Your SlideShare is downloading. ×
0
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Comp org inovacao
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Comp org inovacao

230

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
230
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Criatividade do latim creare: criar, inventar, fazer algo novo.Inovação do latim innovare, que significa tornar novo, mudar ou alterar as coisas,introduzindo nelas novidades, renovar; é prática, fazer, implementar as idéias geradas pela criatividade
  • 2. Alguns contextos e exemplos: Artístico Bossa Nova Arquitetônico Brasília Cultural Tropicalismo Organizacional Gestão da Qualidade Mercadológico E-business Educativo Empreendedorismo Científico Tecnologias Sociais Tecnológico Produtos / Processos
  • 3. Inovação na EmpresaUma empresa para ter sucesso deve ser competitiva. A competitividade e a inovação estão estritamente ligadas.
  • 4. Inovação na EmpresaA inovação por força da competitividade ou estratégia, é cada vez mais global e convergente, criando oportunidades, que levam as empresas a serem sustentáveis a longo prazo.
  • 5. Para inovar e aumentar a sua competitividade a empresa deve: incentivar criatividade e experimentação investir em novas tecnologias, I&D e melhorias
  • 6. Fatores inibitórios da inovação nas empresas:Aspectos Comportamentais: o que mais inibe a inovação é a crítica e a punição;
  • 7. Fatores inibitórios da inovação nas empresas:Aspectos de Gestão: um grande investimento anterior que não tenha dado resultados;
  • 8. Fatores inibitórios da inovação nas empresas:Aspectos Conjunturais: a indefinição política e econômica.
  • 9. Condições para uma inovação de sucessoTrês condições de uma inovação de sucesso: Peter Drucker emThe Essential Drucker Inovação é trabalho. Exige conhecimento. Muitas vezes exige um grande engenho. A inovação transforma-se num trabalho difícil, centralizado e intencional que faz grandes exigências de diligência, persistência e de empenho.
  • 10. Condições para uma inovação de sucessoTrês condições de uma inovação de sucesso: Peter Drucker emThe Essential Drucker Para ter sucesso, os inovadores têm que se basear nos seus pontos fortes. “Qual destas oportunidades é adequada para mim, para esta empresa, utiliza aquilo em que nós (ou eu) somos competentes e mostrámos ter capacidades em termos de desempenho?” Para os inovadores, deve ser: importante fazer sentido têm que estar temperamentalmente em sintonia com a oportunidade inovadora.
  • 11. Condições para uma inovação de sucessoTrês condições de uma inovação de sucesso: Peter Drucker emThe Essential Drucker A inovação é um efeito da economia e da sociedade. A inovação, por conseguinte, tem de estar sempre próxima do mercado, tem de se centrar no mercado, sem dúvida tem de ser impulsionada pelo mercado.
  • 12. Sistemas de dinamização, controle, validação e gestão da inovaçãoInnovation ScoringSistema de Gestão das Atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI)Certificação dos Sistemas de Gestão das Atividades de IDIBarômetro de IDI
  • 13. Atitudes de pessoas criativas e inovadoras Curiosidade Confrontando desafios Síntese: A capacidade de se concentrar nos detalhes sem perder de vista o todo. A visão do todo lhe dá os caminhos para estabelecer conexões entre informações e idéias aparentemente desconexas; Mente aberta Flexibilidade: olhar as coisas sob diferentes perspectivas e gerar muitas idéias; Otimismo Perseverança
  • 14. 10 Dicas de Contratação de Criativos1. Olhar para as pessoas “enraizadas” na estratégia.2. Dar uma lição de casa.3. Tratar a contratação de forma diferente.4. Craft uma listagem de trabalho incrível.5. Definir os termos de propriedade intelectual.6. Procurar por um mix de bom caráter.7. Perguntar o que estão lendo.8. Encontrar pessoalmente.9. Jogar um curinga.
  • 15. 10 Dicas de Contratação de Criativos10. Cuidado com os egos.Uma boa contratação de criativo é alguém que é: Flexível; Curioso; Humilde; Intrépido (não basta ir para o que se espera, ir mais longe); Estratégicos.
  • 16. NotíciasPássaros coloridos inspiram criação de novos tipos de laserPesquisadores estão usando as estruturas naturais que dão o colorido às penas de alguns pássaros para criar novos tipos de lasers.E, como a sua fonte de inspiração, esses lasers poderão se automontar, construindo a si próprios por meio de processos naturais.
  • 17. NotíciasPássaros coloridos inspiram criação de novos tipos de laserAs fontes de inspiração (no alto); as nanoestruturas de beta-queratina (no centro) e a emissão laser resultante da estrutura construída artificialmente (embaixo).
  • 18. NotíciasNelsinho Trad conquistou Prêmio Prefeito Inovador (Campo Grande)Na educação com o sistema de matrícula 100% digital da rede pública municipal e com as escolas de Tempo Integral.Na área de desenvolvimento econômico, o destaque é a implantação dos projetos Empresa Fácil;Na modernização da gestão pública, onde o cidadão tem acesso a informações e pode informar, reclamar ou agendar serviços por meio dos links “Central de Atendimento ao Cidadão”, “Fale Conosco”, “Ouvidoria” e diretamente com as secretarias, via e-mail.
  • 19. 5 lições de inovação da Havaianas para o seu negócioCriadas em 1962, as sandálias Havaianas: “Não deformavam, não tinham cheiro e não soltavam as tiras.”
  • 20. 5 lições de inovação da Havaianas para o seu negócioDe simplórias a ícone fashion: mais de 80 países Emprega 5,5 mil dos 17,5 mil funcionários fora do Brasil Recebe 33% da receita em moeda estrangeira.Hoje, a empresa investe de 2% a 3% do faturamento com inovação.Marcio Utsch, presidente da Alpargatas, deu dicas de inovação aos empreendedores durante um evento.
  • 21. 5 lições de inovação da Havaianas para o seu negócio1. Reinvente-seA inovação não está totalmente atrelada a grandes avanços tecnológicos ou mudanças drásticas na empresa. Pode ser um novo processo ou uma modificação em um produto que vão fazer os clientes te enxergarem com outros olhos. “Inovação não é só inventar. É também reinventar-se”.
  • 22. 5 lições de inovação da Havaianas para o seu negócio2. Não crie um departamento só de inovação“Se houver um departamento de inovação, você tira dos outros funcionários a função de inovar”, define Utsch.“Crie um ambiente em que os valores de empregados e companhia são os mesmos. As ideias vão prosperar e virar coisas importantes”, diz.
  • 23. 5 lições de inovação da Havaianas para o seu negócio3. Deixe de lado velhas ideiasPara empresas muito consolidadas ou burocráticas, fazer mudanças pode significar um sofrimento.“A inovação não deve ser um gargalo para modelos de gestão tradicional. O problema não é ser tradicional, é ser velho e com ideias congeladas”, sugere.
  • 24. 5 lições de inovação da Havaianas para o seu negócio4. Antecipe as necessidades dos clientesSai na frente quem for capaz de entregar aos clientes algo que eles nem sabiam que precisavam. Esta é a concepção do executivo sobre produtos inovadores.“Se você fizer só o que a pesquisa de mercado diz, você vai copiar ideias. Você precisa criar baseado em necessidades das pessoas, mas que elas não sabem que têm”, ensina.
  • 25. 5 lições de inovação da Havaianas para o seu negócio5. Elimine a concorrência com inovaçãoDeixar a concorrência para trás foi uma das tarefas da Havaianas. Para Utsch, manter-se à frente da concorrência é vital para qualquer empreendedor.“Concorrente bom é concorrente morto e uma das formas de eliminar a concorrência é com inovação”, ensina.
  • 26. REFERÊNCIAS http://www.abq.org.br/entequi/2010/entequi2010-painel1.3.pdf http://www.cfh.ufsc.br/~revista/rch42/RCH42_artigo_3.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/Inova%C3%A7%C3%A3o http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/atitudes-de-pessoas- criativas-e-inovadoras/34491/ http://www.jornaldoempreendedor.com.br/destaques/10-dicas-de-contratacao- de-criativos http://criatividadeaplicada.com/2011/10/18/congresso-internacional-de- inovacao/ http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=passaros- coloridos-inspiram-criacao-raios-laser&id=010115111109 http://www.correiodoestado.com.br/noticias/nelsinho-trad-conquista-premio- pela-segunda-vez_131348/ http://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-licoes-de-inovacao-das-havaianas-para- o-seu-negocio

×