Tigres Asiáticos e Japão

32,788 views
32,220 views

Published on

Published in: Education
2 Comments
7 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
32,788
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
90
Actions
Shares
0
Downloads
729
Comments
2
Likes
7
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Tigres Asiáticos e Japão

  1. 1. Francesco Torres francescotorres@yahoo.com.br www.francescotorres.com.br
  2. 2. Divisão Política
  3. 3. Japão País arquipélago, área territorial de 378.000km2; Formado apenas por 04 grandes ilhas todas de origem vulcânica • HONSHU (± 230.000KM²), • HOKKAIDO (± 83.000KM²) • KYUSHU (± 44.000KM²) • SHIKOKU (±44.000KM²) Nota: as quatro ilhas japonesas estão interligadas através de pontes e túneis que tem por finalidade integrar todo País.
  4. 4. Relevo
  5. 5. Divisão Política
  6. 6. Características Gerais População absoluta de ± 135.000 habs. Com uma densidade demográfica média ± 350habs/km² e predominância urbana ± 80% Cidades de maior concentração populacional: Tóquio, Yokohama, Osaka, Nagoya, Sapporo, Kyoto e Kobe. Faixa de aglomeração urbana do País está entre Tóquio(capital do País) Kyoto com mais de 75 milhões de pessoas. Dois aspectos importantes sobre a população japonesa: alta queda nas taxas de natalidade nos últimos anos e aumento na expectativa de vida da população como um todo. Nota: Os dekasseguis – são descendentes de japoneses que nasceram e residem em outros países, no qual são convidados à trabalhar em território japonês.
  7. 7. Estrangeiros no Japão por nacionalidade (2000)
  8. 8. Pirâmide Etária Japão 2005
  9. 9. Agricultura Parte do cultivo é realizado nas encostas do relevo montanhoso e próximo a dezenas de vulcões (em torno de 40). Superação japonesa: técnicas agrícolas avançadas; modernos recursos tecnológicos como o cultivo hidropônico (uso somente de água e nutrientes). O principais produtos agrícolas são: • Arroz, o chá, o algodão, a soja e o trigo.
  10. 10. Indústria O desenvolvimento industrial japonês está ligado a aliança entre o governo e as antigas elites. Zaibatsus – poderosos grupos financeiros japoneses que são controlados por famílias tradicionais e proprietárias de grandes empresas dentro do país. Entre as mais famosas zaibatsus estão a Mitsubishi, Mitsui, Sumitomo, Itochu, Marubeni, Nichimen, Kanematsu, Nissan, Yasuda, Yakuza. Ramos industriais que se destacam no JAPÃO: • Siderúrgico – depende das importações de matéria-prima da Ásia, América do Sul e Austrália; • Automobilística – onde a robótica é a principal mão-de-obra; produção direcionada ao mercado norte-americano; • Eletroeletrônica – produtos de alta tecnologia como equipamentos de imagens e som, transmissão de dados digitais, etc. • Indústria naval – o País é tido como maior construtor mundial; • Têxtil – desenvolvimento de fibras artificiais. Nota: Como o País apresenta grandes áreas montanhosas que impedem a expansão dos japoneses para o interior, eles constrói pôlderes(diques) e ilhas artificiais junto a beira-mar para construção de novas industrias.
  11. 11. Monte Fuji
  12. 12. Tigres Asiáticos
  13. 13. TIGRES ASIÁTICOS Primeira Geração – Após 2ª guerra mundial Coréia do Sul, Área – 99.260 km² Hong Kong, Área – 1.103 km² Taiwan (Formosa), Área – 36.184 km² Cingapura, Área – 697 km²
  14. 14. TIGRES ASIÁTICOS Segunda Geração – década 1990 Tailândia, Área – 513.116 km² Filipinas, Área - 300.076 Km² Indonésia, Área - 1.904.570 Km² Malásia, Área – 329.847 Km²
  15. 15. TIGRES ASIÁTICOS Além de um sério planejamento econômico, outros fatores favoreceram o desenvolvimento destes países. Alguns fatores muito importantes: • Investimento de capital estrangeiro, principalmente norte-americano e japonês, que via nesses países uma localização estratégica para fortalecer o capitalismo contra o socialismo, na época da Guerra Fria; • Exploração da força de trabalho, relativamente barata, que compensava a falta de matérias- primas - as férias são muito reduzidas, a jornada de trabalho elevada e a previdência social restrita; • Distribuição mais equilibrada de renda em relação a outros países capitalistas; • Estados altamente centralizados e ditatoriais; • Economias voltadas fundamentalmente para o mercado externo; • Ética confucionista - estabelece um modelo socioeconômico que enfatiza o equilíbrio social, a consciência de grupo, a hierarquia, a disciplina e o nacionalismo. As grandes empresas são vistas como grandes famílias, viabilizando, muitas vezes, a ordem e a maior produtividade. Os Tigres Asiáticos tem como meta principal a qualificação da mão-de-obra, investimentos fortemente nos setores de educação e pesquisa científica.
  16. 16. CINGAPURA Apresenta uma média de 4,5 milhões de habitantes (população absoluta do país) Foi colônia britânica até 1965 É desde a década 1980, um grande centro financeiro e de indústrias de alta tecnologias de várias partes do Mundo Outros destaques do País se dá nos serviços portuários, bancários, turismo, exportação de petróleo e seus derivados, de borracha natural e de equipamentos eletroeletrônicos 76% da população é de origem chinesa, além de malaios, japoneses, indianos e britânicos
  17. 17. CINGAPURA
  18. 18. Hong Kong Território chinês, sob dominação britânica desde 1842, e devolvido a China em 1997 Bases da negociação/reintegração ao governo da China: • O país manterá sua estrutura de governo autônoma; • Seu sistema socioeconômico capitalista por pelo menos meio século ( 50 anos ). Por ser de origem vulcânica seu relevo – montanhoso – dificulta a agricultura Água escassa com dificuldade para a agricultura A característica mais importante do país é concentrar grande quantidade de bancos, seguradoras, empresas de exportação e importação, além setores de serviços.
  19. 19. Hong Kong
  20. 20. Hong Kong
  21. 21. TAIWAN OU FORMOSA País arquipélago, de relevo difícil/montanhoso País de grande presença chinesa na sua população País também disputado pelos japoneses desde 1887 País de caráter capitalista desde a Revolução Chinesa socialista de 1949, refugiado o presidente Chiang Kai-Shek. É um País reconhecido pelas principais potências capitalistas da atualidade, etc. Porém tenta ainda seu reconhecimento junto a ONU, República Popular da China.
  22. 22. TAIWAN OU FORMOSA Chiang Kai-Shek
  23. 23. CORÉIA DO SUL O relevo montanhoso, com dificuldades para a agricultura local Indústrias, principal atividade do País no qual transforma-o numa PLATAFORMA DE EXPORTAÇÃO Tem amplo investimentos nas áreas de Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia Nota: Na Coréia do Sul, o mais alto salário é pago aos profissionais que trabalham no magistério (PROFESSOR).
  24. 24. CORÉIA DO SUL

×