Your SlideShare is downloading. ×
0
Fotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosa
Fotografia de retrato por renan rosa
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Fotografia de retrato por renan rosa

221

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
221
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Fotografia de Retrato por Renan Rosa Francisca Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Oliveira Comunicação e Multimédia 53698
  • 2. Renan Rosa - Biografia Renan Rosa, é um fotografo brasileiro com uma paizão enorme pela fotografia deretrato. Aventureiro e espontâneo em Janeiro de 2011, ele esteve em Bancoq, na Tailândia,onde ficou por volta de dois meses. Nesse período, ficou com uma infecção muito séria quelhe afectou o olho direito, causando desfoque. “Justamente o que eu uso pra fotografar.Tenho que usar o foco automático da câmara, e olhar com o outro olho. O problema é que eunão consigo encaixar o olho esquerdo”, palavras do próprio. Apesar das dificuldades, isso não influenciou tanto o seu gosto pela fotografia “Eusinto quando o foco está do jeito certo. Inclusive pelo barulho que a lente faz ao procurá-lo.Quando ela dá o pause eu percebo que está bem”, explica. E garante que até o “ajudou“ decerta forma a fotografar mais. Rosa ilustrou o "Ensaio", com retratos de povos dos locais por onde passou.Bancoq foi apenas uma das mais de 50 viagens feitas por ele nos últimos 12 anos,procurando “histórias” para mostrar a diversidade de cada lugar. Conseguir as belíssimasimagens não foi nada fácil, além da dedicação e de um bom trabalho, Rosa sofreu umbocado. Teve malária, foi sequestrado, roubado, ficou doente e se viu sozinho em países“desconhecidos”, mas não desistiu de seus objectivos e sente que está no caminho certo. Eleacredita que se o espírito morrer, aí acabou mesmo. “Você pode até estar vivo ainda, mas sefor só carne, não adianta”, afirma.
  • 3. Técnica Retrato: Definido como representação de uma figura individual ou de um grupo,elaborada por um modelo vivo, documentos, fotografias ou memória. Para muitos reflecte o espelho daalma. Para os fotógrafos, uma maneira de submergir e interagir em um mundo diferente do seu. Umjeito único de entrar em contacto com o coração das pessoas, de sentir suas angústias, medos,alegrias, enfim, uma maneira única de captar o pensamento e o sentimento alheio. Para Rosa, absorver o sentimento de uma pessoa através de um retracto não é tarefa fácil.“O ser humano traz em suas formas uma complexidade incrível, uma diversidade estética quaseinfinita, e olhares que podem ter tantos significados e sentimentos, que fazem do retrato uma dastécnicas mais difíceis de se controlar dentro da fotografia” explicou. De acordo com o fotógrafo, alguns elementos são importantes para se realizar um bomretrato. São eles: a luz, o olhar, o foco,a composição dos elementos e oolhar.
  • 4. A Luz É fundamental observar a iluminaçãosobre os elementos que farão parte do seuretrato, evitando muitos contrastes e luzexcessiva, caso queira maiores detalhes doselementos, tais como: olhar, pele, vestimenta ecores. Sombras podem ser um grande problemaquando o fotógrafo quer absorver o máximo dosdetalhes do retratado, pois ela pode confundir acomposição, e tornar a imagem descompassada eilegível em muitos casos. Porém o fotógrafo alertou que nemsempre as sombras sãoprejudiciais, principalmente em casos em que oreconhecimento do personagem não são oselementos mais importantes da fotografia. Nestecaso, dá-se maior prioridade aos contrastes, linhasde composição, ambiente e a luz. Quando se pretende um retrato maisconvencional e nítido, onde o olhar e ahomogeneidade da textura sejam os focos dacriação, procure usar uma luz suave para compor.O ISO é imprescindível em ambientes onde a luznão é suficientemente clara para uma boacomposição. Observe a velocidade e a aberturaque pretende usar, e caso não sejam suficientespara a composição, aumente o ISO até encontrar obalanço perfeito para seu clique.
  • 5. O Foco Elemento básico da fotografia. Nestas dicasRosa fez questão de pontuá-las para que não haja nenhumasurpresa ao final, e se perca “aquela” fotografia e aquelemomento único e mágico em seu retrato.A) Certifique-se que a velocidade da abertura da cortina queestá a usar é suficientemente alta para congelar a imagemque está focando.B) Confira sempre a abertura que está a utilizar: se oselementos que estão mais distantes do ponto focadoestiverem fora de foco, possivelmente não está a utilizaruma abertura de diafragma suficiente para alcançar o focodo elemento desejado.C) Confira os modos de foco do menu da sua câmara.Observe se o tipo de focagem é o melhor para o tipo declique que pretende realizar.D) Evite focagens selectivas para fotos onde pretende tertodos os elementos do quadro, em foco.E) Para cada tipo de lente, controle previamente o ajuste naopção “micro lentes” no menu da sua câmera, caso sejanecessário.F) Se o problema de foco persistir, mande a sua câmara parauma calibragem em loja autorizada.
  • 6. Composição dos elementos Um bom retrato não dependesomente das técnicas listadas acima. Acomposição dos elementos (cores, luz,textura) que compõem a imagem, é deextrema importância para uma boa foto.Para qualificar de forma expressiva de umretrato, é necessário construí-lo de formaequilibrada, sem sobrepor elementosdesnecessários. Para se tirar um bom retrato, ofotógrafo recomenda que primeiramente sepreste atenção à imagem como um todo:plano de fundo, movimentos, corespresentes no quadro, elementosindesejáveis, enfoque e desfoquepretendidos. Após prestar atenção a estesdetalhes, procure o melhor ângulo pararecriar fotograficamente o que visualizoumentalmente tentando reproduzir atravésdas técnicas repassadas. Tudo é umaquestão de prática e se puder sempreanalisar ao menos uma parte dessesprincípios, em pouco tempo tudo aconteceránaturalmente e perceberá uma diferençaenorme em seus retratos.
  • 7. O Olhar Este é um conselho que Rosa pede que prestemos muita atenção. “ O retrato éo espelho da alma”, e é captado pelo fotógrafo através do olhar da sea personagem. Oolhar é a alma de um retrato, mas muitas vezes, a ausência dele também pode caracterizara fotografia de forma enigmática, ou trazer diferentes elementos que não se destacariamtanto na imagem, se o olhar estivesse impresso. É interessante lembrar que nem sempreum retrato, é essencialmente a fotografia de uma expressão facial. Muitas vezes o retratadocarrega elementos que contam histórias sobre uma certa personalidade.
  • 8. Conclusão Como podem ver, este trabalho é o resultado de um estudominucioso que exigiu, no decorrer do mesmo muita análise, síntese ereflexão. Uma das vantagens oferecidas e que considero a maisimportante foi o conhecimento da versatilidade de técnicasindispensáveis na fotografia de retrato. Foi um estudo realmente, muito interessante e instrutivo. Elaborado através de uma visão geral sobre a técnica em si e abiografia do fotografo o que me proporcionou um melhor conhecimentonesta técnica.
  • 9. Reflexão Fiquei encantada com as fotografias de Renan Rosa, talcomo eu é um apaixonado pelas fotografias de retrato. Admiro-opois apesar das dificuldades que tem na visão consegue captarfotografias fantásticas que chama a atenção de qualquer um. Éum fotografo que não deixa escapar nenhum pormenor daimagem e é isso que torna as imagens especiais e únicas.
  • 10. Webgrafiahttp://www.revistafotomania.com.br/blog/item/864-como-fotografar-retratos-por-renan-rosahttp://renanrosa.viewbook.com/http://www.google.com/search?num=10&hl=pt-PT&safe=off&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1920&bih=919&q=renan+rosa+retrato&oq=renan+rosa+retrato&gs_l=img.3...4411.12313.0.12536.18.8.0.10.1.0.94.672.8.8.0...0.0...1ac.1.VZHOD6hDE8Q#hl=pt-PT&safe=off&site=imghp&tbm=isch&sa=1&q=renan+rosa+retrato+fotografias&oq=renan+rosa+retrato+fotografias&gs_l=img.3...10175.11898.0.11996.12.12.0.0.0.0.172.1115.8j3.11.0...0.0...1c.1.sSJJeoPo-30&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&fp=4dfabc172cdd9373&bpcl=37189454&biw=1920&bih=919http://portalimprensa.uol.com.br/revista_imprensa/conteudo-extra/48203/renan+rosa+percorre+o+mundo+e+mostra+a+diversidade+e+ancestralidade+dos+povos

×