Pia

271 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
271
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
42
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pia

  1. 1. PIA - PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM DIRETORIA DE ENSINO CAMPINAS OESTE CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL- CAMPINAS OESTE CAMPINAS - SÃO PAULO 2013
  2. 2. Curso introdução a Educação digital PROJETO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO Tema: Tecnologia da Informação e Comunicação Público alvo: Ensino Fundamental I Duração: 3 a 6 meses
  3. 3. Justificativas Compartilhar informações, registrar fatos, expressar ideias e emoções, desenvolver competências e habilidades são fatores que contribuíram gradativamente para uma aprendizagem colaborativa. Hoje o papel das TICs na educação tem um significativo mais amplo,espera-se assim que o professor assuma um papel de mediador, aliando as TICs na facilitação ou na elaboração o seu trabalho. Conhecer as inúmeras possibilidades ou situações de aprendizagem e com isso, reforçar reflexões e questionamentos dos reais objetivos didáticos e de que forma influencia no processo ensino aprendizagem.
  4. 4. Objetivos  Desenvolver o senso moral, a partir do momento que emitem ideias e opiniões sobre diversos assuntos;  Compreender textos;  Ampliar o vocabulário;  Expressar-se utilizando a linguagem corporal e oral;  Possibilitar o uso de diferentes materiais, fazendo com que estes sejam percebidos em sua diversidade, manipulados e transformados;  Propor atividades de escrita que fazem sentido para as crianças;  Desenvolver o senso crítico;  Estimular a criatividade;  Propiciar a inclusão digital;  Dominar a navegação pela internet e a pesquisa por meio de sites de busca;  Reconhecer-se como sujeito e agente histórico;  Ler fluentemente, isto é, ler com rapidez, entonação e precisão;  Incentivar o trabalho cooperativo;  Identificar os diversos gêneros textuais que circulam socialmente, suas funcionalidades e estruturas.
  5. 5. COMUNICAÇÃO APRENDIZAGEM COLABORATIVA TRABALHO EM EQUIPE INTERESSE COMUNS DÚVIDAS CURIOSIDADE BUSCAR INFORMAÇÕES USO DAS TECNOLOGIAS COMUNICAÇÃO ENTRE COLEGAS INTERAÇÃO VIVÊNCIAS
  6. 6. 1ª AULA: Após a leitura do jornal, o professor dividirá a turma em grupos de opiniões: Pouco interessante Interessante Muito interessante Em seguida, solicitar que os alunos façam um pesquisa nos jornais relacionando as informações relativas ao assunto que estejam falando. Objetivo Desenvolver o senso moral, a partir do momento que emitem ideias e opiniões sobre diversos assuntos; Identificar os diversos gêneros textuais que circulam socialmente, suas funcionalidades e estruturas. Argumentar com segurança, coesão e coerência na defesa de ideias próprias e do grupo; Adquirir noções básicas sobre o manuseio de diferentes fontes de consultas como: livros, jornais, revistas, entre outros, apropriando-se e utilizando-se das informações contidas.
  7. 7. 2ª AULA: Tempos Atuais Rede sociais Blog / facebook Livro de Perfil Propostas Comunicação Social ( Escrita) Objetivo : O presente projeto foi planejado e colocado em prática com a finalidade de: Compartilhar, Comentar e Curtir diversos temas do cotidiano. Incentivar a leitura,a oralidade, a autoria e a co-autoria nos trabalhos em grupo;desenvolver o respeito à diversidade cultural. Promover a produção escrita, reforçando os conhecimentos ortográficos e gramaticais. Incentivar a produção textual nos grupos de trabalho, promover discussão, pesquisas,etc.
  8. 8. 1º passo Levantamento dos conhecimentos prévio dos alunos sobre as rede sociais, internet, blog, e outros. aluno cria um perfil na página e uma logo marca, exemplo : falamuito@, feemjesus@, qual.a.boa?@. 2pontos@, seilá.com@, querofalar@,calada@, salve@. ( de livre escolha) Login: ( identificação do aluno) Informações básicas: Nome Data de nascimento Residência Telefone Sobre você : ( escreve sobre você, defina quem é você) Citações favoritas : Curtir: Amigos: Ps.( todos os alunos) É proibida toda e qualquer publicação de imagens pornográficas; que causem insulto a qualquer usuário ou que sejam registradas e não possuem autorização do criador para publicação. ( aula de socialização na rede social) O autor é responsável pelas imagens que envia junto a suas obras. Pode e será excluído ou bloqueado por falta de respeito as regras estabelecida pelo grupo.
  9. 9. PROPOSTA DE AULA TEMA LINGUAGEM Formulário de conhecimento sobre determinado assunto utilizando o DRIVE http://www.google.com/drive Responda V para verdadeiro e F para falso: (0,1 ponto cada) ( ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem. ( ) As histórias em quadrinhos, geralmente, apresentam linguagem verbal e não-verbal. ( ) As placas de trânsito se utilizam de linguagem verbal. ( ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e gestos. ( ) Os gestos, os símbolos, os desenhos, as placas são exemplos de linguagem não-verbal.
  10. 10. Proposta de aula com H.Q. UTILIZANDO SALA DE INFORMÁTICA OU EM SALA Habilidade: Ler e compreender História em Quadrinhos. Conteúdo: História em Quadrinhos -relação imagem/texto verbal; -tipos de balões; -Estrutura: introdução, conflito, desenvolvimento e desfecho; -Onomatopeias. 1-Levantamento do conhecimento prévio (roda de conversa); 2. Leitura em voz alta de texto gibi pelo professor; 3. Ordenação dos quadrinhos seguindo a sequencia temporal dos fatos; 4. Releitura compartilhada estabelecendo a relação entre o texto escrito e as ilustrações dos quadrinhos; 1.ª aula: Gêneros Textuais: significado de história em quadrinhos: O que são: charge, cartum e tira. Encontramos em livros, jornais, revistas e gibi. Imagem, texto verbal e seus elementos 2.ª aula: Elementos da composição de HQ: O que encontramos nas Histórias em quadrinhos: Personagem (contorno), quadros, Desenhos, Cenários, balões (onde ficam a escrita das falas dos personagens), onomatopéias (recursos de sons e ruídos), recursos visuais, história (começo, meio e fim), tiras. 3.ª aula: Desenhar um personagem (CRIAÇÃO) 4.ª aula: Expressões faciais – sentimentos
  11. 11. 5.ª aula: Personagens e suas características: Características dos personagens Falar sobre um determinado personagem e suas características Ler uma pequena história Desenhar a estrutura do corpo de frente/costas, de lado indo/voltando 6.ª aula: Cenário 7.ª aula: Criação da história (tiras) do papel para sala de informática
  12. 12. Avaliação O professor deverá avaliar o aluno através do seu desempenho individual durante o processo de pesquisa e apresentação da atividade, analisando quais foram as competências desenvolvidas por ele e quais foram as suas principais dificuldades, tanto no tocante ao domínio do assunto estudado, quanto referente à instrumentalização digital da tarefa.
  13. 13. Fonte(s): http://www.artigos.com/artigos/sociais/a… http://64.233.167.104/search?q=cache:6l4… http://goncalotcoe.wordpress.com/2011/12/13/a-evolucao-da-comunicacao-ao-longo-dos-tempos/ http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o Na falta de um laboratório na escola, poderá improvisar essa atividade por meio de cartazes, bunners, painéis ou de um jornal seriado. (Fórum)

×