O espaço rural parte 2

1,577 views
1,466 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,577
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
7
Actions
Shares
0
Downloads
13
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O espaço rural parte 2

  1. 1. AGRICULTURA: CLASSIFICAÇÃOQUANTO A PROPRIEDADE MINIFÚNDIO: Pequena extensão. Voltada para subsistência. Em geral seus proprietários trabalham em outraspropriedades rurais para obterem sustento. LATIFÚNDIO: Grande extensão. Voltada para exportação. Divide-se em Latifúndio Empresa Agrícola e LatifúndioImprodutivo (especulação imobiliária).
  2. 2. AGRICULTURATÉCNICAS DE CULTIVO ROTAÇÃO DE CULTURAS: Consiste em alternaranualmente espécies vegetais numa mesma áreaagrícola. Essa prática melhora as características físicas,químicas e biológicas do solo. O POUSIO: Solo posto em descanso para recuperaçãodos nutrientes. A COIVARA: Sistema agrícola rudimentar (indígena).Inicia-se com a derrubada da mata e queimada davegetação rasteira, em seguida é realizada o plantio devárias culturas diferentes. Após 3 anos de uso o solonecessita de descanso, que vai de 3 a 12 anos. AGRICULTURA ITINERANTE: Consiste no sistema dacoivara aplicado em vários locais. Esgota-se um solo elogo procura-se outro.
  3. 3. AGRICULTURATÉCNICAS DE CULTIVO AGRICULTURA DE PRECISÃO: Novastecnologias a serviço do agricultor. Imagens deSatélite. HIDROPONIA: Sistema de cultivo, dentro deestufas sem uso do solo. Os nutrientes de que aplanta precisa para desenvolver-se provém deágua enriquecida com nitrogênio, potássio, fósforoe magnésio. AGRICULTURA ORGÂNICA: Cultivo voltado parao mercado externo. Não agride o solo, pois nãoutiliza substâncias químicas. Por consequência, aprodutividade é menor e o custo é maior.
  4. 4. AGRICULTURAPROBLEMAS AGRÍCOLAS VOÇOROCA: Processos erosivos causados por desmatamentoexcessivo e plantio incorreto. Chegam a atingir 50m de profundidade. ACIDIFICAÇÃO/EUTROFICAÇÃO: Processo pelo qual grandesquantidades de nutrientes, particularmente fosfatos, levam aocrescimento de algas. Este fenômeno ocorre através da prática abusivae incorreta da irrigação, prejudicando muitos lagos. DESERTIFICAÇÃO: No processo de desertificação a vegetação sereduz ou acaba totalmente, através do desmatamento. Neste processo,o solo perde suas propriedades, tornando-se infértil (perda dacapacidade produtiva). CONSUMO DE ÁGUA: A agropecuária é responsável por 70% doconsumo de água. USO DE AGROTÓXICOS: Os agrotóxicos foram criados na tentativa dedefender a agricultura contra pragas que atacam as plantações. Porém,se os agricultores não tiverem alguns cuidados durante o uso eextrapolarem no tempo de ação podem afetar o ambiente e a saúde.
  5. 5. CONDICIONANTES FÍSICOS DAAGROPECUÁRIA ELEMENTOS CLIMÁTICOS: Variação datemperatura e umidade do ar influenciam aprodução agrícola. Geadas, secas, excesso dechuvas provocam queda na produção e subida novalor dos alimentos. SOLO: deve conter diversos tipos de minerais ehúmus, necessários ao desenvolvimento agrícola. RELEVO: Nas planícies, a mecanização agrícola émais facilitada do que em terrenos íngremes, quenecessitam de curvas de nível e terraços.
  6. 6. CONDICIONANTES ECONÔMICOS DAAGROPECUÁRIA Incentivo governamental e possibilidade definanciamento somente à agricultura de exportação Pequenos produtores encontram inúmerasdificuldades Melhor parte da produção é destinada ao mercadoexterno
  7. 7. AGROINDÚSTRIA É uma atividade dinâmica que implica a combinação das atividadesrurais e industriais, com o objetivo de obter maiores lucros. O termo designa toda uma cadeia ou um sistema integrado deproduções – adubos, fertilizantes, cereais, máquinas agrícolas, criaçõesde animais, etc. – que dependem umas das outras. A agroindústria refere-se especificamente às indústrias cujos produtostêm por base um produto agrícola, tais como a indústria de cigarros(fumo), bebidas (cana-de-açúcar, cevada, uva e laranja), óleoscomestíveis (oliva e soja), calçados (couro), laticínios (iogurte, queijos,manteiga e derivados do leite) e carnes diversas (carnes enlatadas,frangos congelados e salsichas). A agroindústria provocou um aumento de 5% na exportação agrícola.
  8. 8. ESTRUTURA FUNDIÁRIA Denomina-se estrutura fundiária a forma como aspropriedades agrárias de uma área ou país estãoorganizadas, isto é, seu número, tamanho e distribuiçãosocial; A agropecuária ocupa cerca de 27% do territórionacional; A maior parte das terras ocupadas e os melhores solosencontram-se nas mãos de pequeno número deproprietários (latifundiários), muitas vezes com enormesáreas ociosas, não utilizadas para a agropecuária,apenas à espera de valorização 60 a 70% da produção agrícola provém da agriculturafamiliar realizada em pequenas propriedades.

×