TelevisãoPrincipais Canais  PDF gerado usando o pacote de ferramentas em código aberto mwlib. Veja http://code.pediapress....
ConteúdoPáginas   Rede Globo                               1   Rede Record                              9   RedeTV!       ...
Rede Globo                                                                                                           1    ...
Rede Globo                                                                                                               2...
Rede Globo                                                                                                                ...
Rede Globo                                                                                                                ...
Rede Globo                                                                                                                ...
Rede Globo                                                                                                                ...
Rede Globo                                                                                                                ...
Rede Globo                                                                                                                ...
Rede Record                                                                                                         9    R...
Rede Record                                                                                         10         Campos dos ...
Rede Record                                                                                                               ...
Rede Record                                                                                                               ...
RedeTV!                                                                              13   RedeTV!                         ...
RedeTV!                                                                                                               14  ...
RedeTV!                                                                                                                   ...
RedeTV!                                                                                                                   ...
RedeTV!                                                                                                                   ...
RedeTV!                                                                                                                   ...
RedeTV!                                                                                                                   ...
RedeTV!                                                                                                                   ...
RedeTV!                                                                                                                   ...
RedeTV!                                                                                                                   ...
RedeTV!                                                                                                                   ...
RedeTV!                                                                                                                24 ...
RedeTV!                                                                                                                 25...
RedeTV!                                                                                                                   ...
RedeTV!                                                                                                                   ...
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
A televisao-no-brasil
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

A televisao-no-brasil

1,533

Published on

tv no brasil

Published in: Education
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
1,533
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
21
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A televisao-no-brasil

  1. 1. TelevisãoPrincipais Canais PDF gerado usando o pacote de ferramentas em código aberto mwlib. Veja http://code.pediapress.com/ para mais informações. PDF generated at: Fri, 09 Dec 2011 16:41:28 UTC
  2. 2. ConteúdoPáginas Rede Globo 1 Rede Record 9 RedeTV! 13 Sistema Brasileiro de Televisão 29 Rede Bandeirantes 37Referências Fontes e Editores da Página 50 Fontes, Licenças e Editores da Imagem 52Licenças das páginas Licença 54
  3. 3. Rede Globo 1 Rede Globo Rede Globo Globo Comunicações e Participações S.A. Informação geral Gênero/Tipo Rede de televisão comercial País Brasil Fundação 26 de abril de 1965 Fundador Roberto Marinho Pertence a Organizações Globo Proprietário Roberto Marinho (1965-2003) Roberto Irineu Marinho (2003-presente) Presidente Roberto Marinho (1965-2003) Roberto Irineu Marinho (2003-presente) Vice-presidente José Roberto Marinho João Roberto Marinho Cidade de origem Rio de Janeiro, RJ Sede Rio de Janeiro, RJ Rua Lopes Quintas, 303, Jardim Botânico Estúdios Rio de Janeiro, RJ Central Globo de Jornalismo Rua Von Martius, 22, Jardim Botânico Rio de Janeiro, RJ Central Globo de Produção Estrada dos Bandeirantes, 6700, Jacarepaguá São Paulo, SP Central Globo de Jornalismo/SP e Central Globo de Produção/SPAv. Dr. Chucri Zaidan, 46, Vila Cordeiro Slogan A gente se liga em você BR Formato de vídeo 240i (LDTV) 480i (SDTV) 720p,1080i (HDTV) Audiência 45%–65% (Setembro de 2007) Cobertura [1] 98,44% do território brasileiro e 99,50% dos telespectadores potenciais.
  4. 4. Rede Globo 2 Emissoras próprias Globo Rio (Rio de Janeiro) Globo São Paulo (São Paulo) Globo Brasília (Brasília) Globo Minas (Belo Horizonte) Globo Nordeste (Recife) Emissoras afiliadas Lista de emissoras da Rede Globo Cobertura Veja em TV Globo Internacional internacional Página oficial [2] http:/ / redeglobo. globo. com/ Disponibilidade aberta e gratuita analógico Canal 04 VHF (Rio de Janeiro) Canal 05 VHF (São Paulo) Canal 08 VHF (Divinópolis) Canal 10 VHF (Brasília) Canal 02 VHF (Goiânia) Canal 12 VHF (Belo Horizonte) Canal 13 VHF (Recife) Canal 07 VHF (Belém) Canal 07 VHF (Maceió) Canal 02 VHF (Goiânia) Canal 12 VHF (Florianópolis) Canal 12 VHF (Porto Alegre) Canal 04 VHF (Aracaju) Canal 06 VHF (Macapá) Canal 03 VHF (Londrina) digital Canal 29 UHF (Rio de Janeiro) Canal 41 UHF (Curitiba) Canal 18 UHF (São Paulo) Canal 21 UHF (Brasília) Canal 34 UHF (Goiânia) Canal 34 UHF (Porto Alegre) Canal 36 UHF (Cuiabá) Canal 29 UHF (Salvador) Canal 30 UHF (Campo Grande) Canal 26 UHF (Teresina) Canal 36 UHF (Recife) Canal 33 UHF (Belo Horizonte) Canal 22 UHF (Vitória) Canal 33 UHF (Florianópolis) Canal 42 UHF (Campinas) Canal 42 UHF (Ribeirão Preto) Canal 42 UHF (São Carlos Canal 28 UHF (Macapá) Canal 30 UHF (Uberlândia) Canal 21 UHF (Belém) Canal 15 UHF (Manaus) Canal 19 UHF (João Pessoa) Canal 21 UHF (Maceió) Canal 42 UHF (Londrina) Canal 33 UHF (Fortaleza) Portal Televisão · Projeto Televisão Rede Globo é uma rede de televisão brasileira, fundada em 26 de abril de 1965, na cidade do Rio de Janeiro, pelo jornalista Roberto Marinho. É assistida por 150 milhões de pessoas diariamente, seja elas no Brasil ou no Exterior
  5. 5. Rede Globo 3 por meio da TV Globo Internacional.[3] [4] A emissora é a quarta maior rede de TV pública comercial do mundo e um dos maiores produtores de telenovelas no planeta, sendo parte do grupo empresarial Organizações Globo.[5] A emissora atinge 98,44% do território nacional, cobrindo 5.482 municípios e cerca de 99,50% da população.[3] A sede administrativa da Rede Globo encontra-se no bairro do Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O departamento de jornalismo também está situado no Jardim Botânico, e os principais estúdios de produção localizam-se no complexo conhecido como Projac, em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade. A Rede Globo tem estúdios de produção em Vila Cordeiro, bairro de São Paulo, onde também encontram-se o departamento de jornalismo e de onde gera parte da programação da rede. São, ao todo, 122 emissoras próprias ou afiliadas,[6] além da transmissão no exterior pela TV Globo Internacional e de serviço mediante assinatura no país. História Em julho de 1957, o Presidente da República, Juscelino Kubitschek, aprovou a concessão de TV para a Rádio Globo e, em 30 de dezembro do mesmo ano, o Conselho Nacional de Telecomunicações publicou um decreto concedendo o canal 4 do Rio de Janeiro à TV Globo Ltda. Sendo assim a TV Globo foi oficialmente criada no dia 26 de abril de 1965, com a transmissão do infantil Uni Duni Tê.[7] Também estavam na programação dos primeiros dias a série infantil Capitão Furacão e o telejornal Tele Globo, embrião do atual Jornal Nacional Em 1966, a TV Globo chegou ao estado de São Paulo[8] com a aquisição do canal 5 que, desde 1952, funcionava como a TV Paulista, Roberto Marinho, o fundador da Rede Globo. de propriedade das Organizações Victor Costa. Em 5 de fevereiro de 1968, foi inaugurada a terceira emissora, em Belo Horizonte, e as retransmissoras de Juiz de Fora e de Conselheiro Lafaiete, além de um link de micro-ondas que ligava o Rio de Janeiro a São Paulo. Em 1962, um acordo assinado entre Time-Life e as Organizações Globo, holding de Roberto Marinho, proporcionou a Marinho o acesso a um capital em torno de 6 milhões de dólares, o que lhe garantiu recursos para comprar equipamentos e infraestrutura para a Globo. Em troca, Time-Life teria participação em 30 % de todos os lucros auferidos pelo funcionamento da TV Globo. Como comparação, a maior TV brasileira na época, a TV Tupi, tinha sido construída com um capital em torno de US$ 300.000. O início da TV Globo como uma rede de emissoras afiliadas por todo o país se dá a partir de primeiro de setembro de 1969 quando entrou no ar o "Jornal Nacional", primeiro telejornal em rede nacional, ainda hoje transmitido pela emissora e líder de audiência nacional.[7] O primeiro programa foi apresentado por Hilton Gomes e Cid Moreira. Em 28 de abril de 1974, passou a ser transmitido em cores. Em 1977 toda a programação da emissora passa a ser a cores. Em 1982 a emissora implantou a transmissão via satélite.
  6. 6. Rede Globo 4 A partir de 1976 é o momento em que a Globo começa a construir o que seria chamado de "Padrão Globo de Qualidade", em que o horário nobre é preenchido com duas novelas de temática mais leve, encaixadas por telejornais curtos e sintéticos (o atual Praça TV e o Jornal Nacional), uma telenovela de produção nobre e com enredo mais forte, que seria chamada a partir de então de "novela das oito" (atual "novela das nove") e a partir das 22h uma linha de shows, filmes ou o "Globo Repórter" (antes a linha de shows começava às 21h15, posteriormente às 21h30), sempre com bastante regularidade de horário Sede da Rede Globo no Rio de Janeiro. e programação. Este padrão nada mais é do que a chamada "grade fixa", tanto na vertical (sequência dos programas no dia), quanto na horizontal (respeito à sequência ao longo dos dias da semana), orquestrada por Walter Clark e José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (mais conhecido como "Boni") em 1960, antes responsáveis pela programação da extinta TV Excelsior. A grade fixa é utilizada pela Globo nos dias de hoje fielmente, exceto aos verões nos horários de shows após as 22h, que são substituídos por minisséries, reprises de filmes e o Big Brother Brasil atualmente. O padrão seria decisivo para a conquista da liderança de audiência, pois, no final da década de 1970, as duas grandes redes, a Rede de Emissoras Independentes (liderada pela TV Record) e a Rede Tupi, estavam se deteriorando por falta de recursos e estratégia, e a Rede Bandeirantes não havia crescido o suficiente nessa época, sobrando apenas a Globo como uma alternativa de certa qualidade, somada à estreia das novas sessões de cinema, o Festival de Inverno e a Sessão de Gala. Em publicidade, a Rede Globo faturou em 2009 R$ 7 bilhões, o que corresponde a 73,5% de toda a receita publicitária da TV aberta brasileira.[9] Teledramaturgia A primeira telenovela exibida pela Globo no horário das oito horas foi O Ébrio, de José Castellar, em 1965[10] . Embora O Rei dos Ciganos, de Moysés Weltman[11] [12] e A Sombra de Rebecca, de Glória Magadan[13] tenham sido exibidas no horário em 1966 e 1967, respectivamente, somente com a entrada de Janete Clair no roteiro de Anastácia, a Mulher sem Destino, originalmente de Emiliano Queiroz, que a estrutura que posteriormente se convencionaria como "novela das oito" se popularizou[14] [11] . Desde O Ébrio até 2011, foram exibidas 74 produções, sendo Fina Estampa a mais recente, exibida a partir de agosto de 2011 e distinguindo-se das anteriores por ter sido denominada pela emissora como uma "novela das nove"[15] [16] . Também em 1965, foi exibida a primeira telenovela do horário das sete horas, Rosinha do Sobrado, de Graça Melo[17] . Desde então, foram exibidas mais de 70 produções, sendo Aquele Beijo, a atual. A primeira telenovela exibida pela Globo no horário das seis horas foi Meu Pedacinho de Chão, de Benedito Ruy Barbosa, em 1971[18] . Desde então, foram exibidas mais de 60 produções, sendo A Vida da Gente, a mais recente[19] . Entre 1965 e 1979, a Globo possui ainda um quarto horário destinado à exibição de telenovelas, às 22h. A primeira produção exibida neste horário foi também a primeira telenovela a ser exibida pela emissora: Ilusões Perdidas, de Ênia Petri[20] . Sinal de Alerta, de Dias Gomes, foi a última telenovela a ser exibida no horário durante aquele período[21] [22] . Em duas oportunidades o quarto horário foi "ressuscitado": Eu Prometo, de Janete Clair, foi exibida como "novela das dez" em 1983[23] e Araponga, de Dias Gomes, foi exibida em 1990 no horário das 21h30[24] . O IBOPE da Grande São Paulo mostra que as novelas da Globo perderam entre 2004 e 2008 26,19% dos telespectadores.[25]
  7. 7. Rede Globo 5 Acusações de apoio ao regime militar Durante sua história a Rede Globo sofreu acusações de ter apoiado o regime militar. Os responsáveis por estas acusações utilizam como base para sua teoria um artigo de seu proprietário, Roberto Marinho, publicado no jornal O Globo: Participamos da Revolução de 1964, identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, ameaçadas pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada. Quando a — Roberto Marinho nossa redação foi invadida por tropas anti-revolucionárias, mantivemo-nos firmes em nossa posição. Prosseguimos no jornal O Globo, apoiando o movimento vitorioso desde os primeiros momentos de correção de rumos até o atual processo de edição de 7 de abertura, que se deverá consolidar com a posse do novo presidente. [26] outubro de 1984. Sedes A rede de televisão é a peça central da empresa. A Globo tem o seu principal complexo de produção no Rio de Janeiro. Inaugurado em 1995, o "Projac" (oficialmente chamado "Central Globo de Produção") é onde a maioria dos seus shows são produzidos e é um dos maiores centros de produção televisiva no mundo, sendo o maior da América Latina. No final dos anos 1990, a Globo mudou parte de sua divisão de jornalismo, que engloba tanto as mesas de notícias, a equipe de produção e os estúdios, para São Paulo, no bairro do Itaim Bibi, cidade natal da Rede Record. Entretanto, seus principais programas jornalísticos, como o Jornal Nacional e o Fantástico, bem como o seu próprio canal de notícias, o Globo News, ainda continuam a ser transmitidos a partir da sede principal no Rio de Janeiro, onde a sede de notícias da Globo, o Central Globo de Jornalismo, está localizado. Sede da Rede Globo em São Paulo. A Rede Globo faz parte do grupo Organizações Globo, um grande conglomerado de mídia brasileiro. Suas empresas associadas são:Globo Filmes (empresa cinematográfica), a Rede Globo Internacional (difusão internacional), a Globo Marcas (branding e publicidade), a Globo Vídeo (vídeo na internet), a TV Globo Minas (emissora de televisão em Belo Horizonte), a TV Globo Brasília (televisão estação de Brasília), a TV Globo Nordeste (estação de televisão em Recife), a TV Globo Rio de Janeiro (estação de televisão no Rio de Janeiro) e a TV Globo São Paulo (estação de televisão em São Paulo). Logotipo O atual logotipo da Rede Globo, usado desde 2008, é composto de uma esfera azul com um retângulo de cantos arredondados e extremidades desiguais, o qual apresenta um espectro nas cores azul, verde, amarelo e vermelho. Dentro desse retângulo prismático, assenta-se uma pequena esfera platinada de tamanho médio. O projeto é de autoria do designer austríaco Hans Donner, criador de diversos logotipos da emissora desde 1975. Segundo ele, a esfera representa o mundo, e o retângulo, uma tela de televisão que exibe o próprio mundo. Segundo Hans Donner, foi elaborado especialmente para homenagear a chegada da televisão digital brasileira aberta. O primeiro foi em 1965, que era uma estrela de 4 pontas, mas em 1966 foi modificado para o anel. Em 1969, foram formados 9 anéis, que significava as 9 emissoras afiliadas da época, ao lado do anel. Mas o anel de 1966, sem os anéis das afiliadas, continuou a ser usado até 1976. O primeiro original do logotipo atual em 1976 o mesmo desse, mas era todo azul e sem fundo, a partir de 1980 foi modificado para cor cinza e o azul apareceu em 1981 pela última vez.
  8. 8. Rede Globo 6 A partir de 1985, em comemoração aos 20 anos da emissora, seu logotipo era o número 20 com as duas pontas com a logomarca da Globo. Em 1986, surgiu o logotipo com fundo e quase igual o atual, mas em cor preto. Em 1990, em comemoração aos 25 anos, foi colocado a formação de um 25 no ar e o Globo se encaixando no meio, enquanto o 25 girava. Em 1992, o logotipo passou a ter efeitos tridimensionais, que era a novidade da época, e em 1995, aos 30 anos da emissora, foi o logotipo da Globo de lado com o retângulo e a bola média simbolizando o número 0 e do lado esquerdo formou o 3. Em 1996, o logotipo surgiu cheio de brilho e esse brilho foi tirado do logotipo em 2000. Com os 40 anos em 2005, veio a marca branca e o número 4 junto, simbolizando os 40 anos, e em 2008, já é mais atual, e a esfera média, para Hans Donner, o logotipo parece sorrindo, mas o formato central tem a ver com a alta definição e a tela ser mais larga. Cobertura São, ao todo, 122 emissoras (sendo 5 emissoras próprias e 117 emissoras afiliadas), além da transmissão no exterior pela TV Globo Internacional e de serviço mediante assinatura no país. A Globo é transmitida em áreas metropolitanas através de um número de estações de propriedade e operadoras, incluindo a Globo-RJ (Rio de Janeiro), a Globo-SP (São Paulo), Globo-DF (Brasília), Globo-MG (Belo Horizonte) e a Globo-NE (Recife). A programação também é levada para outras regiões do Brasil por 147 redes afiliadas, de propriedade de empresas de terceiros. A Rede Globo através de sinal terrestre cobre 98,53% do território do Brasil, além de cobrir seu sinal por cabo através de todas as afiliadas, e também por TV paga via satélite, em parceria com as principais afiliadas, além de ter cobertura 100% nacional através de antena parabólica.[3] Distribuição internacional A Rede Globo Internacional opera canais de televisão por satélite em todo o mundo, inclusive nas Américas, Oceania, Europa, Oriente Médio, África e Japão, trazendo uma mistura de entretenimento, notícias e programação esportiva provenientes dos canais TV Globo, GNT, Globo News, Canal Viva, Canal Futura e SporTV para brasileiros e outras pessoas que falam português (lusófonos). Duas fontes distintas alimentam a programação internacional ao vivo e diretamente para os telespectadores do mundo a partir do centro da rede de transmissão localizado no Rio de Janeiro, a TV Globo Internacional Europa/África/Oriente Médio e a TV Globo Américas/Oceania.[27] Um terço da TV Globo Internacional Ásia é originária do Japão pelo IPC[28] e baseia-se em material gravado no início do dia da TV Globo Américas/Oceania, que é repetido em uma programação mais apropriada para o fuso horário do Extremo Oriente. Desde 2007, a TV Globo também opera um canal premium que se origina a partir de Lisboa, Portugal, chamado TV Globo Portugal. A TV Globo Portugal é diferente da alimentação da TV Globo na Europa devido a acordos contratuais com outras redes de televisão portuguesas, principalmente a SIC, que detém primeiro direitos para usar parte da programação da TV Globo, como as novelas. A TV Globo Internacional nos Estados Unidos é feita tanto pelo serviço de satélite (Dish Network, DirecTV) (que também oferece o canal da Globosat de futebol brasileiro Premiere Futebol Clube) e por cabo (Comcast em Miami, Boston e New Jersey; RCN em Boston e Atlantic Broadband em Atlanta). No Canadá, está disponível através de Rogers Cable e pela NexTV, serviço de IPTV. No México e em outros países latino-americanos pode ser vista no satélite SKY.[29] A TV Globo Internacional é transmitida na Austrália e na Nova Zelândia através da UBI World TV.
  9. 9. Rede Globo 7 Internet Globo.com é o portal de internet da empresa e tem uma grande biblioteca de vídeos históricos, além de fornecer parte do conteúdo atual gravado, noticiários de TV ao vivo e shows especiais, como o Big Brother Brasil. Também difundiu os jogos da Copa do Mundo FIFA de 2006 em 480i e 480p. O portal também oferece acesso aos produtos de grande conglomerado de mídia como revistas, jornais e rádio ao vivo. O domínio atraiu pelo menos 1,8 milhões de visitantes anualmente, até 2008, segundo um estudo do Compete.com[30] e, atualmente, é classificado como o 87º site mais acessado no mundo, segundo o Alexa.[31] Críticas Por ser a maior rede de televisão do Brasil e uma das maiores do mundo, a Rede Globo constantemente sofreu críticas sobre a sua influência relativamente forte na sociedade brasileira. Bibliografia • Valério Cruz Brito; César Ricardo Bolano. Rede Globo: Quarenta ano de poder e hegemonia (em Português). [S.l.: s.n.]. • Genésio Lopes. O Super Poder: O Raio X da Rede Globo (em Português). [S.l.: s.n.]. • Romero Costa Machado. Afundação Roberto Marinho (em Português). [S.l.: s.n.]. • Daniel Herz. A História Secreta da Rede Globo (em Português). [S.l.: s.n.]. • Luís Carlos Cabral. O Nacioanl: Rede de Intrigas (em Português). [S.l.: s.n.]. Ligações externas • Página oficial [32] (em português) • Organizações Globo [33] (em inglês) • Globo Internacional [34] (em português) • Globo TV International [35] (em português, em inglês e em espanhol) • Rede Globo [36] (no Twitter) Referências [1] TV Globo e Você (http:/ / redeglobo. globo. com/ TVG/ 0,,9648,00. html) [2] http:/ / redeglobo. globo. com/ [3] Globo Network Institutional (http:/ / redeglobo. globo. com/ TVG/ 0,,9648,00. html) (em português). Organizações Globo. Página visitada em 19 de novembro de 2007. [4] Estagiar (http:/ / estagiar. globo. com/ conhecendo. jsp) (em português). Organizações Globo. Página visitada em 19 de novembro de 2007. [5] BRAZIL - The Museum of Broadcast Corporations (http:/ / www. museum. tv/ eotvsection. php?entrycode=brazil). Página visitada em 30 de maio de 2011. [6] About Rede Globo no estudo Donos da mídia (http:/ / donosdamidia. com. br/ rede/ 4023). [7] sobre TV - Rede Globo (http:/ / www. tudosobretv. com. br/ histortv/ tv60. htm:Televisão:Tudo). [8] Microfone: Rede Globo (http:/ / www. microfone. jor. br/ hist_globo. htm). [9] JIMENEZ, Keila (25 de março de 2010). Globo fatura 7 bilhões em 2009. Caderno 2. Jornal O Estado de S.Paulo [10] O Ébrio (http:/ / memoriaglobo. globo. com/ Memoriaglobo/ 0,27723,GYN0-5273-223564,00. html) (em português). Memória Globo. Globo.com. Página visitada em 28 de janeiro de 2011. [11] SOUZA, pp.177-178 [12] O Rei dos Ciganos (http:/ / memoriaglobo. globo. com/ Memoriaglobo/ 0,27723,GYN0-5273-223568,00. html) (em português). Memória Globo. Globo.com. Página visitada em 28 de janeiro de 2011. [13] A Sombra de Rebecca (http:/ / memoriaglobo. globo. com/ Memoriaglobo/ 0,27723,GYN0-5273-223570,00. html) (em português). Memória Globo. Globo.com. Página visitada em 28 de janeiro de 2011. [14] Anastácia, a Mulher sem Destino (http:/ / memoriaglobo. globo. com/ Memoriaglobo/ 0,27723,GYN0-5273-223571,00. html) (em português). Memória Globo. Globo.com. Página visitada em 28 de janeiro de 2011.
  10. 10. Rede Globo 8 [15] Maia, Maria Carolina. Em Insensato Coração, Gilberto Braga tem seu momento mais Manoel Carlos (http:/ / veja. abril. com. br/ noticia/ celebridades/ em-insensato-coracao-gilberto-braga-tem-seu-momento-mais-manoel-carlos) (em português). [16] Ricco, Flávio (17 de janeiro de 2011). Globo ganha audiência com mudanças de horário (http:/ / televisao. uol. com. br/ colunas/ flavio-ricco/ 2011/ 01/ 17/ globo-ganha-audiencia-com-mudancas-de-horario. jhtm) (em português). Coluna do Flávio Ricco. UOL Televisão. Página visitada em 23 de janeiro de 2011. [17] Rosinha do Sobrado (http:/ / memoriaglobo. globo. com/ Memoriaglobo/ 0,27723,GYN0-5273-223558,00. html) (em português). Memória Globo. Globo.com. Página visitada em 28 de janeiro de 2011. [18] Meu Pedacinho de Chão (http:/ / memoriaglobo. globo. com/ Memoriaglobo/ 0,27723,GYN0-5273-223592,00. html) (em português). Memória Globo. Globo.com. Página visitada em 28 de janeiro de 2011. [19] Redação G1 (27 de setembro de 2010). Nova novela das 18h, ‘Araguaia’ estreia nesta segunda-feira (http:/ / g1. globo. com/ pop-arte/ noticia/ 2010/ 09/ nova-novela-das-18h-araguaia-estreia-nesta-segunda-feira. html) (em português). G1. Globo.com. Página visitada em 28 de janeiro de 2011. [20] Ilusões Perdidas (http:/ / memoriaglobo. globo. com/ Memoriaglobo/ 0,27723,GYN0-5273-222881,00. html) (em português). Memória Globo. Globo.com. Página visitada em 29 de janeiro de 2011. [21] Sinal de Alerta (http:/ / memoriaglobo. globo. com/ Memoriaglobo/ 0,27723,GYN0-5273-230612,00. html) (em português). Memória Globo. Globo.com. Página visitada em 29 de janeiro de 2011. [22] A última novela das dez da Rede Globo (http:/ / www. thtv. com. br/ colunas/ index. asp?id=2633) (em português). Tele História (4 de maio de 2008). Página visitada em 29 de janeiro de 2011. [23] Eu Prometo (http:/ / memoriaglobo. globo. com/ Memoriaglobo/ 0,27723,GYN0-5273-235794,00. html) (em português). Memória Globo. Globo.com. Página visitada em 29 de janeiro de 2011. [24] Araponga (http:/ / memoriaglobo. globo. com/ Memoriaglobo/ 0,27723,GYN0-5273-229579,00. html) (em português). Memória Globo. Globo.com. Página visitada em 29 de janeiro de 2011. [25] UOL Notícias: Ibope de novelas desaba na Globo. noticias.uol.com.br. Página visitada em 2009-05-26. (http:/ / noticias. uol. com. br/ ooops/ ultnot/ 2008/ 09/ 18/ ult2548u604. jhtm). [26] Roberto Marinho (7 de outubro de 1984). Julgamento da Revolução (http:/ / memoriaglobo. globo. com/ Memoriaglobo/ upload/ concessoes_foto1. html). O Globo. Página visitada em 17 de junho de 2011. [27] http:/ / broadcastengineering. com/ infrastructure/ tv-globo-places-media-0902 [28] http:/ / www. ipcdigital. com/ [29] Assine Globo Internacional (http:/ / tvglobointernacional. globo. com/ Mapas. aspx?id_area=3& id_assine=13). TV Globo Internacional. [30] Globo attracts almost 2 m visitors online yearly (http:/ / siteanalytics. compete. com/ globo. com?metric=uv) [31] globo.com - Traffic Details from Alexa (http:/ / www. alexa. com/ data/ details/ traffic_details/ Globo. com) [32] http:/ / redeglobo. globo. com [33] http:/ / globopar. globo. com [34] http:/ / tvglobointernacional. globo. com/ [35] http:/ / www. globotvinternational. com/ [36] http:/ / twitter. com/ rede_globo
  11. 11. Rede Record 9 Rede Record Rede Record Rádio e Televisão Record S/A Informação geral Gênero/TipoPaísFundaçãoFundadorPertence aProprietárioAntigo ProprietárioPresidenteVice-presidenteCidade de origemSedeEstúdiosSloganFormato de vídeoCoberturaEmissoras própriasEmissoras afiliadasCobertura internacionalPágina oficial Disponibilidade aberta e gratuita Analógico Digital Disponibilidade por satélite GVT TV Oi TV SKY Brasil Telefônica TV Digital Via Embratel StarOne C2 Disponibilidade por cabo NET TVA TVA HDTV naxoo (Suíça) Portal Televisão · Projeto Televisão Rede de televisão comercial Brasil27 de setembro de 1953Paulo Machado de CarvalhoCentral Record de ComunicaçãoEdir Macedo (90%), Ester Bezerra (10%)[1] Paulo Machado de Carvalho, Silvio SantosAlexandre RaposoHonorilton GonçalvesSão Paulo, SP São Paulo, SP São Paulo, SP Teatro Record Rua da Várzea, 240, Barra Funda Rio de Janeiro, RJ RecNov Estrada dos Bandeirantes, 23.505, Vargem GrandeTV de Primeira. BR BR Agora é a vez da Record. 480i (SDTV) 1080i (HDTV) 77,3% do território nacional[2] Bauru Belém Belo Horizonte Brasília
  12. 12. Rede Record 10 Campos dos Goytacazes Goiânia Porto Alegre Ribeirão Preto e Franca Rio de Janeiro Salvador Santos São José do Rio Preto São Paulo MacapáLista de emissoras África América do Norte América do Sul Ásia (parcialmente) Europawww.rederecord.com.br [3] Canal 7 (São Paulo, Curitiba, São José do Rio Preto e Palmas) Canal 13 (Rio de Janeiro, Campina Grande, Ribeirão Preto e Araçatuba) Canal 12 (Campos dos Goytacazes e João Pessoa) Canal 5 (Salvador) Canal 4 (Recife, Manaus, Goiânia, Florianópolis e Bauru) Canal 8 (Brasília, Fortaleza e Aracaju) Canal 2 (Belo Horizonte e Porto Alegre) Canal 10 (Belém , Macapá e Teresina) Canal 11 (Maceió e Campo Grande) Canal 9 (Londrina) Canal 6 (Campinas, São Luís e Vitória) Canal 22 (Bragança) Canal 27 (São Carlos) Canal 60 (Araçatuba) Canal 17 (Manaus e João Pessoa) Canal 18 (Goiânia) Canal 20 (São Paulo) Canal 21 (Salvador e Porto Alegre) Canal 22 (Belém) Canal 23 (Brasília) Canal 28 (Belo Horizonte, Campinas e Uberlândia) Canal 30 (Florianópolis e Porto Velho) Canal 32 (Campo Grande, Fortaleza e Natal) Canal 34 (Teresina e Curitiba) Canal 35 (Aracaju) Canal 36 (São Luís) Canal 38 (Cuiabá e Vitória) Canal 39 (Rio de Janeiro) Canal 43 (Maceió) Canal 221 Canal 13 Canal 7 Canal 223 Canal 15 Banda C: 3854 MHz Banda L: 1296 MHz Polarização: Vertical Filtro BW: 27 MHz Canal 19 (São Paulo e Brasília) Canal 24 (Rio de Janeiro) Canal 16 (Belo Horizonte)
  13. 13. Rede Record 11 Canal 16 (Goiânia) Canal 11 (Londrina) Canal 7 Canal 307 Canal 268 Rede Record é uma rede de televisão aberta brasileira fundada por Paulo Machado de Carvalho, em 1953, sendo a mais antiga emissora de TV em atividade no país. No final da década de 1980, a emissora, que antes pertencia a Paulo Machado de Carvalho e Silvio Santos, foi vendida ao bispo-empresário Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.[4] [5] [6] [7] A partir de 2007 [8] , se consolidou como a segunda maior audiência da televisão brasileira. O Estádio do Pacaembu, em São Paulo, leva o nome, desde 1961, de Paulo Machado de Carvalho, fundador da emissora.[9] Sua sede está localizada no bairro da Barra Funda, na cidade de São Paulo. Possui um núcleo de teledramaturgia sediado no bairro de Vargem Grande, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, conhecido como RecNov, sendo este o segundo maior núcleo televisivo da América Latina. História A TV Record estreou no dia 27 de setembro de 1953 às 20:52, com um programa musical apresentado por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo.[10] Nesse início de operações, a TV exibia programas musicais (dentre os quais, com célebres como Nat King Cole, Charles Aznavour, Ella Fitzgerald e Marlene Dietrich), esportivos, teatrais, humorísticos e informativos.[10] Em 1954, entrou no ar o primeiro seriado produzido no Brasil, "Capitão 7", estrelado por Ayres Campos e Idalina de Oliveira, o seriado ficou no ar até 1966. Em 1954, foi criado o programa "Mesa redonda", apresentado por Geraldo José de Almeida e Raul Tabajara. Em 1955, entrou no ar, "Grande Gincana Kibon", sendo apresentado por dezesseis anos.[10] A partir de 1955 passou a integrar, junto com a TV Rio, pertencente ao primo de seu proprietário João Batista do Amaral, as Emissoras Unidas, criando um elo entre as duas emissoras que permitiriam futuramente a troca de produções entre elas.[10] Em 18 de setembro de 1955, aniversário de 5 anos da televisão brasileira, a Record foi a primeira emissora brasileira que fez uma transmissão externa de um jogo de futebol, a partida jogada no Estádio Vila Belmiro e transmitida pela emissora foi entre Santos, que venceu por 3 a 1 o Palmeiras.[10] A TV Record foi a primeira emissora a fazer uma transmissão, ao vivo, do Grande Prêmio de Turfe do Brasil, diretamente do Jóquei Clube do Rio de Janeiro.[10] Em 2010 a Rede Record obteve R$ 2,7 bilhões de faturamento, exatos 25% a mais em relação a 2009.[carece de fontes?] Problemas judiciais Edir Macedo também foi denunciado pelo Ministério Público por importação fraudulenta de equipamentos e uso de documento público falso e um processo foi aberto pela Justiça Federal.[11] Com a decisão da 4ª Vara Federal Criminal de São Paulo, além de Macedo responderam ao processo o ex-vice-presidente da emissora, bispo Honorilton Gonçalves; o diretor-presidente, João Batista Ramos da Silva; o diretor-superintendente, Demerval Gonçalves; e os ex-diretores Carlos Orlando Gomes Clemente, Rodolpho Mario Carvalho Lopes e Paulo Roberto Vieira Guimarães.[11] Em 1998 a Receita Federal concluiu procedimento de fiscalização em um lote de equipamentos para TV e rádio importados pela Record e apreendeu uma carga de 1,7 toneladas de aparelhos para radiodifusão cujas notas não foram devidamente comprovadas.[11] A empresa apresentou, após a apreensão, uma cópia autenticada da declaração de importação no valor total de US$ 513 mil e com 19 itens. Entretanto, em 1996, a própria emissora havia apresentado aos inspetores da Receita uma outra nota, de US$ 211 mil e 14 itens.[11] Com base nos documentos
  14. 14. Rede Record 12 enviados pela Receita Federal, o procurador da República André Libonati ofereceu em 2000 denúncia contra Macedo e mais seis diretores da Record.[11] Segundo o Ministério Público, Macedo alega que não tem participação direta no dia-a-dia da Record e que não tinha conhecimento da importação dos equipamentos.[11] Em 2011 a empresa foi condenada a pagar 200 mil reais ao um promotor por danos morais.[12] Record Internacional A Record Internacional está presente em 150 países e leva programas que são um grande sucesso no Brasil.A Record Internacional contêm 9 canais que levam sinal digital pelo mundo e 17 emissoras.[13] A emissora e também afiliada a CNN International.[14] Na África, a Record está em Angola, Moçambique, Uganda, Cabo Verde, Guiné Bissau e Madagascar.Em Moçambique, a TV Miramar, que faz parte da Record Internacional, tem 10 emissoras e que tem diversos programas locais de grande sucesso. Adicionalmente, a emissora tem é transmitida para toda a Ásia, sendo que essa cobertura é feita por 2 satélites: Asiasat 2 e Jsat.[13] Nos Estados Unidos, a cobertura é feita pelos satélites NSS-806 e EchoStar e é distribuída pela Comcast e pela Dish Network. Na Europa, a Record é a única TV brasileira disponível sem nenhum pagamento de assinatura. A cobertura atinge todos os países da Europa.[13] Ligações externas • Página oficial [3] • TV Record Europa [15] • R7 [16] • Twitter oficial [17] Referências [1] " Igreja controla maior parte de TVs do país (http:/ / www1. folha. uol. com. br/ folha/ brasil/ ult96u373563. shtml)". Folha online. . (página da notícia visitada em 19 de julho de 2010) [2] http:/ / romanegocios. com. br/ celebridades-e-tv/ 18205-sbt-tem-a-segunda-maior-cobertura-nacional-com-vantagem-acima-da-record [3] http:/ / rederecord. r7. com [4] A respeito das crendices em torno dos crentes (http:/ / www. unicamp. br/ unicamp/ unicamp_hoje/ ju/ maio2006/ ju322pag4a. html) [5] Bispo Macedo vai para o ataque (http:/ / odia. terra. com. br/ rio/ htm/ geral_128645. asp) [6] Ao lado de Lula, Edir Macedo ataca Globo em lançamento de TV (http:/ / www. estadao. com. br/ nacional/ not_nac57599,0. htm) [7] ONG representará contra a Record News (http:/ / terramagazine. terra. com. br/ interna/ 0,,OI1957348-EI6578,00. html) [8] Folha (http:/ / www1. folha. uol. com. br/ folha/ ilustrada/ ult90u69434. shtml) [9] Paulo Machado de Carvalho (http:/ / www. memorialdafama. com/ biografiasMP/ PauloMachadodeCarvalho. html). [10] História (http:/ / rederecord. r7. com/ historia. html). Página visitada em 29 de março de 2011. [11] Justiça abre processo contra Edir Macedo por importação irregular (http:/ / www1. folha. uol. com. br/ folha/ dinheiro/ ult91u105228. shtml) (shtml) (em português). Folha de S. Paulo. Página visitada em 13 de fevereiro de 2011. [12] Record é condenada a pagar R$ 200 mil a promotor por danos morais (http:/ / portalimprensa. uol. com. br/ noticias/ brasil/ 44128/ record+ e+ condenada+ a+ pagar+ r+ 200+ mil+ a+ promotor+ por+ danos+ morais/ ), acessado em 7 de setembro de 2011 [13] Record Internacional (http:/ / recordinternacional. r7. com/ noticias/ detalhes/ conheca-a-empresa-20101026. html). Página visitada em 29 de março de 2011. [14] " 11 children, gunman killed in Brazil school shooting (http:/ / edition. cnn. com/ 2011/ WORLD/ americas/ 04/ 07/ brazil. school. shooting/ index. html)" (em inglês). cnn.com. . (página da notícia visitada em 07/04/2011) [15] http:/ / www. recordeuropa. com/ [16] http:/ / www. r7. com [17] http:/ / www. twitter. com/ TVRecord
  15. 15. RedeTV! 13 RedeTV! RedeTV! TV Ômega Ltda Logotipo da Emissora Informação geral Gênero/Tipo Rede de televisão comercial País Brasil Fundação 15 de novembro de 1999 Fundador Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho Pertence a Grupo TeleTV Proprietário Amilcare Dallevo Presidente Amilcare Dallevo Cidade de origem Rio de Janeiro, RJ Sede Osasco, SP Estúdios Osasco, SP Av. Presidente Kennedy, 2869 Vila São José - Osasco - SP CEP: 06298-190 Slogan Em rede com você. A primeira em tecnologia HD e 3D. Formato de vídeo 1080i (HDTV) Cobertura [1] 84% do território brasileiro Emissoras próprias São Paulo Rio de Janeiro Belo Horizonte Fortaleza Recife Emissoras afiliadas TV Brasília TV Pampa TV Arapuan RedeTV! Rondônia RedeTV! Manaus RedeTV! Vitória/Vila Velha TV Cidade Lista de emissoras Nomes anteriores Rede Excelsior, Rede Tupi, Rede Manchete e TV!
  16. 16. RedeTV! 14 Página oficial [2] www.redetv.com.br Disponibilidade aberta e gratuita Analógico 14 UHF (João Pessoa) 09 VHF (São Paulo) 06 VHF (Rio de Janeiro) 22 UHF (Araçatuba) 04 VHF (Belo Horizonte) 06 VHF (Recife) 02 VHF (Fortaleza) 49 UHF (Curitiba) 20 UHF (Maceió) 18 UHF (Manaus) 04 VHF (Porto Alegre) 22 UHF (Santa Bárbara d´Oeste) 02 VHF (Fortaleza) Digital 29 UHF (São Paulo) 21 UHF (Rio de Janeiro) 25 UHF (Belo Horizonte) 19 UHF (Recife) 34 UHF (Fortaleza) 26 UHF (Porto Alegre; em implantação) Disponibilidade por satélite GVT TV Canal 224 Nossa TV Canal 18 (Rio de Janeiro) SKY Brasil Canal 22 Telefônica TV Digital Canal 224 StarOne C2 Banda L: 1370 MHz Banda C: 3780 MHz Polarização Vertical Filtro BW: 27 MHz Disponibilidade por cabo NET Canal 22 (Campo Grande) Canal 15 (Brasília) Canal 21 (João Pessoa) Canal 19 (Manaus) TVA Canal 09 (São Paulo) Canal 06 (Rio de Janeiro) NET HDTV Canal 521 (João Pessoa) Canal 506 (Rio de Janeiro) TVA HDTV Canal 309 Portal Televisão · Projeto Televisão RedeTV! é uma rede brasileira de televisão, com sede em São Paulo e emissoras próprias no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, Recife e Fortaleza. A sede da RedeTV! encontra-se no CTD - Centro de Televisão Digital, situado em Osasco, na Grande São Paulo.[3] Entrou no ar no dia 15 de novembro de 1999. É a mais jovem rede de televisão aberta, entre as 5 maiores redes do Brasil. A programação da emissora é voltada principalmente ao entretenimento, com diversos programas direcionados a segmentos específicos: humorísticos, talk shows, jornalísticos, esportivos, séries, programas de entrevista e
  17. 17. RedeTV! 15 femininos. História Concessões A RedeTV! surgiu em 1999 apostando na tecnologia e em estratégias de mercado diferenciadas. Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho foram os únicos sócios da emissora até maio de 2011. Os equipamentos e o acervo da antiga TV Manchete foram assumidos pelo grupo empresarial Hesed Participações antes mesmo da emissora mudar de nome (TV! e posteriormente de maneira definitiva RedeTV!). Os proprietários da RedeTV! alegavam nunca terem assumido o compromisso de assumir o passivo trabalhista da TV Manchete. Existia decisões judiciais a favor e contra este posicionamento dos donos da RedeTV!.[4] [5] O Supremo Tribunal Federal (STF) analisou este impasse jurídico[6] e em outubro de 2009, STF emitiu a decisão final, que a RedeTV! não tem responsabilidade sobre a dívida trabalhista da antiga Manchete com seus funcionários. As concessões da TV Manchete estavam vencidas e o Governo Federal realizou a transferência direta das mesmas para a RedeTV!. Tal decisão foi confirmada pelo Congresso Nacional mediante e condicionada a assunção e liquidação da dívida de R$ 243 milhões com a União (Receita Federal, INSS, FGTS, etc…) da antiga TV Manchete Ltda. A RedeTV! gera mais de 1500 empregos diretos e mais de 2500 indiretos, sendo a primeira rede de televisão a exibir em São Paulo a sua programação em formato digital de televisão. A história da RedeTV! começa quando as cinco concessões da Rede Manchete começaram a ser novamente vendidas por Pedro Jack Kapeller, o "Jaquito", sobrinho de Adolpho Bloch, falecido em 19 de novembro de 1995, aos 87 anos, e principal herdeiro da empresas do Grupo Bloch, após as tentativas fracassadas em 1992 e 1999, quando a rede enfrentou as graves crises de 1991 e 1998. Em 2 de maio de 1999, o empresário Amilcare Dallevo, presidente da organização grupo paulista TeleTV, que opera o sistema de ligações interativas com sorteios pela televisão por meio do prefixo 0900, a qual operava o "Tele 900", assina o contrato para transferência direta das Concessões mediante a assunção do passivo acima e outras obrigações. Hoje, o passivo total do Grupo TV Omega já ultrapassa R$ 400 milhões. Em 8 de maio, depois de várias reuniões, num acordo acompanhado pelo Ministério das Comunicações, as emissoras foram adquiridas pela TV Ômega, do Dallevo Júnior. A transação ocorreu dez dias antes do prazo final para a renovação das concessões, que estavam vencidas desde 1996. Se até 18 de maio de 1999, a TV Manchete não tivesse pagado boa parte de suas dívidas, seria liquidada e definitivamente extinta. Em 9 de maio, a TV Manchete é vendida ao grupo TeleTV. A empresa vai pagar passivos de R$ 330 milhões, cancelando as demissões feitas em 1998 e investindo 100 milhões de dólares nos próximos 12 meses. No dia 10 de maio, a TV Manchete passa a se chamar TV!. A última transmissão oficial da emissora, com o nome Manchete, é a final do Torneio Masters Series de Roma daquele ano, vencido por Gustavo Kuerten, a partir daí a Rede Manchete passava a se chamar TV! e posteriormente RedeTV!. A TV Ômega tem concessões das antigas redes da Manchete no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza e Belo Horizonte. Dallevo Júnior transferiu a sede da emissora para a cidade de Barueri em São Paulo. Pode-se dizer que a RedeTV! é sucessora das extintas TV Tupi e TV Excelsior, e também principalmente da Rede Manchete, pois as concessões haviam sido originalmente da TV Tupi — no Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza — e da TV Excelsior, com apenas uma concessão em São Paulo. Essas concessões haviam sido dadas à TV Manchete e transferidas para a TV Ômega. Todas elas vencerão em 2011.
  18. 18. RedeTV! 16 TV! Extra-oficialmente, a RedeTV! entrou no ar no dia 10 de março de 1999, exibindo as atrações que restavam da Rede Manchete com o nome TV!, apesar do nome RedeTV! já ser divulgado nas grades de programação dos jornais. No jornal Folha de S. Paulo, por exemplo, o nome RedeTV! foi veiculado pela primeira vez na grade de programação do dia 16 de junho de 1999[7] , mas ocilando entre os nomes RedeTV! e Rede Manchete nas edições seguintes do jornal, até a inauguração definitiva da rede. A grade consistia em televendas. O telejornal Primeira Edição substituiu o Jornal da Manchete. Às 22 horas, era a vez da reprise da telenovela Pantanal, que já estava em seu término. Às 22h50min era transmitido o Clip Show, no lugar do Manchete Clip Show, com duração de uma hora, e Amilcare Dallevo logo a seguir programas independentes eram exibidos, com destaque para Presidente da RedeTV!. Estilo Ramy, que logo encerrava a programação às 2h00min. Aos domingos havia o esportivo Toque de Bola. Aos poucos essas atrações que restaram da Manchete foram saindo do ar, ficando apenas o Clip Show e o Primeira Edição, além do Business, que continuou no ar mesmo com a troca do nome da rede (TV! e depois RedeTV!), alterando o nome para Show Business. Foram também exibidas séries japonesas entre 23h00min e 0h00min, para depois programas independentes seguirem a programação até as 2h00min. Inauguração da RedeTV! Na madrugada do dia 12 de novembro de 1999, a TV! encerrava a programação para por no ar a seguinte mensagem: "Faltam 3 dias para a inauguração da nova rede de televisão brasileira", com um fundo verde e logomarca da RedeTV!, o tempo de contagem regressiva — com hora, minuto, segundo e milésimo de segundo — para inauguração às 7h00min do dia 15, embora colocasse comerciais de programas a cada 15 ou 30 minutos da própria emissora. No dia 13 de novembro, a frase muda para "Faltam 2 dias para a inauguração da nova rede de televisão brasileira". No dia 14 de novembro, a frase muda novamente para Falta 1 dia para a inauguração da nova rede de televisão brasileira. Nos dias 14 e 15, aparecia o texto "É hoje a inauguração da nova rede de televisão brasileira".[8] Às 6h59min32s do dia 15 de novembro de 1999, sem nenhuma cerimônia e repentinamente, apareceu o comercial da série estadunidense I Dream of Jeannie, com duração de 30 segundos. Depois, em seguida, apareceu a logomarca da RedeTV! com a abertura do telejornal Brasil TV!, com duração de 30 minutos, sendo o primeiro programa televisivo da emissora. Sendo assim esse dia, a inauguração oficial da RedeTV!.
  19. 19. RedeTV! 17 1999-2000 A lista de programas de segunda a sexta-feira e nos fins de semana era: • Brasil TV!, telejornal matutino, apresentado por Júlio Mosquéra. • RTV!, programa jornalístico exibido até 2003, apresentado por Cláudia Barthel e Florestan Fernandes, Jr.[9] • Interligado, transmititido das 19h00min às 20h00min, apresentava videoclipes musicais, que eram apresentados por Fernanda Lima. Em 2000 o programa muda de horário, para 18h00 às 19h00min, e posteriormente passa a ser apresentado por Fabiana Saba.[9] [10] • A Casa é Sua, que no início era apresentado por Valéria Monteiro[9] e de 2000 até 2002, foi apresentado por Sônia Abrão. • Galera na TV, programa infantil que durou até metade de 2000, que ia ao ar às 18-19h.[9] • TV Fama, transmitido nas primeiras semanas da RedeTV!, e saindo do ar ainda em 1999. Voltou em 2000 e é transmitido até hoje, às Luciana Gimenez se torna uma nova 19h45.[9] apresentadora da RedeTV! ao apresentar o • As séries Jeannie é um Gênio e A Feiticeira — com 30 minutos programa Superpop. cada — eram exibidas das 20h00min às 21h00min. Foram transmitidas pela emissora até a metade de 2000.[9] • Friends, entrava no ar todas as segundas às 22h30min com uma hora de duração, sendo transmitido até final de 2000.[9] • Das 21h00min às 21h45min, era exibido o Jornal da TV!. Das 21h45 às 22h, o TV Economia, que ficou sendo exibido até 2000.[9] • Superpop, transmitido às 20h00min, que no inicío era apresentado por Adriane Galisteu.[9] [11] Atualmente é exibido às 22h por Luciana Gimenez.[12] • Cine Total, exibido de terça à sexta, às 22h30. Sessão interativa onde o telespectador escolhe qual filme deseja assistir via telefone, com apresentação do crítico de cinema Rubens Edwald Filho. [9] • TV Escolha, exibido somente aos domingos, onde três filmes eram exibidos nas tardes entre 14h00min e 20h00min, com o sorteio de dois filmes em cada sessão. Foi transmitido até 2003, com apresentação do crítico de cinema Rubens Edwald Filho.[13] [14] • Bola na Rede, uma mesa-redonda também exibido somente aos domingos, que no início era apresentado por Juca Kfouri, posteriormente substituído pelo jornalista Roberto Avallone e atualmente é apresentado por Fernando Vanucci.[15] • Leitura Dinâmica, um jornalístico semanal antigamente apresentado por Milton Jung.[9] • Em 2000, a rede trouxe a jornalista Marília Gabriela e o apresentador e repórter Otávio Mesquita, lançando os programas Gabi e Perfil 2000. Na noite do dia 15 de novembro, a rede comemorou um ano no ar com uma festa, que foi transmitida ao vivo.[16]
  20. 20. RedeTV! 18 Década de 2000 2001 Em janeiro, o programa de clipes musicais Interligado, apresentado pela Fabiana Saba, passa a ser programa de competição e muda de nome para Interligado Games.[17] O programa foi extinto em 2003. Após os atentados de 11 de setembro, a rede começa a seguir o modelo das emissoras internacionais da CNN, dos Estados Unidos, e Al Jazira do Catar. A RedeTV! começa a inserir mensagens na parte inferior da tela, para que telespectadores lessem um resumo do que estava sendo exibido no momento. No mês de junho, estreou o programa Noite Afora.[18] O programa tinha grande repercussão e audiência, chegando a se manter na vice-liderança noturna. Apresentado por Monique Evans, trazia matérias e entrevistas de conteúdo sensual, sempre se encerrando com um strip-tease parcial.[19] No início de 2004, o programa saiu do ar.[20] 2002 Estreou o programa semanal Eu Vi na TV de João Kléber. Inicialmente, o programa chamava-se Você na TV. Em novembro de 2005, após o canal acatar decisão da Justiça de não exibir mais pegadinhas e o Teste de Fidelidade, o programa teve de ser tirado do ar.[21] Foram extintos os programas Perfil 2000, apresentado por Otávio Mesquita, e o Gabi, comandado por Marília Gabriela.[22] Entrou no ar o programa Late Show Viva Mundo, abordando assuntos como turismo, ecologia, entre outros. A atração foi transmitida até 2008, sob o comando de Luísa Mell.[23] Neste ano, a rede diminui o espaço dado às emissoras locais que retransmitem ou são afiliadas, geralmente com propagandas. A emissora começa a exibir novelas estrangeiras, com a estreia da sua primeira novela Yo soy Betty, la fea, uma trama colombiana exibida no horário nobre. Depois seguem-se outras atrações do gênero, como Pedro, El Escamoso, Gata Salvaje e Pasión de Gavilanes, exibidas até o final de 2003.[24] Em dezembro de 2004, a RedeTV! leva ao ar a reprise de Yo soy Betty, la fea, concorrendo com a reprise de Deus Nos Acuda do Vale a Pena Ver de Novo — programa da Rede Globo — e Pérola Negra, do SBT. Com o fim da reprise, a emissora deixou de exibir novelas desde 2006, especialmente no horário nobre, faixa hoje ocupada pelas TVs SBT e Record. Houve a estreia do programa Bom Dia Mulher no período da manhã, que até então o horário era ocupado por infomerciais.[25] Também estreou o telejornal Repórter Cidadão apresentado pelo jornalista Marcelo Rezende, permanecendo no ar até agosto de 2005. 2003 No mês de junho, a TV Brasília trocou a RedeTV! pelo Canal 21 (emissora do grupo Bandeirantes). Com isso, a RedeTV! deixou de ser assistida em sinal aberto em todo o Distrito Federal, e também pela televisão paga local — a Mais TV —, podendo ser assistida apenas pela DirecTV, pela SKY Brasil e via Antena Parabólica, através do sinal do Brasilsat B1, que em 2007, a emissora passou a utilizar o Brasilsat B4. Em 2005, o canal retornava a grade da NET por meio de uma repetidora instalada na cidade. O crescimento voltou com a afiliação da TV Pampa Porto Alegre, que trocava a TV Record pela RedeTV!. A TV Pampa voltou a transmitir a Rede Record, depois de pouco mais de sessenta dias transmitindo a RedeTV!. Microfone e canopla da RedeTV!. No jornalismo, a emissora une o TV Esporte e o RTV, formando o TV Esporte Notícias, apresentado por Fernando Vanucci e pela, no momento inexperiente, Renata Maranhão.
  21. 21. RedeTV! 19 Em junho, estreia o Almoço com os Artistas, apresentado por Faa Morena, que recebia com muita simpatia artistas renomados, e que marcava e alegrava as tardes de sábado. Em 28 de setembro, estreia o programa humorístico de sucesso da Rádio Jovem Pan FM, o Pânico na TV.[26] Ao final do ano, a RedeTV! negocia com a TopSports a transmissão de alguns eventos esportivos, nascendo assim o projeto Esporte Interativo. 2004 Depois da perda de duas importantes redes regionais, TV Pampa Porto Alegre e TV Brasília, a RedeTV! encontrou no final de 2003 e no início de 2004 um mercado favorável ao crescimento de sua cobertura geográfica. A capital gaúcha voltou a receber o sinal da RedeTV! através da TV Urbana — transmitindo no canal 55 UHF de Porto Alegre —, que desde 2007 passou a se chamar TV Cristal Porto Alegre. Em 19 de abril, entrou no ar o programa Tarde Quente apresentado por João Kleber. Em 11 de outubro, estreou o seriado diário Vila Maluca, que esteve no ar até 2006.[27] 2005 Em 15 de janeiro, o estilista Clodovil Hernandez é demitido da emissora por causa das diversas críticas a apresentadora Luisa Mell e integrantes do Pânico na TV. Clodovil move ação judicial alegando que a emissora o demitiu injustamente. Em 12 de novembro de 2008 a emissora foi condenada a pagar 1 milhão de reais de indenização.[28] No dia 28 de fevereiro, entrou no ar o telejornal RedeTV! Esporte, mostrando as principais informações do mundo esportivo. No período de 3 de abril a 19 de junho, foi exibido aos domingos Veículo de reportagem da RedeTV! Recife. o seriado Mano a Mano.[29] No mês de agosto, estreou o programa diário Encontro Marcado apresentado pelo Luiz Gasparetto, permanecendo no ar até junho de 2008.[30] Em 22 de agosto, o telejornal RedeTV! News substitui o extinto Jornal da TV!, ancorado primeiramente por Marcelo Rezende e, logo após sua saída, pelos jornalistas Augusto Xavier e Rita Lisauskas, e que permanece até hoje.[31] Após uma grande batalha judicial com a TopSports, a empresa de marketing esportivo ameaçou cortar o sinal da RedeTV!, se a emissora continuasse a transmitir a Liga dos Campeões da UEFA. Foi a cartada final para ganhar os direitos de transmitir o restante da temporada, e há quem diga que foi aí que a emissora começou a atravessar uma grave crise judicial. Hoje esta competição esportiva é transmitida pela Band, Rede Globo e TV Esporte Interativo. Em 14 de novembro, véspera do aniversário dos seis anos da emissora (15 de novembro), por uma decisão judicial, o sinal do canal 9 VHF de São Paulo foi desligado às 21 horas — 10 minutos depois do horário político — e a RedeTV! ficou por mais de 25 horas fora do ar. O sinal via a cabo ou satélite não foi interrompido, mesmo em São Paulo. A saída do ar da rede provocou manifestações da imprensa de rádios, emissoras de televisão, jornais e páginas de internet nos dias seguintes.
  22. 22. RedeTV! 20 A medida foi tomada porque a emissora descumpriu uma ordem judicial onde ela era obrigada a exibir um programa educativo produzido pelo Ministério Público e por ONGs, no lugar do Tarde Quente, uma atração vespertina apresentada por João Kléber que, segundo o Ministério Público, estimularia a homofobia e o preconceito contra homossexuais em "pegadinhas".[32] [33] Em 2002, a Revista Veja denunciou as pegadinhas, que segundo os jornalistas eram pura armação. Embora estivesse no ar via satélite, no período que ficou fora do ar, a RedeTV! exibiu apenas reprises em toda a sua programação, com exceção do departamento dos jornalísticos e esportivos, assim também como o programa TV Fama, que ficou de plantão nesse dia. A RedeTV! acatou a decisão e exibiu do dia 12 de dezembro de 2005 até o dia 20 de janeiro de 2006 o programa obrigatório Direitos de Resposta, em parceria com o Ministério Público e com ONGs de direitos humanos. A emissora dispensou João Kléber e tirou do ar seus programas (Tarde Quente e Eu Vi na TV ).[34] Quase sete anos após ter assumido os canais que antes perteciam à Rede Manchete de Televisão, no dia 29 de novembro os sindicatos dos radialistas e jornalistas de diversos estados do país encaminham ao presidente do Brasil (Luiz Inácio Lula da Silva) e também a diversos ministros o pedido de cassação das concessões da Rede Manchete, dadas à RedeTV!. Eles alegam que a emissora descumpre ordens judiciais que a colocam na condição de sucessora da extinta emissora (e, portanto, responsável por suas dívidas), não pagam salários atrasados, sonegam impostos, não pagam FGTS, desrespeitam leis que regulamentam as profissões de seus funcionários, entre outras queixas. O caso foi arquivado. Duas novas capitais começam a contar com o sinal da RedeTV!: a capital do Espírito Santo, (Vitória), que recebe as imagens através da RedeTV! ES, pelo canal 13 VHF; e a capital do Rio Grande do Norte (Natal), através da MultTV!, atual TV Independente, pelo canal 17 UHF. Brasília voltou a receber o sinal, diretamente do satélite e por televisão a cabo. 2006 Em 11 de março, o programa Almoço com os Artistas muda o nome para Ritmo Brasil, apresentado pela Faa Morena, que traz as tendências musicais de todo o Brasil.[35] Em 26 de abril, chega ao fim o programa A Casa é Sua, depois de mais de 5 anos no ar desde a estreia da emissora. No lugar da antiga atração, entra o novo programa A Tarde É Sua, com a jornalista Sônia Abrão, que já atuou na RedeTV! entre 1999 e 2002, substituindo Marisa Carnicelli.[36] Em 5 de junho, a cidade de Aracaju, capital de Sergipe, passou a contar com uma afiliada, porém operando somente na Televisão por Assinatura local, a TV Cidade. No dia 6 de junho, estrearam os blocos infantis TV Clubinho e TV Kids, dobrando a audiência da emissora nos horários dos blocos.[37] [38] O bloco TV Clubinho, focado no público pré-escolar, parou de ser transmitido em 2007. Em 26 de agosto, entrou no ar o programa esportivo Sábado Campeão, transmitindo lutas de boxe sob o comando de Luiz Alfredo. Depois entrou Cristina Lyra no comando.
  23. 23. RedeTV! 21 2007 Depois que a TV Record comprou a TV Guaíba em Porto Alegre, a TV Pampa Porto Alegre iniciou negociações para voltar a transmitir a RedeTV! e o contrato foi assinado em meados do mês de junho na entrega do prêmio People no festival de publicidade de Gramado. Nesse primeiro momento, somente a TV Pampa Porto Alegre foi sua afiliada, a TV Pampa Norte, Centro e Sul continuaram afiliadas à Rede Record até julho de 2008.[39] Em Salvador, a RedeTV! passou a ser transmitida pelo canal 18 UHF. Entre janeiro e fevereiro, vão ao ar duas atrações estadunidenses: o reality show The Contender e o seriado Desperate Housewives, que no mês de agosto ganhou uma versão brasileira intitulada Donas de Casa Desesperadas, atingindo bons índices de audiência na estreia.[40] No dia 3 de agosto, Goiânia começou a receber o sinal da RedeTV! no canal 49 UHF, através da retransmissão da Rede VTV, afiliada a Sede da TV Pampa, afiliada à RedeTV! em Porto RedeTV! em Santos, SP. Alegre, RS. No dia 16 de agosto, os sindicatos de trabalhadores radialistas e jornalistas (o FITERT e FENAJ) dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco e as respectivas federações do país, enviam novamente carta ao presidente Lula, reclamando que os donos da RedeTV!, Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho Fragali, não estão cumprindo o acordo firmado com os sindicalistas. Eles querem que os donos cumpram o acordo de pagar as dívidas trabalhistas e salários atrasados dos funcionários da antecessora Rede Manchete, como era previsto no contrato para assumir o controle e a concessão do canal que a família Bloch era detentora. No dia 21 de agosto, em Porto Velho, Rondônia, uma nova afiliada da rede: a inauguração da geradora da RedeTV! Rondônia — exibindo no canal 17 UHF, antes uma retransmissora —, pertencente ao Sistema Gurgacz de Comunicação. A emissora tem uma programação local que é líder de audiência em Rondônia.[41] Em 24 de agosto, o RedeTV! Esporte sai do ar, por não mais atingir índices satisfatórios de audiência.[42] Em seu lugar, no dia 27 de agosto, entrava no ar mais um programa jornalístico: o Notícias das 6, com Rodolpho Gamberini. Com a alteração do horário, o noticiário mudou para o nome Notícias das 7 apresentado por Cristina Lyra. O telejornal Good News estreou aos sábados comandado também por Cristina Lyra. Em 13 de outubro, entra no ar o reality show A Corrida Milionária apresentado pelo Rony Curvelo. Foi transmitido até 5 de janeiro de 2008.[43] Em 1º de dezembro, a emissora leva ao ar o reality show Dr. Hollywood com apresentação de Dr. Robert Rey e Daniela Albuquerque, sendo a primeira vez que o reality show americano "Dr.90210" foi exibido na TV aberta brasileira.[44]
  24. 24. RedeTV! 22 2008 No dia 1º de fevereiro, a RedeTV! perdeu uma de suas principais afiliadas: a RedeTV! Sul, transmissora do canal em todo o estado de Santa Catarina e em parte do Paraná. Assinou em 29 de novembro um contrato com o SBT, que garante o sinal do canal em Santa Catarina e a RedeTV! Sul recebeu o nome de SBT Santa Catarina com sede na cidade de Lages. Em abril, estreou o programa Amaury Jr. Show comandado por Amaury Jr. Reportagens destacadas no Programa Amaury Jr. são reprisadas aos sábados no Amaury Jr. Show.[45] No dia 8 de abril, a RedeTV! Rio de Janeiro torna-se a primeira emissora fluminense a ter o sinal digital em alta definição.[46] Em maio, a RedeTV! passou a ter seus primeiros correspondentes internacionais: Daniel Fabris em Nova Iorque para cobrir os Estados Unidos da América e o repórter Franz Vacek em Paris para cobrir a Europa. No período de 11 de maio a 28 de outubro, foi exibido o Sede da TV Pampa Sul, afiliada à RedeTV! em reality show Clube das Mulheres sob comando da jornalista Márcia Pelotas, RS. Peltier.[47] Em 1º de junho, a TV Brasília, transmitida pelo canal 6 VHF volta a ser afiliada e passa a retransmitir parte da grade diária da RedeTV!, tornando-se a 43ª afiliada.[48] No dia 3 de junho, entrou no ar a TV Arapuan em João Pessoa, na Paraíba. Em 9 de junho, estreou o telejornal Leitura Dinâmica Primeira Edição, mantendo o dinamismo da edição da noite (Leitura Dinâmica).[49] Em 14 de julho, a RedeTV! ganha três novas afiliadas no Rio Grande do Sul: a TV Pampa Sul (Pelotas), a TV Pampa Centro (Santa Maria) e a TV Pampa Norte (Carazinho). Desde 1º de junho de 2007, a rede já era transmitida em Porto Alegre pela TV Pampa, canal 4, em substituição à Rede Record que havia inaugurado uma emissora própria no canal 2, onde funcionava a TV Guaíba, mas no interior do estado, as emissoras da Rede Pampa de Comunicação ainda eram afiliadas à Record, o que terminou após divergências entre os diretores dos dois grupos. A Rede Record deixou de ser transmitida pela Rede Pampa e passou a cobrir temporariamente apenas a região sul do estado com a TV Nativa, canal 18 de Pelotas. Em 30 de agosto, estreou o programa Brothers nas tardes de sábado, elevando a audiência da emissora no horário.[50] No dia 3 de outubro, Amílcare Dallevo Jr., anuncia ao vivo no Bom Dia Mulher que a RedeTV! terá nova sede, agora na cidade de Osasco. A futura sede será inaugurada em 15 de novembro de 2009, quando a rede completa dez anos no ar. Em 19 de outubro, entra no ar o programa jornalístico semanal É Notícia apresentado pelo Kennedy Alencar. No dia 25 de Outubro, entrou no ar a TV Arapuan em Campina Grande e João Pessoa.
  25. 25. RedeTV! 23 2009 Em 30 de janeiro, o telejornal TV Esporte Notícias exibiu a sua última edição. No mês de maio, a RedeTV! traz de volta o telejornal esportivo RedeTV! Esporte para o horário das 11:30 da manhã, mostrando notícias curtas sobre os clubes, jogos e gols pelo Brasil e pelo mundo. Também estreia o programa Manhã Maior, no horário das 9 da manhã, substituindo o Bom Dia Mulher, mantendo a audiência da emissora no horário.[51] O telejornal Notícias das 7 sai do ar, devido a baixa audiência. Em seu lugar é exibida a edição noturna da TV Kids.[52] No mês de Veículo de reportagem da emissora. junho, a RedeTV! apresenta sua nova programação esportiva, anunciando o quinto ano consecutivo da exibição do Campeonato Brasileiro Série B, a estreia da UEFA Europa League e do Ultimate Fighting Championship exibido aos sábados no programa UFC Sem Limites.[53] Em 27 de junho, estreou no horário das 19h30 o programa semanal Lucilia Diniz.[54] No dia 12 de setembro, a RedeTV! mudou suas instalações de Alphaville para o Centro de Televisão Digital (CTD), em Osasco - SP.[55] No mês de outubro, a direção da RedeTV! revelou a sua intenção de acabar com a venda de horários em 2010. A emissora é de todas na relação hora/mês a que mais vende horários.[56] Apesar de ter mudado sua sede para o Centro de Televisão Digital (CTD) no mês de setembro, a inauguração oficial do centro foi no dia 13 de novembro, sendo comemorado com uma grande festa e com a participação de políticos, empresários e artistas como Luciana Gimenez, Íris Stefanelli e Supla, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.[57] [58] A emissora apresentou no evento 10 novos programas, que serão lançados em março de 2010, em referência aos seus 10 anos.[59] A inauguração foi transmitida pelo TV Fama e em seguida, mostraram a nova abertura e o estúdio do RedeTV! News. Também, foi anunciado o novo slogan, "Em rede com você". Década de 2010 2010 No dia 1º de fevereiro, estreou o programa Operação de Risco, o primeiro reality policial da TV brasileira. O reality é apresentado pelo delegado Alexandre Zakir.[60] No mês de fevereiro, a RedeTV! implementou HD Sat Brasil, o sistema que possibilita a emissora levar o seu sinal digital para qualquer ponto do país através das parabólicas já existentes (recepção via satélite).[61] No mês de abril, entraram no ar o game show Mega Senha, sendo apresentado pela Luciana Gimenez e Marcelo de Carvalho,[62] e o programa jornalístico Aconteceu.[63] No dia 23 de maio, a RedeTV! realizou a 1ª transmissão mundial de TV Aberta com sinal 3D, com o programa Pânico na TV. Logomarca da emissora até 2010.
  26. 26. RedeTV! 24 Em agosto, o programa esportivo Bola na Rede sai do ar,[64] sendo substituído pelo Belas na Rede com apresentação de Paloma Tocci, comentários de Milene Domingues, Juliana Cabral, Marília Ruiz e reportagens de Gabriela Pasqualin.[65] Ainda no campo esportivo, houve a aquisição das próximas temporadas do Campeonato Italiano e Campeonato Inglês. No dia 28 de agosto, foi exibido a última edição da atração Brothers.[66] O game show O Último Passageiro estreou no dia 29 de agosto, com apresentação de Mario Frias.[67] Em 18 de outubro, entrou no ar o game show Receita Pop, baseado no programa Ready Steady Cook.[68] No dia 21 de novembro, a emissora lançou a campanha "RedeTV! – Direito de Viver", que tem por objetivo arrecardar fundos para o Hospital de Câncer de Barretos e contou com a participação do seu cast, além de bandas, duplas, cantoras e cantores convidados.[69] No dia 1 de dezembro, a RedeTV! chega a Maceió transmitindo pelo canal 20 UHF, já havia previsto a chegada da emissora no canal 20 mais muitos diziam que demoraria para chegar em Alagoas, e todos foram surpeendidos com a chegada da emissora agora no mês de dezembro. No dia 16 de dezembro, foi anunciada durante a gravação do Superpop a substituta de Luciana Gimenez na apresentação do programa. A apresentadora e cantora Gil assumirá o programa durante a licença maternidade de Luciana Gimenez.[70] Em dezembro, a emissora anunciou contratação da apresentadora Hebe Camargo,[71] que deverá apresentar uma atração no mesmo formato de seu programa no SBT.[72] Também em dezembro, o seriado Dexter estreou na RedeTV!.[73] 2011 Em 11 de março, a RedeTV! venceu a licitação do Clube do 13 pelos direitos de transmissão em TV aberta do Campeonato Brasileiro entre 2012 e 2014. A emissora ofereceu R$ 516 milhões por temporada,.[74] o que equivale a um total de R$ 1,548 bilhão por três anos da principal competição do futebol nacional.[75] No dia 15 de março, estreou o programa Hebe na RedeTV![76] ficando em 4º lugar no Ibope.[77] No mês de maio, Marcelo de Carvalho acertou a venda da sua parte da RedeTV!. Os 30% que lhe cabiam foram comprados pelo majoritário Amilcare Dallevo.[78] Ainda no mês de maio, a emissora perdeu os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol da série B para a Rede Bandeirantes.[79] Em junho, foi confirmado que a emissora adquiriu os direitos das duas primeiras temporadas da novela juvenil Morangos com Açúcar, produzida pela TVI, sendo esta a primeira novela adolescente a ser exibida pela emissora. No mês de julho, Alexandre Zakir ganha outro programa na emissora nos mesmos moldes de Operação de Risco, o Treinamento de Polícia, Gilberto Barros negociou um esquema com a emissora para apresentar um programa aos domingos, mais acabou não funcionando.[80] Em julho a apresentadora Regina Volpato, assinou contrato de um ano com a emissora e passará apresentar o Manhã Maior ao lado de Daniela Albuquerque.[81] Em agosto, com a apresentação do evento de luta UFC Rio, a RedeTV! ultrapassou a Rede Globo, e atingiu o primeiro lugar no Ibope por alguns minutos, alcançando 13 pontos, a maior audiência já alcançada pela emissora desde a sua inauguração.[82] Em outubro, transmitiu para todo o território nacional em parceria com a RedeTV! Manaus o evento em comemoração aos 342 anos de Manaus, o Boi Manaus 2011. Transmitido ao vivo de Manaus, teve como âncora os jornalistas Roberto Mendez e Ludmila Queiroz, tendo como convidados os apresentadores, Nelson Rubens, Regina Volpato e Mônica Apor. Em novembro, a emissora, em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, promoveu a segunda edição da campanha "RedeTV! Direito de Viver", em prol da instituição. No evento contou com a participação de todos os apresentadores da emissora, além de duplas e cantores convidados.[83] Ainda no mesmo mês a emissora inaugurou sua sede em Brasília[84] e estreou os programas Tema Quente e Bola na Rede.[85]
  27. 27. RedeTV! 25 Tecnologia Seguindo o parâmetro das grandes redes de televisão do Brasil, a RedeTV! implanta tecnologia de captação, exibição e arquivo completamente digital, em toda sua grade programação (tapeless). A RedeTV!, também utiliza sistema de automação para diagramação de sua grade de programas, desenvolvido inteiramente por sua equipe de TI. Toda exibição de videos ao vivo, matérias externas ou comerciais são exibidos digitalmente, assim como muitas emissoras Brasileiras. Além disso possui equipamentos como helicópteros e moto links para buscar informações em grandes distâncias. A RedeTV! também transmite em alta definição (HD). Transmite ainda com tecnologia 3D desde maio de 2010, tendo sido a primeira emissora aberta brasileira a transmitir no formato de 3 dimensões, feito que alguns consideravam impossível em razão da largura de banda do sinal. Segundo a própria emissora, ela é "a primeira do Brasil e a primeira do mundo a transmitir conteúdo em 3D por meio do sinal de TV digital aberto". Emissoras da RedeTV! A RedeTV!, desde sua estreia em 15 de novembro de 1999, vem crescendo, quando comparada com outras emissoras de televisão no mesmo período, no Brasil. A cobertura da RedeTV! conta numero de emissoras próprias, de cinco (RedeTV! São Paulo, RedeTV! Rio de Janeiro, RedeTV! Belo Horizonte, RedeTV! Recife e RedeTV! Fortaleza) sendo a 5 maior rede do Brasil. O Estado de Minas Gerais tem a maior cobertura geográfica da RedeTV! no Brasil, com 234 municípios. Enquanto no Ceará a RedeTV! está sendo transmitida em apenas 10 municípios, 6 na Região Metropolitana de Fortaleza, mais Juazeiro do Norte, Crato (retransmissora de Crato), Araripe e Aracati. Em 1º de junho de 2008, a TV Brasília voltou a ser afiliada da RedeTV!, após cinco anos a emissora já havia transmitido a programação RedeTV! em sinal aberto na capital federal (Brasília) desde de seu o início até junho de 2003.[86] A RedeTV! inaugurou o seu sinal em Palmas no dia 10 de outubro de 2009, pelo canal 53 UHF, a sua afiliada chama-se RedeTV! Tocantins ou também como Rede Tocantins de Televisão. No dia 1º de dezembro de 2010, é inaugurada a TV Capital em Campo Grande no Mato Grosso do Sul, perdendo-a meses depois para a Rede 21. Com isso, 25 estados da federação passam a receber as imagens da RedeTV! com intermédio de emissoras locais, mas capitais como Rio Branco, Campo Grande e Aracaju continuam fora da área de cobertura da RedeTV!, porém, estas cidades podem sintonizar a emissora por meio de uma operadora de televisão via satélite ou a cabo. Nesses 10 anos de existência, a rede nunca conseguiu nenhuma afiliada em Salvador (capital do Estado da Bahia) e nem mesmo em alguma cidade baiana. Em 1997, dois anos depois da perda da afiliada TV Aratu (na época da Rede Manchete), a Manchete entrou no ar através do canal 18 até a extinção, a transição e a criação da RedeTV! em 1999, transformando-se em retransmisora da RedeTV!. Ficou no ar por 10 anos, quando no dia 17 de novembro de 2009, entrou no ar a CNT Nordeste, que outrora era ocupado provisoriamente pela RedeTV!. No início de dezembro de 2009, a RedeTV! voltou na capital baiana pelo canal 59 UHF[87] Slogans • 1999: Uma opção de qualidade na sua TV. • 1999 – 2000: A nova rede de TV do Brasil. • 2001 – 2007: A Rede de TV que mais cresce no Brasil.[88] • 2008: Quem vê, já sabe.[89] • 2009: Dez Anos com Você. • 2009: Em rede com você.[90] • 2011: RedeTV!, Primeira em Tecnologia HD, 3D.
  28. 28. RedeTV! 26 Apresentadores da RedeTV! [3]• Luciana Gimenez [3] • Marília Ruiz Na linha de shows: Jornalismo e esportes: • Marcelo de Carvalho • Milene Domingues • Amaury Jr. • Augusto Xavier • Mario Frias • Paloma Tocci • Daniela Albuquerque • Cláudia Barthel • Nelson Rubens • Renata Maranhão • Emílio Surita • Cristina Lyra • Paulo Reis • Rita Lisauskas • Faa Morena • Gabriela Pasqualin • Regina Volpato • Rodrigo Cabral • Flávia Noronha • Laerte Vieira • Sônia Abrão • Silvio Luiz • Hebe Camargo • Luís Alfredo • Íris Stefanelli • Kennedy Alencar Amaury Cristina Íris Luciana Hebe Jr. Lyra Stefanelli Gimenez Camargo Ligações externas • Página oficial [91] • Twitter [92] Referências [1] RedeTV! Cobertura Geográfica (http:/ / www. redetv. com. br/ comercial. aspx?comercial_coberturaGeografica. htm). [2] http:/ / www. redetv. com. br/ [3] : Centrais de Produção (http:/ / www. redetv. com. br/ portal/ institucional_central_producao. aspx) RedeTV! INSTITUCIONAL. [4] RedeTV! não responde por dívidas fiscais da Manchete (http:/ / www. conjur. com. br/ static/ text/ 3961,1) Consultor Jurídico. (agosto de 2003). [5] TV Ômega responde por débito trabalhista da TV Manchete (http:/ / www. conjur. com. br/ static/ text/ 42079,1) Consultor Jurídico. (fevereiro de 2006). [6] STJ discute se RedeTV! está livre de dívidas (http:/ / www. conjur. com. br/ static/ text/ 67554,1) Consultor Jurídico. (junho de 2008). [7] Acervo Folha de S. Paulo (http:/ / acervo. folha. com. br/ fsp/ 1999/ 06/ 16/ 136) Jornal Folha de S. Paulo, Caderno Folha Ilustrada (16 de junho de 1999) [8] Redetv (http:/ / www. metacafe. com/ watch/ 2084934/ gay_parade_in_copacabana_rio_de_janeiro_brazil_parada_portuguese_portugu_s_redetv_a_tarde_sua/ ) Metacafe Inc.. [9] : Pró-TV - Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da TV Brasileira : - RedeTV! (http:/ / www. museudatv. com. br/ historiadasemissoras/ redetv. htm) Portal Pró-TV. [10] Conscientização no Interligado (http:/ / www. areavip. com. br/ notas/ 1377. htm) Área Vip. [11] Adriane Galisteu abandona RedeTV! e fecha com a Record (http:/ / www. estadao. com. br/ arquivo/ arteelazer/ 2000/ not20001008p5143. htm) estadao.com.br. (outubro de 2000). [12] Superpop Sobre o Superpop (http:/ / www. tudoemfoco. com. br/ super-pop. html) Tudo em Foco. (junho de 2009). [13] Cinema em casa (http:/ / www. terra. com. br/ istoegente/ 38/ divearte/ tv_cinema. htm) IstoÉ Gente. [14] RedeTV! estreia sinal digital no Rio e BH (http:/ / www. adjorisc. com. br/ jornais/ obarrigaverde/ noticias/ index. phtml?id_conteudo=133678) Adjorisc. (abril de 2008). [15] Bola na Rede Sobre o Bola na Rede (http:/ / www. tudoemfoco. com. br/ bola-na-rede. html) Tudo em Foco. (agosto de 2009). [16] RedeTV! comemora um ano de estreia (http:/ / jornal. valeparaibano. com. br/ 2000/ 12/ 12/ social/ n-tv. html) Jornal Vale Paraibano. (dezembro de 2000). [17] Interligado Games (http:/ / www. infantv. com. br/ interligado. htm) InfanTv. [18] Monique Evans prepara estreia de Noite Afora (http:/ / babado. ig. com. br/ materias/ 029501-030000/ 29650/ 29650_1. html) babado. (junho de 2001). [19] Tadinha dela (http:/ / veja. abril. com. br/ 180701/ p_117. html) VEJA on-line. (julho de 2001). [20] Bate - Rebate (http:/ / opovo. uol. com. br/ opovo/ colunas/ canal1/ 344733. html) O POVOonline. (março de 2004).
  29. 29. RedeTV! 27 [21] RedeTV! tira 2º programa de Kléber do ar (http:/ / www1. folha. uol. com. br/ folha/ ilustrada/ ult90u55380. shtml) Folha Online. (novembro de 2005). [22] apresentadores (http:/ / gnt. globo. com/ Marilia-Gabriela-Entrevista/ ) globo.com. [23] Luísa Mell é demitida da RedeTV! (http:/ / oglobo. globo. com/ cultura/ revistadatv/ mat/ 2008/ 08/ 04/ luisa_mell_demitida_da_rede_tv_-547556432. asp) O Globo. (agosto de 2008). [24] Exclusivo: Pedro, o Escamoso, abre o jogo para o UOL Tablóide (http:/ / noticias. uol. com. br/ tabloide/ entrevistas/ 2004/ 03/ 24/ ult1879u5. jhtm) UOL. (março de 2004). [25] Bom Dia Mulher (http:/ / jornal. valeparaibano. com. br/ 2002/ 12/ 08/ valetv/ solange. html) ValeParaibano. (dezembro de 2002). [26] O sucesso do Programa Pânico na TV (http:/ / www. guiadicasgratis. com/ o-sucesso-do-programa-panico-na-tv/ ) GuiaDicasGratis. [27] RedeTV! estreia programa-família (http:/ / www. terra. com. br/ istoegente/ 270/ diversao_arte/ tv_redetv_estreia. htm) IstoÉ Gente. [28] RedeTV! é condenada a pagar R$ 1 milhão a Clodovil (http:/ / cultura. dgabc. com. br/ default. asp?pt=secao& pg=detalhe& c=4& id=1068920) Diário do Grande ABC. (novembro de 2009). [29] RedeTV! terá comédia aos domingos (http:/ / www. tribunaimpressa. com. br/ Conteudo/ Rede-TV-tera-comedia-aos-domingos,14093,14101) Tribuna Impressa. (fevereiro de 2005). [30] Luiz Gasparetto perde o programa "Encontro marcado", na RedeTV! (http:/ / www. adnews. com. br/ tv. php?id=70514) Adnews. (junho de 2008). [31] RedeTV! News (http:/ / www. oyo. com. br/ seriados-e-tv/ noticias/ redetv-news/ ) OYO.com.br. [32] Justiça suspende "Tarde Quente" por 60 dias (http:/ / www. bonde. com. br/ bonde. php?id_bonde=1-3--103-20051108) Bonde. (novembro de 2005). [33] RedeTV! fora do ar (http:/ / observatorio. ultimosegundo. ig. com. br/ artigos. asp?cod=355ASP016) Observatório da Imprensa. (novembro de 2005). [34] João Kleber perde emprego na RedeTV! e deve ir à Justiça (http:/ / www. midiaindependente. org/ pt/ blue/ 2005/ 12/ 340673. shtml) CMI Brasil. (dezembro de 2005). [35] Faa Morena estreia novo programa na RedeTV! (http:/ / ofuxico. terra. com. br/ materia/ noticia/ 2006/ 03/ 09/ faa-morena-estreia-novo-programa-na-rede-tv-17417. htm) ofuxico. (março de 2006). [36] Mais RedeTV!: Fim do programa “A Casa É Sua” gera tensão na emissora (http:/ / portalimprensa. uol. com. br/ portal/ ultimas_noticias/ 2006/ 04/ 27/ imprensa7461. shtml) PortalImprensa. (abril de 2006). [37] Desenho dobra audiência da RedeTV! (http:/ / www. animepro. com. br/ noticias. php?IdNoticia=43& Data=072006) Anime Pró. (julho de 2006). [38] “Hunter X Hunter” estreia na RedeTV! (http:/ / www2. uol. com. br/ ohayo/ v2. 0/ anime/ noticias/ set25_hunter. shtml) ohaYO!. (setembro de 2006). [39] Formalizada parceria entre Pampa e RedeTV! (http:/ / www. coletiva. net/ site/ especial_detalhe. php?idNoticia=21000& idEspecial=9) Coletiva.net. (junho de 2007). [40] Estreia de Donas de Casa Desesperadas dá 5 pontos à RedeTV! (http:/ / ofuxico. terra. com. br/ materia/ noticia/ 2007/ 08/ 16/ estreia-de-donas-de-casa-desesperadas-da-5-pontos-a-redetv-56595. htm) ofuxico. (agosto de 2007). [41] Ampliação (http:/ / www. telehistoria. com. br/ thnews/ colunas_integra. asp?id=172) TH News. (agosto de 2007). [42] Descontente com ibope, RedeTV! troca esporte por telejornal (http:/ / www1. folha. uol. com. br/ folha/ ilustrada/ ult90u317251. shtml) Folha Online. (agosto de 2007). [43] Corrida Milionária já tem data de estreia no Brasil (http:/ / www. bonde. com. br/ bonde. php?id_bonde=1-3--361-20070514) Bonde. (maio de 2007). [44] RedeTV! estreia reality show sobre cirurgia plástica no próximo sábado (http:/ / www1. folha. uol. com. br/ folha/ ilustrada/ ult90u349466. shtml) Folha Online. (novembro de 2007). [45] Sobre o Programa Amaury Jr. Show (http:/ / www. amauryjr. com. br/ programa. cfm?programa=43) Amaury Jr. [46] TV digital estreia em BH e RJ, com transmissão da RedeTV! (http:/ / idgnow. uol. com. br/ telecom/ 2008/ 04/ 07/ tv-digital-estreia-em-bh-e-rj-com-transmissao-da-rede-tv/ ) IDG NOW!. (abril de 2008). [47] Marcia Peltier volta à TV com o Clube das Mulheres (http:/ / www. adnews. com. br/ tv. php?id=69139) AdNews. (maio de 2008). [48] RedeTV! firma acordo de transmissão com TV Brasília (http:/ / www. adnews. com. br/ midia/ 70473. html) AdNews. (junho de 2008). [49] Leitura Dinâmica" terá duas edições na RedeTV! (http:/ / www1. folha. uol. com. br/ folha/ ilustrada/ ult90u408916. shtml) Folha Online. (junho de 2006). [50] Estreia de Brothers eleva audiência da RedeTV! (http:/ / ofuxico. terra. com. br/ materia/ noticia/ 2008/ 09/ 01/ estreia-de-brothers-eleva-a-audiencia-da-redetv-88909. htm) ofuxico. (Setembro, 2008). [51] Novo programa de variedades da RedeTV! mantém ibope em estreia (http:/ / www1. folha. uol. com. br/ folha/ ilustrada/ ult90u564423. shtml) Folha Online. (maio de 2009). [52] Desenhos animados substituem telejornal na RedeTV! (http:/ / www1. folha. uol. com. br/ folha/ ilustrada/ ult90u562446. shtml) Folha Online. (maio de 2009). [53] UFC Sem Limites sábado na RedeTV! (http:/ / www. tatame. com. br/ 2009/ 06/ 10/ UFC-Sem-Limites-sabado-na-Rede-TV) Tatame. (junho de 2009). [54] Tudo sobre o programa de Lucília Diniz, na RedeTV! (http:/ / ofuxico. terra. com. br/ materia/ noticia/ 2009/ 06/ 25/ saiba-como-sera-o-programa-de-lucilia-diniz-na-redetv-115780. htm) ofuxico. (junho de 2009).

×