Pia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

Pia

  • 354 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
354
On Slideshare
315
From Embeds
39
Number of Embeds
2

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
0

Embeds 39

http://preview.papel-amassado.webnode.com 23
http://papel-amassado.webnode.com 16

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. PIA - PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM DIRETORIA DE ENSINO CAMPINAS OESTE CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL- CAMPINAS OESTE CAMPINAS - SÃO PAULO 2013
  • 2. Curso introdução a Educação digital PROJETO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO Tema: Tecnologia da Informação e Comunicação Público alvo: Ensino Fundamental I Duração: 3 a 6 meses
  • 3. Justificativas Compartilhar informações, registrar fatos, expressar ideias e emoções, desenvolver competências e habilidades são fatores que contribuíram gradativamente para uma aprendizagem colaborativa. Hoje o papel das TICs na educação tem um significativo mais amplo,espera-se assim que o professor assuma um papel de mediador, aliando as TICs na facilitação ou na elaboração o seu trabalho. Conhecer as inúmeras possibilidades ou situações de aprendizagem e com isso, reforçar reflexões e questionamentos dos reais objetivos didáticos e de que forma influencia no processo ensino aprendizagem.
  • 4. Objetivos  Desenvolver o senso moral, a partir do momento que emitem ideias e opiniões sobre diversos assuntos;  Compreender textos;  Ampliar o vocabulário;  Expressar-se utilizando a linguagem corporal e oral;  Possibilitar o uso de diferentes materiais, fazendo com que estes sejam percebidos em sua diversidade, manipulados e transformados;  Propor atividades de escrita que fazem sentido para as crianças;  Desenvolver o senso crítico;  Estimular a criatividade;  Propiciar a inclusão digital;  Dominar a navegação pela internet e a pesquisa por meio de sites de busca;  Reconhecer-se como sujeito e agente histórico;  Ler fluentemente, isto é, ler com rapidez, entonação e precisão;  Incentivar o trabalho cooperativo;  Identificar os diversos gêneros textuais que circulam socialmente, suas funcionalidades e estruturas.
  • 5. COMUNICAÇÃO APRENDIZAGEM COLABORATIVA TRABALHO EM EQUIPE INTERESSE COMUNS DÚVIDAS CURIOSIDADE BUSCAR INFORMAÇÕES USO DAS TECNOLOGIAS COMUNICAÇÃO ENTRE COLEGAS INTERAÇÃO VIVÊNCIAS
  • 6. 1ª AULA: Após a leitura do jornal, o professor dividirá a turma em grupos de opiniões: Pouco interessante Interessante Muito interessante Em seguida, solicitar que os alunos façam um pesquisa nos jornais relacionando as informações relativas ao assunto que estejam falando. Objetivo Desenvolver o senso moral, a partir do momento que emitem ideias e opiniões sobre diversos assuntos; Identificar os diversos gêneros textuais que circulam socialmente, suas funcionalidades e estruturas. Argumentar com segurança, coesão e coerência na defesa de ideias próprias e do grupo; Adquirir noções básicas sobre o manuseio de diferentes fontes de consultas como: livros, jornais, revistas, entre outros, apropriando-se e utilizando-se das informações contidas.
  • 7. 2ª AULA: Tempos Atuais Rede sociais Blog / facebook Livro de Perfil Propostas Comunicação Social ( Escrita) Objetivo : O presente projeto foi planejado e colocado em prática com a finalidade de: Compartilhar, Comentar e Curtir diversos temas do cotidiano. Incentivar a leitura,a oralidade, a autoria e a co-autoria nos trabalhos em grupo;desenvolver o respeito à diversidade cultural. Promover a produção escrita, reforçando os conhecimentos ortográficos e gramaticais. Incentivar a produção textual nos grupos de trabalho, promover discussão, pesquisas,etc.
  • 8. 1º passo Levantamento dos conhecimentos prévio dos alunos sobre as rede sociais, internet, blog, e outros. aluno cria um perfil na página e uma logo marca, exemplo : falamuito@, feemjesus@, qual.a.boa?@. 2pontos@, seilá.com@, querofalar@,calada@, salve@. ( de livre escolha) Login: ( identificação do aluno) Informações básicas: Nome Data de nascimento Residência Telefone Sobre você : ( escreve sobre você, defina quem é você) Citações favoritas : Curtir: Amigos: Ps.( todos os alunos) É proibida toda e qualquer publicação de imagens pornográficas; que causem insulto a qualquer usuário ou que sejam registradas e não possuem autorização do criador para publicação. ( aula de socialização na rede social) O autor é responsável pelas imagens que envia junto a suas obras. Pode e será excluído ou bloqueado por falta de respeito as regras estabelecida pelo grupo.
  • 9. PROPOSTA DE AULA TEMA LINGUAGEM Formulário de conhecimento sobre determinado assunto utilizando o DRIVE http://www.google.com/drive Responda V para verdadeiro e F para falso: (0,1 ponto cada) ( ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem. ( ) As histórias em quadrinhos, geralmente, apresentam linguagem verbal e não-verbal. ( ) As placas de trânsito se utilizam de linguagem verbal. ( ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e gestos. ( ) Os gestos, os símbolos, os desenhos, as placas são exemplos de linguagem não-verbal.
  • 10. Proposta de aula com H.Q. UTILIZANDO SALA DE INFORMÁTICA OU EM SALA Habilidade: Ler e compreender História em Quadrinhos. Conteúdo: História em Quadrinhos -relação imagem/texto verbal; -tipos de balões; -Estrutura: introdução, conflito, desenvolvimento e desfecho; -Onomatopeias. 1-Levantamento do conhecimento prévio (roda de conversa); 2. Leitura em voz alta de texto gibi pelo professor; 3. Ordenação dos quadrinhos seguindo a sequencia temporal dos fatos; 4. Releitura compartilhada estabelecendo a relação entre o texto escrito e as ilustrações dos quadrinhos; 1.ª aula: Gêneros Textuais: significado de história em quadrinhos: O que são: charge, cartum e tira. Encontramos em livros, jornais, revistas e gibi. Imagem, texto verbal e seus elementos 2.ª aula: Elementos da composição de HQ: O que encontramos nas Histórias em quadrinhos: Personagem (contorno), quadros, Desenhos, Cenários, balões (onde ficam a escrita das falas dos personagens), onomatopéias (recursos de sons e ruídos), recursos visuais, história (começo, meio e fim), tiras. 3.ª aula: Desenhar um personagem (CRIAÇÃO) 4.ª aula: Expressões faciais – sentimentos
  • 11. 5.ª aula: Personagens e suas características: Características dos personagens Falar sobre um determinado personagem e suas características Ler uma pequena história Desenhar a estrutura do corpo de frente/costas, de lado indo/voltando 6.ª aula: Cenário 7.ª aula: Criação da história (tiras) do papel para sala de informática
  • 12. Avaliação O professor deverá avaliar o aluno através do seu desempenho individual durante o processo de pesquisa e apresentação da atividade, analisando quais foram as competências desenvolvidas por ele e quais foram as suas principais dificuldades, tanto no tocante ao domínio do assunto estudado, quanto referente à instrumentalização digital da tarefa.
  • 13. Fonte(s): http://www.artigos.com/artigos/sociais/a… http://64.233.167.104/search?q=cache:6l4… http://goncalotcoe.wordpress.com/2011/12/13/a-evolucao-da-comunicacao-ao-longo-dos-tempos/ http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html https://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o Na falta de um laboratório na escola, poderá improvisar essa atividade por meio de cartazes, bunners, painéis ou de um jornal seriado. (Fórum)