Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Vamos conhecer o mangarito
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Vamos conhecer o mangarito

  • 807 views
Published

Curiosidade apresentada pelas cursistas do programa profuncionário, Alimentação Escolar, referente estudo dos módulos 13 e 15.

Curiosidade apresentada pelas cursistas do programa profuncionário, Alimentação Escolar, referente estudo dos módulos 13 e 15.

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
807
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Vamos conhecer o mangarito?O mangarito é nativo da América do Sul. Tem muita gente que faz confusão entre ele e a taioba.Elas são plantas da mesma família, parecidas, mas têm raízes diferentes. A raiz lembra a batata.É da mesma família do inhame e do cará.Em um hectare, é possível plantar 250 mil mudas, de oito a 15 toneladas do tubérculo. A melhorépoca para o plantio é entre os meses de setembro e outubro. A terra deve ser preparada com 30dias de antecedência. Depois, é só esperar sete meses e começar a colher.A colheita deve ser feita entre os meses de maio e agosto. Caso contrário, o produtor corre o riscode perder até 70% da produção, pois se as raízes de mangarito passarem mais de três mesesdebaixo da terra, começarão a apodrecer.Os cuidados básicos são: adubagem antes e depois do plantio e irrigação.Depois da colheita, o alimento deve ser lavado com cuidado e estocado em local seco. Com omangarito, dá para fazer diversos tipos de prato (doces e salgados).O mangarito se come cozido,como a batata.Segundo informações do Instituto de Agronomia de Campinas (SP), o mangarito precisa ser maispesquisado. Mas, já se sabe que ele é muito nutritivo, pois tem um alto teor de pró-vitamina A.Dica: os mangaritos têm textura cremosa, muito delicada e ficam deliciosos também em purês,sopas cremosas, pães e em quase tudo o que se pode fazer com batatas. E as folhas verdestambém se comem como as couves. Para saber se é hora de colher as batatinhas, é só ver se asfolhas já estão ficando feias, murchas e amarelas.Confira a receita de mangarito com galinha caipira e de risoto de frango com mangaritohttp://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Acompanhamentos/0,,REC625-7774-2+RISOTO+DE+FRANGO+COM+http://www-mangarito.blogspot.com/