Orientações para Educador Escola da Família sobre Programa Acessa Escola
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Orientações para Educador Escola da Família sobre Programa Acessa Escola

on

  • 1,035 views

Orientação Técnica para profissionais ingressantes em 2011.

Orientação Técnica para profissionais ingressantes em 2011.

Statistics

Views

Total Views
1,035
Views on SlideShare
1,035
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
5
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment
  • O formador deverá explicar que será apresentado um PPT com informações importantes para o estagiário.
  • Programa Acessa Escola tem como missão estruturar e facilitar o uso dos laboratórios de informática das escolas estaduais. O Programa surgiu da necessidade dos computadores já instalados nas escolas serem efetivamente usados pela comunidade escolar e assim promover a inclusão digital.
  • Enfatizar a importância do estagiário para o correto funcionamento da sala do acessa e que as funções do estagiário vão além de somente abrir e fechar a sala. Ele (o estagiário) deve também auxiliar os usuários nas pesquisas, no uso de aplicativos como Word, Excel e Power Point e ficar atento à organização e à correta utilização do software BlueControl. Neste momento perguntar aos estagiários se já ocorreram casos de ajuda aos usuários. O formador deverá interagir com os participantes solicitando exemplos de casos que ocorreram na sala do acessa em que eles tiveram que auxiliar os usuários.
  • Ler o conteúdo deste slide. Elencar junto com os estagiários outros pontos importantes. O formador poderá citar outras atribuições do estagiário como: informar irregularidades ao PCOP; participar de todas as convocações voltadas ao aprimoramento das habilidades e competências para o exercício das suas atribuições;
  • Antes de surgir na tela as atividades, o formador deverá perguntar aos participantes quais são as atividades permitidas na sala do acessa. Depois apertar a tecla e ler todas as atividades elencadas neste slide.
  • Explicar o documento “Termo de Adesão”: é um contrato entre a escola e os usuários do Programa, no qual são estabelecidas as obrigações e direitos de ambas as partes. Deve ser assinado pelo usuário ou responsável legal a fim de que possa usar os serviços da sala do acessa. Todos os usuários da sala do acessa (inclusive professor) devem entregar o Termo de Adesão devidamente assinado. O formador deverá ler o conteúdo da tabela. É importante manter um controle de termos, uma pasta na unidade escolar com os cadastros gerados pela Escola da Familia.
  • Antes de surgir na tela as atividades, o formador deverá perguntar aos participantes quais são as atividades permitidas na sala do acessa. Depois apertar a tecla e ler todas as atividades elencadas neste slide.
  • Explicar a importância de seguir corretamente as normas disciplinares. Cabe aos usuários a correta utilização das salas, de maneira que todos tenham os direitos respeitados e que o uso do “outro” não seja prejudicado. As normas disciplinares são aplicáveis a todos os usuários cadastrados no Programa. O usuário que, por alguma razão, desrespeitar a quaisquer normas estará sujeito às sanções por parte da Coordenação do Programa. Estas sanções se dão em forma de suspensão. Ler as informações do quadro para os participantes.

Orientações para Educador Escola da Família sobre Programa Acessa Escola Orientações para Educador Escola da Família sobre Programa Acessa Escola Presentation Transcript

  • ORIENTAÇÃO TÉCNICA AOS EDUCADORES DA ESCOLA DA FAMÍLIA Acessa EscolaO Programa Acessa Escola é uma iniciativa do Governo do Estado de SãoPaulo, conduzida pela Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria deGestão Pública, resolução conjunta SE/SGP 1, de 23/06/2008, e tem por objetivopromover a inclusão digital e social. O Programa também pretende estimular ouso da internet para enriquecimento da formação cultural, intelectual e social dosusuários das escolas da rede estadual de ensino, por meio de uma metodologiade trabalho que leva em conta a ação protagonista do estagiário e do educadoruniversitário, especialmente em relação ao apoio aos usuários.
  • Órgãos Envolvidos na implantação do Acessa Escola e suas atribuições:Gabinete de Secretaria Estadual de Educação: • Criação das diretrizes de implantação do Programa • Acompanhamento e avaliação do Programa.Fundação de Desenvolvimento da Educação – FDE: • Execução das ações do Programa.Diretoria de Ensino – DE: • Gestão Regional do Programa.Unidades Escolar – UE: • Execução local e diária operacional das atividades desenvolvidas.Fundação do Desenvolvimento Administrativo – Fundap: • Seleção pública; • Contratação dos estagiários; • Administração das bolsas de estágio.
  • PROGRAMA ACESSA ESCOLA Programa Acessa Escola tem como missão estruturar efacilitar o uso dos laboratórios de informática das escolas estaduais.O Programa surgiu da necessidade dos computadores já instaladosnas escolas serem efetivamente usados pela comunidade escolar eassim promover a inclusão digital. Pressupostos fundamentais:1. Sala de Internet com computadores conectados a banda larga emobiliário adequado constituindo um ambiente cuidado e preparado parareceber seus usuários.2. Suporte técnico para realizar a manutenção constante dosequipamentos.3. Estagiários/Bolsistas preparados continuamente para garantir umatendimento com qualidade e inspirador aos usuários, facilitando o usoda internet, dos recursos de produção de conteúdo e atividades online eo entendimento de como esses recursos podem ser úteis no dia a dia.
  • COMO FUNCIONA O ACESSA ESCOLA A Sala de Internet é um espaço de aprendizado a partir de trocade experiências, onde alunos, professores e funcionários possamnavegar na internet e assim aprender a usar um computador, realizarpesquisas e aproveitar todas as oportunidades que a rede decomputadores possa oferecer. Os usuários podem aprender coisasnovas com outros usuários, estagiários, professores, funcionários etc. Os computadores são de uso livre e gratuito. Os alunospodem acessar fora do horário de aula ou acompanhados pelosprofessores durante as aulas. Todos podem utilizar o computador portrinta minutos e ao final do tempo podem retornar ao final da fila paraacessar novamente por mais meia hora.
  • ESTAGIÁRIO DO ENSINO MÉDIO / BOLSISTA O seu papel é fundamental para o funcionamento do Programa, portanto fique ligado nasinformações a seguir:
  • O papel do estagiário / bolsista no Programa • Estar presente na abertura e fechamento da sala; • Zelar pela correta utilização da sala e auxiliar no cumprimento de todas as normas e regras estabelecidas pelo Programa;
  • Cabe ao Bolsista:•Participar no cadastramento de novos usuários;•Dar atenção às solicitações dos usuários,participando na facilitação entre o usuário e osserviços disponibilizados que convergem para osobjetivos do Programa;•Informar a Direção da escola quando observaralguma irregularidade no início ou encerramento dasatividades e anotar o código da máquina.
  • RECEBENDO O USUÁRIO Ao bolsista cabe também efetuar os cadastros no sistema on-line e acompanhar a utilização da sala pelos usuários, portanto, ao receber o usuário na sala, deverá seguir estes passos: 1- Apresentar o Termo de Adesão: o bolsista deve entregar ao usuário o Termo de Adesão para Fique Atento que seja lido e assinado pelo próprio usuário ou pelo responsável legal (em caso de menores Se o usuário for de 18 anos) e autorizado pela diretoria damenor de idade oTermo de Adesão escola. deverá estar assinado por 1 responsável.
  • 2- Repassar o conteúdo do Termo: é importante que o bolsista leia o Termo junto com o usuário, para que ele tome ciência de seu conteúdo e possa tirar todas as dúvidas. 3- Apresentar as regras do Programa: em seguida, o bolsista deve reforçar as regras descritas no Termo com o usuário, para deixá-lo ciente de como funciona oFique atento Acessa Escola. 4- Fazer cadastro: o bolsista deve cadastrar o novo usuárioO Termo de Adesão existe para que mediante a apresentação da Carteira de Identidade todos os usuários (RG). saibam quais são seus direitos edeveres na Sala de Internet. É obrigatória a apresentação do RG.
  • Termo de AdesãoMenores de 12 anos Devem utilizar as salas de Internet apenas para atividades dirigidas com o Professor;De 12 a 17 anos Devem entregar o Termo de Adesão assinado pelo pai ou responsável;Maiores de 18 anos Devem assinar o Termo de Adesão e entregá-lo; É obrigatória a apresentação do RG.
  • CADASTRO Todos os usuáriosdevem ser cadastrados naprimeira vez que forem àSala de Internet. O cadastroé um indicador dedesempenho da sala e doPrograma Acessa Escola,pois informa quantaspessoas são beneficiadaspelo serviço. Juntamente com oTermo de Adesão haveráuma ficha cadastral quedeve ser preenchida pelobolsista.
  • Atribuições Técnicas do Bolsista na Sala de InternetPara garantir um bom funcionamento da Sala de Internet, você deveráverificar as condições de todos os equipamentos e estar presente naabertura e no fechamento da Sala. Para facilitar suas atividades, leia comatenção todos os passos a seguir e siga o roteiro sempre que acharnecessário para colocar a Sala de Internet em funcionamento de formaadequada:  Abra a Sala de Internet: 1. Verifique assim que abrir a Sala de Internet se os equipamentos estão conectados corretamente: teclados, mouse, gabinetes e monitores. 2. Mantenha as mesas e as cadeiras organizadas. Observe se há algum objeto que não pertence à Sala, como por exemplo, caderno, agenda, lápis. Guarde-os em local adequado.
  • Ligue o computador Administrativo:1. Verifique se a chave geral da Sala de Internet estáligada. Se não estiver, ligue-a;2. Ligue o Computador Administrativo;3. Aguarde a tela inicial do Windows Server;4. Efetue o Login no Windows Server. Efetue o Login no GSI - BlueControl: 1. Informe seu CPF e a senha; 2. Verifique se há lembretes da sua Diretoria de Ensino para você; 3. Confira as opções de segurança do BlueControl como: Internet, Processos e Equipamentos.
  • IMPORTANTE: Seu login no ambiente de GestãoOnline é o mesmo do BlueControl: seu CPF e, sevocê não modificar sua senha, os últimos 4 dígitosdo CPF. Se você modificar sua senha noBlueControl, terá que utilizar essa mesma senha paraacessar o Gestão Online e vice-versa!
  • Programa Acessa Escola WWW.ACESSAESCOLA.SP.GOV.BR Manual de Procedimentos, Regulamentos do Estágio, etc...
  • Usuários e atividades Os alunos, professores e funcionários podem realizar as seguintes atividades: • Participar de redes sociais;•Desenvolver atividades pedagógicas • Realizar pesquisas escolares;•Enviar e receber e-mail; • Realizar cursos a distância;•Elaborar e enviar currículos e procurarvagas de emprego; • Realizar pesquisas;•Ler notícias; • Publicar seus interesses na internet;•Conhecer novas pessoas; • Construir novos canais de•Realizar e estruturar projetos que expressão cultural e social;tragam benefícios aos alunos e à escola; • Elaborar atividades que beneficiem a escola;
  • COMO USAR • O usuário deve procurar o bolsista para realizar o cadastro (obrigatório) e realizar o acesso. • O aluno que for transferido de escola deve realizar seu cadastro na nova unidade, mesmo que já tenha feito anteriormente. OFique atento Termo de Adesão deve sempre ser validado Sites pornográficos pela diretoria e ficar arquivado na mesmasão impróprios. escola que o aluno está frequentando.Jogos de azar e apologia a • O usuário tem direito a 30 minutos de uso crime sãoproibidos pelas do computador.leis brasileiras.
  • COMO USAR • É permitido utilizar o Acessa Escola mais de uma vez por dia, desde que seja respeitado o direito ao atendimento a todos os inscritos na programação do dia. • Não é permitido alterar as configurações doFique atento computador. Os alunos só • Não é permitido acessar sites pornográficos, jogos podem usar a de azar e conteúdos que incitem a violência ou osala do Acessa racismo.Escola fora dohorário de sua • É obrigatório fazer silêncio na sala. aula ou em • É proibido consumir alimentos na sala. atividadesacompanhadas • É proibido fumar na sala, bem como em toda por um escola. professor.
  • Normas disciplinaresSempre que o bolsista identificar situações que necessitem de suspensão deum usuário, o fato deverá ser comunicado aos responsáveis pelo Programana escola, informando o motivo da suspensão.A escola avaliará a pertinência e, caso julgue procedente, efetuará asuspensão.Infração SuspensãoAcessar site pornográfico 1 mêsAlterar sistemas ou danificar os equipamentos 2 mesespropositadamenteDesacatar o estagiário 3 mesesAmeaçar a integridade física do estagiário e/ou usuário 6 mesesAgredir verbal ou fisicamente o estagiário e/ou usuário 12 meses
  • REGRAS GERAIS DE UTILIZAÇÃO E NAVEGAÇÃO • Não são permitidos jogos on-line de azar. • É proibido o acesso a sites com conteúdo pornográfico, apologia ou incitação de crime ou racismo. • Não é permitido que se faça qualquerFique atento alteração nos programas instalados nos Procure sempre a computadores. Direção da Escola quando o usuário • Não é permitido instalar nada nos desrespeitar as computadores sem autorização da normas doPrograma passíveis Coordenação do Programa Acessa Escola. de penalidades.
  • ÚLTIMAS RECOMENDAÇÕES• Os bolsistas não devem abrir nem permitir que estranhos abram os computadores; somente o técnico responsável indicado pelo Programa está autorizado a fazer isso.• Os bolsistas devem comunicar imediatamente à Direção da Escola, ou ao PCOP da Escola da Família qualquer impedimento ao pleno funcionamento da sala.• Em caso de dúvida, os bolsistas devem consultar o manual (contido no Ambiente de Gestão) ou procurar o PCOP da Escola da Família.
  • Mapa da S ala de Internet
  • RACK INTRAGOV Firewall Switch Pedagógico Modem RoteadorEstabilizador
  • Chave Geral Rede Lógica Rede Elétrica
  • Chave Geral Rede LógicaRede Elétrica
  • A infraestrutura da Sala de Internet • Computador Administrativo: Você deve utilizá-lo para desempenhar suas atividades na Sala de Internet; nele está instalado o software Gerenciador da Sala de Internet (GSI – BlueControl).
  • A infraestrutura da Sala de Internet • Switch: É o equipamento responsável por conectar todos os computadores em rede e ele se encontra dentro da Sala de Internet dentro de uma caixa trancada.
  • Programa Acessa Escola Ambiente de Troca A Sala de Internet é um espaço para alunos, estagiários, funcionários e professores trocarem conhecimentos. A informação está toda na Internet, descentralizada e disponível para todos. A Sala de Internet será um ambiente rico se todos estiverem dispostos a colaborar uns com os outros. A postura e profissionalismo do estagiário do EM e do Educador da Escola da Família são fundamentais neste processo!!!
  • Bom trabalho ! Diretoria de Ensino Leste 4Tecnologia Educacional – PCOP Flávia Alvim Escola da Família – PCOP Evalda Ponce