar, referente estudo dos módulos 13 e 15.

Curiosidade apresentada pelas cursistas do programa profuncionário, Alimentação Escolar, referente estudo dos módulos 13 e 15.

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
864
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Vamos conhecer o mangarito?O mangarito é nativo da América do Sul. Tem muita gente que faz confusão entre ele e a taioba.Elas são plantas da mesma família, parecidas, mas têm raízes diferentes. A raiz lembra a batata.É da mesma família do inhame e do cará.Em um hectare, é possível plantar 250 mil mudas, de oito a 15 toneladas do tubérculo. A melhorépoca para o plantio é entre os meses de setembro e outubro. A terra deve ser preparada com 30dias de antecedência. Depois, é só esperar sete meses e começar a colher.A colheita deve ser feita entre os meses de maio e agosto. Caso contrário, o produtor corre o riscode perder até 70% da produção, pois se as raízes de mangarito passarem mais de três mesesdebaixo da terra, começarão a apodrecer.Os cuidados básicos são: adubagem antes e depois do plantio e irrigação.Depois da colheita, o alimento deve ser lavado com cuidado e estocado em local seco. Com omangarito, dá para fazer diversos tipos de prato (doces e salgados).O mangarito se come cozido,como a batata.Segundo informações do Instituto de Agronomia de Campinas (SP), o mangarito precisa ser maispesquisado. Mas, já se sabe que ele é muito nutritivo, pois tem um alto teor de pró-vitamina A.Dica: os mangaritos têm textura cremosa, muito delicada e ficam deliciosos também em purês,sopas cremosas, pães e em quase tudo o que se pode fazer com batatas. E as folhas verdestambém se comem como as couves. Para saber se é hora de colher as batatinhas, é só ver se asfolhas já estão ficando feias, murchas e amarelas.Confira a receita de mangarito com galinha caipira e de risoto de frango com mangaritohttp://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Acompanhamentos/0,,REC625-7774-2+RISOTO+DE+FRANGO+COM+http://www-mangarito.blogspot.com/

×