E book - Você na web
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

E book - Você na web

on

  • 458 views

Passo a passo de como utilizar o gerenciador de reputação on-line do Google.

Passo a passo de como utilizar o gerenciador de reputação on-line do Google.

Statistics

Views

Total Views
458
Views on SlideShare
458
Embed Views
0

Actions

Likes
4
Downloads
20
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

E book - Você na web Document Transcript

  • 1. VOCÊ NA WEB Passo a passo de como utilizar o Gerenciador de Reputação on-line do Google. Por Flávia Morgana Rodrigues
  • 2. Quem nunca entrou em um Site de busca e digitou seu nome? Ou procurou por uma pessoa? Ás vezes o resultado desta busca não é o que esperávamos e pode denegrir a nossa imagem perante um cliente ou a uma empresa. Por isto, o Google disponibilizou em 2011 um recurso chamado “Me on the Web” (Eu na Web, em português) que envia ao usuário um alerta por e-mail sempre que seu nome for citado em algum site. Além do “Eu na Web”, tem o “Gerencie sua reputação on-line” onde é possível remover o conteúdo indesejado. Uma forma de controlar o que as pessoas encontram quando pesquisam sobre você no Google. Estas ferramentas são essenciais para quem deseja manter a boa imagem perante a empresa, clientes e seus demais contatos. Para ter acesso é mais simples do que imagina, basta ter uma conta no Google. Estas ferramentas não são recentes, foram disponibilizadas em 2011 conforme falei, mas muitas pessoas não conhecem este recurso e algumas até ouviram falar, mas nunca usaram ou não sabem como utilizar. Por isto, pensando em auxiliar você, criei este e-book com o passo a passo de como gerenciar este recurso para melhorar a sua imagem no mecanismo de busca Google. Um passo a passo simples e que espero que seja de grande ajuda. Autora Flávia Morgana Rodrigues Formada em Marketing pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte/MG. Gestora de Marketing Digital e Redes Sociais, criadora do Projeto Persona Digital Consultoria que visa ajudar as pessoas a melhorarem sua imagem profissional nas redes sociais, aliando o Marketing Pessoal ao Marketing Digital. Contato: flavia8mkt@gmail.com Twitter: @FlaviaMorgana
  • 3. Para começar a gerenciar, você precisa ter uma conta cadastrada no Google. Após fazer o login, vá ao Painel de Controle e clique em Eu na Web. Para facilitar, coloco disponível o Link para que acesse direto: https://www.google.com/settings/me Ao realizar o login, aparecerá no canto direito informações do Google+, Aplicativos, Notificações, Compartilhar e seu Perfil. Logo abaixo as Ferramentas de Dados do Eu na Web, onde você pode pesquisar sobre você mesmo, ativar o alerta da Web e rever seu perfil do Google+. O que interessa para nós neste momento são os dois primeiros. Ao pesquisar sobre você mesmo, aparecerá o que as pessoas veem quando pesquisam seu nome no Google. Clique em Pesquisar Agora. Logo abaixo, um campo com o seu nome, que será o mesmo que cadastrou no seu perfil, você pode alterar e colocar o seu nome completo caso não tenha colocado no perfil. Lembre-se de colocá-lo entre aspas.
  • 4. Estou fazendo a pesquisa com o meu cadastro para que possam ver como funciona. Logo abaixo do seu nome aparece o resultado. No meu caso, cerca de 533 resultados. Sendo que nesta pesquisa será visível somente os 16 primeiros. Os três primeiros são resultados do LinkedIn, em seguida vem p Facebook, o Blog, o Twitter, sites de currículos e comentários em fã pages e blogs. No meu caso, geranciei para que o LinkedIn aparecesse primeiro nas buscas do Google. Digamos que quero remover um dos resultados. Precisarei seguir normas estipuladas pelo Google para tal processo. Pois, somente o Google ou o Webmaster podem remover conteúdo do site, conteúdo que não foi criado por você. Entre estas normas estão: - Remover conteúdo por questões legais - Remover informações pessoais - Remover conteúdo que não está ativo Voltarei na remoção de Links mais a frente.
  • 5. Voltando ao Eu na Web, a segunda opção da tela é o Alerta da Web, onde você pode definir através do seu nome, telefone, e-mail e até mesmo endereço residencial alertas que gostaria de receber sempre que algofor publicado em algum site. No meu caso, vou colocar os seguintes dados: - Flávia Morgana Rodrigues - Flávia Morgana Vieira Rodrigues - Persona Digital Consultoria - Persona Digital Marketing - flavia8mkt@gmail.com Para acrescentar, basta inserir no campo marcado acima e clicar em Adicionar (em azul). É importante acrescentar tudo que você acha relevante em uma busca para encontrá-lo. Pense em como as pessoas podem te procurar, quais os nomes mais prováveis. Se você utiliza um nome e um sobrenome profissionalmente, (exemplo: Flávia Rodrigues, em vez de Flávia Morgana Vieira Rodrigues), acrescente a lista de alertas. Quando um termo da sua lista for adicionado a um Blog, por exemplo, por outra pessoa, você receberá um alerta em seu e-mail informando do ocorrido. Através do Alerta de Web é possível monitorar futuros Links que possam vir a aparecer quando houver uma pesquisa sobre você no Google.
  • 6. A sua lista aparece logo abaixo da barra onde adicionou os termos. Caso você queira editar, basta clicar no lápis à frente do alerta, ou se quiser excluir, clique na lixeira. Logo ao lado dos termos de alerta você pode definir com que frequência quer receber o alerta: - Quando disponível - sempre que algo for inserido você receberá um alerta - Uma vez por dia - um único e-mail com todas as informações do dia - Uma vez por semana - um e-mail com todos os alertas da semana. Fica a seu critério decidir como quer receber.
  • 7. Remover conteúdo do site de outra pessoa A remoção de conteúdo requer um conhecimento um pouco mais aprofundado, um Webmaster é o profissional indicado para este tipo de serviço. Se você conhecer um pouco sobre o assunto, não terá dificuldades, no caso do site ser seu. O Google também auxilia em qualquer dúvida que tiver, basta prestar atenção e ler bem o conteúdo. O que vou explicar será uma forma simplificada de executar a remoção. A Remoção de Conteúdo por Questões Legais deve ser feita com base nas leis aplicáveis e através do envio de uma solicitação legal de remoção diretamente ao Google. Uma denuncia deve ser feita formalmente mas antes leia os Termos de Serviço ou às Políticas do produto do Google através do suporte, clique aqui. Pelo Link Trouble Shooter você tem acesso as opções mais ocorrentes de denuncias em que o Google poderá ajudá-lo. Como exemplo vou selecionar a primeira opção para demonstrar como devem seguir adiante. Você deve seguir as instruções do site que vem a seguir em que perguntará se você quer remover o conteúdo da página da Web e em resultados de pesquisa do Google ou somente em resultados de pesquisa do Google. Selecionando a segunda opção, somente resultados de pesquisa do Google, o proprietário do site será informado da solicitação para que seja processado a remoção do conteúdo. Se continuar aparecendo nos resultados de Pesquisa, você deverá solicitar a remoção de URL público do Google que veremos a seguir.
  • 8. Remover URL público do Google Para remover o URL é muito mais simples, você precisa entrar neste link aqui, inserir o URL que deseja remover do resultado de Pesquisa do Google e clicar em Solicitar Remoção. Caso não saiba qual o URL correta, clique aqui e confira Como encontrar o URL correto. Lembrando que nem todas as solicitações são aceitas. Veja aqui o que pode ocorrer quando sua solicitação não foi aceita. Até uma letra minúscula no URL quando devia ser maiúscula pode ser motivo de recusa na solicitação. No mesmo link de Remoção do URL você pode acompanhar o processo e confirmar se a sua solicitação foi aceita e executada.
  • 9. Remover Informações Pessoais No caso de alguma informação pessoal constar em um site, é necessário entrar em contato com o criador do site, o Webmaster, solicitando a remoção do conteúdo publicado. Em alguns casos o Google remove o conteúdo do resultado da pesquisa, mas isto de acordo com as Políticas de Remoção. Você pode solicitar a remoção do URL, conforme ensinei na página anterior, mas suas informações não são excluídas do site e através de acesso ao mesmo ou pelo URL direto suas informações podem ser acessadas por qualquer pessoa. Por isto, a melhor opção é entrar em contato com o Webmaster e solicitar a retirada do conteúdo. Envie um e-mail educado, explique os motivos da sua solicitação e aguarde. O Webmaster provavelmente não recusa este tipo de solicitação, pois sabe que se não realizar pode vir a cumprir a solicitação por meios legais, o que pode denegrir a sua imagem na Web. O Google dá ótimas dicas de como evitar este tipo de problema: - Pense duas vezes antes de colocar informações pessoais on-line (o que inclui redes sociais) - Remova conteúdo indesejado da Web (conforme falei anteriormente) - Neutralize informações negativas com informações úteis e positivas - Atenda às reclamações do cliente. - Publique conteúdo que você gosta. Dentre as informações que são consideradas pessoais e que podem ser removidas incluem: - Números de identificação nacional, como CPF ou CNPJ - Números de contas bancárias - Números de cartões de crédito - Imagens de assinaturas As informações que não serão removidas: - Data de nascimento de um usuário - Endereço de um usuário - Número de telefone de um usuário Remover Conteúdo que não está ativo Pode acontecer de um conteúdo, uma página, uma imagem ou um site tenham sido removidos de algum site mas continuar aparecendo no resultado da Pesquisa do Google. Neste caso, você pode solicitar ao Google a remoção, para que o conteúdo desatualizado da página não seja exibido. Nestes casos, basta fazer a remoção do URL.
  • 10. Antecipadamente agradeço a todos pelo compartilhamento deste conteúdo. Espero poder ajudar muitas pessoas a melhorar a sua imagem na Internet. Estarei disponível para quaisquer dúvidas. Entre em contato comigo por e-mail flavia8mkt@gmail.com ou pelo Twitter @FlaviaMorgana Para finalizar, mais quatro dicas de como gerenciar sua reputação on-line fornecidas pelo site CIO Estratégias de negócios e TI para líderes corporativos. Monitore as redes - Pesquise todas as variações de seu nome nos motores de busca, e avalie se os resultados refletem a reputação que você gostaria de compartilhar com o mundo, incluindo os empregadores atuais ou futuros, colegas, amigos e familiares. - Se você encontrar informações imprecisas ou menos favoráveis sobre si mesmo, respeitosamente, solicite que a pessoa que a postou corrija os erros ou remova essas informações. Considere separar os perfis profissionais e pessoais - Ao procurar por um trabalho, uma vaga na escola, a contratação de um novo seguro ou um empréstimo, lembre-se que sua imagem online pode ser um fator determinante para a avaliação do seu perfil. - Seja criterioso sobre a adição de informações pessoais no seu perfil profissional. Apenas inclua informações adequadas ao seu contexto profissional. Ajuste suas configurações de privacidade - Em navegadores de Internet, sites de redes sociais, blogs pessoais e outros locais onde há necessidade de manter dados pessoais, use as configurações de privacidade para ajudar a gerenciar quem pode ver seu perfil ou fotos, como as pessoas podem procurar por você, que pode comentar e como bloquear o acesso indesejado. - Revise periodicamente quem tem acesso ao seu conteúdo. É aconselhável remover pessoas que você não necessita mais ter acesso tão próximo. Pense antes de agir - Pense no que você vai publicar (fotos e vídeos pessoais em particular), na informação que você vai compartilhar e como ela reflete a sua reputação. Informe aos seus amigos o que você faz e não deseja que seja compartilhado, e peça a eles que removam qualquer coisa que você não quer divulgar. - A pesquisa mostrou que apenas 38% dos adultos e 39% das crianças pensa sobre o impacto a longo prazo que as suas atividades on-line podem ter sobre a reputação de outra pessoa.
  • 11. Fonte: Google Suporte - https://support.google.com/ CIO - Estratégias de negócios e TI para líderes corporativos - Uol http://cio.uol.com.br/gestao/2012/01/26/quatro-formas-de-gerenciar-sua-reputacao-online/ Obrigada! Flávia Morgana Rodrigues