Fluig - Workflows - Pagamentos

1,054 views
951 views

Published on

O Kit de Pagamentos é uma ferramenta que utiliza todo poder de motores BAM (Business Activity Monitoring) e BPM, para dar aos gestores a condição necessária para uma avaliação criteriosa e segura de pagamentos que se traduz em melhores resultados financeiros.

Published in: Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,054
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
48
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Fluig - Workflows - Pagamentos

  1. 1. Kit de Pagamentos
  2. 2. Kit de Pagamentos ÍNDICE I) Objetivo II) Visão Geral III)Pré-cadastros IV)Processo de Pagamentos V) Vantagens
  3. 3. Objetivo Essa apresentação tem como objetivo demonstrar asEssa apresentação tem como objetivo demonstrar as funcionalidades do Kit de Pagamentosfuncionalidades do Kit de Pagamentos
  4. 4. Kit de Pagamentos ÍNDICE I) Objetivo II) Visão Geral III)Pré-cadastros IV)Processo de Pagamentos V) Vantagens
  5. 5. Visão Geral O Kit de Pagamentos é uma ferramenta que utiliza todo poder de motores BAM (Business Activity Monitoring) e BPM, para dar aos gestores a condição necessária para uma avaliação criteriosa e segura de pagamentos que se traduz em melhores resultados financeiros Diferentemente de outras soluções tecnológicas o Kit de Pagamentos é nativamente integrado ao ERP Microsiga Protheus 10, de rápida implantação, e possui componentes que funcionam de forma independente ou integrada entre si.
  6. 6. Kit de Pagamentos ÍNDICE I) Objetivo II) Visão Geral III)Pré-cadastros IV)Processo de Pagamentos V) Vantagens
  7. 7. Cadastro de Naturezas • O BAM do Kit Pagamentos irá gerar lotes apenas para as naturezas que estiverem configuradas. Para isso, vá ao Cadastro de Naturezas, e altere o campo Lote Aprova? das naturezas cujos títulos farão parte dos lotes. • O caminho de acesso ao Cadastro de Naturezas é: módulo Financeiro e navegue em Atualizações > Cadastros > Naturezas.
  8. 8. Cadastro de Centro de Custos • O BAM do Kit Pagamentos irá gerar os lotes de aprovação para os centros de custos e irá direcionar para os responsáveis vinculados. Desta forma através do Fluig, o usuário que efetuar o login só poderá verificar os lotes que estejam no seu centro de custo. • O caminho de acesso ao Cadastro de Centros de Custos é: módulo Estoque/Custos > Atualizações > Cadastros > Centro de Custos, e altere o campo Cod.Usuario dos centros de custos.
  9. 9. Kit de Pagamentos ÍNDICE I) Objetivo II) Visão Geral III)Pré-cadastros IV)Processo de Pagamentos V) Vantagens
  10. 10. Desafios da área financeira A medida que novas empresas vem se desdobrando para oferecer cada vez mais produtos e serviços concorrentes maior se torna o desafio de se manter competitivo fazendo de cada detalhe, cada ganho operacional um fato que pode fazer uma grande diferença. Um dos maiores desafios é planejar os recursos de modo que sejam consumidos da forma mais otimizada possível e desta forma a área financeira representa uma grande importância neste processo. Na área Financeira quando pensamos em gestão de pagamentos normalmente as dúvidas frequentes são: -Quais critérios tem sido usados na liberação de pagamentos? -Temos apropriado valores aos centros de custo adequados? -As áreas envolvidas em rateios estão cientes da liberação de valores? -Temos conseguido flexibilizar a agenda de pagamentos? -Estamos perdendo alguma data de pagamento? -Temos pago juros e multas por conta disso? -Temos pago títulos de forma antecipada? -Temos perdido rendimento de aplicações por conta disso?
  11. 11. BAM Geração do Lote de Pagamentos Um serviço BAM monitora constantemente os títulos para criação de lotes de aprovação por natureza e vencimento tornando mais ágil o processo de aprovação. Um serviço BAM monitora constantemente os títulos para criação de lotes de aprovação por natureza e vencimento tornando mais ágil o processo de aprovação. Lote Nat: ALote Nat: A Vencto: XVencto: X Lote Nat: ALote Nat: A Vencto: XVencto: X Lote Nat: BLote Nat: B Vencto: YVencto: Y Lote Nat: BLote Nat: B Vencto: YVencto: Y BAMBAMBAMBAM
  12. 12. BAM Geração do Lote de Pagamentos São agrupados em lotes títulos de mesmo período de vencimento e natureza São agrupados em lotes títulos de mesmo período de vencimento e natureza
  13. 13. Funcionamento do Processo de Pagamentos Criação LoteCriação Lote PagamentosPagamentos Criação LoteCriação Lote PagamentosPagamentos Cria solicitaçãoCria solicitação no Fluig e notificano Fluig e notifica aprovadoresaprovadores Cria solicitaçãoCria solicitação no Fluig e notificano Fluig e notifica aprovadoresaprovadores Analisa títulos loteAnalisa títulos loteAnalisa títulos loteAnalisa títulos lote Libera títulosLibera títulos aprovados paraaprovados para borderôborderô Libera títulosLibera títulos aprovados paraaprovados para borderôborderô Protheus Fluig
  14. 14. Fluxograma do Processo de Pagamentos
  15. 15. Criação da Solicitação - Protheus • Para lançar um Documento de Entrada, navegue em: Compras > Atualizações > Movimentos > Documento de Entrada
  16. 16. Atividade “Enviar Lote de Títulos” • Esta é a atividade que dispara o início do processo de aprovação de pagamentos. Ela é executada automaticamente no momento de geração do lote de títulos a pagar dentro do Protheus.
  17. 17. Atividade “Analisar Lote Títulos” • Esta atividade é atribuída automaticamente pelo Protheus ao responsável pelo Centro de Custo dos títulos do lote. Esse responsável deve possuir o papel de “Aprovador Financeiro” no Fluig. • Durante esta atividade o aprovador analisa o lote de títulos, podendo aprovar, reprovar ou manter o título pendente. • Após realizada a análise o lote pode ser enviado para atividade “Fechar Lote”. • Lotes com títulos pendentes de análise não poderão ser fechados.
  18. 18. Atividade “Analisar Lote Títulos”
  19. 19. Atividade Automática “Fechar lote” • Após análise do lote o mesmo é enviado para atividade Fechar Lote, onde é realizado o fechamento do Lote no Protheus. • Caso existam títulos reprovados no lote é necessário que um colaborador com o papel “Financeiro” tome ciência do ocorrido. • Em caso de erros de integração no fechamento do lote, será enviado um e-mail para o responsável da área de TI.
  20. 20. Atividade “Tomar Ciência” • Em caso de títulos reprovados, o lote deve ser analisado por um colaborador com o Papel “Financeiro” no Fluig. Este colaborador deverá entrar em contato com o responsável pelo centro de custo para verificar o motivo da reprovação. • Após “Tomar ciência” a solicitação deve ser enviada para atividade “Finalizar - Lote Aprovado”, o que finaliza o processo.
  21. 21. Kit de Pagamentos ÍNDICE I) Objetivo II) Visão Geral III)Pré-cadastros IV)Processo de Pagamentos V) Vantagens
  22. 22. Vantagens Por que o Kit de Pagamentos? • Agendamento Automático: Não se preocupe em perder os prazos de pagamento. Com um engine de BAM (Business Activity Monitoring) integrado ao BPM (Business Process Management) o sistema automaticamente cria lotes de aprovação de títulos com base em seu vencimento e natureza para agilizar o processo de aprovação em tempo hábil para seu pagamento; • Workflow Designer: Seu processo de aprovação tem características especiais? Utilize a flexibilidade do desenho gráfico de processos para configurar seu processo de pagamentos; • Colaboração em Rateios: Agilize a aprovação de pagamentos com rateio entre vários centros de custo reunindo todos os aprovadores em uma atividade de consenso gerenciada pelo engine de Workflow; • Mobilidade: Utilize todo potencial dos smartphones para maximizar a produtividade e agilizar pagamentos pendentes.
  23. 23. Vantagens Por que o Kit de Pagamentos? • Rastreabilidade no processo pelo histórico de aprovações armazenado no BPM; •Notificação automática dos envolvidos no processo através de e-mail com controle de atraso de atividades; •Possibilidade de análise de performance do processo de Pagamentos através do CAP. •Flexibilidade para customização do processo de Pagamentos de acordo com as necessidades da empresa; •Baixo custo em relação ao grande benefício alcançado em agilidade, flexibilidade e transparência no processo de Pagamentos; •Totalmente integrado ao ERP Microsiga Protheus, dispensando integrações e replicações de dados dispendiosas e difíceis de implantar e manter.
  24. 24. Kit de Pagamentos QUESTÕES contato@fluig.com www.fluigstore.com 0800 882 9191

×