3° etapa_3° avaliaçã_Tipo II_2° ano

818 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
818
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
9
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

3° etapa_3° avaliaçã_Tipo II_2° ano

  1. 1. COLÉGIO TIRADENTES DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS-UBERABA “Juntos na construção de um ensino eficaz ” 3ª Avaliação de FÍSICA – 2° ANO Nota Aluno(a):__________________________________________________________________ Turma: ________ Professor(a): Thiago Miranda Data: ____/____/_____ 3º Etapa Valor: 10 pontos QUESTÃO 01 1,0 Um raio de luz incide num espelho plano formando com este um ângulo de 25°. Determine: a) o ângulo de incidência (i); b) o ângulo de reflexão (r); c) o ângulo entre o raio incidente e o raio refletido (D); QUESTÃO 02 1,0 (UFRJ) A filha consegue ver-se de pé, por inteiro, no espelho plano do quarto da mãe. O espelho, mantido na vertical, mede 140 cm de altura e sua base dista 70 cm do chão. A mãe, então, move o espelho 20 cm em direção à filha. Calcule, em centímetros: a) a menor distância entre os olhos da menina e o chão que lhe permite ver-se por inteiro; b) o quanto a imagem se aproximou da menina após o deslocamento do espelho. QUESTÃO 03 1,0 (Unimep-SP) Uma pessoa pára na frente de um espelho plano fixo numa parede e levanta a mão direita. A imagem formada pelo espelho possui as seguintes características: a) natureza real, mesmo tamanho do objeto e levantará a mão direita. b) natureza real, maior que o objeto e levantará a mão direita. c) natureza virtual, mesmo tamanho do objeto e levantará a mão esquerda. d) natureza real, mesmo tamanho do objeto e levantará a mão direita. e) natureza virtual, maior que o objeto e levantará a mão esquerda.
  2. 2. QUESTÃO 04 1,0 (Uespi-PI) Um raio de luz monocromática, propagando-se inicialmente em um plano vertical β, incide sobre um espelho plano E, como ilustrado na figura a seguir. Sabe-se que o plano β é perpendicular ao espelho plano E. Na figura, os segmentos I, II, III, IV e V representam as possíveis direções seguidas pelo raio de luz, após sua reflexão pelo espelho E. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que melhor representa a trajetória física real seguida pelo raio refletido. a) II d) I b) III e) V c) IV QUESTÃO 05 1,0 (ITA-SP) Ao olhar-se num espelho plano, retangular, fixado no plano de uma parede vertical, um homem observa a imagem de sua face tangenciando as quatro bordas do espelho, isto é, a imagem de sua face encontra-se ajustada ao tamanho do espelho. A seguir, o homem afasta-se, perpendicularmente à parede, numa certa velocidade em relação ao espelho, continuando a observar sua imagem. Nessas condições, pode-se afirmar que essa imagem: a) continua ajustada ao tamanho do espelho tal como visto pelo homem. b) torna-se maior que o tamanho do espelho tal como visto pelo homem. c) torna-se menor que o tamanho do espelho tal como visto pelo homem. d) desloca-se com o dobro da velocidade do homem. e) desloca-se com metade da velocidade do homem. QUESTÃO 06 1,0 Determine a altura h indicada na figura abaixo: QUESTÃO 07 1,0 (USS-RJ) Dois espelhos planos são associados, unidos por um lado comum, de modo a formar um ângulo diedro de abertura a α = 7° 30’. Se um objeto for colocado entre os espelhos, no plano bissetor do ângulo diedro, quantas imagens do objeto serão formadas? (Considere 1° = 60’)
  3. 3. QUESTÃO 08 1,0 (Ecmal-AL) Em se tratando de um espelho plano, o objeto e a imagem têm o mesmo tamanho. Nessas condições, sendo o objeto real, sua imagem será: a) real e direita. b) virtual e direita. c) imprópria. d) real e invertida. e) virtual e invertida. QUESTÃO 09 1,0 No estudo da óptica geométrica, mais precisamente sobre o tema reflexão, foram enunciadas duas leis. Explique (defina) com suas palavras e represente graficamente (em forma de desenho) as Leis da Reflexão. QUESTÃO 10 1,0 (Aisi-MG) Observe a figura abaixo, onde estão representados dois pontos A e B, colocados diante de um espelho plano E. Qual a distância do ponto A até a imagem de B em relação ao espelho? A 15 cm B 30 cm E DESAFIO!!! 1,0 ponto extra Obs.: Para você realmente conseguir o ponto extra, deixe a resolução do desafio na Avaliação à caneta. (FUVEST-SP) Uma jovem está parada em A, diante de uma vitrine, cujo vidro, de 3 m de largura, age como uma superfície refletora plana vertical. Ela observa a vitrine e não repara que um amigo, que no instante to está em B, se aproxima, com velocidade constante de 1 m/s, como indicado no vidro, após um intervalo de tempo, aproximadamente, de: a) 2 s b) 3 s c) 4 s d) 5 s e) 6 s 1,0
  4. 4. GABARITO (3ª avaliação de Física – Tipo II – 2° ano) QUESTÃO 01 a) 25 + i = 90 i = 90 – 25 i = 65° b) r = i = 65° QUESTÃO 02 a) c) D = i + r = 65 + 65 = 130° b) D = 2d = 2 . 20 = 40 cm d = 70 2x x x = 140 cm QUESTÃO 03 OPÇÃO C. Um espelho plano fornece sempre, de um objeto real, uma imagem virtual, direita, mesmo tamanho e enantiomorfa (formas contrárias: mão direita → mão esquerda). QUESTÃO 04 OPÇÃO D. QUESTÃO 05 OPÇÃO A. Para um objeto real, o espelho plano conjuga uma imagem virtual, simétrica em relação à superfície refletora e com as mesmas dimensões do objeto. Cabe ainda salientar que, no espelho plano, objeto e imagem constituem figuras enantiomorfas. Tais características da imagem independem da posição do objeto em relação à superfície refletora do espelho; portanto, quando o homem se afasta, perpendicularmente à parede, ele continua a observar sua imagem “ajustada” ao tamanho do espelho, como vista inicialmente. QUESTÃO 06 tg 60° = h 5 → √3 = h 5 → h = 5√3 m QUESTÃO 07 N = 360 – 1 = 48 – 1 = 47 7,5 QUESTÃO 08 OPÇÃO B. QUESTÃO 09 São duas que enunciam que o raio incidente, a reta normal à superfície e o raio refletido são coplanares e que o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão.
  5. 5. QUESTÃO 10 45 cm 45 cm B’ A 15 cm 60 cm B 30 cm E Portanto, a distância do ponto A à imagem de B (B’) é de 60 cm. DESAFIO OPÇÃO A. A’ P O campo visual do observador A está indicado na figura. O instante em que A poderá visualizar a imagem de B corresponde ao momento em que B adentra a região do campo visual, ou seja, ao instante em que B atinge o ponto P. Nessa situação B terá deslocado 2 m. Como a velocidade de B é constante e vale 1 m/s, temos v = ∆S ∆t → 1= 2 ∆t → ∆t = 2 s

×